O ciclista português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) venceu esta terça-feira a segunda etapa da Volta à Polónia entre as cidades de Zamość e Przemyśl e assumiu a liderança individual da prova, com um bem sucedido ataque nos últimos quilómetros da tirada. Com isto, consegue a sua primeira vitória em competições do World Tour da modalidade.
“Estou muito feliz, porque esta é uma grande vitória para mim. Estava um pouco nervoso antes do início da escalada final, mas, assim que chegámos lá, notei como me sentia bem e decidi lançar um ataque tudo ou nada”, afirmou João Almeida em declarações reproduzidas no sítio de Internet da equipa belga.
Almeida desembaraçou-se do italiano Diego Ulissi, da UAE-Team Emirates, na aproximação em subida à meta de Przemysl, e triunfou com ligeiro avanço sobre o adversário.
A etapa, corrida entre Zamosc e Przemysl (200,8 quilómetros), foi cumprida em 4:41.43 horas pelo português. No programa do dia estavam três contagens de montanha e um final em subida, mas não categorizada.
Almeida, Ulissi e ainda o esloveno Matej Mohoric (Bahrain) foram os que mais se esforçaram por escapar ao pelotão no final, entrando por essa ordem na meta, para um ‘sprint’ a três, quatro segundos à frente do polaco Michal Kwiatkowski (Ineos-Grenadiers).
Na geral, o chefe de fila da Deceuninck-QuickStep na Polónia comanda com quatro segundos de avanço sobre Mohoric e Ulissi e 11 sobre Kwiatkowski.
Na quarta-feira, a terceira etapa, com três contagens de montanha, vai ligar Sanok a Rzeszów, em 226,4 quilómetros.