O mundo inteiro soube na manhã desta segunda-feira que Paul Milgrom e Robert Wilson foram os vencedores do Prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel, mas um dos economistas norte-americanos soube da notícia de forma insólita.

Como é da praxe, o comité do Prémio Nobel costuma dar a notícia em primeira mão aos galardoados. Robert Wilson beneficiou desse protocolo mas o mesmo não aconteceu com Paul Milgrom. A academia sueca bem tentou mas não conseguiu dar-lhe a notícia. A solução foi Robert Wilson, o co-vencedor, dirigir-se pessoalmente à casa de Milgrom para dar a boa nova.

A mulher de Milgrom, que estava em Estocolmo, recebeu uma notificação do sistema de segurança no telemóvel quando Wilson tocou à campainha às 2h15 da madrugada (10h15 em Portugal continental). Do outro lado estava um ensonado Paul Milgrom.

No vídeo, partilhado na rede social Twitter da Universidade de Stanford, é possível ver Wilson a tocar várias vezes à campainha e a bater à porta. “Paul, Paul, é o Rob Wilson. Ganhaste o Prémio Nobel, eles [o comité] estão a tentar contactar-te mas não estão a conseguir. Parece que não têm o teu número”, diz para a câmara.  Alguns momentos depois, ouve-se uma reação do outro lado: “Ganhei? Uau!”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O prémio foi atribuído aos dois académicos, ligados à Universidade de Stanford, pelos contributos para “as melhorias na teoria dos leilões e a invenção de novos formatos de leilões”.

Nobel. Os teóricos também sabem resolver berbicachos