787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Esta voz de Adel é música para os ouvidos (a crónica do Benfica-Famalicão)

Este artigo tem mais de 3 anos

Fast forward para a frente, rewind para trás, play aqui e ali, pause ao intervalo: Taarabt marcou o passo do Benfica coletivamente forte como há muito não se via e bateu Famalicão em 45 minutos (2-0).

Adel Taarabt foi uma das unidades mais importantes no ritmo que o Benfica conseguiu imprimir na primeira parte e que chegou para resolver o jogo
i

Adel Taarabt foi uma das unidades mais importantes no ritmo que o Benfica conseguiu imprimir na primeira parte e que chegou para resolver o jogo

Pedro Fiuza

Adel Taarabt foi uma das unidades mais importantes no ritmo que o Benfica conseguiu imprimir na primeira parte e que chegou para resolver o jogo

Pedro Fiuza

Durante o surto que assolou o Seixal há três semanas e que infetou um total de quase 30 pessoas entre jogadores, equipa técnica, staff, demais colaboradores e inclusive o presidente Luís Filipe Vieira, Jorge Jesus foi fazendo uma série de testes, todos eles negativos. Ainda assim, tinha sintomas. Febre, dores no corpo. No entanto, e por ver a razia nos trabalhos do plantel, recusou parar. Deu treinos em grupos mais pequenos, continuou a ir para o banco, assumiu ainda mais pastas do que aquelas que já tinha. Uma semana depois, e no seguimento de um jogo frente ao Nacional onde já teve de fazer um esforço extra, teve mesmo de parar. E ao oitavo teste deu positivo.

Tudo resolvido em sete minutos: Benfica bate Famalicão, regressa às vitórias e aproxima-se do FC Porto

Como João de Deus, adjunto e número 2 da equipa técnica, foi destacando em todas as conferências de imprensa após os encontros, Jesus continuou a ser o cérebro de tudo, dos treinos à abordagem ao jogo, passando pelo estudo do adversário, pelos esquemas táticos ou pelas nuances preparadas com o evoluir do resultado. No entanto, e até pelo tipo de liderança que exerce no banco, fez falta. Não tanto na vitória frente ao Belenenses SAD, que foi sendo construída de forma natural, mas na deslocação a Alvalade para o dérbi com o Sporting e no empate caseiro diante do V. Guimarães que fechou a primeira volta. Só aí, foram cinco pontos perdidos. E como três foram contra os leões, a distância para a liderança em caso de vitórias nesses dois encontros seria de cinco e não 11 pontos. Foi também neste contexto que, já a sentir-se melhor, o treinador principal sentiu a importância de regressar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Este desafio com o Famalicão ficará assinalado pelo regresso ao banco de Jorge Jesus, o qual, assintomático há três dias, faz questão de já estar junto da equipa hoje [segunda-feira], apesar de lhe ter sido recomendado, pelos médicos que o acompanham, que descansasse mais uns dias na sequência do período de ausência forçada devido à Covid-19”, assumiu o clube na sua newsletter diária antes do encontro. Sendo verdade que há 20 anos que a equipa do Benfica não terminava a primeira volta fora do pódio, mais um registo negativo entre outros que se fosse pela parte histórica retiravam os encarnados da luta pelo título, bastou o empate na Pedreira para haver uma perceção diferente de tudo: uma vitória no arranque da segunda volta permitia igualar o Sp. Braga, ficar a três pontos do FC Porto e esperar por uma quebra do Sporting que terá de jogar fora com todos os outros candidatos.

“Íamos ter uma equipa para arrasar e foi a Covid que nos arrasou”: Jesus regressa e comenta últimos dois meses do Benfica

Por isso, a receção ao Famalicão agora orientado por Silas assumia uma especial importância. Nos últimos seis jogos em todas as competições, o Benfica chegava com apenas uma vitória; nos últimos quatro só para a Primeira Liga, teve três empates e uma derrota. Mais do que isso, e continuando a olhar apenas para o Campeonato, só marcou dois golos em 360 minutos, sofrendo três no mesmo período. Sendo percetível que a equipa foi ganhando com o tempo outra solidez defensiva, a que não será alheio o crescimento de Weigl na ideia tática de Jesus e a consolidação de um quarteto base que poderá voltar a mexer na forma (tática) ou no conteúdo (nomes) com a chegada de Lucas Veríssimo, era no ataque que estava agora o problema, não tanto pela criação de oportunidades ou pelas tentativas de visar a baliza (23 contra os minhotos, 16 na primeira parte) mas pelos golos.

Mais uma vez sem os lesionados Rafa e Luca Waldschmidt, Jesus optou por uma ideia diferente, colocando Cervi de novo na esquerda, Everton na direita e dois avançados em cunha, Seferovic e Darwin Núñez, tendo Taarabt nas chegadas. Durante 45 minutos o coletivo do Benfica mostrou-se como há muito não se via: solto, intenso, a jogar rápido e a campo grande, com grande disciplina nas transições, a ter sempre um jogador na compensação para ganhar de novo a posse. E foi aí que Adel Taarabt se destacou, mostrando que, com este Weigl mais integrado na ideia de ‘6’ no esquema de Jesus, e com elementos como Cervi a terem tantas ou mais ações defensivas do que os próprios elementos mais recuados, consegue abrir o livro e ser o ‘8’ que tanta falta fez em alguns momentos a uma equipa que deu uma resposta clara aos quatro jogos sem ganhar antes de quebrar em termos físicos.

Ficha de jogo

Mostrar Esconder

Benfica-Famalicão, 2-0

18.ª jornada da Primeira Liga

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Hugo Miguel (AF Lisboa)

Benfica: Vlachodimos; Gilberto, Otamendi, Vertoghen, Grimaldo; Weigl, Taarabt (Gabriel, 76′); Everton (Diogo Gonçalves, 90′), Cervi (Pizzi, 61′); Darwin Nuñez (Chiquinho, 90′) e Seferovic

Suplentes não utilizados: Helton Leite, Nuno Tavares, Morato, Pedrinho e Gonçalo Ramos

Treinador: Jorge Jesus

Famalicão: Luiz Júnior; Patrick William (Diogo Figueiras, 68′), Diogo Queirós, Babic; Edwin Herrera (Alexandre Guedes, 23′), Pêpê Rodrigues, Ugarte, Rúben Vinagre; Gil Dias (Anderson, 79′), Heriberto (Lukovic, 79′) e Ivo Rodrigues (Valenzuela, 68′)

Suplentes não utilizados: Vaná, Morer, Riccieli e Kraev

Treinador: Silas

Golos: Darwin Núñez (3′) e Otamendi (7′)

Ação disciplinar: cartão amarelo a Babic (28′), Taarabt (56′), Rúben Vinagre (57′), Otamendi (71′) e Gilberto (81′)

E se eficácia foi a palavra chave no empate frente ao V. Guimarães, eficácia foi também a palavra chave na vitória com o Famalicão. Eficácia e total, logo nos primeiros minutos: na sequência de uma jogada iniciada nos pés de Taarabt e que teve Everton a fintar três adversários na área antes do cruzamento ao segundo poste, Darwin Núñez só teve de encostar ao segundo poste para o 1-0 (3′); pouco depois, Taarabt aproveitou um livre lateral para fazer a diagonal, testar a meia distância e ver Otamendi encostar na recarga após defesa incompleta de Luiz Júnior para o 2-0 (7′). Jorge Jesus ainda não tinha tirado a máscara na sua zona técnica mas via a equipa marcar tantos golos em menos de dez minutos do que nos últimos 360. Mais do que isso, apresentava qualidade no jogo com e sem bola, que não teve outra expressão porque um cabeceamento de Taarabt saiu muito perto da trave.

[Clique nas imagens para ver os melhores momentos do Benfica-Famalicão em vídeo]

A jogar em campo grande, a dar muita largura ao jogo ofensivo com a colocação dos alas no lado do pé de raiz ao contrário do que é normal (Everton na direita, Cervi na esquerda) e a trocar rápido e bem a bola, o Benfica tinha o domínio total do jogo enquanto Silas se sentava no banco e fazia esboços com o adjunto Zé Pedro sobre o que podia mudar para equilibrar o encontro, não demorando a abdicar de Edwin Herrera para lançar Alexandre Guedes. No entanto, apenas por uma vez o Famalicão conseguiu visar a baliza de Vlachodimos… quase para o golo: livre lateral na direita marcado por Ivo Rodrigues, corte da defesa encarnada para um primeiro remate falhado por um jogador famalicense e tentativa de Gil Dias que bateu no poste da baliza de Vlachodimos (27′). Entre as chances que o Benfica foi criando e desaproveitando, os visitantes ficaram muito perto de reduzirem a desvantagem.

Logo a abrir o segundo tempo, Darwin Núñez teve um remate perigoso ainda desviado para canto mas as principais características da partida iriam mudando, com o Benfica a ter uma menor capacidade de pressão a condicionar a saída do Famalicão e a consentir que os visitantes ensaiassem transições rápidas em velocidade sempre a explorar os corredores laterais de onde nasceram os principais lances de perigo: Rúben Vinagre apareceu na área descaído sobre a esquerda para rematar forte mas às malhas laterais; Gil Dias foi sempre o elemento mais agitador sobretudo nos lances em que surgiu na direita arriscando o 1×1 com Grimaldo com dois remates perigosos (um para defesa de Vlachodimos, outro um pouco ao lado); Rúben Vinagre deixou outra ameaça de livre direto. E seria essa a tónica que iria prolongar-se até ao final do encontro, com Darwin Núñez a ter até a oportunidade mais flagrante após trabalho de Seferovic antes de mais dois bons lances ofensivos dos famalicenses sem efeito.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora