Em 60 mil pessoas, reunidas em eventos de massa, apenas 15 ficaram contaminadas com Covid-19. Este é o resultado da experiência levada a cabo pelo Reino Unido que deliberadamente juntou milhares de pessoas em eventos, culturais e desportivos, sem respeitar o distanciamento social e o uso de máscara, regras básicas de segurança sanitária para conter o vírus da Covid-19.

A notícia é avançada pela SkyNews que teve confirmação oficial do Governo de Boris Johnson. 

Antes de participar nos eventos, cada pessoa tinha de apresentar um teste Covid negativo, devendo também fazer um teste PCR em casa, antes e depois da participação nas reuniões. O objetivo do Executivo britânico é testar a segurança do regresso, em massa, do público a estádios e discotecas, e outros locais que juntem multidões, já durante o próximo verão.

Festivais de Verão só depois de eventos experimentais em Lisboa e no Porto com testes à entrada

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo a SkyNews, o Governo não revelou em qual (ou em quais) dos 9 eventos pilotos, que tiveram lugar em maio, participaram as pessoas que agora testaram Covid positivo.

Entre os eventos, contam-se a final da Taça de Inglaterra e outros dois jogos de futebol. O confronto entre o Leicester City e o Chelsea (que deu a taça, pela primeira vez, ao primeiro) juntou 21 mil adeptos nas bancadas do estádio de Wembley. Já para o espetáculo dos Brit Awards, prémios anuais de música, a Arena O2 de Londres recebeu 4 mil pessoas.

Também em Liverpool foram organizados vários encontros, incluindo uma rave que contou com 3 mil participantes, um festival de música e uma sessão de cinema ao ar livre.

Portugal também deu início aos eventos testes com os dois primeiros a terem lugar em Braga, no final de abril. Já este mês, foi a vez de Lisboa e Coimbra organizarem espetáculos a que apenas puderam assistir pessoas residentes em Portugal, entre os 18 e os 65 anos, e com teste Covid negativo.

“Isto consegue fazer-se com segurança”. Entre os testes e as regras, como foi o primeiro espectáculo-piloto

Esta sexta-feira, o Reino Unido contabilizou nove mortes e 2.829 novos contágios de Covid-19. Com os mais recentes números, a média diária dos últimos sete dias foi de seis mortes e 2.392 diagnósticos positivos — descida de 40% nos óbitos, e subida de 6,1% nas infeções. Números acumulados, na sequência da pandemia, o Reino Unido conta com 127.710 óbitos e 4.457.923 contágios.

A campanha de vacinação já permitiu administrar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 a 37.518.614 pessoas (71,2% da população adulta). A segunda dose já foi tomada por 21.659.783 de adultos (41,1%).