Um beneficiário recebeu, por engano, cerca de 788 mil euros da Segurança Social. O dinheiro foi transferido para a conta do mesmo a título de subsídio de desemprego, escreve esta segunda-feira o Correio da Manhã.

O beneficiário, que esperava a prestação social para pagar as contas de fevereiro, teve entretanto de contratar um advogado e responder à Polícia Judiciária por um alegado crime de abuso de confiança e branqueamento de capitais (chegou a ser chamado à PJ para esclarecer a origem do depósito). Isto devido ao alerta bancário suscitado pelo montante avultado, mesmo tendo o beneficiário alertado a Segurança Social e o banco de que é cliente,  Millennium/BCP, após o fim de semana, depois de receber o dinheiro na conta.

Tanto o Instituto de Segurança Social, como o Millennium/BCP recusaram-se a prestar quaisquer esclarecimentos. O processo está em segredo de justiça e o dinheiro em questão permanece bloqueado, não podendo, por isso, ser devolvido à Segurança Social. O beneficiário está ainda impedido de fazer operações através da aplicação bancária.

De acordo como o CM, o processo em questão deverá estar relacionado com o alerta dado pelo banco por suspeita de branqueamento de capitais, uma vez que a movimentação de valores muito altos origina de forma automática um alerta do sistema.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR