Agora é oficial: o Autódromo Internacional do Algarve vai voltar a receber o Grande Prémio de Portugal a 2 de maio, naquela que será a terceira prova da temporada no Mundial de 2021, após Bahrain e Itália.

Algarve pode voltar a receber Fórmula 1 já em maio: GP da Austrália praticamente adiado, etapa chinesa em risco de ser cancelada

“Depois de anunciarmos em fevereiro a intenção que preencher uma vaga no calendário de 2021 com uma corrida em Portugal, a Fórmula 1 pode hoje confirmar que Portimão irá receber o Grande Prémio a 2 de maio, na terceira prova de um recorde de 23 no Campeonato. Em outubro, a Fórmula 1 voltou a Portugal pela primeira vez em 25 anos com um entusiasmante Grande Prémio que viu o Lewis Hamilton conseguir a sua 92.ª vitória da carreira à frente de Valtteri Bottas e Max Verstappen. 27.000 fãs seguiram toda a ação e a Fórmula 1 está a trabalhar de forma próxima com promotor e governo português a propósito do público”, anunciou no site oficial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Estamos muito entusiasmados por anunciar que a Fórmula 1 vai voltar a Portugal depois do grande sucesso da corrida do último ano. Queremos agradecer ao promotor e ao governo português pelo trabalho duro e por toda a dedicação que nos levaram a este ponto. Estamos confiantes e entusiasmados com a nossa época de 2021, após mostrarmos no ano passado que conseguimos fazer 17 provas de forma segura e levado a milhões de fãs grandes corridas em tempos difíceis. Esperamos que possamos ver novamente os fãs em Portimão de forma segura e estamos a trabalhar com o promotor nos detalhes desse plano”, destacou o italiano Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1, em declarações reproduzidas pelo site oficial.

[Ouça aqui a opinião de Ni Amorim sobre o regresso da Fórmula 1 à Rádio Observador]

Ni Amorim: “Objetivo é que Portugal faça parte do circuito”

“A realização de grandes eventos no nosso país é muito importante para a imagem e promoção internacional de Portugal como destino turístico e, por isso, é com enorme agrado que vemos o regresso da Fórmula 1 ao Algarve, em 2021. Quero agradecer à FIA [Federação Internacional do Automóvel] e à Fórmula 1 pela confiança demonstrada em Portugal, no Algarve e no AIA [Autódromo Internacional do Algarve], escolhendo o nosso país para receber mais uma ronda do calendário da Fórmula 1 e expressar o nosso total compromisso de tornar o evento num grande sucesso”, comentou também Rita Marques, secretário de Estado do Turismo.

Desta forma, fica conhecido todo o calendário com 23 provas do Mundial de 2021, que arranca no final de março no Bahrain (dia 28), tem depois 13 corridas na Europa entre abril e setembro com Canadá pelo meio a 13 de junho (Ímola, Portugal, Espanha, Mónaco, Azerbaijão, França, Áustria, Grã-Bretanha, Hungria, Bélgica, Países Baixos, Itália e Rússia) e termina noutros continentes com corridas em Singapura, Japão, EUA, México, Brasil, Austrália, Arábia Saudita e Abu Dhabi. O Grande Prémio da China não fará parte do Mundial deste ano.