Quer seja um cozinheiro já experiente – com vários louvores na família — ou esteja a iniciar e queira impressionar quem vive lá em casa, este é o menu perfeito para isso. Ingredientes fáceis de encontrar, com as receitas explicadas ao pormenor… e à chef, com o Chef Luís Gaspar. Só precisa de ter uma cozinha à sua medida. Indicamos-lhe como a pode ter, e, no final, ainda lhe deixamos o passo a passo das receitas do vídeo, criadas pelo Chef Luís Gaspar.
A cozinha pode ser mais de chef… ou mais para si
As cozinhas da maioria das famílias portuguesas são espaços de convívio, devendo ser espaços que se adaptam a cada um de nós. Se tem uma família numerosa, provavelmente o mais importante será ter muita arrumação. Se gosta de receber a família ou os amigos em casa, talvez o que privilegia mais é ter um espaço onde possa ter os seus convidados enquanto cozinha para eles.
Seja qual for o seu sonho de cozinha, a mesma é sempre baseada em dois grandes pilares: a funcionalidade – para se adequar ao seu dia a dia – e a arrumação – para ter espaço para tudo. Das cozinhas mais pequenas às maiores há sempre uma solução, mesmo quando parece que não há nada a fazer.
Uma cozinha mais funcional
A funcionalidade prende-se com perder menos tempo na cozinha. Para além de ter tudo o que precisa à mão, ter todos os produtos identificados e distribuídos por categorias é uma boa ajuda. Para isso, pode organizar os produtos por caixas, frascos ou até organizadores de cozinha. Ter as massas numa caixa, as bolachas noutra, cafés e chás numa terceira vai permitir ter tudo mais organizado e pronto a utilizar. Se o espaço for reduzido, a LEROY MERLIN disponibiliza inúmeras soluções de arrumação que se adaptam à sua cozinha para a tornar mais prática e funcional. A nível de arrumação podemos otimizar o espaço das antigas zonas mortas dos nossos armários. Aquele armário de canto na cozinha onde não chega bem? Ou aquelas prateleiras tão fundas que já nem sabe o que está guardado lá atrás? Com a ajuda de acessórios extraíveis pode ter tudo mais à mão.
Ser sustentável até na cozinha
Cada vez mais a sustentabilidade é uma preocupação de todos. A cozinha é um dos maiores focos de desperdício das nossas casas. Zelar pelo futuro do planeta começa em cada um de nós e a nossa casa pode contribuir muito para este objetivo comum.
Sabemos hoje, mais do que nunca, que todos os bens que damos como garantidos (como por exemplo a água) são bens escassos e, portanto, está nas mãos de todos mudar os nossos hábitos. A boa notícia? É que o mercado já tem alternativas para nos ajudar, e, muitas vezes, o investimento é recuperado em poucos meses.
Cada vez que abrimos uma torneira obtemos um caudal de água que, na maioria das vezes, não é necessário. Uma torneira de cozinha com a função Start&Stop reduz o consumo de água de forma consciente, sem diminuir a sensação de quantidade, permitindo ligar e desligar com rapidez e eficácia. São uma solução simples que o irá ajudar a preservar o ambiente. Por outro lado, as hortas verticais permitem-nos ter uma pequena cultura em nossa casa, seja de ervas aromáticas ou de pequenos legumes. A reciclagem é também outra das prioridades hoje em dia — em breve, será uma obrigação legal, com Portugal a ter o objetivo de reciclar 55% dos seus resíduos até 2025. Ter baldes para resíduos com compartimentos vai facilitar a reciclagem. São pequenas alterações que vão provocar um impacto positivo quer na nossa casa, quer no meio ambiente. Na LEROY MERLIN, ideias não faltam.
Dê vida ao seu projeto
Seja para pequenas mudanças na funcionalidade da sua cozinha ou para construir uma nova cozinha de raiz, a questão é sempre… por onde começar? E a resposta é fácil: planificar. Pensar bem na utilidade que dá à sua cozinha é o primeiro passo. Depois projetar a sua cozinha otimizando todo o espaço disponível.
Há sempre uma solução para si. Da inspiração à concretização, a LEROY MERLIN ajuda-o a realizar o seu projeto. Vai encontrar todos os serviços para concretizar a sua cozinha, desde a assessoria de projeto até à instalação.
A sua cozinha de sonho está mais perto do que imagina!
Receitas para impressionar a família
Agora que já tem a sua cozinha, organizada, funcional e sustentável, que comecem os cozinhados. Deixamos-lhe as receitas que o Chef Luís Gaspar preparou no vídeo acima. Prepare em sua casa uma refeição completa para a família! Bom apetite!
– Entrada –
> Ovo escalfado, cogumelos, espargos verdes e croutons de brioche
Ingredientes (4 pax):
- 4 Ovos Classe M
- 200g de cogumelos frescos
- 200g de espargos verdes
- 1 cebola roxa
- 8 fatias de copita de porco ibérico
- 2 fatias pão brioche
- Q.b. Vinagre vinho branco
- Q.b. Flor de Sal
- Q.b. Tomilho
- Q.b. Pimenta Preta
- Q.b. Salsa
- Q.b. Azeite Virgem
Preparação:
– Cortar o brioche em cubos e temperar com azeite, flor de sal e pimenta preta. Levar ao forno a 200º graus, durante 10 minutos até ficar dourado e crocante;
– Laminar os cogumelos, a cebola roxa e os espargos verdes, e saltear em azeite bem quente. Temperar com flor de sal, tomilho e pimenta preta. Finalizar com salsa picada;
– Colocar numa caçarola ao lume com água, vinagre e sal, e deixar aquecer. Abrir os ovos delicadamente para uma tigela;
– Colocar os ovos na água sem que ferva demasiado, e deixar escalfar lentamente.
Empratamento:
- Colocar a copita de porco ibérico no fundo do prato e brasear com o maçarico para derreter a gordura;
- Empratar os cogumelos e espargos verdes sobre a copita;
- Colocar o ovo escalfado e tempere com flor de sal e pimenta preta;
- Finalizar com os croutons de brioche.
________________________________________________________________________________________________________________
– Prato principal –
> Arroz cremoso de Cantaril e camarão
Ingredientes (4 pax):
- 1 Cantaril 400g
- 200g de camarão
- 200g de arroz carolino
- 1 L de caldo de camarão
- 100g de alho francês
- 200g de tomate chucha
- 50g manteiga sem sal
- 2 dentes de alho
- 1 lamina de gengibre
- Q.b. flor de sal
- Q.b. Pimenta Preta
- Q.b. Azeite
- Q.b. Coentros
Preparação:
– Filetar o cantaril. Retirar as espinhas e cortar os filetes ao meio. Reservar as aparas do peixe para juntar ao arroz;
– Descascar o camarão e reservar as cascas para o caldo de camarão;
– Fazer um refogado com o alho francês, o alho o gengibre e o tomate em cubos. Adicionar o arroz e deixar refogar;
– Refrescar com o caldo de camarão e deixar cozinhar lentamente;
– Num sauté, corar bem os filetes de cantaril — primeiro do lado da pele até ficar bem corado e crocante, e depois virar com a ajuda de uma espátula. Temperar com flor de sal;
– Quando o arroz estiver quase cozinhado, temperar com flor de sal, pimenta preta e finalizar com manteiga, para que fique bem cremoso;
– Finalizar com coentros picados e envolver bem.
Empratamento:
- Colocar o arroz bem cremoso no prato e empratar o filete de cantaril sobre o arroz;
- Decorar com folhas de coentros.
___________________________________________________________________________________________________________________
– Sobremesa –
> Leite creme de amêndoa, baunilha e erva príncipe com frutos vermelhos
Ingredientes (4 pax):
– Leite Creme
- 500 ml Bebida de amêndoa
- 4 gemas de ovos
- 60g de açúcar
- 40g de farinha Maizena
- 50g de açúcar demerara para caramelizar
- 1 vagem de baunilha
- 10g de erva príncipe
- 8g framboesa
- 8g amoras
- 8 mirtilos
– Crumble
- 50g de farinha
- 50g de manteiga
- 50g de açúcar
Preparação do leite creme:
– Ferver a bebida de amêndoa com a baunilha e a erva príncipe;
– Mexer com umas varas as gemas e o açúcar. Adicionar a farinha Maizena e envolver;
– Verter o leite fervido sobre as gemas e mexer delicadamente;
– Levar novamente ao lume e deixar cozinhar lentamente até engrossar sem ganhar grumos (85º graus);
– Retirar do lume e empratar em taças, reservar no frio.
Preparação do crumble:
– Juntar a farinha o açúcar e a manteiga amolecida até formar uma pasta homogénea;
– Levar a cozer ao forno a 200 graus, durante 10minutos até ficar dourado e crocante.
Empratamento:
- Queimar o leite creme com o açúcar;
- Cortar as amoras, framboesas e mirtilos em metades, e empratar sobre o leite creme. Finalizar com o crumble crocante.