Foi lançada esta terça-feira uma plataforma online para facilitar a marcação de testes rápidos em todo o país. O site covidtesterapido.pt permite agendar a realização de testes à Covid-19 em 62 locais do país, com a possibilidade de realização dos mesmos ao domicílio e em empresas em algumas regiões.

A plataforma agrega os postos disponíveis em cada distrito e nos quais é possível fazer o teste rápido de antigénio, aprovado pelo Infarmed e pela Direção-Geral da Saúde. Para efetuar uma marcação basta selecionar o local no mapa disponibilizado no site, e indicar a data e horário preferencial, bem como o contacto telefónico e eletrónico.

O teste rápido é realizado em 2 a 3 minutos, com resultados em 15 minutos. É também enviado um relatório médico a todos os casos positivos.

Segundo a nota de imprensa, “o objetivo passa por sistematizar informação de modo a facilitar e a democratizar o acesso à marcação” dos testes.

O autor da iniciativa, João Monteiro, afirma em comunicado que a ideia para a criação do site surgiu de uma conversar com a mulher, que é médica, sobre o “papel importante que os testes rápidos de antigénio poderiam ter” como “forma muito eficaz de ajudar ao controlo de pandemia”.

“O problema assentava em dois pontos: a falta de informação sobre estes testes e a falta de acesso. Com este site pretendemos informar mais as pessoas e liberalizar o acesso aos testes”, cita a nota.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR