Prémio Nobel

Nobel da Paz

Nobel. Mais de 30 deputados propõem Tsipras e Zaev

Para os 33 eurodeputados Tsipras e Zaev solucionaram uma contenda política entre os 2 países que se prolongava há várias décadas, "apesar das fortes pressões internas" e por isso devem ser premiados.
Nobel da Paz

Nobel da Paz. Adolescente ecologista sueca nomeada

11.925
A adolescente ecologista sueca Greta Thunberg, que se tornou uma voz proeminente em campanhas contra as alterações climáticas, foi nomeada para o Prémio Nobel da Paz por três deputados noruegueses.
Prémio Nobel

Nobel da literatura regressa em outubro 

Suspensa a atribuição do prémio depois do escândalo sexual que se abateu sobre a Academia sueca, o prémio que distingue as letras volta este ano e premiará dois nomes.
Assédio Sexual

Costa Rica. Nobel da Paz acusado de abuso sexual

Ativista Alexandra von Herald apresentou queixa contra Oscar Árias por abuso sexual em 2014. Ex-presidente da Costa Rica e Nobel da Paz nega a acusação.
Genética

Nobel sabia de bebés modificadas e não denunciou

O cientista que modificou geneticamente duas gémeas para serem imunes ao VIH contou os planos a Craig Mello, Nobel da Medicina em 2006, bisneto de açorianos. Mello opôs-se, mas não denunciou.
Professores

Mais um "Nobel" para professores em Portugal

171
O "Global Teacher Prize" 2019 organiza-se novamente em Portugal e vai premiar um professor com 30 mil euros. O "Nobel" distingue um professor pela resolução criativa e eficaz de um tema escolar.
Grécia

Nobel da Paz. Tsipras e Zaev nomeados

Os chefes de Governo da Grécia e da Macedónia, Alexis Tsipras e Zoran Zaev, respetivamente, foram nomeados para o Nobel da Paz. Nomeação deve-se aos progressos no processo de paz entre os países.
Nobel da Paz

Nobel. "Não fizeram nada para impedir violações"

276
Nadia Murad e Denis Mukwege receberam esta segunda-feira o Nobel da Paz, em Oslo. Apontaram a impunidade de quem comete crimes sexuais como ato de guerra e a inação da comunidade internacional.
Prémio Nobel

Nobel da Paz pelo fim da violência sexual

Nadia Murad e Denis Mukwege exigiram o fim da impunidade dos autores de abuso sexual nos conflitos armados, ao receberem esta segunda-feira o Prémio Nobel da Paz.
União Europeia

Cientistas e Nobel defendem aposta em inovação

Na carta conjunta pode ler-se que, num relatório de 2017 da Comissão Europeia, se apelava a uma duplicação do investimento em investigação e inovação, com um mínimo de 120 mil milhões de euros.
José Saramago

"Há muitas histórias de Saramago com mulheres"

A vida obscura que só ganhou projeção aos 60 anos, os saneamentos do Diário de Notícias em 1975 e os "muitos atos de sedução ao longo da vida". Alguns dos temas desenvolvidos na biografia do Nobel.
Óbito

Morreu o Nobel de Química japonês Osamu Shimomura

O químico e biólogo marinho japonês Osamu Shimomura, vencedor do Prémio Nobel de Química em 2008, morreu aos 90 anos de causas naturais, informou esta segunda-feira a Universidade de Nagasaki.
Nobel da Paz

Nobel da Paz desafia comunidade a juntar-se à luta

A ativista pediu aos governos para apoiarem a causa, a de proteger e procurar justiça para as vítimas de violência sexual em conflitos e para os yazidis, que foram vítimas de um genocídio.
Alterações Climáticas

O prémio Nobel e a chamada que não podemos ignorar /premium

250
O telefone tocou duas vezes. Paul Romer pensou que era "spam" e ignorou. Queriam, afinal, dar-lhe um prémio Nobel – a ele e a William Nordhaus, que estuda a economia ligada às alterações climáticas.
Prémio Nobel

Nobel da Economia para Bill Nordhaus e Paul Romer

643
William ("Bill") Nordhaus foi premiado pela pesquisa sobre o tema do impacto económico das alterações climáticas. Já Paul Romer concentrou-se no estudo de como a tecnologia influencia o crescimento.
José Saramago

Coimbra homenageia Saramago 20 anos após o Nobel

123
O Convento São Francisco, em Coimbra, acolhe, de hoje a quarta-feira, o congresso internacional "José Saramago: 20 anos com o Prémio Nobel", num evento que terá a presença do Presidente da República.
Nobel da Paz

Mukwege, o médico que sara os corpos e as almas

2.335
Há 10 anos que era considerado, mas só agora recebeu o Nobel. O ginecologista da RDC não salvou apenas vidas, como denunciou o uso da violência sexual como arma de guerra dos grupos armados.
Nobel da Paz

Nadia, a mulher que partilhou a dor com o mundo

1.867
Foi sequestrada pelo Estado Islâmico e usada como escrava sexual, como muitas outras mulheres da mesma minoria religiosa. Desde a sua fuga, usou todos os momentos para denunciar o que lhes aconteceu.
Nobel da Paz

Nobel para ativistas contra violência sexual

1.904
Médico congolês e ativista da minoria Yazidi, raptada pelo Estado Islâmico, são galardoados. Comité de Oslo alerta contra o "uso da mulher como arma de guerra".
Prémio Nobel

Strickland, a Nobel que não existia na Wikipédia

Donna Strickland foi a terceira mulher a ganhar o Nobel da Física por um trabalho pioneiro que fez na área dos lasers, mas a Wikipédia não lhe reconheceu o mérito até esta terça-feira.
Química

Nobel da Química para evolução em tubos de ensaio

224
O prémio Nobel da Química foi atribuído, esta quarta-feira, a Frances H. Arnold, pela evolução dirigida das enzimas, e George P. Smith e Gregory P. Winter, pelo trabalho desenvolvido com anticorpos.
Prémio Nobel

117 anos, 3 físicas com um Nobel. "Elas existem"

289
Donna Strickland entrou para uma lista restrita: dos 209 galardoados do Prémio Nobel da Física, tornou-se na terceira mulher a ser distinguida. Pôs fim a um ciclo de 55 anos.
Física

Duas cientistas que não ganharam o Nobel da Física

Donna Strickland foi a terceira mulher a ganhar o Nobel da Física. Jocelyn Bell Burnell e Lise Meitner não chegaram a ter essa distinção.
Prémio Nobel

Nobel da Física 2018 para o uso dos lasers

346
Arthur Ashkin, Gérard Mourou e Donna Strickland foram distinguidos com o prémio Nobel da Física 2018 pelo trabalho com ferramentas de luz. Há 55 anos que não havia uma investigadora premiada.
Medicina

Nobel da Medicina já tem aplicação em Portugal

176
O coordenador do Programa Nacional para Doenças Oncológicas, Nuno Miranda, diz que já existem medicamentos em Portugal que tentam usar o mecanismo de controlo do sistema imunitário em casos de cancro.
Prémio Nobel

Os prémios Nobel que falta entregar - e quando

Começou esta segunda-feira a semana de entrega dos Prémios Nobel. O da Literatura fica por entregar por causa de escândalos de abusos sexuais. Conheça o calendário dos galardões.
Imunoterapia

Nobel da Medicina para trabalhos em imunoterapia

2.410
Se o sistema imunitário estiver "travado" não consegue combater o cancro. O prémio Nobel da Medicina foi para dois investigadores que descobriram como tirar os travões ao sistema imunitário.
Canadá

Canadá retira cidadania à prémio nobel da paz

A também Prémio Nobel da Paz, que é primeira conselheira de Estado do Governo de Myanmar tinha recebido a cidadania canadiana honorária em 2007, quando vivia ainda em prisão domiciliária no seu país.
Escritores

Coimbra celebra Saramago e atribuição do Nobel

398
A 8 de outubro começa em Coimbra o congresso internacional “José Saramago: 20 Anos com o Prémio Nobel”, que pretende celebrar a atribuição do prémio ao português. Inscrições terminam a 15 de setembro.
Nobel da Paz

Nobel da Paz no Brasil para apoiar Lula da Silva

Perez Esquivel, vencedor do Prémio Nobel da Paz em 1980, pediu a libertação de Lula da Silva, que está a cumprir 12 anos e um mês por corrupção e lavagem de dinheiro.
Colômbia

Colômbia. PR cessante destaca acordo com FARC

O Presidente colombiano, Nobel da Paz devido aos esforços para pôr fim à guerra civil no país, termina esta terça-feira um mandato de oito anos.
Química

Portugueses invalidam teoria vencedora de Nobel

1.672
A teoria que explica a transferência de eletrões em reações químicas, distinguida com um Prémio Nobel, foi invalidada por uma equipa de cientistas da Faculdade de Ciências de Coimbra.
Pequim

Viúva de Nobel da Paz deixa Pequim

A poetisa Liu Xia, viúva do dissidente chinês e Nobel da Paz Liu Xiaobo, deixou hoje o país com destino à Europa, depois de oito anos em prisão domiciliária em Pequim.
Livros

Vai sair o diário de Saramago no ano do Nobel

204
O livro chama-se "Último Caderno de Lanzarote" e vai ser publicado pela Porto Editora. É o último volume dos diários de José Saramago, escrito em 1998, o ano em que ganhou o Nobel.
Literatura

Vargas Llosa internado depois de queda

O escritor peruano, vencedor do Prémio Nobel da literatura, sofreu uma queda em sua casa que o obrigou a ser hospitalizado. Ficou com um forte hematoma e um "ligeiro" traumatismo crânioencefálico.
Prémio Nobel

Europa marca passo na inovação. Nobel diz porquê /premium

138
Jean Tirole deu entrevista ao Observador, em Lisboa, dias depois de estar em Palo Alto (Califórnia) e a poucos dias de ir à China. Admite que essas viagens o fascinam, mas também o deixam preocupado.
Nobel da Literatura

Prémio Nobel pode só ser entregue em 2020

Lars Heikensten, diretor da Fundação Nobel, disse que o prémio literário só "será atribuído quando a Academia Sueca recuperar a confiança do público". "2019 não é o prazo limite", considerou.
Prémio Nobel

A crise passou? "Não mudou assim tanto na Europa" /premium

Nobel da Economia em 2014, o francês Jean Tirole, lamenta que os países não estejam dispostos a ceder mais da sua soberania para termos mais do que esta "Europa de serviços mínimos".
Prémio Nobel

Nobel da Literatura não será entregue este ano

119
Denúncias de abusos sexuais levaram à saída de vários elementos do júri do Nobel da Literatura. Sem condições para avaliar, a academia sueca anunciou esta sexta-feira que não o entregará em 2018.
Presidente Trump

"O Presidente Trump devia ganhar o Nobel da Paz"

1.892
Moon Jae-in afirmou que foi graças ao presidente dos EUA que a relação entre as duas Coreias melhorou. Por causa disso defende que receba o mesmo prémio que Obama conquistou em 2009
Nobel da Literatura

Mais uma renúncia na Academia que atribui Nobel

A escritora Sara Stridsberg renunciou ao lugar de membro da Academia Sueca, adensando o clima de crise na prestigiada instituição cultural que atribui o Nobel da Literatura, foi hoje anunciado.
Nobel da Literatura

Nobel da literatura pode não ser entregue este ano

A Academia sueca divide-se e debate a possibilidade de este ano não conceder o prémio. Os motivos prendem-se com fugas de informação e abusos sexuais cometidos por Jean-Claude Arnault.
Óbidos

Óbidos inaugura Casa José Saramago

239
A Casa José Saramago, antes Galeria do Pelourinho, passa a ser "um espaço multifuncional e multicultural", com "uma biblioteca/sala de leitura, com toda a obra de Saramago em todas as línguas".
Nobel da Literatura

Assédio sexual deixa Academia Nobel sem quórum

A líder do Comité Nobel da Literatura, Sara Danius, demitiu-se na sequência de um escândalo de assédio sexual. O organismo fica com 11 pessoas, quando são precisas 13 para eleger vencedores do Nobel.
Malala Yousafzaï

Malala termina visita ao Paquistão 

142
Malala terminou a visita ao Paquistão esta segunda-feira. A prémio Nobel da Paz, que esteve doze anos sem visitar o país natal, mostrou-se feliz por voltar. A sua presença, contudo, gerou protestos.
Música

13 mil pessoas viram Bob Dylan em Portugal

410
O músico norte-americano Bob Dylan atuou na quinta-feira para cerca de 13 mil pessoas no Altice Arena, em Lisboa, onde revisitou mais de 50 anos de carreira, musical e poética.
Bitcoin

Nobel alerta para risco de bolha na bitcoin

O prémio Nobel da Economia avisa que "o mercado que mais parece uma bolha é a bitcoin e suas irmãs". Richard Thaler diz que não faz sentido as empresas mudarem de nome só para se colarem ao fenómeno.
Nobel da Literatura

Jorge Amado esteve quase a ser Nobel em 1967

Os brasileiros Jorge Amado e Carlos Drummond de Andrade estiveram muito perto de ganhar o Prémio Nobel da Literatura de 1967. Os arquivos da academia, recém-divulgados, revelaram todos os nomeados.
Literatura

Livro infantil de Malala editado em Portugal

174
O livro ilustrado para a infância "O lápis mágico de Malala", da jovem ativista paquistanesa Malala Yousafzai, Nobel da Paz em 2014, é editado este mês em Portugal.
Prémio Nobel

Discurso polémico de Dylan publicado

O prémio foi polémico e o discurso também, com o cantor vencedor do Nobel da Literatura a ser acusado de plágio. Agora, o texto deu livro. Tem apenas 32 páginas. A edição especial custa 2.500 dólares.
Economia

Do Nobel, da racionalidade e da moralidade

168
O ecossistema que usa expressões como “especuladores da economia de casino” ou “fundos abutres” assenta num puritanismo antieconómico e em ideologias com 150 anos que há 149 que se sabe serem erradas.
Prémio Nobel

“O agente racional e a agente temperamental”

166
No fim dos anos 70, Richard Thaler veio dizer-nos que nem todos os agentes eram racionais. Mas Thaler vai mesmo mais longe e argumenta que a regra é não sermos racionais, homens e tudo.
Economia

Richard Thaler e o Estado como senhorio público

164
Trata-se de revelar a premissa omissa na agenda progressista: a noção de que o Estado se encontra investido da autoridade de um senhorio público com inquestionável poder de domínio sobre a sociedade.
Prémio Nobel

Nobel. Porque fazemos o que é mau para nós?

1.038
Richard Thaler, norte-americano distinguido com o Nobel da Economia esta segunda-feira, é um académico que dedicou a carreira a mostrar a razão por que as teorias económicas falham tantas vezes.
Prémio Nobel

Norte-americano Richard Thaler é Nobel da Economia

451
A Academia Real das Ciências da Suécia atribuiu o Nobel da Economia de 2017 a Richard Thaler, cujos estudos ajudam a perceber como o comportamento humano muitas vezes se desvia dos modelos teóricos.
Paz

Kofi Annan pede resolução pacífica de conflitos

O ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan defendeu que a solução para os conflitos armados deve ser política, não militar, e que para consegui-lo é preciso nunca perder a esperança.
Estados Unidos da América

O mundo não é "mais pacífico" sem armas nucleares

Os Estados Unidos "não assinarão" o Tratado de Proibição de Armas Nucleares defendido pela organização laureada com o prémio Nobel da Paz.
Nobel da Paz

Do urânio às bombas. A história da era nuclear

Da descoberta do urânio no séc. XVIII aos programas da Coreia e do Irão, passando pela bomba de Hiroshima. História do nuclear no dia em que o Nobel da Paz distingue a luta contra as armas nucleares.
Nobel da Paz

"Escolha de Nobel da Paz é muito acertada"

O diretor-executivo da Amnistia Internacional Portugal reagiu à atribuição do Prémio Nobel da Paz e afirmou que está na altura de inverter a narrativa que incita ao ódio e ao medo.
Prémio Nobel

UE felicita Nobel da paz

A chefe da diplomacia da União Europeia considerou a atribuição do prémio Nobel da paz à campanha antinuclear ICAN uma defesa do desarmamento e da não-proliferação de armas nucleares.
Nobel da Paz

Trump anunciou "tempestade" numa sessão de fotos

Horas antes do anúncio do Nobel da Paz para a Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares, Trump posou ao lado das chefias militares e disse que era "a calma antes da tempestade"
Nobel da Paz

Nobel da Paz para ICAN, contra as armas nucleares

152
O Comité Norueguês do Nobel distinguiu a ICAN, uma organização não-governamental internacional que procura abolir as armas nucleares.
Nobel da Literatura

Japão felicita Kazuo Ishiguro pelo Nobel

Kazuo Ishiguro é britânico mas nasceu em Nagasaki. O seu Nobel da Literatura está a fazer capas de jornais e e aberturas de noticiários no Japão.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)