CDS-PP

CDS-PP

CDS-PP lança pré-campanha a 10 meses das europeias

O cabeça de lista do CDS-PP, Nuno Melo, lança a pré-campanha para as eleições europeias, num apelo à participação dos cidadãos com dez meses de antecedência para não ser "um simulacro pré-eleitoral".
Parlamento

AR. Acordos de última hora e um problema adiado

O Parlamento vai de férias, mas não escapou às correrias de última hora. O Governo tentou contornar tropeções finais, mas não conseguiu evitar todos. Fomos ver como ficaram os dossiers mais quentes.
Assalto em Tancos

CDS acusa ministro de prestar informação errada

O CDS-PP quer confrontar, terça-feira, o ministro da Defesa com o que considera "informação incorreta" prestada ao parlamento sobre o material roubado há um ano em Tancos.
Estado da Nação

Como António Costa assistiu ao Estado da Nação  /premium

Quatro horas e meia. Quatro-horas-e-meia de um longo debate em que o primeiro-ministro perdeu ministros, torceu o nariz ao Bloco e recorreu ao gabinete de apoio para preparar o contra-ataque.
Estado da Nação

O nosso check-up ao estado da Nação /premium

207
O país político tem dado sinais de claro mal-estar: maioria à esquerda a sofrer de hipertensão, oposição com fraturas expostas e dores de crescimento. Eis o check-up do Observador ao Estado da Nação.
Transporte Ferroviário

CDS quer esclarecimentos sobre rede ferroviária

O CDS-PP chamou de urgência ao Parlamento o ministro do Planeamento e das Infraestruturas para que possam ser prestados esclarecimentos sobre o estado da rede ferroviária nacional.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

ISP. Estado pode perder 474 milhões

O fim do adicional ao Imposto sobre os Produtos Petrolíferos proposto pelo CDS-PP implica uma perda de receita de 474 milhões de euros num ano, segundo o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.
Medicamentos

Cristas admite Estado a produzir medicamentos 

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, admitiu que a proposta do PCP de produção de medicamentos pelo Estado poderá ser uma ideia interessante, mas apenas se ficar mais barato.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

Cristas quer partidos a revogar adicional do ISP

120
Proposta irá a votação final esta semana, depois de a esquerda ter deixado passar projeto do CDS na primeira votação. Discussão na especialidade foi acelerada para ser votada antes das férias.
Código do Trabalho

No teste à geringonça, Bloco e PCP foram à manif

Solidez à esquerda foi a teste mas líderes do PCP e do Bloco de Esquerda deram um sinal para o plenário (e ao Governo) quando se juntaram ao protesto da CGTP contra o acordo da concertação social.
Assunção Cristas

Assunção Cristas regressa à bomba de gasolina

136
Assunção Cristas, Nuno Melo e Pedro Mota Soares, vão estar no sábado espalhados por várias bombas a pressionar uma vez mais para a revogação do ISP, numa altura em que a lei está a ser debatida.
CDS-PP

CDS-PP defende dedução do custo das portagens

A presidente do CDS-PP defendeu que os moradores do interior possam vir a deduzir o custo das portagens no seu imposto no âmbito do conjunto de propostas de benefícios fiscais para o interior.
Assunção Cristas

Cristas diz que Brandão Rodrigues é "inexistente" 

305
A presidente do CDS-PP acusou Tiago Brandão Rodrigues de ser um ministro inexistente e reiterou que foi o Governo a criar expectativas aos professores.
CDS-PP

CDS pede negociações com Bruxelas 

A presidente do CDS-PP defendeu que os benefícios fiscais para o interior que propôs podem estar em vigor a 1 de janeiro de 2019 se o Governo desencadear já um processo de negociação com UE.
Projeto de Lei

CDS-PP propõe tabelas de IRS reduzidas no interior

293
O CDS-PP vai propor benefícios fiscais para o interior, como tabelas de IRS reduzidas a metade e tributação de 10% para todas as empresas.
CDS-PP

CDS-PP prepara programa a pensar nos precários

Centristas estão a preparar um programa eleitoral que irá incluir um novo "enquadramento laboral" a pensar na economia digital e no trabalho independente.
35 horas

35 horas. Portugueses precisam de trabalhar muito

1.770
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, afirmou que os portugueses precisam de "trabalhar muito", quando questionada sobre o regresso dos profissionais de saúde às 35 horas semanais de trabalho.
Assalto em Tancos

Cristas lamenta falta de conclusões sobre Tancos

175
Assunção Cristas, lamentou que, decorrido um ano, ainda não haja conclusões do Ministério Público sobre o desaparecimento de material de guerra de Tancos. Situação "não pode ser esquecida".
CDS-PP

CDS quer ser "a primeira escolha" da direita

1.027
Assunção Cristas assumiu "a ambição" do partido de ser a primeira escolha do eleitorado de direita nos próximos atos eleitorais, porque é a "voz alternativa e diferenciadora das esquerdas encostadas".
Política

Pequeno dicionário das desgraças da direita /premium

Assunção Cristas nem consegue ganhar no partido, Rui Rio não parece querer ganhar no país e o CDS pode cair nas mãos de Chicão. Sobra Marcelo? É isso: à direita portuguesa sobra Marcelo.
CDS-PP

Não há problemas com a Constituição, diz CDS

127
Primeiro-ministro "falhou a sua promessa, falhou o compromisso" a respeito do imposto sobre combustíveis. "O que o CDS quer fazer é obrigar o Governo a honrar a palavra que deu", disse Mota Soares.
CDS-PP

CDS tenta apressar lei dos combustíveis

120
Projeto foi aprovado na generalidade mas todos duvidam de que entre em vigor antes de 2019. CDS quer apressar trabalhos e enviou requerimento à comissão de orçamento e finanças para dar prioridade.
Combustível

Imposto vai descer, mas não já. E todos sabiam

248
Serviços do Parlamento avisaram que projetos para baixar imposto petrolífero com perda de receita só devem ter efeitos em 2019. Ex-secretário de Estado diz que diploma do CDS é inconstitucional.
Ambiente

CDS-PP quer medidas para três fábricas no Alentejo

Num projeto de resolução entregue na Assembleia da República, 11 deputados do CDS-PP alertam para os "problemas ambientais relacionados" com a laboração de três fábricas do Alentejo.
Fogo de Pedrógão Grande

CDS. Trabalho de proximidade "nunca está feito"

154
A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, disse este domingo em Pedrógão Grande que o trabalho político de proximidade perante as vítimas da tragédia "nunca está feito" e é preciso continuá-lo.
CDS-PP

Fernando Barbosa derrota Cecília Meireles no Porto

442
Fernando Barbosa, até agora vice-presidente da Distrital do CDS/Porto, venceu as eleições à liderança daquela comissão política, derrotando a vice-presidente do partido, Cecília Meireles.
CDS-PP

CDS em guerra no Porto na véspera de eleições

310
Cristas não queria confronto no Porto, mas candidatura de Cecília Meireles teve mesmo adversário. Guerra é até ao último dia. Lista adversária acusa organização de impedir acesso a cadernos eleitorais
Incêndios

Incêndios. CDS pressiona Governo com 31 perguntas

102
Assunção Cristas anunciou que CDS vai fazer 31 perguntas ao Governo sobre prevenção da época de incêndios deste ano e apoio dado às vítimas dos incêndios de junho e outubro de 2017.
Assunção Cristas

10 Junho. Cristas come "boas sardinhas" em Paris

A presidente do CDS-PP assistiu a uma missa e comeu "boas sardinhas", em Paris. Remeteu também para a esquerda os comentários do Presidente sobre a necessidade de "bom senso" no Orçamento.
Câmara Municipal Lisboa

Câmara e CDS às turras com publicidade em Lisboa

A CML quer adjudicar à JCDecaux a exploração da publicidade de rua, CDS ameaça votar contra. Há mais de dois anos que era suposto tudo estar resolvido, mas a polémica continua.
CDS-PP

CDS quer abolição da sobretaxa sobre combustíveis

A iniciativa, segundo Pedro Mota Soares, é para "ter um caráter imediato", a fim de que "possa significar o mais rapidamente possível uma descida do preço dos combustíveis para os portugueses"
Eutanásia

O nome da coisa 

Seria injusto e errado não reconhecer publicamente o papel fundamental que na rejeição da eutanásia teve o voto do Partido Comunista Português.
Professores

Professores. CDS critica conduta do Governo

O CDS-PP acusou o Governo de ter uma "conduta errática, inconsistente e desonesta" no diálogo com os professores e prometeu questionar o primeiro-ministro sobre a contagem do tempo de serviço.
Agricultura

Cristas pede "voz grossa" ao Governo em Bruxelas

A presidente do CDS-PP exigiu em Santarém que o Governo tenha "voz grossa" em Bruxelas para que o primeiro plano do orçamento apresentado pela Comissão Europeia, "não seja aceite".
Incêndios

CDS quer ministro a explicar preço de meios aéreos

345
O CDS vai requerer a ida do ministro da Administração Interna ao Parlamento para explicar o valor que o governo vai pagar pelos meios aéreos. Democratas-cristãos falam em gestão "negligente".
Agricultura

CDS critica diminuição de verbas da PAC 

155
Para o vice-presidente do CDS-PP, a diminuição das verbas da Política Agrícola Comum (PAC) "é uma solução fortemente discriminatória de Portugal" por parte da Comissão Europeia.
Política

PS e CDS em guerra de piadas com o rato Mickey

307
Rato Mickey, fantasia, publicações apagadas e vitórias morais. Melo comparou o Congresso do PS ao mundo da Disney, o PS reagiu e agora Cristas reclama o lugar de líder da oposição.
Eutanásia

CDS: despenalizar dá "poder a terceiros"

O CDS-PP considerou, esta terça-feira, que a despenalização da eutanásia dá "poder a terceiros sobre a vida de outrem". Partido lembrou que leis como esta têm consequências sem retorno.
Congresso do PS

PS apaga publicação em que brinca com Nuno Melo

231
Na conta oficial do Twitter, o Partido Socialista tinha brincado com Nuno Melo, colocando-lhe umas orelhas de Mickey, mas a publicação foi apagado mais tarde.
Eutanásia

Eutanásia divide parlamento até à última /premium

219
No PSD, a maioria está contra a legalização da eutanásia, mas há liberdade de voto e o Observador contou pelo menos 8 deputados que votam a favor. A margem será sempre mínima.
CDS-PP

Cristas acusa Governo PS de esconder austeridade

256
Presidente do CDS diz que o PS "levou três vezes o país à bancarrota", reagindo a declarações de António Costa, e defendeu que o Governo esconde a austeridade para levar "números bonitos" a Bruxelas.
CDS-PP

Liderar gerações

388
Dar lugar ao mérito não é deixar alguém entregue à sua sorte. Pelo contrário. É permitir que o Estado renove a autoridade, limitando-se às tarefas de providência para estar mais próximo dos cidadãos.
Imposto Sobre Produtos Petrolíferos

CDS cria simulador de impostos nos combustíveis

487
Centristas querem aproveitar posição dos partidos à esquerda e voltam a lançar um projeto de lei pela revogação do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos. "Demagogia", acusa o PCP.
Política

A mais natural das direitas

207
O grupo de Ofir, liderado por Lucas Pires. reforça o trabalho de pensamento alternativo ao socialismo, reafirmando o papel central da Europa, da democracia e da abertura económica no Portugal moderno.
Assunção Cristas

Cristas não quer SNS usado para "executar a morte"

150
Cristas terminou jornadas a apontar para a lei da eutanásia, que vai ser votada para a semana no Parlamento. Cada voto conta, mas no CDS não haverá votos a favor. Líder do CDS foi dura nos argumentos.
CDS-PP

"Este PSD afasta-se da linha europeia de Passos" /premium

549
CDS não esconde que é mais próximo de Passos do que de Rio na política europeia. Em entrevista, Nuno Melo critica Costa por querer ser "o Macron dos pequeninos". E fenómeno Cristas é "repetível".
CDS-PP

Cristas. "Governo é conduzido por Mário Centeno"

232
Cristas diz que há austeridade para lá da troika. E, depois de ouvir queixas de bombeiros e autarcas de Monção, promete pegar nas propostas do Movimento pelo Interior e apresentá-las no Parlamento.
Óbito

CDS cancela ação de rua devido a luto por Arnaut

O CDS-PP cancelou esta segunda-feira uma ação de rua prevista para terça-feira de manhã em Viana do Castelo, em respeito ao dia de luto nacional decretado em memória do antigo ministro António Arnaut.
CDS-PP

Europeias. PSD, "amigo", o CDS não está contigo

Nuno Magalhães acusa Governo de "inação" na negociação dos fundos comunitários e Nuno Melo distancia-se do PSD nos impostos europeus. Eis o CDS a dar o mote para a campanha das europeias.
CDS-PP

"O Governo engana e brinca com as palavras"

105
CDS está em Viana para falar de fundos, agricultura e mar. Temas que, diz Cristas, "não são vistos como prioridade". Governo não falou com CDS sobre fundos, mas Parlamento é "o lugar indicado", diz.
CDS-PP

"É importante que o PSD faça o seu trabalho"

Líder parlamentar do CDS diz que no trabalho para chegar aos 116 deputados no Parlamento é importante que o PSD faça a sua parte e destaca a capacidade de iniciativa dos centristas.
CDS-PP

CDS adia decisão sobre revisão constitucional

128
Assunção Cristas esteve em Belém, numa audiência com Marcelo pedida depois de ter lançado o repto para uma revisão constitucional centrada na Justiça. Mas por agora o CDS fica-se por um fórum.
Assunção Cristas

Cristas em Luanda. Palestra e encontros políticos

135
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, vai estar na segunda e na terça-feira em Luanda para proferir uma palestra na Universidade Agostinho Neto e ter encontros com partidos políticos angolanos.
CDS-PP

CDS não pede a Costa que fique se o Governo cair

209
O vice-presidente do CDS-PP Nuno Melo garante que o partido não vai pedir ao primeiro-ministro, António Costa, para continuar no cargo se o Governo cair num cenário de chumbo do Orçamento para 2019.
Revisão Constitucional

Cristas pede audiência ao PR para melhorar justiça

A presidente do CDS-PP anunciou esta terça-feira que pediu uma audiência ao Presidente da República acerca das eventuais alterações da Constituição necessárias à melhoria do sistema da Justiça.
PSD

Fogos. PSD acusa Governo de negligência

A preparação da época de incêndios está a ser fortemente criticada pelos sociais-democratas, que acusa o Governo de ser displicente. PSD e CDS vão chamar ex-comandante da Proteção Civil ao Parlamento.
Assunção Cristas

Devedores CGD. Cristas saúda iniciativa do PSD

Assunção Cristas considerou esta quinta-feira que a iniciativa de Rui Rio, desolicitar no parlamento o nome dos 50 maiores devedores da CGD, é "bem-vinda".
Assunção Cristas

PS tem de fazer "reflexão" sobre Sócrates e Pinho

A líder do CDS considerou na quarta-feira à noite, em Oeiras, que o PS tem de fazer a sua "reflexão interna" perante as suspeitas judiciais que envolvem os ex-governantes José Sócrates e Manuel Pinho.
Incêndios

Governo acusado de ocultar relatório de Pedrogão

O PSD e CDS-PP acusaram esta quarta-feira o Governo de ocultar o relatório da auditoria interna da Autoridade Nacional da Proteção Civil sobre o incêndio de Pedrógão Grande.
Comissão de Inquérito

As 5 perguntas a que Pinho tem de responder

355
Os investigadores do caso EDP querem fazer perguntas a Manuel Pinho. Os deputados querem fazer perguntas a Manuel Pinho. E os jornalistas querem fazer perguntas a Manuel Pinho. Há cinco essenciais.
CDS-PP

CDS-PP anuncia propostas contra precariedade

Mesquita Nunes afirmou que os centristas vão apresentar propostas para melhorar legislação laboral e defendeu que foram medidas aprovadas pelo PSD/CDS-PP que permitiram atual redução do desemprego.
Política

Cristas. Recurso ao TC é um direito do Governo

A presidente do CDS-PP diz que o Governo "está no uso dos seus direitos" quando decidiu pedir ao Tribunal Constitucional a fiscalização da norma dos horários dos professores.
UNESCO

CDS propõe estuário do Tejo a Património Mundial

328
No início do ano, os níveis de poluição no rio voltaram a atingir níveis elevados. Centristas propuseram então uma auditoria e, agora, Assunção Cristas defende candidatura à UNESCO.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)