Em atualização

O FC Porto conquistou este domingo a Taça Hugo dos Santos em basquetebol após derrotar o Sporting por 72-68 na final realizada no Pavilhão Municipal de Sines, aplicando assim o primeiro desaire dos leões na presente época num encontro emotivo onde teve desvantagens superiores a dez pontos mas recuperou na parte final.

Depois de Miguel Queiroz ter feito o primeiro cesto do encontro, a defesa agressiva dos leões e o ataque letal com Travante Williams a converter os dois primeiros triplos deram ao Sporting a possibilidade de fazer um parcial de 13-0 em menos de cinco minutos, ganhando uma vantagem importante para o que se seguiria no período e que seria ainda dilatada na parte final para 23-9 apesar de um esboço de reação dos azuis e brancos travado mais uma vez por lançamento longo de Travante. Até ao intervalo, João Soares deu o mote para a melhoria do FC Porto, Jalen Riley também se mostrou mais ao jogo mas os leões foram controlando o resultado com vantagem de dois dígitos, reduzida nos últimos minutos até sete pontos com um grande triplo de Riley em cima da buzina (39-32).

O FC Porto tinha tantos ressaltos como o Sporting e conseguira fazer até mais assistências mas levava o dobro dos turnovers. E era aí, a par da eficácia de lançamento, que estava a grande diferença entre as equipas. No entanto, tudo mudou nos últimos 20 minutos: com Riley a conseguir empurrar a equipa com um triplo e uma assistência que colocaram a diferença apenas em quatro pontos, os dragões reentraram no encontro, saíram a perder apenas por três no final do terceiro período tendo estado já em vantagem e voltaram a recuperar do mau arranque do último quarto para recuperarem de novo dez pontos e fazerem um parcial de 8-0 que colocou a equipa na frente por 65-63, antes de um triplo de Pedro Pinto, de dois lançamentos livres falhados por Travante Williams e de mais dois pontos de Eric Anderson (melhor marcador do jogo) que fecharam o encontro em 72-68.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR