A construção da primeira fábrica da Tesla na Europa, em Berlim, tem encalhado nalgumas dificuldades inesperadas. Há quem aponte o dedo ao lobby dos fabricantes alemães, eventualmente pouco interessados em ter mais um concorrente, para mais americano, a poder esgrimir o factor “casa”. Mas desta vez foram os ambientalistas que recorreram a tribunal para exigir a suspensão das obras na fábrica, nomeadamente no que respeita ao abate das árvores, operação necessária para limpar o terreno.

Face às queixas, o juiz determinou uma suspensão temporária, enquanto analisava os argumentos daqueles que estavam preocupados com a possibilidade de o corte das árvores prejudicar as cobras e os lagartos que, nesta época do ano, hibernam na região.

A Tesla terá determinado uma estratégia para proteger os animais, argumento que, uma vez apresentado ao juiz, levou-o a levantar a proibição. Segundo a Reuters, “o juiz decidiu que a Tesla apresentou medidas suficientes para proteger os répteis, cumprindo as normas para os capturar e realojar noutro local”.

Os ambientalistas da Nature Conservation Union de Brandenburg, que aplaudiram a primeira decisão do juiz, não ficaram agradados com a segunda, colocando em dúvida a capacidade de se conseguirem salvar todos os animais.

De recordar que esta não é a primeira vez que estes ambientalistas procuram atrasar a construção da Gigafactory Berlim, sendo que na tentativa anterior os morcegos foram o argumento usado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR