João Ferreira vai deixar de ser eurodeputado em julho. A informação, transmitida pelo secretariado do PCP numa nota enviada às redações, surge no seguimento da notícia de que Ferreira voltará a candidatar-se à Câmara Municipal de Lisboa nas eleições autárquicas deste ano.

A nota do PCP esclarece que João Ferreira, eurodeputado desde 2009, será assim substituído doze anos depois por João Pimenta Lopes, que ocupava o segundo lugar da lista da CDU nas eleições europeias de 2019. Com a saída de Ferreira, passa a ser Pimenta Lopes o representante da coligação PCP-PEV no Parlamento Europeu.

A substituição acontecerá em julho, meses antes das eleições autárquicas em que João Ferreira voltará a ser candidato pela CDU. Ferreira é, atualmente, vereador em Lisboa, cargo que ocupa desde 2013 e que acumula com o de eurodeputado.

Não é por acaso que Ferreira é conhecido como o homem dos sete ofícios do PCP: o vereador e eurodeputado foi também o candidato apoiado pelo PCP às eleições presidenciais de janeiro, sendo frequentemente apontado como o principal nome para a sucessão de Jerónimo de Sousa na liderança do PCP. No último congresso do partido, em novembro, passou a integrar a comissão política do comité central, um dos órgãos de direção mais restritos do partido.

A nota do PCP garante que Ferreira continuará assim “a sua intervenção e responsabilidades designadamente no âmbito das eleições autárquicas, no quadro das quais encabeçará a lista da Coligação Democrática Unitária (CDU) à Câmara Municipal de Lisboa, correspondendo assim à importância da cidade de Lisboa e da resposta aos problemas de quem nela vive e trabalha”.

O seu substituto, João Pimenta Lopes, é também membro do comité central do PCP e foi eurodeputado entre 2016 e 2019. Tem 40 anos e é, tal como Ferreira, biólogo, tendo sido administrador e diretor técnico do Fluviário de Mora, onde também integrou a Assembleia Municipal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR