As contas eram simples: o Benfica só tinha de vencer o FC Porto no Pavilhão da Luz para carimbar a presença na final do campeonato nacional de hóquei em patins. Na sequência das duas vitórias nos dois primeiros jogos da meia-final, ambos no Dragão e primeiro por 7-5 e depois por 6-5, os encarnados estavam a um resultado positivo de eliminar os dragões e seguir em frente para a eliminatória decisiva.

Na antecâmara da partida desta quarta-feira, foi Gonçalo Pinto, avançado do Benfica, que fez a antevisão. “É continuar o trabalho que temos vindo a fazer, com a mesma intensidade, a mesma união e o mesmo espírito para chegarmos ao nosso objetivo. Temos demonstrado uma boa agressividade e temos conseguido igualar a agressividade do FC Porto. Também temos definido bem as transições e é continuar assim”, explicou o jovem hoquista encarnado à BTV.

Benfica volta a ser melhor, vence FC Porto no Dragão e está a um triunfo da final do Campeonato

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Benfica começou a partida com Pedro Henriques, Valter Neves, Diogo Rafael, Lucas Ordoñez e Gonçalo Pinto e o FC Porto lançou Xavi Malián, Rafa, Xavi Barroso, Reinaldo Garcia e Gonçalo Alves de início. Os encarnados abriram o marcador muito cedo, por intermédio de Ordoñez (4′), e os dragões empataram através de Ezequiel Mena (11′) — e já depois do primeiro desconto de tempo pedido por Guillem Cabestany, treinador do FC Porto.

Ainda na primeira parte, o Benfica chegou à décima falta mas Gonçalo Alves desperdiçou o livre direto, permitindo a defesa de Pedro Henriques (22′). O guarda-redes encarnado voltou a repetir a façanha ainda antes do intervalo, ao defender um livre direto de Di Benedetto (24′), mas o hoquista francês ainda conseguiu colocar o FC Porto a ganhar mesmo à beira da interrupção (25′).

No segundo tempo, Nicolía dificultou ainda mais a vida do Benfica ao ver um cartão azul, Pedro Henriques defendeu um livre direto pela terceira vez (29′) e Cocco aumentou a vantagem dos dragões (37′). O FC Porto chegou à décima volta mas os encarnados, assim como os dragões, não conseguiram aproveitar o livre direto e viram Xavi Malián defender o remate de Ordoñez (38′). Instantes depois, a equipa de Cabestany voltou a dilatar o resultado e chegou ao quarto golo, por intermédio de Rafa (38′), mas viu Nicolía reduzir de imediato de livre direto depois de o FC Porto chegar à 15.ª falta (39′).

Até ao fim, Nicolía ainda voltou a reduzir para o Benfica (45′), Xavi Malián defendeu uma grande penalidade (48′) e Mena fez o quinto dos dragões (50′), sentenciando a partida em 3-5, com o FC Porto a vencer o Benfica no Pavilhão da Luz — adiando assim a decisão sobre a final e forçando a meia-final a um quarto jogo, que vai decorrer novamente na Luz no sábado, dia 29 de maio, às 15h. Na outra meia-final, o Sporting venceu o Óquei Barcelos por 2-3, encerrando a eliminatória em 3-0 e garantindo a presença na final do Campeonato Nacional de hóquei em patins, ficando agora à espera de Benfica ou FC Porto.