Sorridentes e até relaxados, William e Harry marcaram presença esta quinta-feira no tão aguardado descerramento da estátua de Diana no dia em que a princesa completaria 60 anos. Num comunicado conjunto, os irmãos dizem recordar “o amor, força e carácter” da mãe, “qualidades que fizeram dela uma força ao redor do mundo, mudando inúmeras vidas para melhor”.

“Todos os dias gostávamos que ela ainda estivesse connosco, e esperamos que esta estátua seja vista para sempre como um símbolo da sua vida e do seu legado”, acrescentaram. No mesmo comunicado, os irmãos agradecem a quem contribuiu para a edificação da estátua, incluindo o escultor Ian Rank-Broadley.

A divulgação da estátua em homenagem à princesa Diana marcou o reencontro entre William e Harry, que não estavam juntos desde abril, aquando do funeral do avô, o príncipe Filipe. A tensão entre os irmãos tem sido tópico de notícia nos últimos tempos, sobretudo após relatos de uma alegada discussão entre ambos no fim da cerimónia fúnebre do duque de Edimburgo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda antes do evento arrancar, pelas 14h, Harry e William foram fotografados lado a lado no momento em que chegaram ao Palácio de Kensington para participar numa tarde carregada de nostalgia. Nas fotografias surgem sorridentes, pondo as eventuais divergências de lado num dia dedicado à mãe. Tanto Harry como William cumprimentaram os presentes no evento, com o duque de Sussex a ficar à conversa durante alguns minutos com os irmãos de Diana, Sarah McCorquodale, Jane Fellowes e Charles Spencer. A julgar pelas imagens e também pelo comunicado emitido em conjunto — coisa que não aconteceu a propósito de uma investigação independente tendo em conta a forma como foi obtida a polémica entrevista de Diana à BBC, em 1995 —, houve esforço de parte a parte para serenar os ânimos.

William acusa: entrevista à BBC em 1995 alimentou “medo, paranoia e isolamento” de princesa Diana

Embora os irmãos tenham trocado mensagens após a vitória de Inglaterra frente à Alemanha, com duas bolas a zero, o coautor do livro “Finding Freedom” afirmou desde logo acreditar que uma reconciliação seria bastante improvável. À BBC Breakfast, Omid Scobie comentou na manhã de quinta-feira: “Acho que vamos ver dois irmãos extremamente profissionais num momento que não tem nada a ver com eles.”

BRITAIN-ROYALS-DIANA-STATUE

Harry e William caminham lado a lado (YUI MOK/POOL/AFP via Getty Images)

De acordo com o Palácio de Kensington, a estátua agora tornada pública, a qual retrata a princesa de Gales num vestido e rodeada por três crianças, reflete a sua “elegância e energia”, bem como a “universalidade e impacto geracional” do seu trabalho. Representa Diana na parte final da sua vida, uma altura em que ganhou confiança no papel enquanto embaixadora de causas humanitárias. Em frente à estátua está ainda a gravação de um poema de Albert Schweitzer, “The Measure of A Man”, que foi lido no serviço que assinalou os 20 anos após a morte da princesa.

A estátua que pretende também evocar a juventude de Diana, princesa de Gales que perdeu a vida aos 36 anos, foi pedida pelos irmãos em 2017 e tem morada fixa, a partir desta quinta-feira, no Palácio de Kensington, no jardim conhecido pelo nome Sunken Garden. Na altura em que encomendaram a estátua, ainda longe do inevitável Megxit, os irmãos comentaram como desejavam que a representação da mãe fosse um convite à reflexão “da sua vida e legado”.

Diana. Os 60 momentos mais icónicos da eterna princesa do povo

Harry, que atualmente vive nos Estados Unidos com a mulher, duquesa de Sussex, e os dois filhos, aterrou em solo britânico na semana passada de maneira a completar o isolamento profilático a tempo do evento desta quinta-feira. Uma cerimónia que, como já antes antecipado pelos media, ficou marcada por uma atmosfera íntima e pessoal. O evento foi significativamente reduzido devido à pandemia de Covid-19 e, além de Harry e William, membros mais chegados da família de Diana estiveram presentes, incluindo os irmãos da princesa. Meghan e Kate não compareceram, como já era esperado, tampouco Carlos esteve presente.

Apenas um reduzido número de câmaras foram permitidas no evento, um momento essencialmente vincado pelo reencontro dos irmãos. Não houve qualquer discurso por parte deles.

BRITAIN-ROYALS-DIANA-STATUE

Os irmãos revelaram a estátua em conjunto (DOMINIC LIPINSKI/POOL/AFP via Getty Images)

O jardim que agora acolhe a estátua a cargo do escultor Ian Rank-Broadley foi redesenhado para o efeito: mais de 4 mil flores foram plantadas (de 50 variedades diferentes), um trabalho que, segundo a BBC, demorou 1.000 horas até estar terminado. O jardim em questão, nos terrenos do Palácio de Kensington, era um dos locais preferidos de Diana quando aí viveu. A partir desta sexta-feira, tanto o jardim como a estátua estarão acessíveis gratuitamente ao público.

Nas horas que anteciparam a tão aguardada homenagem, flores e balões foram colocados nas grades que circundam o Palácio de Kensington, numa homenagem popular aos 60 anos que Diana completaria hoje.