A mulher que provocou uma queda aparatosa na primeira etapa do Tour que envolveu dezenas de corredores, depois de ter passado as delimitações existentes para os espectadores da prova para poder tirar uma fotografia e aparecer na TV, foi detida pelas autoridades francesas esta quarta-feira em Landerneau, de acordo com a RTL.

Polícia procura fã que provocou queda aparatosa de quase todo o pelotão na Volta de França

Naquela que foi a primeira de duas grandes quedas do pelotão logo na etapa inicial da Volta a França, no último sábado, a mulher em causa, que estava a cerca de 45 quilómetros da meta, colocou-se de tal forma dentro da estrada (e não na berma, onde deveria permanecer como estava sinalizado) que levou Tony Martin, da Jumbo-Visma, a desviar-se para o lado e a cair, provocando uma série de quedas em dezenas de corredores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Vamos apresentar queixa contra essa senhora, que se comportou verdadeiramente mal. Esforçamo-nos para que o espetáculo [da prova] não seja estragado por comportamentos inadmissíveis de uma parte ínfima dos espetadores “, tinha referido no dia o diretor adjunto do Tour, Pierre-Yves Thouault. As autoridades entraram em campo e começaram à procura da identidade da mulher, sendo suspeita de “violar deliberadamente as regras de segurança e causar lesões que podem impedir os afetados de trabalhar durante um período de até três meses”.

A organização decidiu de imediato apresentar queixa da mulher, que levou entre a queda ao abandono imediato do alemão Jasha Sütterlin (DSM), a que se seguiram mais dois abandonos durante a etapa, do lituano Ignatas Konovalovas (Groupama-FDJ) e do francês Cyril Lemoine (B&B Hotels). As autoridades foram ouvindo algumas testemunhas que estavam no local e seguindo as pistas existentes além das imagens para encontrarem a pessoa em causa, que fugiu do local logo após a queda de grande parte do pelotão em efeito dominó.