Milhares de metros quadrados de tecido de polipropileno reciclado começaram a ser desdobrados, no passado domingo, sobre o Arco do Triunfo, dando início à etapa final do “embrulho” do monumento parisiense, obra póstuma do artista Christo. Esta segunda-feira o monumento já se encontra inteiramente coberto, segundo a BFM Paris.
De 18 de setembro a 3 de outubro, o sonho do artista plástico búlgaro e da sua mulher, Jeanne-Claude, vai tornar-se realidade. O monumento histórico de 50 metros de altura estará inteiramente coberto com 25.000 metros quadrados de tecido azul platinado e amarrado por três mil metros de corda vermelha, como um presente.
“Será como um objeto vivo que ganhará vida com o vento e refletirá a luz”, explicou Christo ao apresentar o seu projeto final, um ano antes da sua morte, citado pelo jornal The Guardian.
Os preparativos começaram no final de junho e continuam “a todo vapor” sob a direção de Vladimir Yavachev, sobrinho de Christo, com o apoio do Centro de Monumentos Nacionais.
#ChristoParis
Rendez-vous le 18 septembre pour découvrir “L’Arc de Triomphe empaqueté”, une installation temporaire des artistes @ChristoandJC !
????Retrouvez toutes les informations sur le projet par ici : https://t.co/ksbV9a2Jj8
????️https://t.co/f70UetN8Mlcc @leCMN pic.twitter.com/iChjqOMW25
— Arc de triomphe (@ArcDeTriomphe) July 16, 2021
Com um custo de 14 milhões de euros, o projeto é totalmente autofinanciado com a venda de obras originais de Christo: desenhos preparatórios, lembranças, maquetes e litografias.
Em 1985, o artista plástico já tinha embrulhado a Pont-Neuf, uma das pontes parisienses que cruzam o rio Sena. Desta vez, após semanas de preparação, uma equipa de 95 especialistas em cordas desenrolou, do alto do Arco do Triunfo, vários rolos de tecido, tendo coberto inteiramente o monumento.
“Esta era a visão de Christo e Jeanne-Claude. É muito importante prestar atenção a cada detalhe que ele queria”, disse o sobrinho do artista, Vladimir Yavachev, ao mesmo jornal. “Foi totalmente desenhado por Christo até ao último detalhe e temos que nos guiar por eles. Se as pessoas vierem e disserem que é igual aos desenhos, significa que fizemos um bom trabalho”, concluiu.
O artista fez uma fotomontagem de como queria que a obra se parecesse na década de 1960, mas nunca se propôs a fazê-la, presumindo que nunca obteria as permissões necessárias. A ideia foi repensada em 2017 para coincidir com uma exposição sua e foi aprovada pelas autoridades da cidade de Paris e pelo Centro dos Monumentos Nacionais, que supervisiona os monumentos públicos.
Le ballet des cordistes se poursuit sur la façade située face à l’avenue des #ChampsElysees ⤵️ #ChristoParis pic.twitter.com/l6lC7Qrocv
— Arc de triomphe (@ArcDeTriomphe) September 12, 2021
“De momento, estamos concentrados no trabalho e a adiar os sentimentos para mais tarde. É uma espécie de terapia. Concentro-me em algo para não pensar em outra coisa. E o maior desafio para mim é mesmo que Christo já não esteja aqui. Tenho saudades do seu entusiasmo, das suas críticas e da sua energia“, revelou o sobrinho do artista.
Para Bruno Cordeau, administrador do Arco do Triunfo, “acompanhar a instalação de uma obra como esta, nas atuais circunstâncias, é mágico”. “A embalagem da Pont-Neuf foi um momento fora do comum. É isso que vamos vivenciar aqui mais uma vez”, acrescentou. “O Arco do Triunfo não é um monumento como os outros. É o da harmonia nacional. É também um lugar de cultura. A obra de Christo tem a elegância e a humildade de ser efémera.”
O búlgaro Christo Vladimirov Javacheff morreu em maio do ano passado, enquanto sua esposa e parceira artística morreu em 2009. O casal trabalhava em conjunto, com o nome de Christo. Esta foi uma operação lenta e meticulosa, exigindo que os especialistas parassem dezenas de vezes para fazer ajustes nas dobras do material a cada poucos metros, evitando tocar no próprio arco. Mas ficou pronta esta segunda-feira, quase 60 anos após ter sido pensada.
Unfurling of the large fabric panels over the arch's facades has started today!
Le déploiement des grands rouleaux de tissu sur les façades de l'Arc a commencé aujourd'hui!#ChristoParis @leCMN @ArcdeTriomphe @CentrePompidou @Paris pic.twitter.com/B7eTgj3S2c— Christo and Jeanne-Claude (@ChristoandJC) September 12, 2021