João Almeida carimbou este domingo o primeiro lugar na Volta a Polónia, naquela que é a primeira volta do ciclista português no World Tour. O atleta da Deceuninck-Quick Step terminou a derradeira prova integrado no pelotão e carimbou a camisola amarela, ele que venceu duas corridas e liderava a classificação geral da prova polaca desde a segunda etapa.

O atleta natural de A-dos-Francos, que também esteve nos Jogos Olímpicos de Tóquio e é campeão nacional de contrarrelógio, saiu para a sétima e última etapa da Volta à Polónia com 20 segundos de vantagem em relação ao esloveno Matej Mohoric, que era o segundo da classificação geral.

João Almeida, que venceu duas das sete etapas da Volta à Polónia, nas suas primeiras vitórias em tiradas, concluiu a prova com o tempo de 26 horas, 15 minutos e 53 segundos, com 20 segundos de vantagem sobre Mohoric, que terminou mesmo em segundo, e 27 para o polaco Michal Kwiatkowski (Ineos).

Com esta vitória, o ciclista iguala o feito de Rui Costa, o único ciclista português que tinha conseguido vencer uma prova do World Tour — na altura, em 2011, foi o Grande Prémio de Montreal. João Almeida, que a partir de 2022 vai representar a UAE Emirates, sucede no palmarés da Volta à Polónia ao belga e colega de equipa Remco Evenepoel.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR