A canção é de Natal. O refrão é o conhecido “Vai nevar, vai nevar, vai nevar”. Mas vai aplicar-se a esta primeira semana de 2021 e tem de ser feita uma adaptação ou um acrescento, como quisermos: porque além de neve, o país também vai gelar. Estamos a viver a primeira onda de frio deste inverno (e do outono), que acontece quando ao longo de seis dias consecutivos a temperatura mínima está 5 graus abaixo da média normal para a época.
O frio, que já vem na verdade desde o Natal, acentuou-se este sábado, dia 2, e deve manter-se pelo menos até quinta-feira, com temperaturas muito, mas mesmo muito baixas à noite. A pior madrugada vai ser a de terça para quarta-feira, quando mais de metade do país ficar muito perto do zero ou mesmo com os termómetros negativos. Mas mesmo depois de quinta, e porque haverá alguma chuva que fará com que as máximas se tornem mais amenas, não espere guardar os sobretudos e os cachecóis no armário, porque o inverno veio para ficar.
A culpa deste tempo gelado é de uma massa de ar muito frio vinda de norte-nordeste, ou seja do do Norte da Europa, que afeta toda a Península Ibérica. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos de tempo frio para todos os distritos de Portugal continental até pelo menos 6 de janeiro, exceto no Algarve: porque só na costa sul a temperatura mínima deverá subir ligeiramente. Em Trás-os-Montes e na Beira Alta as noites geladas vão manter-se, mas o resto do país também continuará a bater os dentes.
Canvi de situació a partir de dijous.
Si ara tenim ruixats dispersos i estones de sol, calabruix, fred i neu. ????️❄️
A partir de dijous arriben les pluges generalitzades i freqüents. Cels tapats. La cota de neu pujarà. Vents de llevant i gregal. ????️????️https://t.co/mztElFqRxN pic.twitter.com/kTi0v66cJp
— AEMET_Baleares (@AEMET_Baleares) January 4, 2021
As mínimas deverão variar entre -1° e 4°C em todo o país, e serão mesmo inferiores no interior Norte e Centro, entre -2° e -6°C, ou até -8/-9°C em alguns locais de Trás os Montes à Beira Alta. Só o mesmo o Algarve estará a salvo, com noites de 4 a 6 graus. Além disso, de manhã haverá gelo nas estrada, geada e nevoeiro.
Quanto a máximas, os sortudos que vivam junto ao litoral ou mais a Sul ainda podem sonhar com tardes de 13° a 14º até quinta, mas para quem esteja no interior não conte com mais do que 5 a 7°.
Se a chuva vier, e é provável que venha sobretudo no final da semana, virá em forma de neve, mesmo em cotas consideravelmente baixas, como Portalegre.
Na Madeira e nos Açores, o mau tempo deve-se a uma depressão associada a muita chuva e vento forte que depois se aproximará do Sul do país.
Entrarà pel SO.
Pressió superfície i pluja-neu.
Atents als avisos i l’evolució a partir del dimecres nit…
MeteoEarth (ECWMF).@AEMET_CValencia @GarciafXimo @apuntoratge @Tiempo_Valencia @oratgenet @terravivaapunt @llobiols @jcfortea @JuanjoVillena @VicenteAupi pic.twitter.com/BRv2DGDoSu— Paco Burguera (@PacoBurguera) January 4, 2021