A Polícia Judiciária (PJ) já descobriu quem é o alegado autor do homicídio de um homem de 78 anos na freguesia de Alvalade, em Lisboa, no passado dia 14 de fevereiro. Tem 26 anos e estava preso desde 8 de março pela prática de outro crime: ofensas à integridade física qualificada, também contra um homem, numa outra cidade da área metropolitana de Lisboa, informa este órgão de investigação criminal em comunicado emitido esta terça-feira.

A Polícia Judiciária veio a apurar, após um longo trabalho de recolha de informação, nomeadamente da possível ocorrência de situações análogas, que o ora identificado se encontra em prisão preventiva, após a sua detenção, em 8 de março passado, pela prática de crime de ofensas à integridade física qualificada, visando também um homem, numa outra cidade da área metropolitana de Lisboa”, lê-se no comunicado.

A investigação da PJ apurou que a vítima passeava ao fim da tarde no parque José Gomes Ferreira, quando foi abordada pelo suspeito. O homem de 26 anos “sem razão aparente” e com “extrema violência e força física”, agrediu a vítima na zona craniana “com auxílio de objeto contundente” — o que lhe causou múltiplas fraturas que acabaram por provocar a sua morte.

No comunicado, a PJ considera ainda que a identificação do suspeito de 26 anos, que foi possível especialmente, mas não só, pelos “resultados periciais obtidos pelo Laboratório de Policia Cientifica”, é “cabal e inequívoca” e permite assim “tranquilizar a comunidade, atendendo à gravidade dos factos e ao enorme alarme social suscitado, especialmente naquela zona da cidade de Lisboa”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Cadáver encontrado em Alvalade. PJ investiga suspeitas de homicídio

O cadáver foi encontrado na Rua Professor Veiga Beirão por volta das 10h50 de dia 15 de fevereiro, por uma cidadão que de imediato ligou à PSP. Quando a PSP chegou ao local percebeu que o cadáver apresentava marcas de agressão, aparentemente tinha “ferimentos provocados com um objeto perfurante”, como explicou à data fonte desta força policial ao Observador. No entanto, dada a suspeita de um homicídio o caso foi depressa entregue à PJ.