Bósnia-Herzegovina
Bósnia-Herzegovina

Cruz Vermelha alerta para crise humanitária 

O campo de Vucjak, denominado de "A Selva" pelos migrantes que lá vivem, não tem água canalizada, eletricidade, casas de banho utilizáveis e as tendas estão sobrelotadas, alertou a Cruz Vermelha.
Nobel da Literatura

Governo bósnio descontente com Nobel de Handke

O comunicado do Governo da Bósnia sublinha que a atribuição do Prémio Nobel da Literatura a Peter Handke "prejudicou o prestígio e pôs em causa a credibilidade do Prémio em si mesmo".
Atentados de Paris

Detido suspeito de ligações ao ataque no Bataclan

A polícia alemã declarou que foi detido um homem de 39 anos na noite do dia 19 de junho, na Alemanha. É suspeito de ligações a assaltantes jihadistas dos ataques de 13 de novembro de 2015 em Paris.
Páscoa

Um ferro, um ovo e uma tradição em extinção

Poucos artesãos ainda sabem fazer estas peças tradicionais bósnias da Páscoa. Datam do século XVIII e consistem em decorar cascas de ovos com ferro, sem as partir. Poderão ser património da UNESCO?
Bósnia-Herzegovina

Radovan Karadzic impedido de recorrer da sentença

O ex-líder político dos sérvios bósnios tinha pedido na quinta-feira uma revisão em recurso da sentença pronunciada. Radovan Karadzic foi condenado a prisão perpétua por genocídio e crimes de guerra.
Bósnia-Herzegovina

Prisão perpétua para Radovan Karadzic

160
Radovan Karadzic foi acusado de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra pela sua responsabilidade no cerco de Sarajevo e pelo massacre de Srebrenica.
Bósnia-Herzegovina

Radovan Karadzic conhece sentença

O ex-político sérvio está acusado de genocídio, crimes contra a humanidade e de guerra no cerco de Sarajevo e pelo massacre de Srebrenica. Tinha sido condenado a 40 anos de prisão.
Turquia

Erdogan diz que era o alvo de um plano de atentado

Recep Tayyip Erdogan garantiu, numa conferência de imprensa em Sarajevo, que lhe foi dada a informação de que existiria um atentado contra si, preparado para o comício que tem na Bósnia este domingo.
Balcãs

Quem é o "carniceiro dos Balcãs"?

376
Ratko Mladic foi condenado a prisão perpétua por genocídio e crimes contra a Humanidade. Mas quem era o homem que se autointitulava Deus e dava às cabras os nomes de políticos que odiava?
Bósnia-Herzegovina

Mladic vai recorrer da sentença

Mladic, o antigo general bósnio sérvio foi condenado a prisão perpétua, mas vai recorrer da sentença.
Tribunal Penal Internacional

Tribunal para ex-Jugoslávia emite último veredito

O Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia deve emitir esta quarta-feira o último veredito, ao ex-chefe militar sérvio Ratko Mladic. Em 24 anos, foram acusadas 161 pessoas.
Fotogaleria

Fotogaleria. Como era o bunker do presidente Tito

O abrigo subterrâneo do antigo presidente Tito, da ex-Jugoslávia, criado durante a Guerra Fria contra os ataques nucleares, vai ser aberto ao público em forma de museu.
Srebrenica

Naser Oric absolvido de crimes contra sérvios

Aquele que é conhecido como o "defensor de Srebrenica" foi absolvido da acusação de três assassinatos. Naser Oric combateu naquele enclave muçulmano entre 1992 e 1995.
Fact Check

Holanda é responsável pelo massacre de Srebrenica?

150
O turco Recep Erdoğan acusou os holandeses de serem responsáveis pelo massacre de Srebrenica. A acusação parece, à partida, altamente injusta, mas tem um fundo de verdade.
Balcãs

Bósnia-Herzegovina pede adesão à UE

O país dos Balcãs enfrenta graves problemas económicos e duelos étnicos, pelo que a entrada na União Europeia vai exigir reformas profundas.
Terrorismo

Autoridades da Bósnia investigam possível atentado

"Existem indícios de que se trata de um criminoso ato de terrorismo", disse uma porta-voz da polícia. O incidente ocorreu poucos dias depois de dois militares terem sido mortos a tiro por um bombista.
Srebrenica

Sérvia indica 8 suspeitos por massacre na Bósnia

Os suspeitos estão indiciados por terem ordenado e participado no massacre de Srebrenica, onde foram mortos cerca de 8.000 muçulmanos bósnios em 1995.
Srebrenica

Sérvia denuncia "tentativa de assassinato" de PM

"Esperamos uma condenação pública, por parte das autoridades bósnias, da tentativa de assassinato do primeiro-ministro da Sérvia", escreveu o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Sérvia.
Mundo

20 anos depois, não deixar esquecer Srebrenica

178
Ainda há muitas feridas por sarar em relação ao massacre que vitimou mais de 8.000 bósnios muçulmanos. Duas décadas depois, relembra-se o crime que ainda dá que falar.
Srebrenica

PM sérvio atingido com uma pedra em Srebrenica

Aleksandar Vucic fez questão de estar presente na cerimónia que assinala a execução de mais de 8.000 bósnios pelo exército sérvio. Mas recusa considerar o crime como genocídio. O ambiente aqueceu.
Genocídio

PM sérvio condena "monstruoso crime" de Srebrenica

O primeiro-ministro sérvio, Aleksandar Vucic, condenou "o monstruoso crime" de Srebrenica, na Bósnia Herzegovina, que consistiu na morte de cerca de 8.000 muçulmanos pelas tropas servio bósnias.
Massacre

Obama insiste que Srebrenica foi um "genocídio"

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu na sexta-feira que se "chame pelo nome" o "genocídio" de mais de 8.000 homens e rapazes muçulmanos de Srebrenica.
Mundo

PM sérvio vai "de cabeça erguida" a Srebrenica

Primeiro-ministro da Sérvia diz que vai a Srebrenica de cabeça erguida para assinalar "crime horrendo". Ainda assim, não reconhece a acusação de genocídio — e a maior parte dos sérvios também não.
Nações Unidas

Rússia veta que Srebrenica seja genocídio

O Conselho de Segurança da ONU votou a resolução que denomina o massacre de 1995 como genocídio, apesar dos avisos da China e da Rússia. 10 países votaram a favor, 4 abstiveram-se e a Rússia vetou.
Croácia

Modelo da Playboy suspeita de cinco homicídios

Slobodanka Tosic foi extraditada da Croácia para a Bósnia e aguarda julgamento por suspeitas de participar em 5 homicídios e em roubos de 5 milhões de euros. A modelo trabalha para a Playboy.
Bósnia-Herzegovina

Nacionalismo domina eleições na Bósnia

As sétimas eleições desde o final da guerra acontecem no domingo e os discursos nacionalistas estão no centro da campanha.
Mundial 2014

Messi, nunca mais te esqueças de ser craque

Aos dois minutos e dez segundos, a Bósnia fez o terceiro autogolo ao Mundial. Aos 65', Messi lembrou-se que está no Brasil para brilhar e fez um golo dos seus. Aos 85', os bósnios reduziram (2-1).
A página está a demorar muito tempo.