Portugal prepara-se para lançar uma nova campanha turística destinada aos mercados onde os programas de vacinação vão começar “mais intensamente” e dos quais o país poderá tirar maior “vantagem”, disse o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, no programa Grande Entrevista, da RTP3. Esse foco estará no mercado inglês, mas também no alemão, “onde temos uma baixa quota de mercado e achamos que podemos crescer bastante”.

“Vamos estar a lançar agora uma nova campanha de valorização da marca Portugal e particularmente destinada àqueles mercados onde os programas de vacinação vão começar mais intensamente, e onde podemos ter mais vantagem em apostar. Claramente o inglês, mas também o alemão, onde temos uma baixa quota de mercado e achamos que podemos crescer bastante”, adiantou Siza Vieira.

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Segundo o ministro, assiste-se hoje a uma “procura reprimida de pessoas que não viajam porque não podem e que, no primeiro momento em que o puderem fazer, vão escolher Portugal”, tal como aconteceu em agosto, com o mercado britânico, quando foram levantadas as restrições de circulação entre os dois países. No entendimento de Pedro Siza Vieira, Portugal é um país seguro também “do ponto de vista sanitário”.

O ministro voltou ainda a defender que 2021 será o ano da “recuperação” devido à esperada “normalização da situação sanitária” e à chamada ‘bazuca europeia’ (o pacote de apoios à retoma económica).

Sobre os novos apoios às empresas, Pedro Siza Vieira atualizou os números de candidaturas ao programa Apoiar — que paga 20% da faturação perdida nos nove primeiros meses deste ano, limitado a 7.500 euros nas micro empresas e 40.000 euros no caso das pequenas empresas. Já foram feitas 37 mil candidaturas, no montante total de 350 milhões de euros, dos quais foram pagos, até esta quarta-feira, 93,7 milhões de euros.