Patrícia Mamona qualificou-se na manhã deste sábado para a final do triplo salto dos Europeus de Pista Coberta, que decorrem na cidade polaca de Torun. À semelhança do que aconteceu no lançamento do peso, Portugal estará representado na fase decisiva da especialidade no quadro feminino e masculino, depois de também Pedro Pablo Pichardo ter conseguido apuramento direto para a final com a melhor marca de qualificação.

Pedro Pablo Pichardo na final do triplo salto dos Europeus de Pista Coberta com melhor registo da qualificação

A atleta do Sporting, a única entre a delegação portuguesa que tinha à partida medalhas em Europeus de Pista Coberta (prata em Belgrado em 2017, apenas atrás da alemã Kristin Gierisch) e campeã europeia ao Ar Livre em 2016, deu uma grande mostra de força fazendo um primeiro salto logo a 14,43, garantindo a qualificação direta a par de Paraskevi Papahristou (14,36) com a sua melhor marca do ano e a um centímetro do seu recorde nacional em Pista Coberta. Senni Salminem (Finlândia, 14,22, recorde pessoal), Neele Eckhardt (Alemanha, 14,12, melhor registo do ano) e Ana Peleteiro (Espanha, 14,10) conseguiram também qualificação direta para a final, a que se juntam Neja Filipic (Sérvia, 14.09, recorde pessoal), Kristiina Mäkelä (Finlândia, 14,09) e Viyaleta Skvartsova (Bielorrúsia, 13,99). A israelita Hanna Minenko ficou assim fora das oito finalistas (10.ª, 13,73).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mamona conquista medalha de prata nos Europeus de atletismo

De recordar que, após ter feito apenas uma prova este ano em Pista Coberta nos Campeonatos de Portugal, Patrícia Mamona conseguiu confirmar a marca referência no meeting de Madrid, há pouco mais de uma semana, com um segundo lugar atrás da americana Tori Franklin com o registo de 14,21. À sua frente nas marcas de entrada tinha nomes como a espanhola Ana Peleteiro, a bielorrussa Viyaleta Skvartsova ou a grega Paraskevi Papahristou, a grande figura da temporada até ao momento ao bater o recorde nacional com 14,60.

Portugal já alcançou uma medalha nestes Europeus de Pista Coberta, com Auriol Dongmo a conseguir a vitória na final do lançamento do peso. Além desse outro, Francisco Belo conseguiu bater o recorde nacional em Pista Coberta no lançamento do peso mas ficou a três centímetros da medalha, ao passo que Mariana Machado, a outra finalista nacional até ao momento, terminou a corrida decisiva dos 3.000 metros na 11.ª posição.

Caiu mas não vacilou: Auriol Dongmo conquista no peso a primeira medalha de ouro de Portugal nos Europeus de Pista Coberta