A Toyota e a sua marca de luxo, a Lexus, surpreenderam pelos resultados alcançados no primeiro semestre de 2021. Ao colocar no mercado 598.888 veículos novos, viram as vendas crescer 41% face ao mesmo período do ano anterior e, mais significativo do que isso, registaram um ganho de 4% face aos valores dos primeiros seis meses de 2019, quando a pandemia ainda não era um problema tão grave.
O mix de vendas do grupo nipónico aponta para uma percentagem de 59% de veículos com mecânica híbrida no Velho Continente, com a curiosidade de a média aumentar para 70% se considerarmos exclusivamente a Europa Ocidental. Isto porque, na zona Oriental, a procura por este tipo de solução cai para somente 27%.
Analisando as vendas do grupo ao pormenor, de Janeiro a Junho foram vendidos 3165 veículos 100% eléctricos, contra 11.953 híbridos plug-in e 316 eléctricos alimentados por fuel cell a hidrogénio.
Um dos modelos que mais viu a procura aumentar foi o RAV4 Prime PHEV, que ultrapassou as 11 mil unidades (11.110), deixando para trás o Prius PHEV (843 unidades), a Proace Electric Van (2008), Mirai (316) e Lexus UX300e. O que prova que o grupo japonês está a começar a crescer também em termos de vendas de 100% eléctricos.