830kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Prémio Nobel

Crimes Sexuais

Padrasto abusou da filha de Munro, que o protegeu

Andrea revelou um segredo familiar de anos: o padrasto começou a abusar sexualmente dela aos 9 anos. E quando, anos mais tarde contou à mãe, a famosa escritora não o deixou.
Irão

Irão. Nobel da Paz de 2023 condenada pela 6ª vez 

A ativista contra o regime de Teerão foi condenada seis vezes desde 2021 a um total de 13 anos e três meses de prisão e a 154 chicotadas.
Alterações Climáticas

Stiglitz: IA pode libertar mão-de-obra

O economista afirma que o atraso nas medidas ambientais "é um verdadeiro fracasso de política pública porque os efeitos vão ser dramáticos" e que o combate pode ser "fonte de crescimento económico".
Ensino Superior

Ministro desafia universidades a terem um Nobel

Fernando Alexandre vincou o objetivo de ter as academias portuguesas "entre as melhores da Europa" nos próximos 15 a 20 anos e insiste: "Têm massa crítica para isso".
Guerra na Ucrânia

Nobel: vitória de Kiev ajuda democracia russa

Oleksandra Matviichuk assume que "só o sucesso da Ucrânia e a derrota militar da Rússia proporcionarão uma oportunidade de futuro democrático para a própria Rússia".
Irão

Nobel da Paz impedida de assistir a funeral do pai

A Nobel da Paz, Narges Mohamadi, a cumprir uma pena de 31 anos de prisão, no Teerão, foi impedida de assistir ao funeral do seu pai, que morreu no início da semana.
Guerra na Ucrânia

Processo contra Orlov é "farsa kafkiana", diz HRW

Diretora da organização insiste para que os internacionais façam de tudo para libertar Orlov e responsabilizar a Rússia pelas constantes violações de direitos humanos, "antes que seja tarde demais".
Guerra na Ucrânia

Justiça russa quer prisão de Nobel da Paz 2022

Orlov está a ser julgado por um artigo em que qualificou o atual regime político como "totalitário e fascista", algo que considera "nem um pouco exagerado". Justiça afirma que desacreditou o exército.
Nobel da Paz

Nobel da Paz denuncia controlo à força de empresas

Muhammad Yunus afirmou que um grupo de "estranhos" chegou ao edifício que alberga várias das suas empresas e assumiu o controlo dos escritórios, negando o acesso aos funcionários.
Irão

Nobel da Paz faz nova greve de fome

Para Narges Mohammadi, o enforcamento de Mohamed Ghobadlou provocou “uma onda de raiva e protesto na sociedade”. O jovem foi executado por alegadamente ter matado um polícia e ferido outros cinco.
Irão

Nobel da Paz condenada a nova pena no Irão

Para além de mais 15 meses de prisão e dois anos de exílio, Narges Mohammadi ficou “impedida de participar em grupos políticos e sociais”. A Prémio Nobel da Paz recusou-se a comparecer no julgamento.
Nobel da Paz

Filhos recebem Nobel da Paz em nome de ativista

A ativista iraniana, que continua presa, foi laureada este domingo com o prémio Nobel da Paz. Os filhos receberam o prémio, enquanto a ativista iniciou uma guerra de fome.
Noticiário

13h. Narges Mohammadi. Filhos recebem Nobel da Paz

Ativista não está presente, está detida no Irão. Numa mensagem lida, Mohammadi criticou "tirania" de alguns estados. E, 25 anos depois do Nobel da Literatura, Saramago é celebrado na Azinhaga.
Noticiário

7h. Israel apela à evacuação de Khan Younis

Forças israelitas expandiram os ataques terrestres para a metade sul da Faixa de Gaza. E, no dia em que recebe Prémio Nobel da Paz, Nargues Mohammadi inicia nova greve de fome.
Nobel da Paz

Ativista premiada com Nobel faz greve de fome

A ativista iraniana Narges Mohammadi, atualmente detida, vai iniciar uma nova greve de fome no domingo, dia em que recebe o Prémio Nobel da Paz. Os filhos estarão em sua representação em Oslo
Conferência de Imprensa

Morreu Henry Kissinger, uma figura incontornável

Em Hong Kong, os idosos têm direito a uma discoteca que abre uma vez por semana. O objetivo é combater a solidão. Morreu Henry Kissinger, o mais conhecido diplomata dos EUA que venceu o Nobel da Paz.
Irão

Teerão bloqueia transferência hospitalar de Nobel

Diretor prisional do estabelecimento onde Narges Mohammadi está internada recusou a sua transferência para o hospital, por esta se recusar a usar o véu islâmico obrigatório.
Fact Check

Investigadores receberam Nobel de máscara?

Publicações nas redes sociais usam fotografia antiga — de abril de 2022 — para alegar que cientistas que contribuíram para a descoberta da vacina contra a Covid-19 não confiam na ciência.
Direitos das Mulheres

Claudia Goldin e o Gender Gap

Para Claudia Goldin o essencial é garantir maior flexibilidade laboral: quando e onde realizar o trabalho. Este ponto é bastante relevante, sobretudo com a explosão do trabalho remoto.
Morte

Morreu o ex-Presidente da Finlândia e Nobel da Paz

Entre outros feitos, Martii Ahtisaari esteve envolvido no processo de paz da Irlanda do Norte no final dos anos 90. "Conduziu a Finlândia para uma era global da União Europeia", diz atual Presidente.
Prémio Nobel

Nobel. Mulheres não ganham menos, mas as mães sim

Laureada com Nobel da Economia, Claudia Goldin, dedicou a carreira a estudar o papel das mulheres no mercado de trabalho nos últimos dois séculos. Concluiu que "fosso" aumenta quando surgem os filhos.
Prémio Nobel

Nobel da Economia entregue a Claudia Goldin

O Nobel da Economia de 2023 foi entregue a Claudia Goldin, pela pesquisa sobre o papel da mulher no mercado de trabalho. A investigadora está ligada à Universidade de Harvard, nos EUA.
Nobel da Paz

Família diz que Narges "explodiu de alegria"

Ativista iraniana está presa no seu país e foi distinguida esta sexta-feira com o Nobel da paz. Festejou a vitória, "radiantes", com as companheiras de cela, de acordo com relato de familiares.
Nobel da Paz

A luta de Narges Mohammadi pelos direitos humanos

Condenada a 31 anos de prisão e 154 chicotadas, Narges Mohammadi pagou um preço alto na luta pelos direitos humanos. "Num mundo sem liberdade, não vale a pena viver", diz a vencedora do Nobel da Paz.
Nobel da Paz

Irão. Ativista Narges Mohammadi vence Nobel da Paz

Narges Mohammadi venceu prémio Nobel da Paz 2023. "Luta pela liberdade de expressão e direito à independência, num país que quer esconder as mulheres e quer cobrir os seus corpos", diz academia sueca.
Literatura

O teatro, a prosa lenta e o silêncio de Jon Fosse

O romancista, poeta e dramaturgo norueguês recebeu o Nobel da Literatura. Obra que “dá voz ao indizível” torna com frequência aos teatros portugueses. O próximo livro chega em novembro.
Noticiário

14h. Visita de Zelensky a Portugal confirmada

Uma nota da Presidência da República dá conta que Zelensky aceitou o convite de Marcelo Rebelo de Sousa para vir a Portugal. Ainda neste jornal, Nobel da Literatura atribuído ao norueguês Jon Fosse.
Química

Prémio Nobel da Química para 'pontos quânticos'

O Nobel da Química 2023 foi anunciado esta quarta-feira pela Academia Real das Ciências Sueca, em Estocolmo, a uma descoberta fundamental para a nanotecnologia. Um dos cientistas laureado é russo.
Resposta Pronta

Attosegundo? Nobel da Física num "piscar de olhos"

Luís Oliveira e Silva, Professor  e investigador no departamento de fisica do Instituto Superior Técnico explica o que são flashes em attosegundos, descoberta premiada com o Novel da Fisica 2023.
Física

Nobel para luz em attosegundos para ver eletrões

O Nobel da Física foi atribuído a Pierre Agostini, Ferenc Krausz e Anne L’Huillier: os cientistas (quase) ultrapassaram Flash, o super-herói da DC Comics, e conseguiram ver eletrões ultrarrápidos.
A História do Dia

O Prémio Nobel 10 anos depois de ser dispensada

Os dois vencedores do Prémio Nobel da Medicina abriram o caminho às vacinas contra a Covid-19. Foi há quase duas décadas e salvaram milhões de vidas. Vera Novais, jornalista, é a nossa convidada.
Prémio Nobel

Laureados já tinham sido premiados em Portugal

Os cientistas premiados com o Nobel da Medicina já tinham sido distinguidos em Portugal pela mesma investigação em 2022, através da Fundação Bial.
Resposta Pronta

"Nobel foi entregue a uma investigação notável"

Miguel Prudêncio, investigador do Instituto de Medicina Molecular, explica a importância do trabalho desenvolvido por Katalin Karikó e Drew Weissman, vencedores do Nobel da Medicina.
Noticiário

12h.Karikó e Weis recebem Nobel da Medicina 

Foram distinguidos dois investigadores pela descoberta que levou à vacina contra a Covid-19 com o prémio Noel da Medicina. E ainda, Ministro da Saúde vai reunir com bastonário.
Medicina

Nobel para descoberta que levou à vacina da Covid

O Nobel da Medicina foi atribuído a Katalin Karikó e Drew Weissman, da Universidade da Pensilvânia. "Foi um trabalho absolutamente fundamental" e "um prémio mais do que justo", diz Miguel Prudêncio.
Prémio Nobel

Nobel da Medicina é esta segunda-feira anunciado

Previsões incluem, entre outros candidatos, a investigação sobre células imunitárias capazes de combater o cancro, o estudo da microbiota humana e os trabalhos sobre as causas da narcolepsia.
Filipinas

Nobel da Paz absolvida em caso de evasão fiscal

Maria Ressa já tinha sido processada por quatro casos semelhantes, no mandato do ex-Presidente filipino, sendo que foi absolvida. Jornalista e portal de noticias vão ainda enfrentar dois processos.
Guerra na Ucrânia

Fundação Nobel convida Rússia e é alvo de boicote

Ao contrário de 2022, diplomatas do Irão, Bielorrússia e Rússia estão convidados. Partidos suecos anunciam boicote, mas presidente da Fundação Nobel não reverte decisão. Comité norueguês aplaude.
Óbito

Morreu vencedor mais velho do Nobel, com 100 anos

O papel crucial que teve no desenvolvimento da bateria de iões de lítio valeu-lhe um prémio Nobel, que recebeu aos 97 anos. John Goodenough morreu este domingo.
Fact Check

Nobel da Paz. Nomeação valida uso de cloroquina?

Circulam nas redes sociais alegações que o médico Vladimir Zelenko, "que incentivava o tratamento precoce da Covid-19 com hidrocloroquina, azitromicina e zinco" foi nomeado para o prémio.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas