A polícia francesa está a tentar encontrar e acusar a fã que provocou este sábado uma queda aparatosa, com efeito dominó, de quase todo o pelotão na primeira etapa da Volta a França.

Segundo noticia a BBC este domingo, as autoridades estão a investigar o caso em que a mulher é suspeita de “violar deliberadamente as regras de segurança e causar lesões que podem impedir” os afetados de “trabalhar durante um período de até três meses”. Além disso, a própria organização da Volta a França irá apresentar queixa da mulher pelo seu “mau comportamento”.

Em consequência do caso, já houve um ciclista que teve de desistir da Volta e outro oito que foram tratados por um médico. Já a mulher que provocou o acidente terá fugido imediatamente depois da queda, estando a polícia a pedir às testemunhas que partilhem as informações que tiverem.

E as imagens de sábado são impressionantes: bastou uma fã tentar aparecer na transmissão televisiva da primeira etapa da Volta a França para provocar uma queda com efeito dominó — uma queda tão aparatosa que acabou por deitar quase todo o pelotão ao chão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nos vídeos que mostram o momento de caos, vê-se que a mulher empunha um cartaz onde se lê “Allez Opi-Omi”, qualquer coisa como “força avô e avó”, já bem para além da berma da estrada onde os ciclistas vão a passar, numa tentativa de se colocar à frente das câmaras de televisão. É logo a seguir que o pelotão começa, então, a passar por aquele troço e esbarra na fã, provocando as primeiras quedas.

O primeiro a embater no cartaz foi o ciclista alemão Tony Martin, que caiu ao chão, mas o mesmo aconteceu depois a dezenas de colegas. Jasha Sutterlin, também alemão, ficou em pior estado e teve de abandonar a corrida.

O acidente aconteceu a 47 quilómetros do final da prova, entre Brest e Landerneau, que depois prosseguiu.

Ainda assim, a etapa não acabou sem novo percalço: a apenas 7,5 quilómetros da meta, houve mais uma queda no pelotão, que fez até com que muitos ciclistas fossem projetados para fora da estrada e que terá tido, segundo a imprensa desportiva, consequências mais graves, por ter sido mais violenta. O britânico Chris Froome pareceu muito afetado, embora tenha acabado a etapa.

Artigo atualizado às 18h35 de domingo com a informação de que a polícia está à procura da suspeita.