Foram reveladas esta quarta-feira as datas relativas à edição de 2021 do Booker Prize, o mais importante prémio de ficção em língua inglesa. De acordo com o divulgado pela organização, a longlist de 13 obras será revelada a 27 de julho e a shortlist a 14 de setembro. Tal como no ano passado, o vencedor será conhecido em novembro, mais tarde do que é habitual.

Normalmente, a organização divulga as datas relativas ao prémio de ficção e também ao prémio de tradução, o International Booker Prize, no início de cada ano. Este ano, foi diferente. O International Booker, que premeia e incentiva a publicação de ficção estrangeira no Reino Unido, já decorreu, tendo o vencedor sido conhecido no final de junho. Só passado quase um mês é que a organização avançou com as datas relativas ao Booker, uma mudança que se deverá ao contexto pandémico atual.

No ano passado, o Booker Prize foi atribuído ao escocês Douglas Stuart, pelo romance Shuggie Bain, que será publicado este ano em Portugal pela editora Alfaguara. Stuart foi o segundo escritor com nacionalidade escocesa a vencer o Booker nos mais de 50 anos do prémio. O vencedor foi anunciado durante uma cerimónia virtual, formato que foi usado este ano para o International Booker e que muito provavelmente se manterá também para o Booker Prize.