Um início de semana marcado pelo mau tempo. É isso que espera praticamente todo o país esta segunda-feira, com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar quase todos os distritos de Portugal continental sob aviso laranja devido à chuva e trovoada previstas para esta manhã.

O aviso laranja — o segundo mais grave numa escala de três — vigora em 12 dos 18 distritos do continente (as exceções são apenas Bragança, Castelo Branco, Guarda, Portalegre, Vila Real e Viseu) e estará em vigor até às 15h desta segunda-feira. Os motivos, de acordo com o IPMA, são as trovoadas “frequentes e concentradas”.

O aviso laranja aplicar-se-á ainda aos distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal até ao meio-dia desta segunda-feira devido aos “aguaceiros, por vezes fortes”, que podem ser de granizo “e acompanhados de rajadas de vento forte”. Estas rajadas podem atingir os 80 km/h.

À Rádio Observador, a Proteção Civil confirmou a meio da manhã já se terem registado 31 ocorrências provocadas pelo mau tempo, mas nenhuma significativa. Lisboa e Leiria foram, até agora, os distritos mais afetados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A partir das 15h, manter-se-á o aviso amarelo para todo o continente. As trovoadas deverão passar de concentradas a “dispersas” e os aguaceiros continuam. O IPMA mantém o aviso em vigor até às 12h da próxima quarta-feira.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o aviso amarelo sempre que há risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê “muita instabilidade” até quinta-feira, com “precipitações localmente fortes”, particularmente em Leiria, Lisboa e Setúbal. De acordo com o IPMA, “são expectáveis precipitações localmente fortes, com impactos significativos, em particular em meios urbanos, onde há risco de cheias rápidas, e na circulação rodoviária”.

“Há ainda condições para a ocorrência de trovoadas frequentes e fenómenos extremos de vento muito localizados”, refere, apontando que o cenário “deverá ser mais severo” na terça e quarta-feira. Adicionalmente, prevê-se uma descida da temperatura máxima esta segunda-feira e na terça-feira.

Esta situação ocorre “devido à aproximação de uma depressão a Portugal continental com expressão em altitude, à qual estão associadas massas de ar tropicais, instáveis e com elevados conteúdos em vapor de água”.

Face às previsões meteorológicas de chuva forte e persistente, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou no domingo para o risco de cheias e inundações na Grande Lisboa e Setúbal, assim como no Algarve.

Proteção Civil alerta para risco de cheias em Lisboa e Setúbal

*Artigo alterado às 11h55 para clarificar que a emissão do IPMA é de aviso laranja e não alerta