As palavras passaram aos atos, os atos passaram aquilo que pretendiam as palavras: os adeptos do Manchester United que se iam concentrar em torno de Old Trafford antes do jogo com o Liverpool invadiram o relvado do estádio cerca de duas horas antes do clássico em protesto com os proprietários do clube, a família Glazer. Os clubes, o árbitro e a Premier League estiveram depois reunidos e acabaram depois por adiar o encontro por razões de segurança para data ainda definir, adiando também a possibilidade de haver campeão este domingo.

Antes, milhares de pessoas concentraram-se em torno do recinto para mais uma ação contra a família Glazer, que segundo alguns meios britânicos terá começado junto ao hotel onde a equipa se concentra a estagiar na antecâmara da partida diante do Liverpool que, em caso de vitória dos comandados de Jürgen Klopp, daria de forma matemática o título ao rival City já este domingo. Alguns terão mesmo tentado bloquear a saída da equipa para o estádio, sendo depois afastados pelas autoridades. De acrescentar ainda que, dentro do anúncio público de mais um protesto junto a Old Trafford, também os adeptos do Liverpool tinham sido “convidados” para se juntarem à ação, prolongando os pedidos de demissão de vários proprietários dos principais clubes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nas várias publicações nas redes sociais que vão sendo partilhadas, conseguem-se ver cerca de 200 adeptos no relvado, alguns tirando até fotografias do momento em cima da baliza e outros levando “recordações”, como as bandeirolas de canto. Os adeptos foram depois retirados pelos seguranças. Antes, houve mesmo um arremesso de uma tocha para a zona onde estava a equipa de reportagem da Sky Sports, onde estava o antigo capitão do Liverpool Jamie Carragher, também ele alvo da ira dos adeptos dos red devils. O encontro, marcado inicialmente para as 16h30, foi depois adiado para verificar todas as condições do campo e acabou mesmo por ser suspenso.

“Depois de conversas com a polícia, a Premier League, as autoridades de Trafford e os clubes, o nosso jogo com o Liverpool foi adiado por razões de segurança devido aos protestos de hoje. Os nossos adeptos são apaixonados pelo Manchester United e compreendemos perfeitamente que têm o direto de se expressar e protestar de forma pacífica. Contudo, lamentamos a situação por ter afetado a equipa mas também por terem colocado em risco outros adeptos, equipa técnica e a polícia. Agradecemos à polícia pelo seu apoio e iremos ajudá-los nas investigações posteriores”, explicou em comunicado o Manchester United, já depois de uma intervenção mais musculada da polícia que estava em Old Trafford para afastar os adeptos dos arredores do recinto.

Em atualização