Depois de estar reservada ao mercado norte-americano durante cerca de um ano, a Gladiator pode finalmente ser encomendada pelos condutores europeus, através dos concessionários oficiais da marca e Portugal não é excepção. A Gladiator é a nova pick-up da Jeep, uma espécie de Wrangler mas com caixa aberta atrás, ideal para quem necessita de transportar objectos pesados ou volumosos, ou é fã de desportos radicais, do surf ao kite, passando pela parapente ou BTT.

A Gladiator começa por manter intactas as características que colocaram o Wrangler nos píncaros em matéria de capacidade em todo-o-terreno, com eixos rígidos para maximizar o cruzamento de eixos, boa distribuição de massas por ter o motor à frente, mas praticamente atrás do eixo dianteiro, bons ângulos de ataque e de saída e uma boa altura em relação ao solo. O pára-choques “curto”, os guarda-lamas “arregaçados” e as dobradiças das portas e capot visíveis no exterior – o que permite retirar as portas e o pára-brisas – conferem ao modelo um ar mais “durão”. A caixa de carga em aço, com 152 cm, mais não faz do que reforçar a sensação inicial.

Apesar de estarem várias motorizações disponíveis nos EUA, em Portugal, e pelo menos para já, é o motor 3.0 V6 Multijet diesel que está de serviço, cujos 264 cv e 600 Nm garantem que não há nada que a pick-up não consiga transpor. Isto porque além da potência a baixa rotação, a Gladiator conta ainda com os eixos rígidos mais robustos Dana 44 e um sistema de tracção 4×4 Command-Trac, mais eficaz a colocar a força do motor na roda com mais aderência. A caixa automática de 8 velocidades, com redutoras, torna a condução mais relaxada.

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Capaz de atingir 177 km/h e os 100 km/h em 8,6 segundos, a Gladiator conta com uma série de sistemas destinados a ajudar o condutor, como o cruise control adaptativo com travagem de emergência mesmo quando quem vai ao volante está distraído, alerta de colisão frontal plus, detecção de veículos em aproximação durante manobras em marcha-atrás e aviso para a presença de veículos no ângulo morto. Isto além do equipamento de conforto e entretenimento como o Apple CarPlay e Android Auto, a que se junta o sistema de conectividade Uconnect Box, que permite aceder a uma série de serviços e à aplicação da marca My Uconnect, que facilita o controlo do veículo em qualquer momento e a partir de qualquer lugar.

Proposta com dois níveis de equipamento, Sport e Overland, a Gladiator avança ainda com a versão de lançamento Launch Edition, sendo esta a primeira a chegar, já em Fevereiro, mas de que estão disponíveis apenas cinco unidades, por 70.000€. Felizmente, não deverá existir qualquer limite, em termos de disponibilidade, para a Gladiator Sport, a mais prática, ou para a Overland, a mais sofisticada.

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