O Sporting está a quatro pontos de ser campeão nacional e a festa dos leões já está a ser preparada, relevou esta quinta-feira João Paulo Rebelo, secretário de Estado do Desporto e da Juventude, que considera possível juntar “pessoas com segurança”.

A festa “está a ser preparada. Tive oportunidade já esta semana de falar com responsáveis do Ministério da Administração Interna”, disse o responsável, em declarações ao Canal 11. João Paulo Rebelo adiantou que esta quinta-feira decorre uma reunião entre a Câmara Municipal de Lisboa, as forças de Segurança e o Sporting sobre o evento.

“É muito melhor que alguma coisa esteja preparada, do que deixarmos que as comemorações aconteçam livremente. Sabemos que será muito difícil evitar essas manifestações e o melhor é enquadrá-las e dar-lhes as melhores condições. É possível juntarmos pessoas com segurança. É isso que é fundamental que se faça”, disse.

Câmara de Lisboa estuda solução para festejos do Sporting em segurança

A Câmara Lisboa está a estudar a melhor solução para que os festejos dos adeptos do Sporting ocorram em segurança, caso o clube de Alvalade se sagre campeão nacional de futebol na próxima semana, disse esta sexta-feira Fernando Medina (PS).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A mensagem que queria transmitir, neste momento, é que estamos a estudar, estamos a trabalhar, estamos a pensar nas melhores soluções para se acontecer a vitória do Sporting no campeonato, poder haver festejos em segurança na cidade de Lisboa”, disse o presidente da autarquia.

Em declarações à agência Lusa, Medina explicou que está a trabalhar em conjunto com a Direção-Geral da Saúde (DGS), PSP, Polícia Municipal, Proteção Civil e Bombeiros para encontrar a forma para que os festejos ocorram “em condições de segurança física, mas também de segurança sanitária”, devido ao contexto pandémico.

De acordo com Fernando Medina, trata-se de “uma gestão muito exigente” porque não deverá ser “uma celebração como outra qualquer”, por causa das regras sanitárias, sem querer adiantar em que formato poderão acontecer os festejos do Sporting.

A seu tempo [direi], primeiro é preciso sabermos se acontece de facto esta vitória no campeonato e, se ela acontecer, será divulgado o que está a ser preparado, de forma a conseguir-se assegurar que tudo corre com normalidade, com serenidade e com tranquilidade”, afirmou.

Manifestando a vontade de ver um clube da cidade consagrar-se campeão nacional de futebol, o autarca socialista reiterou que a organização divulgará o plano, caso o Sporting termine em primeiro lugar no campeonato.

Também questionado onde os adeptos poderão festejar em segurança, sem grandes aglomerações, o presidente da Câmara de Lisboa mostrou-se cauteloso.

Todos percebem que há aqui uma grande preocupação das autoridades de saúde e de todos nós em não termos que dar um passo atrás relativamente à gestão da pandemia e, por isso, evitar aglomerações e pontos de grande concentração de pessoas é essencial e é nesse sentido que estão a ser desenhados os modelos, que a seu tempo nós divulgaremos”, frisou.

A jornada 31 da I Liga de futebol praticamente selou o 19.º título do Sporting, a dois pontos do objetivo depois de vencer 2-0 na visita ao Rio Ave e ver o FC Porto tropeçar na Luz (1-1), mantendo agora oito pontos de avanço para os dragões e 12 para as águias.

A festa pode acontecer na terça-feira quando o Sporting receber o Boavista ou mesmo na véspera, se o FC Porto não vencer em casa o Farense.