Já é seguro escrever que as luvas de Bernie Sanders roubaram a cena na tomada de posse de Joe Biden, o 46.º presidente dos Estados Unidos da América. Isolado, sentado a um canto durante a cerimónia de quarta-feira, o senador norte-americano foi fotografado com as pernas e os braços cruzados, com as luvas volumosas em clara evidência. A imagem, na qual Sanders parece ligeiramente incomodado com o frio, serviu de mote para a criação de memes virais que tomaram conta das redes sociais e chegaram mesmo a ser notícia: a Insider, por exemplo, afirma que a imagem de um Bernie Sanders mal-humorado é o “meme mais mágico” de todo o evento.

TOPSHOT-US-POLITICS-INAUGURATION

A imagem original do senador Berni Sanders (© BRENDAN SMIALOWSKI/AFP via Getty Images)

As luvas de Sanders, que estão no centro das atenções, são sustentáveis, feitas a partir de camisolas de lã velhas, e foram um presente dado há mais de dois anos por Jen Ellis, uma professora do Vermont que ficou surpreendida quando Sanders começou a usá-las durante a campanha presidencial. Na respetiva conta de Instagram, Ellis agradeceu o interesse e escreveu que, infelizmente, já não tem mais luvas disponíveis para venda, remetendo potenciais compradores para o site Etsy, que se foca em produtos usados e feitos à mão.

Além das muitas referências feitas a Bernie nos EUA, começam a surgir algumas “made in Portugal”, como é o caso do tweet da Worten Portugal, que soube aproveitar aquele que é um dos “assuntos do momento” no Twitter. Bernie chegou ainda ao banco do Benfica e às portas da Unilabs.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

© DR (imagem divulgada via Whatsapp)

Bernie Sanders na lua ou na companhia de Deadpool ou Han Solo

De repente, Sanders já não está sozinho, mas sim na companhia do anti-herói Deadpool ou de Chewbacca e Han Solo, chegando mesmo a fazer parte d’ “O Clube”.

A fotografia viral do senador de 79 anos foi até adaptada à história do filme “Shining”, de 1980. Outros utilizadores do Twitter colocaram-no no lugar de Simba, personagem animada do filme “O Rei Leão”.

Talvez pela idade, e pelo ar rezingão com que se deixou fotografar, houve quem optasse por incluir Bernie Sanders na história de “Up – Altamente”, com o senador a substituir o resmungão Carl Fredricksen. E porque foi o frio que certamente motivou a escolha das luvas, porque não juntá-lo à malta do Norte, em “A Guerra dos Tronos”? Afinal, o inverno já chegou…

Independentemente do contexto, da companhia ou da época, criatividade foi coisa que não esteve em falta, com as luvas de Bernie Sanders a ofuscarem os designers norte-americanos de mais e menos renome que vestiram personalidades de alto gabarito, como Kamala Harris, Jill Biden e até Michelle Obama.

Os diferentes significados do roxo de Kamala ou a pomba dourada ao peito de Lady Gaga, com o devido impacto nos media, têm agora um par de rivais à altura: luvas XXL, quentinhas e feitas à mão.