481kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Prémio Nobel

Fact Check

Só dois médicos ligaram a malária aos mosquitos?

Publicação de Facebook alega que apenas dois médicos defendiam que a malária era causada pela picada de mosquitos e não por sujidade. Investigação científica do final do século XIX prova o contrário.
Nobel da Literatura

Portugal homenageia Saramago no Peru

A Feira do Livro de Lima realiza-se no Peru entre 22 de julho e 7 de agosto e contará com homenagens ao único Nobel da Literatura em Portugal. Outros doze autores portugueses estão envolvidos.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia. Nobel russo leiloa medalha

Os lucros do leilão do Prémio Nobel irão para o programa humanitário da Unicef para as crianças ucranianas deslocadas pela guerra.
Resposta Pronta

Saramago: de tradutor a Nobel de Literatura

Inaugura hoje a "A Oficina de Saramago", na Biblioteca Nacional. Carlos Reis, curador da Fundação José Saramago, explica o que vai poder encontrar nesta mostra que comemora o centenário do escritor.
Nobel da Paz

Vviolência sexual. Nobel cria manual de resposta 

Código Murad estabelece diretrizes claras e práticas "para se centrar nas necessidades dos sobreviventes ao recolher evidências e para garantir que recebem justiça e apoio".
Venezuela

Maduro: Venezuela merece Nobel da Economia

"O que fizemos foi erguer-nos, pôr os nossos cérebros de pé, procurar os melhores conselheiros do mundo em economia, em moeda, em finanças, em políticas fiscais e produtivas", disse Maduro.
Guerra na Ucrânia

Políticos pedem Nobel da Paz para Zelensky 

"O mundo está chocado com as imagens da guerra vindas da Ucrânia", dizem os políticos signatários de uma carta que pede o Prémio Nobel da Paz para Volodymyr Zelensky e para o povo ucraniano.
Albert Einstein

Há 143 anos nascia Albert Einstein

Em 1905, foram publicados cinco artigos da autoria do físico e prémio Nobel que viriam a ter um profundo impacto na física moderna.
Sida

Prémio Nobel que descobriu o VIH morre aos 89 anos

Luc Montagnier e Françoise Barré-Sinoussi detetaram, no início da década de 1980, o VIH nos nódulos linfáticos de um paciente com SIDA.
Nobel da Paz

Papa e Greta Thunberg na lista para Nobel da Paz

O papa Francisco, a ativista sueca da causa climática Greta Thunberg e o naturalista britânico David Attenborough são repetentes nas nomeações para o prémio Nobel da Paz.
Literatura

Nobel da literatura e Bolaño lançados em fevereiro

O mais recente romance do Nobel da Literatura 2021, a estreia em Portugal de Kay Dick, inéditos de Bolaño e Cortázar, e novidades de Itamar Vieira Júnior, Isabel Rio Novo e Manuel Vilas em fevereiro.
O Lado Bom da Vida

Entre um Nobel, o franquismo e os Led Zeppelin

Uma reedição de André Gide, a memória de Almudena Grandes, a epopeia que juntou Algarve e Espanha e uma biografia rock'n'roll são os destaques literários desta semana.
África do sul

Cinzas de Desmond Tutu na Catedral de São Jorge

As homenagens ao Nobel da Paz vão prolongar-se nas próximas semanas na África do Sul e em outros países, estando prevista uma cerimónia na Abadia de Westminster, em Londres, em data a divulgar.
Óbito

África do Sul homenageia Desmond Tutu

Os sinos da catedral de St. George soaram durante 10 minutos na tarde desta segunda-feira, uma homenagem que se repetirá todos os dias até sexta-feira.
Noticiário

8h. Morreu o Nobel da Paz de 1984, Desmond Tutu

Foi o primeiro arcebispo negro da Cidade do Cabo. O Arcebispo da África do Sul foi também um dos líderes do movimento anti-apartheid. O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, lamenta esta perda.
José Saramago

Museu de S. Paulo celebra 100 anos de Saramago

Entre as iniciativas previstas estão atividades ou exposições gratuitas destinadas ao público mais novo, inspiradas nas obras de José Saramago, previstas para o Museu da Língua Portuguesa.
Nobel da Paz

Maria Ressa autorizada a viajar para receber Nobel

Decisão do Tribunal de Recurso das Filipinas permite a Ressa estar em Oslo de 8 a 13 de dezembro. A jornalista foi condenada em junho de 2020 por "ciberdifamação" por um tribunal filipino.
Albert Einstein

Manuscrito de Einstein vai a leilão em Paris

No manuscrito, redigido entre 1913 e 1914, Einstein pretendia testar a sua famosa Teoria da Relatividade, analisando anomalias na órbita de Mercúrio.
Literatura

António Costa manifesta orgulho em Saramago

Nas comemorações do centenário do nascimento do escritor que esta terça-feira completaria 99 anos, o primeiro-ministro frisou que a atribuição do prémio ao português foi "uma felicidade".
Timor-Leste

Ramos-Horta elogia diplomacia portuguesa

O ex-Presidente aplaudiu a diplomacia portuguesa na resposta ao massacre de Santa Cruz, não deixando a questão "cair" — algo que considerou "crucial" para dar o exemplo à comunidade internacional.
Malala Yousafzaï

Malala casou-se em Birmingham

Cerimónia seguiu os princípios da "nikka", o casamento muçulmano, e além dos noivos, Malala e o treinador de críquete Asser Malik, estiveram apenas presentes os familiares.
Bielorrússia

Bielorrússia. Quatro Nobel pedem ação humanitária

Quatro escritoras galardoadas com o Prémio Nobel enviam carta aberta ao Parlamento Europeu e pedem que seja concedido asilo a todos os que estão detidos na fronteira da União Europeia.
José Saramago

Portugal com cátedra dedicada a Saramago

"Esta primeira cátedra em Portugal [na UTAD] é uma alegria, uma esperança, uma boa notícia em tempos em que as boas notícias não são muitas", destaca Pilar del Río.
Poesia

Louise Gluck publica 1.º livro de poesia pós-Nobel

O 13.º livro da poetisa norte-americana, publicado nos Estados Unidos a 26 de outubro, é um volume esguio, com apenas 64 páginas. A editora descreve-o como "um dos mais assombrosos" livros da autora.
Myanmar

Aung San Suu Kyi depõe pela primeira vez 

A prémio Nobel da Paz 1991 é acusada de violação das restrições relacionadas com a Covid-19, sedição e corrupção, pelas quais poderá ser condenada a dezenas de anos de prisão.
Nobel da Literatura

Nobel da Literatura editado em Portugal em 2022

Entre 2022 e 2023, a Cavalo de Ferro vai editar quatro obras de Abdulrazak Gurnah, galardoado este mês com o Prémio Nobel da Literatura. Havia apenas uma romance do escritor publicado em Portugal.
Prémio Nobel

A importância esquecida da imprensa livre

O Prémio Nobel da Paz foi atribuído a dois jornalistas que se distinguiram por continuar a dar informação fidedigna em países onde notícias credíveis são um bem escasso.
José Saramago

Saramago. Livro de estreia publicado em castelhano

Trata-se do livro de estreia do Nobel da Literatura português, "Terra do Pecado", publicado pela primeira vez em castelhano e com o título original do escritor — "A Viúva".
Prémio Nobel

Prémio Nobel rejeita quotas de género e etnia

Goran Hansson, secretário-geral da Academia, admite que pensaram impor quotas mas descartaram por “receio” de distinguir pessoas com o prémio “por serem mulheres, e não por serem os melhores”.
Nobel da Paz

Navalny felicita Muratov pelo "bem merecido" Nobel

"A Rússia e as Filipinas são países tão diferentes, mas os seus altos funcionários são semelhantes, especialmente no seu ódio por aqueles que expõem essas mentiras", sublinhou Navalny.
Prémio Nobel

Subir salário mínimo piora (mesmo) o desemprego?

Três laureados com o Prémio Nobel acrescentaram "credibilidade" à Ciência Económica, partindo de "experiências naturais" para demonstrar que "correlação" nem sempre é "causalidade".
Filipinas

Filipinas saúda Maria Ressa por Nobel da Paz

O porta-voz de Duterte afirmou que a conquista do Prémio Nobel da Paz por parte de Maria Ressa é uma prova de que "a liberdade de imprensa está viva" nas Filipinas.
Prémio Nobel

Nobel para David Card e dupla Angrist e Imbens 

David Card venceu "pelas suas contribuições empíricas para a economia do trabalho". Já Angrist e Imbens foram premiados "pelas suas contribuições metodológicas para a análise de relações causais".
Nobel da Paz

O Prémio Nobel que soube a pouco

Se o Comité Nobel fosse mais ousado, corajoso, poderia ter nomeado o político russo Alexey Navalni ou as dirigentes da oposição bielorrussa Svetlana Tikhanovskaya e Maria Kolesnikova
Nobel da Paz

Guterres pede esforço para defender imprensa

O secretário-geral das Nações Unidas mostra-se preocupado com um crescente "discurso anti-comunicação social" e com a violência que se verifica contra jornalistas, em particular mulheres.
Nobel da Literatura

Nobel da Literatura promete não esquecer migrantes

O escritor de 72 anos é o quinto autor nascido em África a ganhar o prémio. Gurnah considera que o racismo no Reino Unido diminuiu, mas que as instituições do país se mantêm "autoritárias".
Rússia

Nobel da Paz russo teria dado prémio a Navalny

Dmitry Muratov, um dos vencedores do prémio Nobel em 2021, e editor do jornal russo Novaya Gazeta, dedicou o prémio aos colaboradores da sua Redação que foram assassinados.
Noticiário

10h. Jornalistas vencem Nobel da Paz

Comité distinguiu jornalistas pelo "esforço na defesa da liberdade de expressão". Maria Ressa é uma repórter filipina. Dmitry Muratov é um jornalista russo, opositor do regime de Vladimir Putin.
Nobel da Paz

Jornalistas Ressa e Muratov recebem Nobel da Paz

Nobel da Paz 2021 vai para os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov, que lutam pela liberdade de expressão e contra o autoritarismo nas Filipinas e na Rússia, em "condições cada vez mais difíceis".
Nobel da Paz

Nobel da Paz anunciado esta sexta-feira

A Organização Mundial da Saúde, a ativista sueca pelo clima Greta Thunberg, o líder da oposição russa Alexei Navalny ou Angela Merkel são potenciais vencedores, não sendo a primeira nomeação.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.