478kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Booker Prize

Livros

Booker. Revelada a "longlist" de 13 nomeados

Entre os 13 livros nomeados para o prémio estão obras do escritor mais velho a receber uma nomeação (Alan Garner, de 87 anos) e o mais novo (Leila Mottley, de 20 anos). Vencedor anunciado em outubro.
Booker Prize

Geetanjali Shree vence International Booker Prize

"Tomb of Sand", de Geetanjali Shree, é o primeiro livro originalmente escrito em hindi a vencer o importante prémio de tradução para língua inglesa, que nunca tinha sido entregue a um autor da Índia.
Booker Prize

International Booker: Paulo Scott entre nomeados

O brasileiro Paulo Scott é um dos 13 nomeados da edição deste ano do International Booker Prize, com "Marrom e Amarelo". A longlist do galardão inclui pela primeira vez um livro traduzido do hindi.
Booker Prize

Reveladas datas do International Booker Prize 2022

Segundo anunciou a organização, a primeira lista de nomeados, composta por 13 obras, será revelada a 10 de março, uma quinta-feira. A "shortlist" será conhecida cerca de um mês depois, a 7 de abril.
Booker Prize

Sul-africano Damon Galgut vence Booker Prize

O anúncio foi feito esta quarta-feira durante uma cerimónia conduzida pela jornalista Samira Ahmed a partir do teatro da BBC Radio, em Londres. Damon Galgut dedicou o prémio à literatura sul-africana.
Booker Prize

"Escrevi 'Shuggie Bain' para tentar voltar a casa"

Demorou dez anos a ser escrito e foi recusado mais de 40 vezes. Mas quando saiu, foi recebido com elogios e com um dos mais importantes prémios literários. Falámos com Douglas Stuart.
Booker Prize

Revelada "shortlist" do Booker Prize 2021

O anúncio foi feito esta terça-feira, durante uma cerimónia online conduzida pela jornalista da BBC Rebeca Jones. Kazuo Ishiguro, um dos grandes favoritos, ficou de fora da lista de seis finalistas.
Crítica de Livros

Os horrores da guerra e a força da amizade

O romance do francês David Diop é um pequeno mas poderoso romance que mostra de forma crua os horrores da guerra a partir de dois soldados senegaleses que lutam por França na Primeira Guerra Mundial.
Booker Prize

Ishiguro e Rachel Cusk na longlist do Booker 2021

O livro vencedor do prémio no valor de 50 mil libras (58,6 mil euros) é revelado numa cerimónia que vai decorrer em Londres, no dia 3 de novembro. Antes, em setembro, são revelados os finalistas.
Booker Prize

Reveladas datas do Booker Prize de 2021

A primeira lista de candidatos ao Booker Prize de 2021 será conhecida a 27 de julho. Quase dois meses depois, será anunciada a "shortlist". O vencedor será revelado na primeira semana de novembro.
Lançamentos

International Booker. Vencedor editado em Portugal

"At Night All Blood Is Black", de David Diop, vai ter edição portuguesa já este mês de junho, pela Relógio d'Água, anunciou a editora. Diop é o primeiro autor francês a vencer o prémio.
Booker Prize

David Diop vence International Booker Prize

"At Night All Blood is Black", do francês David Diop, é a obra vencedora do International Booker Prize de 2021. O anúncio foi feito esta quarta-feira à tarde durante um evento virtual.
Livros

Entre Israel e Palestina há uma "verdade profunda"

O irlandês Colum McCann entrou nos corações e mentes de duas "personagens maiores do que a vida" para mostrar o lado humano do conflito israelo-palestiniano. Falámos com escritor sediado nos EUA.
Lançamentos

Livro de Marieke Rijneveld publicado em Portugal

"O Desassossego da Noite", de Marieke Lucas Rijneveld, dos Países Baixos, vai ser editado em maio pela editora Dom Quixote. Romance venceu o International Booker Prize no ano passado.
Booker Prize

International Booker 2021. "Shortlist" revelada 

A lista com os seis finalistas ao prémio de ficção traduzida para a língua inglesa foi divulgada esta quinta-feira através das redes sociais dos prémios Booker. O vencedor será conhecido a 2 de junho.
Lançamentos

Booker. Livro de Schalansky editado em Portugal  

"An Inventory of Losses", da alemã Judith Schalansky, nomeado para o International Booker Prize, vai ser lançado em Portugal em outubro pela Elsinore. Longlist do prémio foi revelada esta terça-feira.
Booker Prize

Revelada "longlist" do International Booker Prize

A lista de candidatos ao prémio de ficção traduzida para inglês inclui autores como Ngũgĩ wa Thiong’o, Maria Stepanova ou Eric Vuillard. Foi anunciada esta terça-feira de manhã nas redes sociais.
Booker Prize

International Booker. "Longlist" a 30 de março

A "longlist", composta por 13 obras candidatas a vencer o prémio de ficção traduzida em 2021, será revelada cerca de um mês antes da "shortlist", a 22 de abril. O vencedor será conhecido em junho.
Booker Prize

Vencedor do Booker publicado em Portugal em 2020

"Shuggie Bain", vencedor do Booker Prize de 2020, vai ser publicado no próximo ano pela Alfaguara. Livro do escocês Douglas Stuart conta a história de um jovem homossexual e da sua mãe alcoólica.
Booker Prize

Escocês Douglas Stuart vence Booker Prize 2020

"Shuggie Bain", de Douglas Stuart, é o vencedor da edição deste ano do Booker Prize. Stuart é apenas o segundo escocês a vencer o prémio. Anúncio foi feito perante a plateia vazia da Roundhouse.
Booker Prize

Booker adiado por causa de livro de Obama

O anúncio do vencedor do Booker Prize 2020 foi adiado dois dias para não coincidir com a publicação das memórias de Barack Obama. "Uma Terra Prometida" é lançado a 17 de novembro.
Booker Prize

"Shortlist" do Booker deixa de fora Hilary Mantel

É talvez a "shortlist" mais diversificada e inesperada de que cá memória. Este ano, o júri do Booker Prize decidiu optar por jovens promessas e deixar de lado os veteranos, como Hilary Mantel.
Lançamentos

"The Memory Police" sai em novembro em Portugal

Romance da japonesa Yoko Ogawa, finalista ao International Booker Prize, vai ser publicado em Portugal em novembro pela editora Relógio d'Água. Livro fala sobre o poder da memória e o trauma da perda.
Booker Prize

International Booker para Marieke Lucas Rijneveld

O prémio, anunciado esta quarta-feira, foi para Marieke Lucas Rijneveld, dos Países Baixos, que assina "The Discomfort of Evening" e se apresenta no plural.
Booker Prize

O México violento e supersticioso de Melchor

O último livro de Fernanda Melchor, "Hurricane Season", candidato ao International Booker, é um retrato de uma pequena localidade mexicana, dominada pela morte, violência, preconceito e superstição.
Booker Prize

Revelada "longlist" do Booker Prize 2020

Anne Burns pôs um ponto final ao domínio dos EUA com "Milkman", mas este ano pode haver uma reviravolta no Booker: 9 dos 13 romances escolhidos foram escritos por autores de nacionalidade americana.
Booker Prize

Booker Prize. Longlist anunciada esta terça-feira

Os primeiros nomeados para o prémio literário só serão conhecidos esta terça-feira, mas já há em favoritos. O final da trilogia de Thomas Cromwell de Hilary Mantel é um dos títulos mais prováveis.
Booker Prize

International Booker. Vencedor anunciado em agosto

O vencedor do prémio de ficção traduzida para inglês será revelado online a 26 de agosto. Anúncio foi adiado na sequência da pandemia do novo coronavírus.
Livros

"Tyll". A Guerra dos Trinta Anos vista por um bobo

O romance de Daniel Kehlmann, finalista ao International Booker Prize, coloca uma figura antiga do folclore germânico no centro da Guerra dos Trinta Anos, um dos conflitos mais sangrentos da História.
Booker Prize

Adiado anúncio do vencedor do International Booker

O vencedor da edição deste ano do prémio de tradução seria revelado a 19 de maio, mas a organização decidir adiar o anúncio para o final do verão por causa da pandemia do novo coronavírus.
Booker Prize

Revelada "shortlist" do International Booker Prize

Foram (remotamente) anunciados esta quinta-feira os seis finalistas do Booker Prize International, o prémio de ficção traduzida para o inglês. O grande vencedor será anunciado a 19 de maio.
Booker Prize

Booker International. Shortlist revelada na quinta

A lista com os últimos seis finalistas ao Booker Prize Internacional vai ser conhecida esta quinta-feira. Jokha Alharti, do Sultanato de Omã, venceu o prémio de literatura traduzida no ano passado.
Booker Prize

Booker International: eis os primeiros finalistas

A "longlist" do prémio de ficção traduzida para a língua inglesa foi divulgada esta quinta-feira. Michel Houellebecq, Samantha Schweblin, Fernanda Melchor e Enrique Vila-Matas entre os 13 nomeados.
Booker Prize

Booker Prize. Revelado júri da edição de 2020

A primeira lista de nomeados para o prémio de literatura em língua inglesa será revelada em julho. O grande vencedor será conhecido em outubro. Margaret Atwood e Bernardine Evaristo venceram em 2019.
Lançamentos

Livro de Atwood que venceu Booker sai em março

Já há data de lançamento para a edição portuguesa de "The Testaments", o novo romance de Margaret Atwood que venceu o Booker Prize juntamente com "Girl, Woman, Other". Livro vai sair em março de 2020.
Booker Prize

Booker para Margaret Atwood e Bernardine Evaristo

A autora de "The Testaments", sequela de "The Handmaid’s Tale", dividiu a vitória no prestigiado prémio literário com a autora britânica de "Girl, Woman, Other", Bernardine Evaristo.
Booker Prize

Sequela de "Handmaid's Tale" finalista do Booker

"The Testaments" passa-se 15 anos depois do final de "Handmaid's Tale". A história é contada por três personagens femininas. Livro será lançado no dia 10. Repetente Salman Rushdie também é finalista.
Lançamentos

Novo livro de Ali Smith publicado em outubro

Para este trimestre, a Elsinore guardou os novos livros das aclamadas autoras Ali Smith e Virginie Despentes, um candidato ao Booker inspirado em "Frankenstein" e o regresso de Bret Easton Ellis.
Lançamentos

Livro que ganhou Booker em 2018 sai em setembro

O romance de Anna Burns passa-se durante a época dos "troubles" e é baseado nas memórias e experiências da autora, nascida em Belfast, na Irlanda do Norte. Chega às livrarias no próximo mês.
Booker Prize

Margaret Atwood na frente na corrida para o Booker

A autora de "The Handmaid’s Tale" é candidata a ganhar o mais importante prémio de literatura inglesa com um livro que só será publicado em setembro, "The Testaments", sequela da sua famosa distopia.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.