Imagine que está no seu novo iate à vela, a navegar pelo rio Hudson, nos EUA, e quando passa perto da Estátua da Liberdade apercebe-se de que o seu navio é mais alto do que esse icónico símbolo da cidade de Nova Iorque. Talvez pareça surreal mas em breve será um cenário bem real, isto quando o mais recente barco conceptual da holandesa Royal Huisman, o Apex 850, sair do papel e ganhar vida.

No total, o mastro principal deste colosso terá 85 metros de altura, quase mais de metade da distância que vai do topo da tocha à ponta do pé (que são cerca de 46 metros, sem contar com o pedestal) da célebre Lady Liberty. Mas as dimensões monumentais não ficam por aqui: a bordo, o Apex apresenta uma super estrutura toda em vidro, 655 metros quadrados de área reservada para passageiros, um salão generoso com enormes janelas, capacidade para 10 a 12 pessoas distribuídas por cinco suites e 14 tripulantes em 10 cabines. A somar a isso há ainda os 819 metros quadrados reservados para o proprietário, uma área mais recatada que fica na popa do navio e possui um quarto com sala privativa, uma TV gigante, uma sauna, um closet e uma casa de banho — espaço este que pode ser ainda convertido numa espécie de cinema privativo ou área de lounge. Finalmente, não esquecer a plataforma de natação e o ginásio.

O projeto já está todo pronto, pelo menos no papel, e resulta de uma parceria entra os prestigiados estaleiros da Royal Huisman e o designer Malcom McKeon, lenda viva desta área que conta com mais de 30 anos de experiência e cerca de 200 embarcações com a sua assinatura a navegar pelo mundo. Em comunicado oficial o estaleiro descreveu este Apex como um “extraordinário galgo dos oceanos” que seria capaz de ultrapassar velocidades de 2o nós (quase 40 km/h) — isto tudo com uma maleabilidade semelhante à de um barco consideravelmente mais pequeno, promete a Royal Huisman.

Por enquanto ainda não há previsões de data de lançamento ou, muito menos, de preço — que seguramente não será baixo. Mesmo assim, se chegar a ser comercializado, o Apex 850 vai tornar-se no maior iate à vela em alumínio do mundo e um dos 10 maiores veleiros (ao lado de outros dois projetos desta marca holandesa, o Athena e o Sea Eagle II). Veja na fotogaleria algumas das imagens digitalmente criadas mas, se isso não for suficiente, espreite a tour virtual de realidade aumentada que a construtora disponibilizou no seu site.