Um doente, internado no serviço de Medicina Interna do Hospital Egas Moniz, em Lisboa, com outra patologia, testou esta segunda-feira positivo para o novo coronavírus, revelou fonte hospitalar ao Observador.

Os outros cinco doentes que partilhavam a mesma enfermaria foram entretanto testados: “Estão todos infetados”, disse a mesma fonte.

Para além dos seis pacientes, pelo menos 11 profissionais do serviço também tiveram testes positivos para o SARS-CoV-2, mas para já só um apresenta sintomas da doença — e de forma leve —, confirmou ao Observador o conselho de administração do Egas Moniz. “Todos os profissionais envolvidos estão a ser testados”, pode ler-se na resposta enviada ao jornal.

Os doentes positivos, cujo número o conselho de administração não quis detalhar, foram entretanto transferidos, “durante o dia de ontem, durante a noite e de manhã”, para uma enfermaria Covid, no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, a que pertence o Egas Moniz e de que fazem parte ainda os hospitais de São Francisco Xavier e de Santa Cruz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os doentes que testaram negativo foram colocados “em isolamento de quarentena”, em instalações no interior do próprio hospital, informou também a mesma fonte.

À Radio Observador, Jorge Roque da Cunha, secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos, lamentou entretanto o surto e acusou o Governo de desvalorizar a pandemia e de não tomar medidas que protejam de forma eficaz médicos e outros profissionais de saúde. Pode ouvir aqui o comentário na íntegra:

Surto no Egas Moniz. “Adocicar os números estava a fazer com a guarda fosse baixada”