“O FC Porto está interessado em renovar com todos os bons jogadores mas naturalmente dentro de limites razoáveis e das possibilidades do futebol português. Já existem negociações, havia um jogador que deveria estar agora a assinar a renovação e passou para de hoje a oito dias, por causa desta cerimónia. Mas é evidente que sabemos até onde podemos ir e iremos até ao máximo que pudermos ir esperando poder resolver esses problemas”, anunciou Pinto da Costa na semana passada, à margem da apresentação dos resultados consolidados do exercício de 2019/20 com um prejuízo histórico da SAD. Faltava o nome, está encontrado: Pepe.

O central luso-brasileiro, um dos cinco jogadores mais internacionais de sempre pela Seleção, ascendeu esta época à liderança da hierarquia de capitães e prolongou a ligação ao clube azul e branco até junho de 2023, o que faz com que, cumprindo esses anos de contrato, fique no Dragão até aos 40 anos. “Quem sabe possa ir até aos 42”, atirou ainda o jogador, numa parte mais descontraída do anúncio oficial da renovação de contrato.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Sou muito realista e o presidente também. Acho que a idade é só um número, o que vale é o rendimento, a minha capacidade dentro de campo e nos treinos. É normal para vocês só vejam o que é o jogo, não veem o nosso trabalho diário e isso faz com que cheguemos ao jogo e estejamos bem com capacidade de poder desenvolver as nossas capacidades. Desde os 30 anos dizem que um jogador é velho. Eu já vou para os 40. Tenho bons treinadores que me preparam bem. Por isso é que estou num grande clube como o FC Porto”, destacou o central.

“Desde o primeiro dia em que entrei nesta casa soube o que é ser portista, o que é representar um clube com esta dimensão de nível mundial. Agradeço ao presidente, a toda a Direção, ao meu treinador, que faz com que sejamos muito competitivos. Faz com que, apesar dos 37 anos, possa competir ao mais alto nível. Lembro-me que quando cheguei que, numa das conversas que tive com o nosso mister, disse que só queria competir e poder lutar pelo lugar. Ele disse: ‘Comigo, se trabalhares o que a equipa pede, és mais um para ajudar’. Espero continuar a conquistar títulos, é por isso que me levanto todos os dias. Todos nós quando assinamos por um clube histórico como este temos de sentir isso. Quando temos esta dádiva de poder estar num clube que nos proporciona tudo e mais alguma coisa para poder fazer aquilo que gostamos, temos de ser privilegiados e agradecer. É por esse objetivo que trabalhamos duro para podermos estar feliz no final, com taças e títulos”, acrescentou Pepe, que cumpre a sexta época no Dragão depois da primeira passagem entre 2004 e 2007 e o regresso em janeiro de 2019. Ao todo, o central ganhou três Campeonatos, uma Intercontinental, duas Taças de Portugal e duas Supertaças.

“O que o Pepe representou é o passado dele, está muito no nosso Museu e está na cabeça de todos nós. Esta renovação não é um prémio pelo passado, é porque continua a ser fundamental, o melhor central português e por isso é titularíssimo da Seleção fruto da vida que sempre levou e do cuidado e profissionalismo que sempre teve, vai durar mais. Tenho a certeza que não será o último contrato que assinará. Disse-lhe que começava por ele, pelos valores que ele transmite a todos aqueles que lidam com ele diariamente”, destacou Pinto da Costa, presidente dos dragões, prosseguindo: “É a primeira das muitas renovações que pretendemos fazer. Fizemos questão de começar por ele, por ser o capitão e porque é um homem de H muito grande. Vive o FC Porto como muitos que aqui nasceram não conseguem chegar. No ano passado, fruto do grande trabalho do nosso Sérgio Conceição e dos jogadores, conseguimos a dobradinha e o Pepe foi um dos pilares do que foi sonhado por todos”.

De recordar que o FC Porto tem vários outros jogadores em final de contrato, casos de Sérgio Oliveira, Otávio, Marega (todos até junho de 2021) ou Corona (2022). Fábio Vieira e João Mário, dois dos jovens lançados por Sérgio Conceição na última temporada, também deverão prolongar os respetivos vínculos com os dragões.