“Finalmente, sinto-me confiante para o dizer”. Carl Nassib tornou-se esta segunda-feira o primeiro jogador de futebol americano da NFL no ativo a assumir publicamente a homossexualidade, uma decisão que toma não para “receber atenção”, mas porque a “representatividade e a visibilidade são muito importantes”. Até porque tem esperança de que um dia “vídeos como este [que publicou no Instagram] já não sejam necessários”. “Até lá, vou fazer o meu melhor para cultivar uma cultura de aceitação e compaixão“, afirma.

O vídeo foi publicado esta segunda-feira e começa com Carl, de 28 anos, a dizer: “Só queria tirar um momento para dizer que sou gay. Já o queria fazer há algum tempo. Finalmente, sinto-me confiante o suficiente para o dizer.” Numa mensagem escrita que acompanha a publicação, o jogador acrescenta que, “infelizmente”, há 15 anos que sofre “por este momento”.

“Só recentemente, graças à minha família e amigos, (…) me pareceu possível dizê-lo pública e orgulhosamente que sou gay”, escreve, agradecendo ainda à NFL, aos treinadores e aos colegas pelo “apoio”.

O vídeo termina com o anúncio de um donativo de 100 mil dólares ao The Trevor Project, uma organização sem fins lucrativos de prevenção do suicídio em jovens LGBTQ.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR