478kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Bósnia-Herzegovina

Bósnia-Herzegovina

TC bósnio proíbe negação do genocídio

O Alto Representante internacional recorreu aos seus poderes especiais para impor a lei que proíbe a negação do genocídio e dos crimes de guerra cometidos no país durante a guerra civil (1922-1995).
Guerra na Ucrânia

Sarajevo. Protesto contra a guerra na Ucrânia

Centenas de sobreviventes da guerra da Jugoslávia protestaram na capital bósnia contra a invasão russa à Ucrânia. Manifestante que perdeu a filha na guerra compara Mariupol a cerco de Sarajevo.
Guerra na Ucrânia

Alemanha avisa que Rússia pode destabilizar Balcãs

A ministra dos Negócios Estrangeiros alemã avisou que a Rússia pode tentar apoiar "movimentos separatistas na Bósnia-Herzegovina", colocando em "risco integridade e soberania das nações dos Balcãs".
Guerra na Ucrânia

NATO. Rússia ameaçou a Bósnia-Herzegovina. Porquê?

Moscovo não foi de meias palavras e avisou que a Bósnia não devia aderir à NATO, correndo o risco de se repetir o “exemplo da Ucrânia”. Uma resposta do Kremlin à aproximação de Sarajevo ao Ocidente.
Bósnia-Herzegovina

Bósnia volta a pedir adesão à União Europeia

Komsic recordou que a Bósnia-Herzegovina se juntou aos países da UE na imposição de sanções à Rússia pela invasão da Ucrânia, sendo que já tinha feito o mesmo aquando da anexação russa da Crimeia.
Espanha

Sanchéz defende Bósnia-Herzegovina "estável"

Pedro Sánchez sublinhou em encontro com o Presidente da Bósnia-Herzegovina que "Espanha mantém um firme compromisso com a integridade territorial" da região, que deve estar "unida e estável".
Bósnia-Herzegovina

Milorad Dodik disposto a adiar ameaça separatista

Nos últimos meses, Dodik insistiu nos discursos separatistas, sugerindo pretender que a Republika Srpska abandonasse no mais curto prazo as instituições centrais do país dos Balcãs.
União Europeia

Alemanha pede sanções a líder dos sérvios bósnios

Annalena Baerbock, que assumiu funções na semana passada, disse que a situação na Bósnia-Herzegovina é "preocupante" e que a tentativa de secessão dos sérvios bósnios é "inaceitável".
Bósnia-Herzegovina

UE atribui 2,5 milhões a refugiados na Bósnia

Valor irá ser usado, entre outros, para responder à necessidade crítica de cuidados de saúde, exacerbada pela pandemia da Covid-19. Há cerca de 4.000 refugiados e migrantes presos no país.
Futebol

Pjanic fumou, bebeu e foi suspenso da seleção

Na madrugada anterior à partida contra a Finlândia, Pjanic foi apanhado a fumar shisha e a beber álcool num bar. Médio do Besiktas foi suspenso da seleção da Bósnia e já não jogou contra a Ucrânia.
Guerra

Bósnia. Risco de guerra é "extremamente realista"

Relatório já terá chegado às mãos de António Guterres. Christian Schmidt alerta para necessidade de aumentar presença militar caso forças armadas da Bósnia-Herzegovina sejam divididas.
União Europeia

Borrell e Bliken apoiam integração de Balcãs na UE

Josep Borrell e Antony Blinken destacam a importância da entrada dos países das Balcãs na União Europeia para fornecer "mais estabilidade" e "prosperidade das populações da região".
Bósnia-Herzegovina

Massacre de Srebenica: assinalados os 26 anos

A Bósnia-Herzegovina assinalou o 26.º aniversário do massacre de muçulmanos bósnios em Srebrenica pelas forças sérvias-bósnias e realizou o sepultamento de 19 vítimas do genocídio agora identificadas.
Detenções

Antigo treinador do Dínamo Zagreb detido na Bósnia

Mamic fugiu para a Bósnia com o irmão, sendo detido, "pela manhã", no cumprimento de um mandado de captura internacional. Estão acusados de desviar quase 15 milhões de euros com venda de jogadores.
Migrantes

Migrantes da Bósnia prosseguem greve de fome

Centenas de migrantes que estão ao relento no campo de Lipa, na Bósnia-Herzegovina, prosseguem com a greve de fome pelo quarto dia consecutivo. Cruz Vermelha receia surgimento de doenças no campo.
Migrantes

ONU pede a Bósnia que ofereça teto a 900 migrantes

A OIM e a agência das Nações Unidas para os refugiados (ACNUR) solicitaram às autoridades da Bósnia a oferta de alojamento aos 900 migrantes retidos na neve
Refugiados

Refugiados sem abrigo enfrentam inverno bósnio

Cerca de 3.000 refugiados sem abrigo estão acampados em florestas ou abrigados em edifícios abandonados no noroeste da Bósnia-Herzegovina. OIM pede "solução rápida" para o problema.
Crime de Guerra

Ratko Mladic pede absolvição

O antigo chefe militar sérvio-bósnio Ratko Mladic, condenado a prisão perpétua pelo massacre de Srebrenica e outros crimes, pediu a absolvição com base em alegados erros judiciais cometidos.
Srebrenica

Srebrenica. "A vida delas parou há 25 anos"

O genocídio dos Balcãs, onde 8 mil morreram, foi há 25 anos. Serge Brammertz, ex-procurador principal do caso em Haia, fala ao Observador e prefere recordar mais as vítimas do que Karadžić e Mladić.
Coronavírus

Bósnia-Herzegovina fecha campeonato 

O FK Sarajevo, que liderava o campeonato por três pontos, foi o vencedor do campeonato de futebol da Bósnia-Herzegovina, que foi esta terça-feira dado como terminado, devido à pandemia de Covid-19.
Bósnia-Herzegovina

Frio põe em risco vida de refugiados na Bósnia

O Conselho da Europa alertou para as condições meteorológicas em que vivem os refugiados e voltou a exigir a evacuação urgente do campo de Vucjak, no noroeste da Bósnia-Herzegovina.
Sismo

Sismo de magnitude 5.4 na Bósnia

Horas depois do sismo que já causou nove mortos e 300 feridos na Albânia, um novo tremor de terra atingiu a Bósnia, com epicentro a 75 quilómetros de Sarajevo.
Bósnia-Herzegovina

Cruz Vermelha alerta para crise humanitária 

O campo de Vucjak, denominado de "A Selva" pelos migrantes que lá vivem, não tem água canalizada, eletricidade, casas de banho utilizáveis e as tendas estão sobrelotadas, alertou a Cruz Vermelha.
Nobel da Literatura

Governo bósnio descontente com Nobel de Handke

O comunicado do Governo da Bósnia sublinha que a atribuição do Prémio Nobel da Literatura a Peter Handke "prejudicou o prestígio e pôs em causa a credibilidade do Prémio em si mesmo".
Atentados de Paris

Detido suspeito de ligações ao ataque no Bataclan

A polícia alemã declarou que foi detido um homem de 39 anos na noite do dia 19 de junho, na Alemanha. É suspeito de ligações a assaltantes jihadistas dos ataques de 13 de novembro de 2015 em Paris.
Atualidade

Um ferro, um ovo e uma tradição em extinção

Poucos artesãos ainda sabem fazer estas peças tradicionais bósnias da Páscoa. Datam do século XVIII e consistem em decorar cascas de ovos com ferro, sem as partir. Poderão ser património da UNESCO?
Bósnia-Herzegovina

Radovan Karadzic impedido de recorrer da sentença

O ex-líder político dos sérvios bósnios tinha pedido na quinta-feira uma revisão em recurso da sentença pronunciada. Radovan Karadzic foi condenado a prisão perpétua por genocídio e crimes de guerra.
Bósnia-Herzegovina

Prisão perpétua para Radovan Karadzic

Radovan Karadzic foi acusado de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra pela sua responsabilidade no cerco de Sarajevo e pelo massacre de Srebrenica.
Bósnia-Herzegovina

Radovan Karadzic conhece sentença

O ex-político sérvio está acusado de genocídio, crimes contra a humanidade e de guerra no cerco de Sarajevo e pelo massacre de Srebrenica. Tinha sido condenado a 40 anos de prisão.
Turquia

Erdogan diz que era o alvo de um plano de atentado

Recep Tayyip Erdogan garantiu, numa conferência de imprensa em Sarajevo, que lhe foi dada a informação de que existiria um atentado contra si, preparado para o comício que tem na Bósnia este domingo.
Balcãs

Quem é o "carniceiro dos Balcãs"?

Ratko Mladic foi condenado a prisão perpétua por genocídio e crimes contra a Humanidade. Mas quem era o homem que se autointitulava Deus e dava às cabras os nomes de políticos que odiava?
Bósnia-Herzegovina

Mladic vai recorrer da sentença

Mladic, o antigo general bósnio sérvio foi condenado a prisão perpétua, mas vai recorrer da sentença.
Tribunal Penal Internacional

Tribunal para ex-Jugoslávia emite último veredito

O Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia deve emitir esta quarta-feira o último veredito, ao ex-chefe militar sérvio Ratko Mladic. Em 24 anos, foram acusadas 161 pessoas.
Fotogaleria

Fotogaleria. Como era o bunker do presidente Tito

O abrigo subterrâneo do antigo presidente Tito, da ex-Jugoslávia, criado durante a Guerra Fria contra os ataques nucleares, vai ser aberto ao público em forma de museu.
Srebrenica

Naser Oric absolvido de crimes contra sérvios

Aquele que é conhecido como o "defensor de Srebrenica" foi absolvido da acusação de três assassinatos. Naser Oric combateu naquele enclave muçulmano entre 1992 e 1995.
Fact Check

Holanda é responsável pelo massacre de Srebrenica?

O turco Recep Erdoğan acusou os holandeses de serem responsáveis pelo massacre de Srebrenica. A acusação parece, à partida, altamente injusta, mas tem um fundo de verdade.
Balcãs

Bósnia-Herzegovina pede adesão à UE

O país dos Balcãs enfrenta graves problemas económicos e duelos étnicos, pelo que a entrada na União Europeia vai exigir reformas profundas.
Terrorismo

Autoridades da Bósnia investigam possível atentado

"Existem indícios de que se trata de um criminoso ato de terrorismo", disse uma porta-voz da polícia. O incidente ocorreu poucos dias depois de dois militares terem sido mortos a tiro por um bombista.
Srebrenica

Sérvia indica 8 suspeitos por massacre na Bósnia

Os suspeitos estão indiciados por terem ordenado e participado no massacre de Srebrenica, onde foram mortos cerca de 8.000 muçulmanos bósnios em 1995.
Srebrenica

Sérvia denuncia "tentativa de assassinato" de PM

"Esperamos uma condenação pública, por parte das autoridades bósnias, da tentativa de assassinato do primeiro-ministro da Sérvia", escreveu o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Sérvia.
Mundo

20 anos depois, não deixar esquecer Srebrenica

Ainda há muitas feridas por sarar em relação ao massacre que vitimou mais de 8.000 bósnios muçulmanos. Duas décadas depois, relembra-se o crime que ainda dá que falar.
Srebrenica

PM sérvio atingido com uma pedra em Srebrenica

Aleksandar Vucic fez questão de estar presente na cerimónia que assinala a execução de mais de 8.000 bósnios pelo exército sérvio. Mas recusa considerar o crime como genocídio. O ambiente aqueceu.
Genocídio

PM sérvio condena "monstruoso crime" de Srebrenica

O primeiro-ministro sérvio, Aleksandar Vucic, condenou "o monstruoso crime" de Srebrenica, na Bósnia Herzegovina, que consistiu na morte de cerca de 8.000 muçulmanos pelas tropas servio bósnias.
Massacre

Obama insiste que Srebrenica foi um "genocídio"

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu na sexta-feira que se "chame pelo nome" o "genocídio" de mais de 8.000 homens e rapazes muçulmanos de Srebrenica.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.