O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, sublinhou, esta quinta-feira, o papel da Câmara Municipal de Câmara de Lobos no processo de recuperação do Bairro da Palmeira, que representou um investimento na ordem dos 5 milhões de euros.

“É bom ter presidentes de Câmara que são maçadores”, disse, referindo-se ao social-democrata Pedro Coelho, que lidera o executivo camarário.

E reforçou: “Se ele estivesse calado e não dissesse nada [ao Governo Regional], ainda estávamos no início da obra ou nem tínhamos começado”.

Miguel Albuquerque falava na inauguração das obras de reabilitação do bairro social da Palmeira, na cidade de Câmara de Lobos, no concelho contíguo ao Funchal a oeste, composto por 31 edifícios de habitação (281 fogos), onde vivem mais de 1.400 pessoas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O governante, que lidera o executivo de coligação PSD/CDS-PP, sublinhou a insistência “durante anos” do presidente da Câmara Municipal para que o projeto de recuperação fosse executado, o que aconteceu através da empresa pública Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM) e representou um investimento de 5 milhões de euros, dos quais 3,5 milhões oriundos do FEDER — Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A obra incluiu a pintura de todos os blocos, edificados na década de 80 do século passado, e a substituição das coberturas em fibrocimento, bem como a reabilitação das zonas comuns e a remodelação das redes de abastecimento de água, telecomunicações e eletricidade.

“Este é um dos melhores bairros não só de Câmara de Lobos, como da Madeira. Há poucos bairros com esta situação privilegiada, com uma vista magnífica, acesso às vias rápidas, com uma população trabalhadora e amiga do seu amigo”, declarou Miguel Albuquerque, falando para os moradores, após percorrer parte do complexo acompanhado por uma banda de música.