271kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Prémio Nobel

Óbito

Nobel da Química Ei-ichi Negishi morre com 85 anos

O japonês Prémio Nobel da Química Ei-ichi Negishi, distinção que ganhou em 2010 com o compatriota Akira Suzuki e o norte-americano Richard Heck, morreu com 85 anos.
Livrarias

Livraria Lello cria sala dedicada a José Saramago 

920
A Livraria Lello, no Porto, inaugurou uma instalação artística em parceria com a revista Time e ainda uma sala dedicada a José Saramago, com primeira edições e objetos pessoais do escritor.
Justiça

Família do bebé sem rosto pede indemnização

Depois de o Tribunal de Setúbal ter considerado o médico Artur de Carvalho isento de culpas pelo crime de ofensa à integridade física, família avança agora com pedido de indemnização.
Prémio Nobel

A Agricultura está no Nobel da Paz mais uma vez

116
É justa a nomeação ao Prémio Nobel da Paz de quem, pela sua Visão, pelo seu trabalho, seguro da sua Missão e do bem comum que promoveu, tanto contribuiu para diminuir a fome à escala global.
África

Primeiro-ministro da Etiópia reconhece atrocidades

"Foram cometidas atrocidades na região de Tigray". Nobel da paz e primeiro-ministro, Abiy Ahmed, admitiu crimes de guerra e a responsabilização dos soldados que violaram mulheres e mataram inocentes.
África

HRW acusa Etiópia de violar leis da guerra

A HRW desmentiu o primeiro-ministro da Etiópia, denunciando "ataques indiscriminados" que mataram pelo menos 83 pessoas, incluindo crianças. Terá sido usada artilharia contra alvos civis como escolas.
Nobel da Paz

Fact Checkers indicados para o Prémio Nobel da Paz

Ex-ministra da Educação da Noruega, Trine Skei Grande, indicou o International Fact Checking Network (IFNC) como candidato a receber aquela distinção. Observador integra esta rede desde 2017.
Nobel da Paz

Etiópia. Nobel atribuído ao PM é "enorme embaraço"

Investigador norueguês diz que a atribuição do Prémio Nobel da Paz ao primeiro-ministro etíope constitui um "enorme embaraço para o Comité Norueguês do Nobel" que decide a quem é concedido o prémio.
Prémio Nobel

Prémios Nobel entregues nos países dos laureados

O Comité Nobel decidiu entregar os Prémio Nobel de 2020 aos vencedores nos países onde residem. Decisão deve-se à pandemia de Covid-19.
Prémio Nobel

Prémios Nobel. Entrega começa em formato virtual 

A co-vencedora do Nobel da Química, Emmanuelle Charpentier, vai receber a medalha Nobel em casa. É a primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial em que não há cerimónia de entrega de prémios.
Lançamentos

Obra de Louise Glück publicada em Portugal

240
Até ao final deste ano, a editora irá lançar quatro das principais obras da poeta norte-americana, incluindo "The Wild Iris" e "Averno". Louise Glück foi laureada com o Nobel da Literatura em 2020.
Prémio Nobel

Nobel 'entregue' através de câmara de segurança

Universidade publica vídeo que revela como Paul Milgrom, um dos dois galardoados com o Nobel da Economia, teve conhecimento de que tinha ganho o prémio da academia sueca.
Economia

Nobel. Teóricos também sabem resolver berbicachos /premium

A história dos Nobel da Economia começa nos anos 90, quando Paul Milgrom e Robert Wilson foram desafiados a resolver um enorme berbicacho: o caos dos concursos ao espectro de rádio nos EUA.
Economia

Nobel para norte-americanos Milgrom e Wilson

183
Norte-americanos Paul Milgrom e Robert Wilson recebem o Prémio Nobel da Economia, anunciou a Real Academia Sueca das Ciências, pelo seu estudo na teoria dos leilões.
Nobel da Paz

Nobel: 5 vezes em que a comida foi arma de guerra /premium

135
O Programa Alimentar Mundial recebeu o Nobel da Paz e presidente do comité lembrou que "a fome é uma das armas mais antigas de conflito no mundo". Assim foi, da Ucrânia de Estaline à Síria de Assad.
Nobel da Literatura

Louise Glück e o Nobel: "Não faz sentido nenhum"

3333
Em entrevista ao The New York Times, a Nobel da Literatura falou da surpresa que foi receber um telefonema da Academia às 7h, do quão pouco preparada estava e dos efeitos que isso teve na sua vida.
Resposta Pronta

Fernando Nobre: "Estou felicíssimo por este Nobel"

384
O presidente da Assistência Médica Internacional, Fernando Nobre, elogia o Programa Alimentar Mundial e fala num prémio importante para o futuro: "A pobreza, a fome e a miséria estão a crescer".
Nobel da Paz

Programa Alimentar Mundial vence o Nobel da Paz

549
O prémio Nobel da Paz de 2020 foi atribuído ao Programa Alimentar Mundial, das ONU. "Não deixem o Programa Alimentar Mundial sem fundos", apelou a presidente do comité à comunidade internacional.
Nobel da Literatura

Leia aqui dois poemas da Prémio Nobel Louise Glück

2600
As obras da norte-americana não estão publicadas em Portugal, mas alguns dos seus poemas foram traduzidos e apresentados em antologias e revistas. "O Poder de Circe" e "Paisagem/3" são dois deles.
Nobel da Literatura

Já não existe "o poeta como figura conhecida" /premium

"O meio da poesia não é o meio do romance", lembra o poeta e crítico literário Pedro Mexia. A era em que quem lia livros conhecia os poetas contemporâneos já lá vai. Mas Louise Glück é "consensual".
Nobel da Literatura

Louise Glück vence Prémio Nobel da Literatura

2141
Louise Glück, de 77 anos, é uma das mais importantes poetas norte-americanas. Entre os muitos prémios que lhe foram atribuídos conta-se o Pulitzer e o National Book Award. Foi Poeta Laureada dos EUA.
Prémio Nobel

Morreu o Nobel da Química Mario Molina

O cientista mexicano Mario Molina, laureado com o prémio Nobel da Química em 1995 pelas descobertas sobre os danos causados na camada de ozono da atmosfera, morreu, na quarta-feira, aos 77 anos.
Nobel da Literatura

Nobel. Mulheres lideram listas de apostas

A guadalupina Maryse Condé e a canadiana Anne Carson são as candidatas mais consensuais ao Prémio Nobel da Literatura deste ano, juntamente como a antiguana Jamaica Kincaid, a favorita dos críticos.
Resposta Pronta

Nobel da Química. "Tesoura emenda erros genéticos"

102
Cecília Arraiano, investigadora na Universidade Nova de Lisboa, explica a tecnologia. "Permite emendar erros genéticos que causam doenças, requer pessoal altamente especializado e regulamentação." 
Prémio Nobel

Nobel da Química vai para edição genética

775
Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna venceram o Nobel da Química pelo desenvolvimento do CRISPR-Cas9, uma ferramenta que edição genética. Siga aqui o anúncio.
Resposta Pronta

"Buracos negros são um teste para a relatividade"

O investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Nélson Nunes, diz que o trabalho dos três vencedores do Prémio Nobel da Física ajuda a confirmar a Teoria da Relatividade de Einstein.
Prémio Nobel

Nobel da Física para descoberta de buracos negros

101
Nobel da Física vai para Roger Penrose pela descoberta dos buracos negros, que confirmaram Einstein, e para Reinhard Genzel e Andrea Ghenz pelo estudo do "objeto supermassivo" no centro da Via Láctea.
Comentário

"Podemos estar à beira de erradicar hepatite C"

157
Prémio Nobel da Medicina ou Fisiologia de 2020 foi atribuído a três cientistas pela descoberta do vírus da Hepatite C. Ouça aqui o comentário de Marta Leite Ferreira, jornalista do Observador.
Prémio Nobel

Nobel da Medicina para descoberta da hepatite C

934
Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice descobriram o vírus da hepatite C. Agora, há medicamentos para combater a doença e já se fala em erradicação total.
Prémio Nobel

Os portugueses indicados para o Prémio Nobel

160
Começa na segunda-feira a entrega dos Prémios Nobel 2020. Já dois portugueses levaram o galardão para casa; e outros 10 estiveram perto de o fazer. Será que este ano pode trazer uma boa surpresa?
Nobel da Paz

Cerimónia do Prémio Nobel da Paz reduzida

O Comité Nobel optou por um formato reduzido para o evento do anúncio do Prémio da Paz, bem como para a cerimónia da sua entrega, por causa das restrições da pandemia de Covid-19.
José Saramago

Saramago morreu há 10 anos. Qual o melhor livro? /premium

909
Sete escritores revelam ao Observador a obra preferida e explicam porquê. Pilar del Río, presidente da Fundação José Saramago, recorda o intelectual controverso e reafirma que não sobraram inéditos.
Nobel da Literatura

Quatro países vão boicotar Nobel a Peter Handke

A atribuição do Nobel da Literatura ao escritor austríaca está envolta em polémica pelas ligações de Handke ao regime de Milosevic. Galardão será entregue esta terça-feira à tarde, em Estocolmo.
Nobel da Paz

Nobel da Paz Desmond Tutu hospitalizado

O antigo arcebispo sul-africano já tinha tido uma infeção semelhante, que também o levara a ser internado no hospital, na África do Sul. Figura chave no fim do apartheid, Tutu tem 88 anos.
Nobel da Literatura

Nobel da Literatura. Membros do comité demitem-se

Dois membros externos do comité do prémio Nobel da Literatura demitiram-se. Gun-Britt Sundstrom discordou com a escolha do Nobel de 2019. Já Kristoffer Leandoer afirmou ter perdido "a paciência".
Lançamentos

"Poema à Duração" de Peter Handke com nova edição

125
A edição da Assírio & Alvim do poema do autor austríaco estava há muito esgotada. A tradução e introdução é de José A. Palma Caetano. Livro chega às livrarias esta quinta-feira.
Nobel da Literatura

Novo Nobel da Literatura com edição reforçada

"Conduz o Teu Arado sobre os Ossos dos Mortos" tinha lançamento previsto no dia 14 de outubro, mas o anúncio da atribuição do Prémio Nobel da Literatura, no dia 10, levou a um reforço de edições.
Prémio Nobel

Nobel da Medicina: "A dificuldade é fugir da moda"

172
Peter J. Ratcliffe estudou a reação das células ao oxigénio e venceu o Nobel da Medicina com mais dois colegas. Ao Observador, fala das tentativas falhadas e da importância de explorar áreas novas.
Prémio Nobel

Dar dinheiro a países pobres ajuda ou prejudica? /premium

144
Esther Duflo, em conjunto com o marido (Abhijit Banerjee) e outro investigador (Michael Kremer), é a Nobel da Economia mais jovem de sempre. Fala ao ouvido de Bill Gates, Obama e "o tipo do Facebook"
Prémio Nobel

Nobel para 3 economistas na luta contra a pobreza

170
O Prémio Nobel da Economia de 2019 foi entregue a Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer, pela "abordagem experimental" ligada ao combate contra a pobreza.
Nobel da Literatura

Governo bósnio descontente com Nobel de Handke

O comunicado do Governo da Bósnia sublinha que a atribuição do Prémio Nobel da Literatura a Peter Handke "prejudicou o prestígio e pôs em causa a credibilidade do Prémio em si mesmo".
Nobel da Paz

Nobel. Angola felicita primeiro-ministro

129
O presidente de Angola felicitou o primeiro-ministro da Etiópia, pela atribuição do Nobel da Paz e considerou-o como "um exemplo inspirador" .
Nobel da Literatura

Descendentes de vítimas não querem Handke laureado

Associação de descendentes das vítimas de massacre durante a Guerra da Bósnia não quer que escritor austríaco receba Nobel. PEN America diz-se estupefacta e que comunidade literária merecia melhor.
Atualidade

Porque foi Abiy Ahmed laureado com o Nobel da Paz?

227
Desde que chegou ao poder, o primeiro-ministro da Etiópia pôs fim a anos de tensão com a Eritreia e procurou liberalizar o país. Abiy Ahmed foi a centésima pessoa a ser laureada com o Nobel da Paz.
Nobel da Literatura

Olga Tokarczuk já reagiu ao Nobel da Literatura

107
Apesar de constar das listas de favoritos, a escritora foi apanhada de surpresa com a atribuição do Nobel. Só esta sexta-feira é que conseguiu sentar-se calmamente e escrever sobre o que aconteceu.
Nobel da Paz

Nobel da Paz para primeiro-ministro da Etiópia

2260
A transformação que operou no seu país, aliada ao seu carisma pessoal, valeram-lhe comparações na imprensa a Nelson Mandela e Obama. Abiy Ahmed é o primeiro membro da etnia oromo a chegar ao poder.
Nobel da Literatura

Um ano depois, o Nobel continua europeu e branco /premium

456
Depois da polémica, uma nova polémica. O Nobel da Literatura esteve parado para restabelecer a sua credibilidade e criar uma maior transparência mas, passado um ano, tudo parece mais ou menos igual.
Nobel da Literatura

Peter Handke surpreendido com decisão "corajosa"

Autor controverso devido às suas posições pró-sérvias, Peter Handke defendeu, ao longo da carreira, que se deveria "eliminar" o Nobel da Literatura, que classificava de "falsa canonização".
Nobel da Literatura

Nobel para Olga Tokarczuk e Peter Handke

524
Depois de um interregno de um ano, foram anunciados esta quinta-feira os vencedores do Nobel da Literatura de 2018 e 2019. É a primeira vez que a Academia Sueca atribui dois prémios ao mesmo tempo.
Nobel da Literatura

Selma Lagerlöf, a primeira Nobel da Literatura

1262
Depois do escândalo que fez com que o Nobel não fosse atribuído, espera-se que entre os vencedores desta semana esteja uma mulher, um acontecimento raro. Há 110 anos, Selma Lagerlöf foi a primeira.
Química

Nobel da Química para as baterias de lítio

757
As baterias de lítio permitiram um "mundo recarregável", segundo o anúncio do Nobel da Química. Três investigadores contribuíram para a revolução tecnológica que podemos levar para qualquer lado.
Prémio Nobel

Nobel da Física ensinou astrofísicos portugueses

248
Peebles queria o Nobel pela descoberta da radiação de fundo mas chegou um ano atrasado. Mayor trabalhou com os melhores astrofísicos portugueses. Ganharam o Nobel da Física esta terça-feira.
Prémio Nobel

Nobel da Medicina para investigação em células

716
Nobel da Medicina foi atribuído a investigação sobre como as células reagem ao oxigénio. O trabalho de três cientistas é tido como fundamental para o combate à anemia e ao cancro.
Prémio Nobel

Nobel começam a ser anunciados esta segunda-feira

Os prémios Nobel, mais prestigiados do mundo atribuídos nas áreas de Medicina, Física, Química, Literatura, Economia e Paz, e inicia-se com a atribuição do Nobel da Medicina.
Nobel da Paz

Casas de apostas apontam Nobel a Greta ou Trump

688
A ambientalista Greta Thunberg, o Papa Francisco, Donald Trump, e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados são os principais candidatos ao Nobel da Paz, segundo as casas de apostas.
Nobel da Literatura

PR. Lobo Antunes "acima" do Nobel da Literatura

427
Marcelo Rebelo de Sousa considerou que o escritor António Lobo Antunes "não precisava" do prémio Nobel da Literatura, porque "estava acima" desse galardão.
Nobel da Paz

Mukwege: África à beira da terceira colonização

478
África está à beira de sofrer a terceira colonização, enquadrada pela globalização e pelo controlo monopolista das empresas asiáticas, disse o vencedor do Prémio Nobel da Paz de 2018, Denis Mukwege.
País

Mais de 60 nomeações para os óscares do turismo

124
Em 2018, Portugal foi eleito o melhor destino do mundo pelos World Travel Awards e este ano está novamente nomeado. A esta somam-se mais de 60 categorias com empresas e destinos portugueses.
Prémio Nobel

Prémios Ig Nobel: fraldas, saliva e pizzas

Os Ig Nobel existem desde 1991 e premeiam invenções e objetos peculiares. Na edição deste ano, a máquina de mudar fraldas venceu o prémio da engenharia e a pizza-anti cancro o da Medicina.
Timor-Leste

Timor é "caso de sucesso", diz Ramos-Horta

"Num mundo conturbado, de tanta instabilidade e tanta insegurança, violência, intolerância, Timor continuar a ser um caso de sucesso para ONU", afirmou o ex-Presidente da República e Nobel da Paz.
Prémio Nobel

Trump pergunta a ativista: ganhou um Nobel porquê?

3752
Nádia Murad foi uma das vítimas de perseguição religiosa recebidas pelo presidente Trump. Contou que foi raptada e lhe mataram a família. O líder do EUA perguntou: "Porque é que ganhou um Nobel?"
Nobel da Paz

Nobel. Mais de 30 deputados propõem Tsipras e Zaev

Para os 33 eurodeputados Tsipras e Zaev solucionaram uma contenda política entre os 2 países que se prolongava há várias décadas, "apesar das fortes pressões internas" e por isso devem ser premiados.
Nobel da Paz

Nobel da Paz. Adolescente ecologista sueca nomeada

11925
A adolescente ecologista sueca Greta Thunberg, que se tornou uma voz proeminente em campanhas contra as alterações climáticas, foi nomeada para o Prémio Nobel da Paz por três deputados noruegueses.
Prémio Nobel

Nobel da literatura regressa em outubro 

Suspensa a atribuição do prémio depois do escândalo sexual que se abateu sobre a Academia sueca, o prémio que distingue as letras volta este ano e premiará dois nomes.
Assédio Sexual

Costa Rica. Nobel da Paz acusado de abuso sexual

Ativista Alexandra von Herald apresentou queixa contra Oscar Árias por abuso sexual em 2014. Ex-presidente da Costa Rica e Nobel da Paz nega a acusação.
Genética

Nobel sabia de bebés modificadas e não denunciou

O cientista que modificou geneticamente duas gémeas para serem imunes ao VIH contou os planos a Craig Mello, Nobel da Medicina em 2006, bisneto de açorianos. Mello opôs-se, mas não denunciou.
Professores

Mais um "Nobel" para professores em Portugal

171
O "Global Teacher Prize" 2019 organiza-se novamente em Portugal e vai premiar um professor com 30 mil euros. O "Nobel" distingue um professor pela resolução criativa e eficaz de um tema escolar.
Grécia

Nobel da Paz. Tsipras e Zaev nomeados

Os chefes de Governo da Grécia e da Macedónia, Alexis Tsipras e Zoran Zaev, respetivamente, foram nomeados para o Nobel da Paz. Nomeação deve-se aos progressos no processo de paz entre os países.
Atualidade

Nobel. "Não fizeram nada para impedir violações"

276
Nadia Murad e Denis Mukwege receberam esta segunda-feira o Nobel da Paz, em Oslo. Apontaram a impunidade de quem comete crimes sexuais como ato de guerra e a inação da comunidade internacional.
Prémio Nobel

Nobel da Paz pelo fim da violência sexual

Nadia Murad e Denis Mukwege exigiram o fim da impunidade dos autores de abuso sexual nos conflitos armados, ao receberem esta segunda-feira o Prémio Nobel da Paz.
União Europeia

Cientistas e Nobel defendem aposta em inovação

Na carta conjunta pode ler-se que, num relatório de 2017 da Comissão Europeia, se apelava a uma duplicação do investimento em investigação e inovação, com um mínimo de 120 mil milhões de euros.
José Saramago

"Há muitas histórias de Saramago com mulheres"

A vida obscura que só ganhou projeção aos 60 anos, os saneamentos do Diário de Notícias em 1975 e os "muitos atos de sedução ao longo da vida". Alguns dos temas desenvolvidos na biografia do Nobel.
Óbito

Morreu o Nobel de Química japonês Osamu Shimomura

O químico e biólogo marinho japonês Osamu Shimomura, vencedor do Prémio Nobel de Química em 2008, morreu aos 90 anos de causas naturais, informou esta segunda-feira a Universidade de Nagasaki.
Nobel da Paz

Nobel da Paz desafia comunidade a juntar-se à luta

A ativista pediu aos governos para apoiarem a causa, a de proteger e procurar justiça para as vítimas de violência sexual em conflitos e para os yazidis, que foram vítimas de um genocídio.
Alterações Climáticas

O prémio Nobel e a chamada que não podemos ignorar /premium

250
O telefone tocou duas vezes. Paul Romer pensou que era "spam" e ignorou. Queriam, afinal, dar-lhe um prémio Nobel – a ele e a William Nordhaus, que estuda a economia ligada às alterações climáticas.
Prémio Nobel

Nobel da Economia para Bill Nordhaus e Paul Romer

643
William ("Bill") Nordhaus foi premiado pela pesquisa sobre o tema do impacto económico das alterações climáticas. Já Paul Romer concentrou-se no estudo de como a tecnologia influencia o crescimento.
José Saramago

Coimbra homenageia Saramago 20 anos após o Nobel

123
O Convento São Francisco, em Coimbra, acolhe, de hoje a quarta-feira, o congresso internacional "José Saramago: 20 anos com o Prémio Nobel", num evento que terá a presença do Presidente da República.
Nobel da Paz

Mukwege, o médico que sara os corpos e as almas

2335
Há 10 anos que era considerado, mas só agora recebeu o Nobel. O ginecologista da RDC não salvou apenas vidas, como denunciou o uso da violência sexual como arma de guerra dos grupos armados.
Nobel da Paz

Nadia, a mulher que partilhou a dor com o mundo

1867
Foi sequestrada pelo Estado Islâmico e usada como escrava sexual, como muitas outras mulheres da mesma minoria religiosa. Desde a sua fuga, usou todos os momentos para denunciar o que lhes aconteceu.
Nobel da Paz

Nobel para ativistas contra violência sexual

1904
Médico congolês e ativista da minoria Yazidi, raptada pelo Estado Islâmico, são galardoados. Comité de Oslo alerta contra o "uso da mulher como arma de guerra".
Prémio Nobel

Strickland, a Nobel que não existia na Wikipédia

Donna Strickland foi a terceira mulher a ganhar o Nobel da Física por um trabalho pioneiro que fez na área dos lasers, mas a Wikipédia não lhe reconheceu o mérito até esta terça-feira.
Química

Nobel da Química para evolução em tubos de ensaio

224
O prémio Nobel da Química foi atribuído, esta quarta-feira, a Frances H. Arnold, pela evolução dirigida das enzimas, e George P. Smith e Gregory P. Winter, pelo trabalho desenvolvido com anticorpos.
Atualidade

117 anos, 3 físicas com um Nobel. "Elas existem"

289
Donna Strickland entrou para uma lista restrita: dos 209 galardoados do Prémio Nobel da Física, tornou-se na terceira mulher a ser distinguida. Pôs fim a um ciclo de 55 anos.
Física

Duas cientistas que não ganharam o Nobel da Física

Donna Strickland foi a terceira mulher a ganhar o Nobel da Física. Jocelyn Bell Burnell e Lise Meitner não chegaram a ter essa distinção.
Prémio Nobel

Nobel da Física 2018 para o uso dos lasers

346
Arthur Ashkin, Gérard Mourou e Donna Strickland foram distinguidos com o prémio Nobel da Física 2018 pelo trabalho com ferramentas de luz. Há 55 anos que não havia uma investigadora premiada.
Medicina

Nobel da Medicina já tem aplicação em Portugal

176
O coordenador do Programa Nacional para Doenças Oncológicas, Nuno Miranda, diz que já existem medicamentos em Portugal que tentam usar o mecanismo de controlo do sistema imunitário em casos de cancro.
Prémio Nobel

Os prémios Nobel que falta entregar - e quando

Começou esta segunda-feira a semana de entrega dos Prémios Nobel. O da Literatura fica por entregar por causa de escândalos de abusos sexuais. Conheça o calendário dos galardões.
Imunoterapia

Nobel da Medicina para trabalhos em imunoterapia

2410
Se o sistema imunitário estiver "travado" não consegue combater o cancro. O prémio Nobel da Medicina foi para dois investigadores que descobriram como tirar os travões ao sistema imunitário.
Canadá

Canadá retira cidadania à prémio nobel da paz

A também Prémio Nobel da Paz, que é primeira conselheira de Estado do Governo de Myanmar tinha recebido a cidadania canadiana honorária em 2007, quando vivia ainda em prisão domiciliária no seu país.
Escritores

Coimbra celebra Saramago e atribuição do Nobel

398
A 8 de outubro começa em Coimbra o congresso internacional “José Saramago: 20 Anos com o Prémio Nobel”, que pretende celebrar a atribuição do prémio ao português. Inscrições terminam a 15 de setembro.
Nobel da Paz

Nobel da Paz no Brasil para apoiar Lula da Silva

Perez Esquivel, vencedor do Prémio Nobel da Paz em 1980, pediu a libertação de Lula da Silva, que está a cumprir 12 anos e um mês por corrupção e lavagem de dinheiro.
Colômbia

Colômbia. PR cessante destaca acordo com FARC

O Presidente colombiano, Nobel da Paz devido aos esforços para pôr fim à guerra civil no país, termina esta terça-feira um mandato de oito anos.
Química

Portugueses invalidam teoria vencedora de Nobel

1672
A teoria que explica a transferência de eletrões em reações químicas, distinguida com um Prémio Nobel, foi invalidada por uma equipa de cientistas da Faculdade de Ciências de Coimbra.
Pequim

Viúva de Nobel da Paz deixa Pequim

A poetisa Liu Xia, viúva do dissidente chinês e Nobel da Paz Liu Xiaobo, deixou hoje o país com destino à Europa, depois de oito anos em prisão domiciliária em Pequim.
Livros

Vai sair o diário de Saramago no ano do Nobel

204
O livro chama-se "Último Caderno de Lanzarote" e vai ser publicado pela Porto Editora. É o último volume dos diários de José Saramago, escrito em 1998, o ano em que ganhou o Nobel.
Literatura

Vargas Llosa internado depois de queda

O escritor peruano, vencedor do Prémio Nobel da literatura, sofreu uma queda em sua casa que o obrigou a ser hospitalizado. Ficou com um forte hematoma e um "ligeiro" traumatismo crânioencefálico.
Prémio Nobel

Europa marca passo na inovação. Nobel diz porquê /premium

138
Jean Tirole deu entrevista ao Observador, em Lisboa, dias depois de estar em Palo Alto (Califórnia) e a poucos dias de ir à China. Admite que essas viagens o fascinam, mas também o deixam preocupado.
Nobel da Literatura

Prémio Nobel pode só ser entregue em 2020

Lars Heikensten, diretor da Fundação Nobel, disse que o prémio literário só "será atribuído quando a Academia Sueca recuperar a confiança do público". "2019 não é o prazo limite", considerou.
Prémio Nobel

A crise passou? "Não mudou assim tanto na Europa" /premium

Nobel da Economia em 2014, o francês Jean Tirole, lamenta que os países não estejam dispostos a ceder mais da sua soberania para termos mais do que esta "Europa de serviços mínimos".
Prémio Nobel

Nobel da Literatura não será entregue este ano

119
Denúncias de abusos sexuais levaram à saída de vários elementos do júri do Nobel da Literatura. Sem condições para avaliar, a academia sueca anunciou esta sexta-feira que não o entregará em 2018.
Presidente Trump

"O Presidente Trump devia ganhar o Nobel da Paz"

1892
Moon Jae-in afirmou que foi graças ao presidente dos EUA que a relação entre as duas Coreias melhorou. Por causa disso defende que receba o mesmo prémio que Obama conquistou em 2009
Nobel da Literatura

Mais uma renúncia na Academia que atribui Nobel

A escritora Sara Stridsberg renunciou ao lugar de membro da Academia Sueca, adensando o clima de crise na prestigiada instituição cultural que atribui o Nobel da Literatura, foi hoje anunciado.
Nobel da Literatura

Nobel da literatura pode não ser entregue este ano

A Academia sueca divide-se e debate a possibilidade de este ano não conceder o prémio. Os motivos prendem-se com fugas de informação e abusos sexuais cometidos por Jean-Claude Arnault.
Óbidos

Óbidos inaugura Casa José Saramago

239
A Casa José Saramago, antes Galeria do Pelourinho, passa a ser "um espaço multifuncional e multicultural", com "uma biblioteca/sala de leitura, com toda a obra de Saramago em todas as línguas".
Nobel da Literatura

Assédio sexual deixa Academia Nobel sem quórum

A líder do Comité Nobel da Literatura, Sara Danius, demitiu-se na sequência de um escândalo de assédio sexual. O organismo fica com 11 pessoas, quando são precisas 13 para eleger vencedores do Nobel.
Malala Yousafzaï

Malala termina visita ao Paquistão 

142
Malala terminou a visita ao Paquistão esta segunda-feira. A prémio Nobel da Paz, que esteve doze anos sem visitar o país natal, mostrou-se feliz por voltar. A sua presença, contudo, gerou protestos.
Música

13 mil pessoas viram Bob Dylan em Portugal

410
O músico norte-americano Bob Dylan atuou na quinta-feira para cerca de 13 mil pessoas no Altice Arena, em Lisboa, onde revisitou mais de 50 anos de carreira, musical e poética.
Bitcoin

Nobel alerta para risco de bolha na bitcoin

O prémio Nobel da Economia avisa que "o mercado que mais parece uma bolha é a bitcoin e suas irmãs". Richard Thaler diz que não faz sentido as empresas mudarem de nome só para se colarem ao fenómeno.
Nobel da Literatura

Jorge Amado esteve quase a ser Nobel em 1967

Os brasileiros Jorge Amado e Carlos Drummond de Andrade estiveram muito perto de ganhar o Prémio Nobel da Literatura de 1967. Os arquivos da academia, recém-divulgados, revelaram todos os nomeados.
Literatura

Livro infantil de Malala editado em Portugal

174
O livro ilustrado para a infância "O lápis mágico de Malala", da jovem ativista paquistanesa Malala Yousafzai, Nobel da Paz em 2014, é editado este mês em Portugal.
Prémio Nobel

Discurso polémico de Dylan publicado

O prémio foi polémico e o discurso também, com o cantor vencedor do Nobel da Literatura a ser acusado de plágio. Agora, o texto deu livro. Tem apenas 32 páginas. A edição especial custa 2.500 dólares.
Economia

Do Nobel, da racionalidade e da moralidade

168
O ecossistema que usa expressões como “especuladores da economia de casino” ou “fundos abutres” assenta num puritanismo antieconómico e em ideologias com 150 anos que há 149 que se sabe serem erradas.
Prémio Nobel

“O agente racional e a agente temperamental”

166
No fim dos anos 70, Richard Thaler veio dizer-nos que nem todos os agentes eram racionais. Mas Thaler vai mesmo mais longe e argumenta que a regra é não sermos racionais, homens e tudo.
Economia

Richard Thaler e o Estado como senhorio público

164
Trata-se de revelar a premissa omissa na agenda progressista: a noção de que o Estado se encontra investido da autoridade de um senhorio público com inquestionável poder de domínio sobre a sociedade.
Prémio Nobel

Nobel. Porque fazemos o que é mau para nós?

1038
Richard Thaler, norte-americano distinguido com o Nobel da Economia esta segunda-feira, é um académico que dedicou a carreira a mostrar a razão por que as teorias económicas falham tantas vezes.
Prémio Nobel

Norte-americano Richard Thaler é Nobel da Economia

451
A Academia Real das Ciências da Suécia atribuiu o Nobel da Economia de 2017 a Richard Thaler, cujos estudos ajudam a perceber como o comportamento humano muitas vezes se desvia dos modelos teóricos.
Paz

Kofi Annan pede resolução pacífica de conflitos

O ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan defendeu que a solução para os conflitos armados deve ser política, não militar, e que para consegui-lo é preciso nunca perder a esperança.
Estados Unidos da América

O mundo não é "mais pacífico" sem armas nucleares

Os Estados Unidos "não assinarão" o Tratado de Proibição de Armas Nucleares defendido pela organização laureada com o prémio Nobel da Paz.
Nobel da Paz

Do urânio às bombas. A história da era nuclear

Da descoberta do urânio no séc. XVIII aos programas da Coreia e do Irão, passando pela bomba de Hiroshima. História do nuclear no dia em que o Nobel da Paz distingue a luta contra as armas nucleares.
Nobel da Paz

"Escolha de Nobel da Paz é muito acertada"

O diretor-executivo da Amnistia Internacional Portugal reagiu à atribuição do Prémio Nobel da Paz e afirmou que está na altura de inverter a narrativa que incita ao ódio e ao medo.
Prémio Nobel

UE felicita Nobel da paz

A chefe da diplomacia da União Europeia considerou a atribuição do prémio Nobel da paz à campanha antinuclear ICAN uma defesa do desarmamento e da não-proliferação de armas nucleares.
Atualidade

Trump anunciou "tempestade" numa sessão de fotos

Horas antes do anúncio do Nobel da Paz para a Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares, Trump posou ao lado das chefias militares e disse que era "a calma antes da tempestade"
Nobel da Paz

Nobel da Paz para ICAN, contra as armas nucleares

152
O Comité Norueguês do Nobel distinguiu a ICAN, uma organização não-governamental internacional que procura abolir as armas nucleares.
Nobel da Literatura

Japão felicita Kazuo Ishiguro pelo Nobel

Kazuo Ishiguro é britânico mas nasceu em Nagasaki. O seu Nobel da Literatura está a fazer capas de jornais e e aberturas de noticiários no Japão.
Prémio Nobel

Em direto: Nobel da Paz anunciado esta sexta-feira

O Nobel da Paz poderá distinguir este ano os esforços contra a proliferação de armas atómicas, numa altura em que a crise norte-coreana assume contornos de Guerra Fria. Siga aqui o anúncio em direto.
Literatura

"Os Despojos do Dia" mudou a vida a Jeff Bezos

139
Hoje, muitos dirão que gostam de Ishiguro. Amanhã, se calhar ainda mais. Mas ontem já havia um que gostava mesmo: Jeff Bezos, um dos homens mais ricos do mundo que se inspirou no Nobel da Literatura.
Nobel da Literatura

O que pode ler de Kazuo Ishiguro em português

150
"Os Despojos do Dia" é o romance mais conhecido do Nobel da Literatura e já foi adaptado ao cinema. Estreou-se nos romances em 1982 e começou a ser traduzido em Portugal em 1990.
Nobel da Literatura

Nobel para Kazuo Ishiguro, pela "força emocional"

709
Nasceu no Japão mas cresceu como inglês. O nome escolhido pela academia sueca foi anunciado esta quinta feira, em Estocolmo, e é o autor de livros como "O Despojos do Dia" ou "Nunca me Deixes".
Medicina

Acerte o relógio se quer prevenir o cancro

224
Alterações no relógio interno, como aquelas causadas pelo trabalho por turnos, podem levar ao aparecimento de cancro. Angela Relógio estuda esta relação na maior universidade de Medicina da Europa.
Química

Nobel da Química para ver microestruturas

390
A Real Academia das Ciências Sueca atribuiu esta quarta-feira o prémio Nobel da Química para a microscopia crioeletrónica, uma técnica que permite ver estruturas de biomoléculas em solução.
Física

Prémio Nobel da Física para ondas gravitacionais

370
A Real Academia das Ciências Sueca atribuiu esta terça-feira o prémio Nobel da Física a três investigadores da colaboração LIGO/VIRGO ligados à observação das ondas gravitacionais.
Medicina

Nobel da Medicina para o relógio biológico

832
O prémio Nobel da Medicina, atribuído todos os anos pela Academia do Nobel no Instituto Karolinska, premiou os três investigadores que descobriram o mecanismo que regula o relógio biológico.
Nações Unidas

Nobel da Paz quer operações da ONU mais focadas

O Nobel da Paz José Ramos-Horta defendeu que as operações de paz da Nações Unidas devem ter uma gestão mais centrada nas pessoas, com a coordenação a ser cada vez mais no campo.
Nobel da Paz

Comité garante que não retira Nobel da Paz

Milhares de pessoas reclamam a retirada do Nobel da Paz a Aung Suu Kyi, líder da Birmânia. Em causa está a fraca gestão da crise da minoria rohingya no país. O Comité já avisou que não retira prémios.
China

China garante que viúva de Nobel "é livre".

As autoridades chinesas garantiram que Liu Xia, a viúva do Nobel da Paz Liu Xiaobo, "é livre", mas os amigos têm denunciado que não podem contactá-la e que está sob vigilância do regime.
Morte

Trump envia condolências pela morte de Liu Xiaobo

A Casa Branca divulgou, na quinta-feira, um breve comunicado onde transmitiu as condolências de Donald Trump perante a morte do nobel da paz. A sua mulher, Liu Xia, continua em prisão domiciliária.
António Guterres

Guterres lamenta morte de Liu Xiaobo

António Guterres lamentou a morte do ativista chinês Liu Xiaobo, prémio Nobel da paz, que morreu vitima de cancro no hospital, sob custódia, depois de quase nove anos numa prisão na China.
Morte

Morreu Liu Xiaobo, o ativista político chinês

389
O Nobel da Paz Liu Xiaobo morreu esta quinta-feira aos 61 anos, vítima de um cancro terminal. Ativista democrático, foi preso por questões políticas em 2009 e serviu a sentença até à morte.
China

"Quero casar com aquele inimigo da pátria!"

Liu Xiaobo foi condenado a 11 anos de prisão em 2008, antes de receber o Nobel da Paz. Como pode o amor de um ativista democrático sobreviver a um regime autoritário?
China

Dissidente chinês, Nobel da Paz, em estado crítico

O dissidente chinês Liu Xiaobo está "num estado crítico", anunciou o hospital onde o prémio Nobel da Paz 2010 deu entrada após ter saído da prisão devido a um cancro do fígado.
China

China. Prémio Nobel Liu Xiabo interrompe cuidados

O hospital chinês onde o prémio Nobel Liu Xiabo está internado suspendeu o uso de medicamentos devido a complicações com o fígado do ativista. O uso de medicina tradicional também foi suspenso.
Paz

EUA pedem 'liberdade de movimentos' a Nobel da Paz

Os Estados Unidos pediram à China que conceda "liberdade de movimentos" ao Nobel da Paz chinês. Liu Xiao tinha sido condenado por subversão e está hospitalizado devido a um cancro em fase terminal.
Bob Dylan

Bob Dylan plagiou o discurso do prémio Nobel?

122
Faltou à cerimónia de entrega e recebeu o prémio mais tarde. Agora, é acusado de plágio do discurso de aceitação. Queria citar "Moby Dick" mas a frase que usou será de um site de análises de obras.
China

Nobel da Economia vai dirigir centro chinês

O economista norte-americano Thomas Sargent vai dirigir na China um centro de estudos e investigações financeiras centrado na inteligência artificial e no uso 'big data'.
Bob Dylan

Demorou mas valeu a pena: Dylan falou como Nobel

405
Sete meses após ter sido distinguido com o Nobel da Literatura, Bob Dylan entregou o discurso de aceitação e já pode receber o prémio de 820 mil euros. Fala de "Moby Dick", "Odisseia" e Buddy Holly.
Atualidade

Cinco histórias sobre "Cem anos de solidão"

321
A obra-prima de Gabriel García Márquez saiu há 50 anos: o título foi uma segunda escolha; a versão final foi quase destruída por um temporal; e houve um engano no envio de uma encomenda
Música

Bob Dylan a fazer a América grande outra vez

143
"Triplicate" chega no mesmo fim de semana em que o músico-poeta recebe o Nobel na Suécia. E ambos servem para reconhecer o valor que pode ter uma canção. Com Dylan parece que nada é por acaso.
Nobel da Literatura

Finalmente, Bob Dylan recebeu o Nobel

O músico e compositor norte-americano recebeu, este sábado, o Nobel da Literatura que lhe foi atribuído no ano passado. Mas ainda falta o discurso. E o dinheiro.
Prémio Nobel

Bob Dylan recebe prémio Nobel este fim de semana

Bob Dylan vai receber este fim de semana o dinheiro do Prémio Nobel da Literatura. O anúncio foi feito pela própria Academia. O compositor tinha até 10 de junho para reclamar os 839 mil euros.
Castelo Branco

Belmonte recebe Colóquio da Lusofonia

237
A vila de Belmonte recebe entre 6 e 9 de abril a 27.ª edição do Colóquio da Lusofonia, que conta com a presença do prémio Nobel da Paz Ximenes Belo, anunciou esta sexta-feira a autarquia local.
Donald Trump

Donald Trump proposto para Nobel da Paz

1656
O nome de Donald Trump foi proposto por um compatriota, cuja identidade não foi revelada, pretende ver reconhecida a sua "ideologia de paz pela força". Putin e Papa Francisco entre os nomes propostos.
Nobel da Literatura

Nobel Alexievich no Festival Literário da Madeira

A jornalista bielorrussa, que se dedica sobretudo a escrever livros de não ficção sobre a história da União Soviética, vai estar na sessão de abertura do evento, que acontece de 14 a 18 de março.
Bob Dylan

"Serão as minhas músicas literatura?"

Num discurso lido pela embaixadora norte-americana, Bob Dylan agradeceu à academia "por dar uma resposta tão maravilhosa" àquela pergunta. Não foi receber o Nobel porque tinha "outros compromissos".
Prémio Nobel

Nobel: Patti Smith esqueceu-se da letra da canção

169
A cantora Patti Smith, escolhida para cantar uma música de Bob Dylan, Prémio Nobel da Literatura, esqueceu-se de parte da canção durante a cerimónia e pediu desculpa pelo nervosismo.
FARC

Nobel da Paz é "presente dos céus"

O presidente colombiano recebeu o prémio Nobel da Paz, na cerimónia de entrega do galardão na capital da Noruega, Oslo, pelo trabalho pela paz no país, nomeadamente o acordo conseguido com as FARC.
Prémio Nobel

Tradutor da obra de Dylan daria Nobel a Cohen

223
Pedro Serrano, que durante dois anos se dedicou a traduzir a obra lírica de Bob Dylan, considera a atribuição do galardão "totalmente merecida", mas defende que deveria ter sido entregue a Cohen.
Prémio Nobel

Dois meses depois, Bob Dylan agradece prémio Nobel

A Fundação Nobel anunciou ter recebido o discurso de agradecimento do músico norte-americano Bob Dylan, dois meses depois de ter sido distinguido com o prémio da Literatura.
Bob Dylan

Dylan falha cerimónia de entrega do prémio Nobel

153
Músico diz que já tinha compromissos que o impedem de estar presente na cerimónia. Diz, no entanto, estar "extremamente honrado" e terá, a partir de 10 de dezembro, seis meses para fazer discurso.
Nobel da Literatura

Dylan diz que vai à cerimónia do Nobel "se puder"

432
Ao jornal inglês The Telegraph, o cantor falou pela primeira vez sobre o Nobel da Literatura e diz até que ficou satisfeito por saber que tinha sido o contemplado com o prémio.
Nobel da Literatura

A indústria dos prémios e o caso Dylan

279
Depois do Nobel de Svetlana Alexijevich, largamente ignorado, cabia agora à Academia regressar a uma escolha segura ou surpreender ainda mais mas, desta vez, sem cair no desinteresse. Fê-lo com Dylan.
A página está a demorar muito tempo.