O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e o homólogo de Braga, Ricardo Rio, estão nomeados para o prémio World Mayor 2021, promovido pela The City Mayors Foundation.

Os dois autarcas são os dois únicos portugueses na lista final por entre 32 candidatos de 21 países. O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, também foi incluído na lista inicial, mas acaba por não fazer parte dos potenciais vencedores.

Ao Diário de Notícias, Carlos Carreiras afirma que a nomeação “prestigia a capacidade de resiliência de Cascais, a determinação das suas gentes e a capacidade de se unir nos momentos difíceis”. O autarca refere ainda que “dispensava a distinção” porque significaria que não existia “este pesadelo da pandemia de Covid-19”.

Já Ricardo Rio salienta que “nenhum autarca é o melhor do mundo” dado que todos enfrentam “realidades muito heterogéneas” e que os “sucessos das autarquias” são resultados de “toda uma equipa e de inúmeros parceiros”.

A organização The City Mayors Foundation foi criada em 2004 e o último prémio foi entregue, em 2018, à presidente do município italiano de Ancona, Valeria Mancinelli.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR