CDS-PP

Orçamento do Estado

CDS. OE é eleitoralista porque "engana as pessoas"

Numa conferência no ISCSP, com deputados dos cinco maiores partidos, Cecília Meireles, do CDS-PP, diz que quando as pessoas fizerem as contas ao que perdem com este OE, "o voto já está na urna".
CDS-PP

CDS ataca orçamento da "oportunidade perdida"

A líder do CDS-PP admitiu, esta segunda-feira, que tem poucas expectativas quanto à aprovação das alternativas que o partido vai apresentar para o Orçamento do Estado de 2019.
CDS-PP

Manuel Monteiro está "de bem com o CDS"

O antigo líder dos centristas diz ter dúvidas quanto a uma eventual refiliação no antigo partido. Apesar de ter fundado o já extinto "Nova Democracia", na rua as pessoas continuam a associá-lo ao CDS.
Orçamento do Estado

Cristas. Proposta de OE "não vai no bom caminho"

158
A presidente do CDS-PP diz que a proposta do Governo PS para o Orçamento do Estado para 2019 "não vai no bom caminho" e insistiu em benefícios fiscais para empresas e cidadãos do interior de Portugal.
CDS-PP

CDS. Têndencia quer que partido acolha propostas

"Esperança em Movimento" organiza, no sábado, um encontro para debater propostas para Portugal e espera que Assunção Cristas adote algumas delas no programa eleitoral para as legislativas de 2019.
Governo

Cristas reafirma que trocas provam fim de mandato

A presidente do CDS-PP sublinhou ainda preocupação com a área da Energia, na qual admite que existam "incompatibilidades".
Exército

Tancos: Partidos dizem que caso não acaba aqui

130
Partidos reagem à demissão do chefe do Exército. CDS diz que Costa é "elo de ligação" das demissões e quer explicações dos motivos e timing. PSD sugere que César empurrou general para "apagar" caso.
CDS-PP

Cristas defende que falta remodelar António Costa

3.159
Assunção Cristas diz que remodelação "não resolve nada", pois é Costa que tem de ser remodelado. Diz que escolhas são "prata da casa" de agora e dos tempos de Sócrates.
CDS-PP

O furacão Portas foi a Peniche mas poupou Portugal

134
Antigo líder centrista falou em Peniche na Escola de Quadros do CDS onde o furacão se previa forte, mas os ventos eram de Europa e levaram-no para outras geografias. Eis Portas, o euro-desiludido.
CDS-PP

Cristas quer higiene urbana como "prioridade"

292
Os vereadores do CDS-PP na Câmara de Lisboa querem que a higiene urbana seja uma "prioridade política" e, por isso, vão apresentar um pacote de medidas.
Luís Marques Mendes

PSD e CDS vão perder se não tiverem "cabecinha"

297
O ex-líder social-democrata Luís Marques Mendes avisou sexta-feira PSD e CDS que "se não tiverem cabecinha" vão continuar na oposição por mais cinco anos.
Azeredo Lopes

Partidos dizem que demissão não retira preocupação

105
Marco António continua preocupado e alerta que "ainda não se sabe onde estão todas as armas roubadas". Bloco alerta que há "muitas perguntas sem resposta". CDS e PSD dizem que demissão é "tardia"
Orçamento do Estado

CDS prefere redução do IRS a aumentos

A presidente do CDS-PP defendeu uma redução no IRS, por abarcar mais portugueses, em vez dos anunciados aumentos de pensões e dos salários dos funcionários públicos no Orçamento.
CDS-PP

Nuno Melo. Distribuição de fundos é assimétrica

100
Cabeça-de-lista do CDS-PP às europeias de 2019, Nuno Melo, disse que distribuição dos próximos fundos europeus vai ser "assimétrica", não aceitando que Portugal perca 7% do financiamento.
Fact Check

Houve 7 alterações à lei laboral na legislatura? /premium

O coordenador do PS na Comissão do Trabalho quis rebater afirmações de Cristas com argumentos pouco rigorosos. Disse que houve sete alterações à lei laboral, mas foram só cinco. Veja os factos.
Debate Quinzenal

Tancos roubou o palco à economia e ao emprego

A direita não larga o caso de Tancos e António Costa continua a segurar o ministro da Defesa. O primeiro-ministro quis debater economia, mas só a esquerda lhe tocou... e para exigir medidas no OE.
CDS-PP

Portas e Mendes vão dar formação à escola do CDS

608
Paulo Portas, Marques Mendes e um general que pediu a passagem à reserva na sequência do caso de Tancos são alguns dos participantes da Escola de Quadros do CDS que arranca quinta-feira.
Assalto em Tancos

Tancos. CDS remete para comissão de inquérito

CDS remete para a comissão de inquérito apurar "o grau de conhecimento e envolvimento" do ministro no processo de recuperação das armas roubadas em Tancos, e insiste na demissão de Azeredo Lopes
PSD

O futuro do centro-direita /premium

651
Rui Rio não só é uma garantia de como o PS pode chegar à maioria absoluta, como uma derrota histórica do PSD em 2019 poderá representar uma oportunidade única para reconstruir o centro-direita.
CDS-PP

Ovar. Dirigente do CDS alvo de disparos

713
Líder da concelhia do CDS/Ovar alvo de "disparo de arma de fogo" na madrugada de sexta-feira, quando chegava a casa. Na queixa, Fernando Camelo de Almeida admite hipótese de "intimidação" política.
Natalidade

Esquerda chumba propostas do CDS. "Não é sério"

1.028
CDS levou a discussão pacote de medidas com benefícios fiscais para as famílias em função do número de filhos. Queria debate "sério" sem "partidarite", mas esquerda disse que era "poucochinho".
Assalto em Tancos

Tancos. CDS pede inquérito parlamentar

259
CDS quer comissão de inquérito ao caso Tancos e diz que o ministro da Defesa e o chefe do Exército "não têm condições para continuar". BE contra proposta do CDS: "É uma brincadeira política".
CDS-PP

CDS apela ao voto no pacote da natalidade

O CDS-PP desafiou hoje os partidos de esquerda a porem de lado "a partidarite" e aprovarem o pacote de incentivo à natalidade, no parlamento, por ser um desígnio e uma prioridade nacionais.
CDS-PP

CDS quer benefícios fiscais em função dos filhos

434
CDS insiste com promoção da natalidade em jeito de tiro de partida do ano eleitoral. Entre medidas de justiça fiscal em função do número de filhos e incentivos às empresas, CDS volta às farpas ao PSD.
Partido Popular

Líder do PP espanhol reúne-se com Rio e Cristas

Na agenda do primeiro encontro entre Cristas e Casado estarão as eleições europeias de 2019, a União Europeia (UE) e a situação política em Portugal e em Espanha.
PGR

Cristas desafia Marcelo a ouvir partidos sobre PGR

110
A líder do CDS é a favor da recondução de Joana Marques Vidal à frente da Procuradoria Geral da República e quer o Presidente a ouvir os partidos. Costa já disse que o fará.
CDS-PP

CDS ataca "taxa Robles versão Rio"

CDS demarca-se do PSD criticando a reinvenção da "taxa Robles" ontem anunciada por Rui Rio. Deputado centrista diz que se trata de caça ao contribuinte e de uma alternativa que é redundante.
CDS-PP

CDS quer brigada de emergência para sinalizar lixo

289
A vereação do CDS-PP na Câmara de Lisboa criticou a falta de limpeza na cidade e anunciou que vai propor um pacote de medidas nesta área.
Assunção Cristas

Assunção Cristas. Professores foram "aldrabados"

410
A líder do CDS-PP acusou esta terça-feira o Governo de ser "muito incompetente" e de estar "muito mal" na questão dos professores.
CDS-PP

CDS: Pinturas de guerra e expetativas insufladas /premium

O ano político dos centristas abriu com uma festa para mostrar união, entusiasmo e confiança. O ego do partido está insuflado e já se assume como a única alternativa. Será? A análise à rentrée do CDS.
PS

PS diz que Cristas "chora lágrimas de crocodilo"

159
A secretária-geral adjunta do PSP reagiu este sábado ao discurso da rentrée da líder do CDS, que disse que o seu partido era a única "alternativa" aos partidos de esquerda.
CDS-PP

CDS sobe a fasquia: "Ninguém nos pára!"

537
Na rentrée do CDS, em Ermesinde, Cristas subiu a parada para as ambições do partido. Num discurso carregado de críticas ao governo e indiretas ao PSD, voltou a exigir a recondução da atual PGR
Ministério da Agricultura

Ministro aconselha "penitência" a Cristas

O Ministério da Agricultura aconselhou "penitência" a Assunção Cristas, acusando-a de "faltar à verdade" sobre os fundos comunitários destinados aos agricultores.
CDS-PP

CDS ignora PSD: "A alternativa somos nós"

758
Cristas dá tiro de partida com objetivo político definido: ultrapassar o PSD para ser "a alternativa" da direita. Slogan está escolhido. Programa eleitoral vai incluir descida faseada do IRS em 4 anos
PSD

Ex-líder centrista defende união entre PSD e CDS 

193
Ribeiro e Castro diz que só se PSD e CDS unirem forças é que vão conseguir voltar a ser poder e derrotar António Costa. Mas não vê nem Rio nem Cristas "preocupados com isso", o que o "entristece".
Assunção Cristas

"Agricultura tem sido parente pobre do Governo"

A presidente do CDS-PP disse esta quinta-feira que a agricultura "tem sido o parente pobre do Governo", que não está a aplicar "devidamente" os fundos europeus disponíveis.
Sondagens

BE e PSD perdem intenções de voto na rentrée

185
Um verão marcado pelo caso Robles e críticas a Rui Rio terão custado, respetivamente, 1,7% e 3,1% das intenções de voto no Bloco de Esquerda e Partido Social Democrata entre julho e setembro.
Assunção Cristas

Cristas critica gestão de fundos por Governo

119
A líder do CDS-PP acusou o Governo de gostar de "fazer um brilharete com o dinheiro dos outros", no caso do dinheiro enviado por Bruxelas para as zonas atingidas pelos incêndios do ano passado.
Jerónimo De Sousa

PS "pula o pezinho para a dança" com PSD e CDS

O líder comunista lamentou a convergência dos socialistas com os partidos da direita em matérias como o processo Banif, os casos recentes da legislação laboral e a descentralização.
Descentralização

Descentralização: CDS chama ministro ao Parlamento

CDS chamou com urgência Eduardo Cabrita ao Parlamento, PS garantiu que diplomas setoriais para as autarquias vão a Conselho de Ministros dia 13 de Setembro
Política

Em que acredita a direita portuguesa? /premium

189
Em que é que acredita a direita portuguesa? Acredita na propriedade privada, no direito ao arrendamento e na livre rentabilização e frutificação do património imobiliário privado?
Assunção Cristas

Cristas critica Governo na área da educação

Questionada sobre o impasse no descongelamento das carreiras na administração pública, cujo caso mais visível é o dos professores, a presidente do CDS-PP disse compreender as queixas dos docentes.
Emprego

Cristas. Lei que "vem de trás" baixa desemprego

Segundo a líder do CDS-PP, o Governo está a dar um "mau sinal" ao querer alterar a legislação porque as reformas que foram feitas anteriormente mostram que estão a ajudar à criação de emprego.
CDS-PP

CDS. Redução de IRS para retornados da Venezuela

1.631
O CDS tem um plano para resgatar portugueses e lusodescendentes em dificuldades na Venezuela. Redução de IRS, ponte aérea e agilização de processos de nacionalidade são algumas das medidas.
Casamento

Prazo para casar após divórcio: proposta parada

O PS, BE e PAN querem acabar com o prazo que obriga homens a esperar 180 dias e mulheres 300 após dissolução de um matrimónio para poderem casar novamente, mas proposta está parada há mais de um ano.
Saúde

PCP opõe-se à política da Saúde de PS, PSD e CDS

O dirigente comunista Jorge Pires frisou a oposição do PCP à atual política da Saúde que desvia três mil milhões de euros por ano para grupos empresariais privados.
Parlamento

CP. Chumbada Comissão Permanente Extraordinária

132
O requerimento do CDS para que se realizasse uma Comissão Permanente Extraordinária sobre a ferrovia foi discutida em Conferência de Líderes. Proposta foi chumbada apesar do voto favorável do PSD.
CDS-PP

Líder do CDS/Açores admite recandidatar-se

O presidente do CDS-PP nos Açores, Artur Lima, admitiu, na Universidade de Verão da Juventude Popular açoriana, recandidatar-se à liderança do partido naquela região.
CDS-PP

CDS quer saber se PS teve tratamento privilegiado

"O PS teve ou não tratamento privilegiado por parte da CP nas condições de fretamento do comboio especial?", questiona o CDS num requerimento enviado ao ministro do Planeamento.
PCP

CDS-PP verte "lágrimas de crocodilo" pela ferrovia

271
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, criticou o desinvestimento na ferrovia e acusou a direção nacional do CDS-PP de "verter lágrimas de crocodilo" sobre o setor ferroviário.
Transporte Ferroviário

Ferro aceita pedido do CDS e convoca líderes

O presidente da Assembleia da República agendou uma conferência de líderes para analisar o pedido do CDS-PP de uma reunião extraordinária da comissão permanente para debater a situação da ferrovia.
Assunção Cristas

Cristas não vê partido de Santana como "ameaça"

Em declarações aos jornalistas em Cascais a líder centrista disse que não "vê como ameaça" a criação da Aliança, o futuro partido que o ex-primeiro-ministro Pedro Santana Lopes pretende fundar.
CDS-PP

O dia em que o CDS foi andar de comboio /premium

1.549
O CDS viajou nos comboios de norte a sul. Ouviu queixas, criticou o Governo e anunciou que vai chamar o ministro ao Parlamento. Um dos centristas até foi apanhado pelas supressões da CP.
CDS-PP

Falhas na CP. CDS chama ministro ao Parlamento

267
Assunção Cristas anunciou esta terça-feira que o CDS quer ouvir o ministro do Planeamento e das Infraestruturas no Parlamento já na próxima semana devido ao mau estado da ferrovia no país.
CDS-PP

Nuno Melo sobre a ferrovia: "Uma vergonha"

1.757
O CDS iniciou um roteiro pela ferrovia portuguesa para denunciar o seu estado atual, envolvendo vários dos seus dirigentes em viagens de comboio. Nuno Melo foi o primeiro a apontar o que está mal.
Nuno Melo

“A UE só deve acolher quem não nos faça reféns"

455
Nuno Melo quer mais controlo na entrada de migrantes na UE e entende que isso não o cola à extrema-direita: "Quem vota com Le Pen é o PCP e o Bloco." Fala do medo de aviões e da liderança do CDS.
Observador Summer Sessions

"Quem vota com Marine Le Pen é o Bloco e o PCP" /premium

247
Imigração, legislativas e europeias de 2019, o seu futuro no CDS e o que junta PCP e Bloco à extrema-direita em Bruxelas. Foi assim a Summer Session com o eurodeputado Nuno Melo, vice do CDS.
CDS-PP

CDS volta a fazer campanha em comboios da CP

2.347
Os centristas voltam a usar as falhas na CP para fazerem campanha pré-eleitoral para as europeias. Esta terça-feira, vários dirigentes do CDS vão usar a ferrovia para percorrer o país de norte a sul.
Pedro Santana Lopes

A propósito do chefe /premium

Por maior que seja a nossa admiração pelos seus feitos, o caudilho é uma lamentável pecha que herdámos.
Política

Um partido não é uma família

457
PSD, PS, BE, CDS e CDU, em 20 anos, perderam cerca de 850 mil votos, mas não assusta esta crescente insignificância dos partidos existentes, só assusta a possibilidade de novos partidos aparecerem.
PSD

Passos Coelho demitiu-se e não foi substituído /premium

332
O novo partido de Santana Lopes também não conseguirá ultrapassar o PSD. Competirá assim ao futuro líder do PSD unir as direitas e ser capaz de construir um programa reformista para o país.
SIRESP

CDS-PP acusa Governo de ter falhado no SIRESP

154
CDS-PP acusou Governo de ter falhado por se comprometer com uma decisão que "não estava ao seu alcance", referindo-se ao facto de o Estado não ter passado a ser o acionista maioritário do SIRESP.
Política

Modorra estival /premium

Com o acesso de Rio à chefia do PSD cessaram quaisquer veleidades oposicionistas e muito menos reformadoras. O ressurgimento de Santana é puro teatro. PSD e CDS apoiarão Costa sempre que o PS precisar

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)