Aquilo que parecia um barulho de relâmpago era afinal uma cratera no solo de terrenos agrícolas em Santa Maria Zacatepec, no México. A família Sanchez vive no local e foi surpreendida, no passado dia 29 de maio, com um buraco com cerca de cinco metros de diâmetro, cheio de água e que ninguém consegue explicar.

A cratera cresceu rapidamente, vários metros por dias. Muitos pedaços de terra foram caindo, a olhos vistos, e a água já parece “ondas”, segundo conta Magdalena Xalamihua, uma das pessoas que ali vive. Uma semana depois do sucedido, o buraco já tem quase 100 metros de diâmetro, uma profundidade de 20 metros e já chegou à casa da família Sanchez.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os especialistas apontam uma falha geológica ou variações no teor de água do solo como causas para o fenómeno e descobriram uma “curiosidade”: entre as três e as quatro horas da madrugada a água desaparece.

A vala de origem desconhecida continua a despertar muita curiosidade e há até quem já se desloque ao local só para apreciar o fenómeno. Além dos curiosos, há também quem faça negócio com venda de comida e água no local.

Nas redes sociais foram surgindo centenas de referências à cratera e um utilizador comparou o tamanho do buraco com alguns dos lugares emblemáticos da região mexicana.