A Seat promove anualmente uma iniciativa que visa ouvir “quem está no terreno”, desafiando os seus colaboradores a avançarem com propostas e ideias que permitam “optimizar tarefas, processos e qualquer outro aspecto do seu ambiente de trabalho”. Na edição de 2020, o chamado programa “Ideas Seat” distribuiu 900 mil euros como incentivo às ideias premiadas, sendo que a aplicação destas já permitiu ao construtor espanhol economizar 7,2 milhões de euros.
Segundo o fabricante, a participação dos seus trabalhadores materializou-se em mais de 3000 propostas das mais diferentes áreas, com 850 delas a estarem já implementadas, o que permitiu a referida poupança no ano passado. “As ideias com maior potencial económico ocorreram nas áreas de produção, especificamente na carroçaria, de energia e instalações, e logística”, informa o construtor, destacando que aquela que conduziu a uma maior poupança consistiu no desenho de um algoritmo de alerta que permitiu aumentar a eficiência do sistema de rastreamento de notas de entrega para peças de fornecimento que não existem em stock e precisam de ser fornecidas “em questão de horas”.
Mais uma vez confirmando que não há indústria 4.0 sem algoritmos, outra das propostas mais interessantes passou por deixar de regular automaticamente o uso de água durante horas, com a utilização deste recurso a passar a ser regulada por um “novo algoritmo que prioriza o uso de água para manutenção, de acordo com as necessidades reais”. E como há continuamente espaço para adoptar medidas de carácter sustentável, outra das sugestões dos trabalhadores que foi bem acolhida e implementada consistiu em substituir as bombas de óleo por bombas de vácuo, sem emissões, nos sistemas de refrigeração das instalações produtivas.
“O programa ‘Ideas Seat’ é um compromisso firme da empresa em promover a inovação e o talento interno, dando voz aos seus profissionais para propor melhorias no seu dia-a-dia, pois são os que melhor conhecem o seu ambiente e o seu potencial”, afirma o construtor, que reconhece nos seus colaboradores o desempenho de “um papel central na promoção da inovação na empresa”.