Dark Mode 50,5 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

CDS-PP

Coronavírus

PPE pede "consequências" a Órban e Fidesz 

Não é um pedido de expulsão, mas é mais uma pressão a ser exercida pelo Partido Popular Europeu - família política europeia de PSD e CDS - sobre a violação de princípios democráticos na Hungria.
Coronavírus

Unir ou dividir

586
Este é o tempo favorável para perceber que há, sim, um Serviço Nacional de Saúde, mas que há também um Sistema Nacional de Saúde que o alarga, completa e densifica. E que o sector privado é parte dele
Coronavírus

CDS cede outdoors para sensibilização sobre surto

1191
CDS decidiu ceder às autarquias que assim o solicitem os vários outdoors que tem com mensagens políticas espalhados pelo país. Presidente centrista enviou carta a autarcas a oferecer estruturas.
CDS-PP

CDS critica opção por "endividamento" das empresas

927
Adiar impostos e financiar empresas endividando-as é insuficiente, diz o CDS. Partido quer "choque de tesouraria", lembra "profissionais liberais" e recibos verdes e diz que vai apresentar propostas.
CDS-PP

Político pode ser voluntário nas Forças Armadas?

191
Lei dos Partidos e Lei da Defesa Militar são claras: não pode haver relações partidárias. Constitucionalista diz que "não há incompatibilidade" porque "os voluntários não são militares".
Coronavírus

'Chicão' alista-se voluntário nas Forças Armadas

2060
Presidente do CDS anunciou que se alistou como voluntário nas Forças Armadas para estar na "primeira linha da resistência ao novo Coronavírus". Chicão estudou 8 anos no Colégio Militar.
Coronavírus

Partidos admitem aprovar estado de emergência  /premium

276
PSD incentiva mesmo Presidente a avançar para estado de emergência. PS faz saber que não se vai opor, PCP admite viabilizar na AR, tal como o CDS. Bloco diz que hipótese tem de "estar em cima da mesa"
Coronavírus

Cristas abandona reunião e fica em quarentena

431
Assunção Cristas soube durante uma reunião da câmara de Lisboa que um amigo com quem tinha estado no fim de semana está infetado. João Gonçalves Pereira também vai ficar em isolamento preventivo.
PSD

Um líder para a aliança que Chega e IL rejeitam /premium

1626
Miguel Morgado insistiu na necessidade da direita ter uma liderança "intransigente" com o socialismo. Mas no seu apelo para que a grande família não-socialista se una, ouviu negas de Chega e IL.
Coronavírus

CDS pressiona Governo a antecipar férias escolares

205
CDS já forçou Parlamento a debater esta quinta-feira o novo coronavírus. Agora põe pressão no Governo para antecipar férias da Páscoa. Mas com ressalvas para os pais: crianças devem ficar em casa.
Paulo Portas

Portas critica moda de "governar para os likes"

853
Passos Coelho apareceu na sala no início da intervenção de Portas no encontro das direitas e foi aplaudido. Antigo líder do CDS não resistiu a atirar farpa à moda de "governar para os likes".
CDS-PP

“Chicão” pede "líder agregador" para a direita

239
Líder do CDS quer um "líder agregador" para o espaço político de que faz parte e apresenta um plano para a direita voltar ao poder. Pelo caminho opõe-se à ida de Centeno para o Banco de Portugal.
CDS-PP

Direitas já aceitam Ventura e levam nega de Rio /premium

320
Quando não foi convidado, Ventura disse que era "uma vergonha" líderes partidários de direita irem à convenção, mas este ano estará presente. Rui Rio é o único líder à direita do PS a faltar ao evento
Telecomunicações

CDS-PP pede conferência sobre 5G no Parlamento

O CDS-PP vai propor à Comissão Parlamentar de Economia e Inovação a realização de uma conferência sobre o 5G e "os desafios de Portugal no futuro digital".
CDS-PP

CDS terá projeto de revisão constitucional

"Sim, o CDS não se demitirá desse debate e a breve trecho vamos apresentar as nossas propostas", revelou o presidente do CDS-PP, após o deputado do Chega ter apresentado uma proposta.
CDS-PP

Pires de Lima elogia aproximação de "Chicão" ao PS

253
Pires de Lima elogia mudança de posição do líder do CDS sobre Montijo, mas diz que só com tempo "se vai ver" se tem mais "cultura democrática". Garante estar ao lado de Portas, se um dia quiser Belém.
CDS-PP

Cecília Anacoreta Correia, a nova porta-voz do CDS

448
A advogada e mulher do dirigente Anacoreta Correia será nomeada porta-voz do CDS. Após ser acusado de não ter mulheres na direção, Francisco Rodrigues dos Santos escolhe mulher para lugar de topo.
Política

À direita dos socialistas

A recriação política à direita do PS terá de ser também um passo decisivo para a inversão do ciclo da indiferença, de fragmentação do sistema e do crescendo da desconfiança da maioria dos portugueses.
Debate Quinzenal

Costa sobre caso Ana Leal: "É men-ti-ra!" - como aconteceu

340
Com o tema do Covid-19 a marcar o debate quinzenal, a discussão passou pelas PPP, incompatibilidades no Governo, governador do Banco de Portugal, e o novo aeroporto no Montijo.
CDS-PP

Montijo. Conversa mudou posição do CDS em 35 dias

4798
Moção do presidente aprovada no Congresso do CDS defendia Alverca como localização do novo aeroporto — mas, 35 dias depois, defende Montijo. Líder justifica mudança com conversa com Pires de Lima.
CDS-PP

CDS fará tudo para que Montijo não seja chumbado

1398
O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, disse que o partido "tudo fará" para que o projeto do aeroporto do Montijo não seja chumbado, infraestrutura que "serve o interesse nacional".
Eutanásia

CDS garante luta contra eutanásia e pede referendo

534
O presidente do CDS diz que "falta legitimidade política" aos partidos que propuseram a despenalização da eutanásia e defende a realização de um referendo.
Eutanásia

Eutanásia. As pistas para o que se segue /premium

133
Despenalização da eutanásia foi aprovada -- mas foi só o primeiro passo. Até nova lei entrar em vigor ainda há um longo caminho. E Marcelo pode ser decisivo. Veja aqui quem votou como.
CDS-PP

Presidente do CDS elogia eleição de Telmo Correia

Telmo Correia foi eleito como presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, um resultado que, segundo o presidente do CDS, vai ajudar a “recuperar o estatuto e o peso político” do partido.
CDS-PP

Telmo Correia eleito, vice de Chicão afastado

Cai Cecília Meireles, sobe Telmo Correia, que está pronto para "momento difícil". Vice de Chicão, que João Almeida acusou de "mentir", também sai do grupo parlamentar, onde era chefe de gabinete.
CDS-PP

Líder do CDS apoia "qualquer escolha" para liderar

Francisco Rodrigues dos Santos afirmou que "qualquer escolha" para líder parlamentar terá o apoio da direção do partido e espera que mantenha os níveis de lealdade e cooperação institucional.
Política

PS saúda "retoma" do diálogo cordial com o CDS-PP

686
Carlos César saudou a retoma de um relacionamento cordial com a nova direção do CDS-PP, liderada por Francisco Rodrigues dos Santos, após reunião na sede nacional do PS, em Lisboa.
FC Porto

Governo: "Os insultos a Marega envergonham todos"

1893
Secretário de Estado da Juventude e Desporto diz que o que aconteceu é "inaceitável e intolerável" e garante que autoridades já estão a trabalhar para "identificar responsáveis e punir exemplarmente".
CDS-PP

CDS. Nuno Melo reeleito para a distrital de Braga

165
Nuno Melo vai cumprir o segundo mandato consecutivo na liderança da Distrital de Braga, cargo que também já tinha desempenhado entre 2000 e 2011.
Eutanásia

Cristas e eutanásia: "Cuidem de mim, não me matem"

1391
A ex-líder do CDS-PP quebrou o silêncio para se pronunciar sobre a morte medicamente assistida. Cristas diz-se "perplexa" com a pressa em decidir sobre o assunto e quer referendo.
PSD

"Simpática e solta". A nova aliança Rio-Chicão 

Se Portas e Passos cantavam Amigos para Siempre, Rio e Chicão aparecem em versão Anitta com nova aliança livre, leve e "solta" com vista a dança nas autárquicas. O mau tango já lá vai.
CDS-PP

Quando ser de direita é chocante

546
Francisco representa o que o CDS sempre foi – um partido de ideias personalistas, conservador nos costumes, liberal na economia, moderno na forma de comunicar e com capacidade para governar Portugal.
CDS-PP

Chicão diz que CDS não anda "às ordens do PSD"

247
Francisco Rodrigues dos Santos respondeu este sábado às críticas de Rui Rio, ainda com ecos da contribuição do partido para a viabilização de algumas medidas no Orçamento do Governo Socialista.
CDS-PP

A minha defesa

1075
Para não haver dúvidas: sou um democrata e defensor acérrimo da liberdade. Sempre fui. Não defendo regimes ditatoriais de nenhum tipo nem polícias do pensamento, que agem exactamente como certos media
CDS-PP

CDS: Matos Santos acusa "derrotados do Congresso"

201
Num artigo de opinião enviado ao Observador, Abel Matos Santos acusa os "derrotados do Congresso" de atacarem o seu caráter porque não "aceitaram perder em jogo limpo".
CDS-PP

Anti-semitismo em Portugal em 7 anedotas judaicas

231
Mas o que raio entenderá o “Chicão” por «ética judaico-cristã» para pôr este chavão à cabeça do fundamento religioso e moral do programa do seu partido? Motivo para ter promovido Abel Matos Santos?
CDS-PP

CDS. Depois de Abel, há mais duas saídas

161
Membro fundador da TEM e membro fundador do CDS anunciam desfiliação do partido depois de saída de Abel Matos Santos. Centristas falam em "campanha indecente" e avisam Francisco: o alvo és tu.
CDS-PP

Abel Matos Santos demite-se da direção do CDS

1528
Vogal da comissão executiva Abel Matos Santos não resiste à polémica de ter elogiado Salazar e diz que sai para não permitir que “as suas afirmações passadas” prejudiquem a imagem do CDS.
Lisboa

PSD e CDS contra condicionamento de trânsito

CDS defende os compromissos ambientais, afirmando que não devem ser atingidos por imposições aos cidadãos. PSD considera a proposta injusta e segregadora, "porque serve apenas uma minoria".
CDS-PP

Honrar a memória de um grande homem

1401
Como todos os partidos, o CDS é mais do que qualquer liderança. Aqueles que elogiam a PIDE e a Frente Nacional não têm lugar em nenhum partido democrático, e muito menos na liderança do CDS.
CDS-PP

O desafio para o novo CDS de Rodrigues dos Santos

O CDS terá de superar a oposição entre os liberais e conservadores do partido, os que defendem a liberdade e os direitos individuais e os que defendem a moral e as instituições nucleares da sociedade
Partido Chega

A direita castradora contra a direita castrada /premium

318
Nas “presidenciais” do ano que vem, além de dois ou três exotismos leninistas, é provável que a direita-capacho, ou castrada, enfrente a direita-carrasco, ou sedenta de castrar.
CDS-PP

CDS mantém dirigente que elogiou Salazar e PIDE

399
Pires de Lima pediu a saída de dirigente polémico da direção, CDS recusa. Diz que declarações de Abel Matos Santos foram usadas para "prejudicar todo o CDS" e que lhe "quiseram colar rótulo ignóbil".
CDS-PP

Pires Lima quer Abel Matos Santos fora da direção

904
O ex-vice-presidente do CDS afirmou que os elogios de Abel Matos Santos a Salazar e à PIDE "ofendem a memória democrática do partido" e pede que "deixe de fazer parte do órgão da direção do partido".
CDS-PP

Três divórcios e um funeral /premium

Por ser o partido do arco do poder mais à direita, recebia o voto de quem estava mais à direita no eleitorado. Em 2019 essa circunstância acabou. A identidade futura do CDS dependerá da forma como lidar com isso
Pop Up

A Billie, a política e o basket: isto é tudo pop?

A jovem-prodígio de 18 anos, os congressos na TV e os ídolos do desporto: tudo isto no Pop Up desta semana, com Bruno Vieira Amaral, Maria Ramos Silva, Pedro Boucherie Mendes e Tiago Pereira.
CDS-PP

CDS: Dirigente elogiou Salazar e Pide

10535
Elogios a Salazar e à PIDE ou críticas a Aristides Sousa Mendes. Abel Matos Santos, que integra a nova direção do CDS, diz que publicações tiveram “o seu contexto”.
CDS-PP

Quando a febre aumenta, nem todos são intolerantes

165
Para um partido como o CDS, defensor e fundador da Democracia Liberal, esta deriva, que é democrata na medida em que é populista, mas é iliberal na medida em que é intolerante, preocupa. Muito.
Partido Chega

CDS-PP "não se revê" em declarações de Ventura

230
CDS-PP assegurou que estará sempre "ao lado da dignidade do parlamento", não adiantando qual o sentido de voto do partido em relação à iniciativa do PS, que afirmam ainda não conhecer.
CDS-PP

Não há quem me represente? /premium

161
Rio diz-se do centro e o CDS da direita dos costumes. Não há quem fale das liberdades individuais? Que defenda a poupança e o capital? São todos defensores do poder público e esqueceram as pessoas?
CDS-PP

O meu punho e o meu rosto

141
Tenho pena, mas hoje já não é cedo para dizer que não tenho razões para acreditar neste Presidente. Admito mudar de opinião no dia em que ouvir uma frase genuinamente sua. Até lá, não juro lealdade.
CDS-PP

Rodrigues dos Santos: "No CDS não há Joacines" 

123
Em Belém, o líder centrista fez-se acompanhar por Cecília Meireles e três vice-presidentes. À saída da audiência, revelou que Marcelo mostrou "grande entusiasmo" por esta nova configuração do CDS.
CDS-PP

António Pires de Lima confessou que é fascista? /premium

321
Vamos certamente assistir à multiplicação de “fascistas” e de “populistas”, não porque haja mais “fascistas” e “populistas”, mas porque os que mandam há muito tempo estão com medo de deixar de mandar.
CDS-PP

Chicão conduzirá o CDS à unidade? /premium

Cheira-me que Francisco Rodrigues dos Santos quer tornar o CDS num partido vintage. Para já, foi a uma loja de antiguidades e trouxe de lá um Manuel Monteiro em 2ª mão, para restaurar.
Assunção Cristas

Assunção assume /premium

172
Cristas teve uma atitude original na política nacional. O reverso desta singularidade foi uma via por vezes mais difícil, um caminho percorrido em solidão e incompreensão. Fez o que achava que estava certo.
CDS-PP

Chicão: "Não me pretendo eternizar no CDS"

145
O líder do CDS considera que "à medida que as pessoas se vão eternizando nos lugares, começam a confundir o interesse público com o interesse particular". E diz que saberá quando sair do cargo.
CDS-PP

CDS apresenta 42 propostas de alteração ao OE2020

São quase menos 100 propostas de alteração em relação ao OE do ano anterior, mas o CDS mantém a intenção de "marcar um caminho diferente do do PS" focando-se nas famílias e iniciativa privada.
CDS-PP

CDS. Liderança da bancada resolve-se depois do OE

Francisco Rodrigues dos Santos esteve esta tarde no Parlamento em reunião com líder parlamentar. Para já só se falou de OE. Mas Cecília Meireles mantém que vai marcar eleições na bancada
Parcerias Público Privadas

Marques Mendes: Governo vai lançar duas novas PPP 

156
Comentador da SIC revelou este domingo que o Governo vai lançar concursos para criar duas novas parcerias público-privadas (PPP), nos Hospitais de Cascais e de Loures.
Emissão Especial

As frases insólitas do congresso em 85 segundos

"Dar um pão a quem tem fome é importante". "Quem está disponível para discursar quando dizem olha a hora". "Com esta letargia Portugal falece". "Temos pena". Ouça aqui.
Atualidade

Maçãs, capotes e a ostra. O 'Lado B' do Congresso

Há quem tenha vindo direto do hospital e quem se recuse a despir a capota, quem se demore entre macieiras e quem veja no CDS "uma ostra". Entre apupos e instantes caricatos, o outro lado do congresso.
Emissão Especial

Justiça forte com os fracos? "Um lapso. É cansaço"

124
"Não vamos erguer muros com ninguém", disse o novo líder do CDS após o discurso. Assegurou que o grupo parlamentar também foi escolhido por ele, por o ter votado favoralmente. E corrigiu uma gaffe.
Emissão Especial

João Almeida: "Aplaudi como os outros"

O candidato derrotado à liderança do CDS rebateu a ideia de ter sido pouco efusivo nos aplausos ao discurso do líder. E não quis voltar ao caso da "mentira" do seu apoiante que vai ser vice.
Atualidade

CDS. O discurso do novo líder na íntegra

149
Francisco Rodrigues dos Santos fez o primeiro discurso como novo líder do CDS, depois de vencer o Congresso em Aveiro. "À direita lidera o CDS, não lidera nenhum outro partido", afirmou.
Comentário

"Mais importante do que temas é o fogo novo"

Provocações, baixa política, nuances retóricas. Rui Ramos e Miguel Pinheiro comentam o CDS que sai do congresso: "A juventude do líder vai ser uma vantagem". "CDS sozinho não consegue fazer a festa"
Congresso do CDS

Entrelinhas (e pistas) do discurso do novo líder

Análise. Da unidade do partido, a uma maioria de direita em 2023, passando pelo regresso de Manuel Monteiro e por ataques ao Chega e à IL. O que disse e o que realmente queria dizer o novo líder?
Atualidade

O primeiro discurso de "Chicão" como líder

252
Francisco Rodrigues dos Santos discursou pela primeira vez enquanto líder do CDS. Quer "combater as esquerdas", distancia-se dos "partidos emergentes" e reclama a liderança da direita.
Congresso do CDS

7 opiniões rápidas sobre a nova liderança do CDS /premium

José Manuel Fernandes, Helena Matos, Miguel Pinheiro, Filomena Martins, Alexandre Homem Cristo, André Azevedo Alves e André Abrantes Amaral analisam a nova liderança do CDS e o futuro do partido.
Congresso do CDS

O 'Rato' do Colégio Militar que vai liderar o CDS

2526
Contra o aborto, contra a expressão casamento gay, contra a sexualização da educação. Idolatrado pelos jotinhas. Ex-dirigente do Sporting. Quem é Francisco Rodrigues dos Santos, novo líder do CDS.
Congresso do CDS

Os vencedores, os vencidos e o ausente /premium

128
Francisco Rodrigues dos Santos impõe-se. Lobo D’Ávila aproxima-se. Manuel Monteiro vinga-se. João Almeida esvazia-se. Pires de Lima indigna-se. Nuno Melo afasta-se. Assunção Cristas some-se. E Portas?
Congresso do CDS

Congresso. Os nossos prémios "Estrelas da Rádio" /premium

Este foi o primeiro Congresso partidário onde esteve a Rádio Observador. Por isso, decidimos perceber que personagens do CDS se adequam a alguns dos nossos programas. E não é que bate certo?
CDS-PP

Polémicas, poucas mulheres e acusação de homofobia

124
Na nova direção de Francisco Rodrigues dos Santos, as tentativas de união já deram polémica. E há outras, como o curto número de mulheres e uma acusação antiga de homofobia.
Emissão Especial

"É mentira". João Almeida acusa futuro vice

O candidato derrotado à liderança do CDS desmentiu declarações do seu apoiante António Carlos Monteiro, que aceitou ser vice do novo líder. Ouça aqui a troca de palavras entre ambos.
Emissão Especial

Sílvio Cervan: “É imperioso que a direita fale”

Sílvio Cervan regressa à política ativa como vice de Chicão. Em entrevista à Rádio Observador, defendeu que o CDS deve dialogar à direita, incluindo com o Chega.
Emissão Especial

“Avaliamos mal determinados momentos"

Filipe Anacoreta Correia reconheceu erros na liderança de Assunção Cristas. Em entrevista à Rádio Observador, disse que a ex-líder não mereceu a derrota que teve e falou sobre o futuro de Chicão.
Noticiário

9h. Lobo d'Ávila vai ser vice de 'Chicão'

Filipe Lobo d’Ávila foi convidado para ser vice-presidente de Francisco Rodrigues dos Santos, segundo fonte da candidatura de Rodrigues dos Santos. Lobo d’Ávila aceitou o convite.
Atualidade

O momento em que Chicão soube que ganhou

223
Francisco Rodrigues dos Santos vai ser eleito este domingo novo líder do CDS. Veja o momento em que Francisco Rodrigues dos Santos ouviu a confirmação da vitória da sua moção.
Comentário

CDS. "O partido queria uma mudança radical"

"Todas as pessoas que estiveram à frente do partido nos últimos 20 anos estavam com João Almeida. Vamos ver como consegue integrar os críticos". O comentário de Miguel Pinheiro à vitória de Chicão.
Emissão Especial

Chicão: "CDS será o braço direito dos portugueses"

645
Promete estar "diariamente em contacto com os portugueses" e "um CDS que não está centralizado em Lisboa". As primeiras palavras de Francisco Rodrigues dos Santos depois de saber que tinha vencido.  
Congresso do CDS

'Chicão' é o novo líder do CDS

Francisco Rodrigues dos Santos vai tornar-se este domingo o oitavo líder do CDS: a sua moção teve 46,4% dos votos contra 38,9% de João Almeida e 14,5% de Filipe Lobo d'Ávila.
Emissão Especial

Nuno Melo. O apoio tabu e combates internos do CDS

À Rádio Observador, o eurodeputado avaliou os três principais candidatos à liderança do CDS. Nuno Melo apontou o dedo a quem criticou Cristas, que considerou "aliados do PS e do PSD".
CDS-PP

Quem ganha no CDS?

Hoje ou ganha o CDS e a direita portuguesa ou ganha o Chega e, na espuma da sua fragilidade, a prevalência de uma duradoura hegemonia da esquerda em Portugal.
Emissão Especial

Chicão e apupos: “Quem respeita mais o Congresso?"

130
"Não adianta diabolizarem-me. Amo o meu partido". Francisco Rodrigues dos Santos terminou o seu discurso da tarde quase aos berros. E aludiu ao episódio dos apupos a Pires de Lima. Ouça aqui.    
Emissão Especial

"Chamarem Cecília Mortágua à Cecília Meireles?!"

Nuno Melo apoia João Almeida. Indignou-se com ataques internos a figuras do CDS. E decidiu não integrar nenhum órgão. “Se querem cabeças à espera de renovações fiquem lá com a minha”. 
Comentário

"O CDS assustou-se com os apupos a Pires de Lima"

"A grande preocupação dos congressistas agora é quem vai unir o partido na segunda-feira". O comentário de Miguel Pinheiro depois dos discursos de Nuno Melo e Chicão. 
Congresso do CDS

Meu Deus como é bom negociar no modesto 1º andar 

Negociações fazem-se em salas que os candidatos têm no primeiro andar. É só subir a escada, mesmo à direita da "barraquinha" dos leitões. Candidaturas não arriscam resultado, mas estão confiantes
"Mini" Entrevista

Mini entrevista. Matos Santos quer cafeinar o CDS

134
João Almeida "está há 20 anos no partido, é o rosto da continuidade, quer queira quer não", diz Abel Matos Santos em 'mini'-entrevista ao Observador. E acrescenta: "Os congressistas não são parvos".
Emissão Especial

Pires de Lima: Chicão “não tem mãos na sua gente”

109
Em entrevista à Rádio Observador depois do discurso em que foi apupado, Pires de Lima voltou a acusar Chicão de “falta de preparação democrática para quem pretende liderar”. Ouça aqui.
Congresso do CDS

Pires de Lima e o raspanete que acabou em apupo

113
Pires de Lima fez um discurso ultra-crítico para Francisco Rodrigues dos Santos, a quem disse: "Se te queres dar ao respeito, começa tu por te dar ao respeito dos adversários”. Acabou apupado.
Emissão Especial

Ouça aqui a resposta de Adolfo aos apupos

627
“Um partido que tem orgulho na sua história não apupa um ministro que tirou um país da bancarrota”. Adolfo Mesquita Nunes discursou e atacou os apupos a Pires de Lima.
Emissão Especial

"Sou suspeito, mas não fiz nenhum briefing"

Francisco Rodrigues dos Santos, na entrevista à Rádio Observador, deu "palavra de honra" que no congresso anterior não pediu a dezenas de militantes para irem ao palco pedir que ele fosse deputado.
Emissão Especial

João Almeida admite trabalhar "mesmo" com Chicão

“Mesmo com Francisco Rodrigues dos Santos será possível vir a trabalhar no futuro. Tenho abertura para consensos”, disse João Almeida em entrevista à Rádio Observador. Pode ouvir aqui.
Emissão Especial

Ouça aqui a vaia e os apupos a Pires de Lima

603
"Demos tempo ao Francisco para apurar a sua cultura democrática", disse Pires de Lima a Chicão. Seguiram-se vaias e apupos da assistência ao longo de 40 segundos. 
Emissão Especial

"Cristas não cometeu nenhum pecado original"

António Lobo Xavier invocou os seus 45 anos de militância para defender Assunção Cristas, em entrevista à Rádio Observador. Não diz quem apoia. E pergunta: "O que é a ruptura?"
Atualidade

A nota de Cristas, o regresso de Portas e Marcelo

O Observador desafiou militantes do CDS com três questões. As respostas a "Que nota dá a Assunção Cristas?", "Portas deve regressar?" e "O CDS deve apoiar Marcelo?" motivaram algumas hesitações.
Emissão Especial

“Não estava à espera de tanta crispação"

Filipe Lobo d’Ávila, em entrevista à Rádio Observador, desvalorizou a ovação a Chicão no congresso do CDS: “Não me impressiona muito determinado tipo de ação”
Emissão Especial

Diogo Feyo: “Estou disponível para as autárquicas"

Em entrevista à Rádio Observador que pode ouvir aqui, Diogo Feyo, apoiante de João Almeida, criticou o discurso de Francisco Rodrigues dos Santos e mostrou-se disponível para ajudar nas autárquicas.
Congresso do CDS

Sons do congresso: "Fascistas". "É mentira". Vaias

Do "falhei" aos "fascistas", aos apupos e ao "É mentira". Pode voltar a ouvir aqui os sons mais importantes do congresso do CDS e os comentários transmitidos na emissão especial da Rádio Observador.
Congresso do CDS

As entrelinhas dos discursos dos candidatos ao CDS

139
Análise. Os 5 candidatos a líder do CDS já fizeram os seus primeiros discursos no Congresso. Entre ataques, contra-ataques, propostas e insinuações, o que disseram? E o que queriam realmente dizer?
Comentário

"Vai ser uma batalha entre Chicão e João Almeida"

Francisco Rodrigues dos Santos "não força a saída de Cecília Meireles para ele entrar no Parlamento". Fez um discurso emocional, mas "o que é isso de ganhar a sala?". Ouça a análise de Miguel Pinheiro
Emissão Especial

Chicão: "Para os adversários, até fascistas somos"

139
Francisco Rodrigues dos Santos diz que conta com Cecília Meireles no Parlamento. E assegura que o CDS "não é um catch all party, nem um partido de contrafação". Pode ouvir aqui o discurso.
Emissão Especial

Congresso “não é para passar cheques em branco”

197
O CDS precisa “de mudar a sério” para recuperar a sua credibilidade, disse o candidato Carlos Meira, no seu discurso, que pode ouvir aqui.
Comentário

Dois mistérios num discurso "ácido" e "esquisito"

"Isto fica um bocado esquisito". Miguel Pinheiro, diretor do Observador, comenta os dois mistérios deixados por João Almeida, num discurso “muito ácido”. Pode ouvir aqui.
Emissão Especial

"Avisei que não era este o caminho. Fui o único"

Filipe Lobo d'Ávila apoiou uma eventual recandidatura de Cristas em Lisboa. Mas disse que o CDS não deve “olhar para todo o país através de binóculos no Largo do Caldas”. Pode ouvir aqui o discurso.
Emissão Especial

"Não podemos continuar com a cabeça na areia"

É tempo de “arregaçar as mangas”, disse Abel Matos Santos, candidato à liderança do CDS, que apelou à mudança. Pode ouvir aqui o discurso.
Atualidade

Cristas: "Saio triste mas dei tudo o que podia"

No discurso do adeus à presidência do CDS, Assunção Cristas assumiu que falhou nos resultados e na análise, mas lembrou aos congressistas que foram eles que viabilizaram essa mesma estratégia.
Congresso do CDS

"Falhei". O mea culpa de Cristas na culpa de todos

142
Líder cessante assumiu que errou na estratégia, mas lembrou aos congressistas que foram eles que viabilizaram essa mesma estratégia em Gondomar e Lamego. Depois, abandonou o congresso.
Emissão Especial

"Vamos ser o partido sem coação e sem ameaças"

Anunciou ter nomes para candidatos a Presidente da República e à Câmara de Lisboa, mas não os revelou. "Quero ser presidente de um partido livre e não controlado". Ouça aqui o discurso de João Almeida
Comentário

"Cristas fechou a porta. Acabou. Tratem disso"

"Assunção Cristas discursa e já se vai embora. É muito revelador da forma como está a olhar para o partido neste momento". Oiça o comentário de Miguel Pinheiro ao adeus de Cristas. 
Emissão Especial

"Falhei". Ouça o último discurso de Cristas no CDS

"Saio triste mas dei tudo o que podia", disse Assunção Cristas no discurso do adeus à presidência do CDS, onde assumiu que falhou nos resultados e na análise. Ouça aqui.
Emissão Especial

“A minha opção pessoal vai para o João Almeida"

"Melhora-se não tendo medo de fazer política", disse à Rádio Observador o ex-deputado Hélder Amaral. Elogia Lobo d'Ávila e João Almeida, mas opta por este último. Ouça aqui.
Congresso do CDS

Vídeo. Encerramento do Congresso do CDS

Francisco Rodrigues dos Santos foi eleito este domingo novo líder do partido. Acompanhe aqui todos os discursos do congresso do 28.º congresso do CDS em Aveiro.
Emissão Especial

"Ouvi acusações de contorcionismo moral. Senti-me"

A líder parlamentar do CDS, Cecília Meireles, criticou a campanha tensa dentro do partido. Diz que "houve algumas coisas que correram bem". E que o novo líder terá de "saber unir e coser o partido".
Emissão Especial

"Ninguém quer estar a 500 metros de Cristas"

"Todos os candidatos fogem da líder do CDS". Miguel Pinheiro e Rui Pedro Antunes na ronda inicial de comentários na emissão especial da Rádio Observador no congresso do CDS, em Aveiro. Ouça aqui.
CDS-PP

"Estamos aqui para combater as esquerdas" - como aconteceu

1309
Francisco Rodrigues dos Santos já fez o primeiro discurso como novo líder do CDS, depois de vencer o Congresso em Aveiro.
CDS-PP

O desafio não é ganhar a secretaria mas sim o país

235
Este é o espaço natural do CDS: paladino das pessoas, entre o peso do Estado e o abandono dos mercados. Se o CDS não ocupar o seu espaço natural, alguém o ocupará – e o CDS passará à irrelevância.
CDS-PP

A Nova Direita

183
A nova direita de Francisco Rodrigues dos Santos é conservadora, influenciada por Burke, Oakeshott, Scruton e afins. É um conservadorismo democrático, inerentemente prudente e moderado.
CDS-PP

Um CDS à procura de si (?)

Correndo o risco de uma precoce previsão, a médio prazo o CDS caminhará para a indiferença do eleitorado se nada de substancial se alterar naquela que parece ser a ordem natural das coisas na política
CDS-PP

Congresso: o CDS vai mudar?

164
Contra o PS era preciso definir e apresentar uma alternativa de governo; em vez disso, Cristas apresentou proclamações e gritos na Assembleia . Pior do que isso, aderiu a todas as reclamações e "causas"
Congresso do CDS

Cobertura especial do congresso do CDS

Como é que o Observador vai acompanhar este congresso do CDS? Com um liveblog em permanência no site, emissão especial na rádio e streaming em vídeo nas redes sociais. Veja aqui.
Congresso do CDS

Presidentes de câmara do CDS apoiam João Almeida

788
Todos os seis presidentes de câmara do CDS apoiam o candidato João Almeida no próximo Congresso. Autárquicas tinham sido o ponto forte da liderança cessante.
Congresso do CDS

Ex-líder prefere 'Chicão' ou Lobo d'Ávila no CDS

163
Ribeiro e Castro diz que Cristas transformou o CDS numa "loja do chinês" e que o partido corre o risco de se perder num triângulo das Bermudas. Desvaloriza peso da idade de 'Chicão'.
Congresso do CDS

Eles querem liderar o CDS. Guia para o congresso /premium

Aí está o congresso que decide o futuro do CDS e com ele cinco candidatos ao lugar de Assunção Cristas. Para ela será a despedida, para um deles será o primeiro dia. Fomos ver o que cada um propõe.
CDS-PP

Carta do exílio

A singularidade e coragem de um jovem na corrida, merece todo o futuro, a sua juventude é parecida com a liberdade de Abril, ouve e gosta de Zeca Afonso mas discorda das letras. É um recomeço.
CDS-PP

Política e atitude

135
Aquilo que falhou em quatro anos não foram as propostas e o trabalho. Acontece que o partido teve falta de atitude. É por isso indispensável escolher quem está livre, quem representa um novo começo
Vichyssoise

CDS. Risco de ser avião no triângulo das Bermudas

Ribeiro e Castro esteve à mesa para falar do partido que liderou e não quer João Almeida como líder. O Congresso do CDS em destaque na Vichyssoise desta semana. 
"Mini" Entrevista

'Mini' entrevista com Chicão

152
Candidato à liderança do CDS não quer ser chamado de Chicão, não quer reverter lei do aborto, preferia que o casamento homossexual tivesse outro nome e diz que Manuel Monteiro devia ser aceite no CDS.
"Mini" Entrevista

'Mini' Entrevista com Filipe Lobo d'Ávila

224
Candidato quer tirar o PP da sigla do CDS e acredita que Nuno Melo, que há quatro anos teria apoiado contra Cristas, deverá apoiar João Almeida. Admite que adversários possam integrar a mesma direção.
Congresso do CDS

João Almeida: "Não tenho o apoio de Cristas"

273
'Mini'-entrevista. Garante que "não é o candidato da continuidade" no CDS, embora os adversários "queiram muito que seja". Diz ainda que não teme uma "geringonça" interna que o afaste da liderança.
"Mini" Entrevista

'Mini' entrevista com João Almeida

Candidato à liderança do CDS garante que "não é o da continuidade", embora os adversários "queiram muito que seja". Diz ainda que não teme uma "geringonça" que o afaste da liderança.
Congresso do CDS

"Portas seria um excelente candidato presidencial"

130
'Mini'-entrevista a Filipe Lobo d'Ávila. Quer tirar o PP da sigla CDS e acredita que Nuno Melo, que há quatro anos teria apoiado contra Cristas, deverá votar João Almeida.
Congresso do CDS

"Não propomos uma alteração à lei do aborto"

'Mini'-entrevista. Candidato ao CDS não quer ser chamado de Chicão, não quer reverter lei do aborto, preferia que casamento homossexual tivesse outro nome e diz que Manuel Monteiro devia ser aceite.
CDS-PP

O 6 de Outubro do CDS-PP: como e porquê?

417
Face à dimensão da débacle eleitoral era necessário que o CDS tivesse reflectido detidamente sobre as causas do desastre. Agora não tem remédio, mas ninguém constrói o futuro sem esclarecer o passado.
Política

A direita e o desencontro /premium

Há algo terrível para os partidos da área política não-socialista: não é apenas o eleitorado que se encontra distante da direita; são também os militantes que estão longe dos seus partidos tradicionais
Congresso do CDS

O partido que não sabe o que lhe aconteceu /premium

411
O CDS fixou-se em André Ventura como se a concorrência do Chega tivesse sido a razão do seu descalabro eleitoral. Não foi, e o CDS precisa de um líder que lhe faça esquecer Ventura.
CDS-PP

Um líder e o seu tempo (ou porque apoio o Chicão)

177
Momentos de crise precisam de ter como resposta momentos de ruptura. Não uma ruptura destrutiva, mas uma ruptura renovadora. Não uma ruptura com a história, mas uma ruptura com certas circunstâncias.
CDS-PP

Para o CDS prefiro o blend das Vinhas Velhas

101
O João Almeida acredita na liberdade. Absoluta. Sem condicionalismos. Sem paternalismo. Acredita que terão que ser os Portugueses a encontrar o seu rumo, a superar os seus desafios.
CDS-PP

Mudar de vida

310
No contexto atual só um candidato se apresenta em melhores condições para recuperar a credibilidade do Partido junto dos cidadãos, para o unir e reorganizar internamente: Filipe Lobo d´Ávila.
CDS-PP

CDS – Mudar ou Morrer

669
Francisco Rodrigues dos Santos é corajoso e desafia a sonolência instalada. Mas o mais importante não é isso. O mais importante é ele saber que o seu papel é representar, ser a voz do eleitorado do CDS
CDS-PP

A hora do Filipe

425
Entre Almeida e Rodrigues dos Santos há um candidato a falar para o país e para o povo da direita moderada, o povo do CDS de sempre e o que deixou de ter casa no PSD há uma semana: Filipe Lobo d'Ávila
CDS-PP

O Futuro do CDS

Esta Nova Direita defende acerrimamente a singularidade e integridades dos povos, recusa a globalização selvagem e critica severamente o neoliberalismo e o multiculturalismo.
CDS-PP

As razões de uma escolha

156
Quando o João discordou de Portas disse-o no Partido; quando esteve contra Ribeiro e Castro candidatou-se contra ele. Quem já teve esta coragem e desapego não conseguiria agora renovar uma direcção?
CDS-PP

Os Costas do CDS

136
Neste Congresso vai-se decidir se queremos a eternização dos Costas no CDS ou se nos bateremos pela Esperança de novas caras, de um novo pensamento e de uma nova forma transparente de fazer política.
CDS-PP

Matos Santos vê Chega como "aliado"

386
Abel Matos Santos, que considera que nos últimos anos a "direita encolheu-se, passou a ter vergonha, foi-se calando", afirma que "o Chega não é um adversário do CDS, é naturalmente um aliado".
CDS-PP

CDS: Carlos Meira disponível para acordo

103
Carlos Meira, candidato à liderança do CDS-PP, admite estar disponível para se unir a Filipe Lobo d'Ávila e Francisco Rodrigues dos Santos para vencer João Almeida e lutar "contra o sistema".
CDS-PP

A loja dos gelados

A vida partidária não pode resumir-se a um clube de cromos, com claques. O CDS não é uma barraca de gelados, que depois do desaire de Outubro de 2019 tenha de mudar apressadamente de sabores.
Debate

CDS. Os 5 numa "mamite" que se cansou de ser sexy

116
Almeida teve debate aceso com 'Chicão', que contou com o aliado Meira. Lobo d'Ávila mantém-se como a 'terceira via' alternativa à bipolarização e Abel lembrou Manuel Monteiro.
CDS-PP

Mota Soares. CDS deve dialogar com PSD

Mota Soares acredita que é do melhor interesse do CDS estabelecer diálogo com o PSD e considera que o partido não deve permitir que seja eleito um Chefe de Estado mais à esquerda.
CDS-PP

Um CDS "Juntos pelo Futuro!" Porquê?

343
Elejam, não por amizades ou por sindicatos de voto, mas sim com o conhecimento do que é melhor para o CDS e não para alguém ou para alguns. A responsabilidade é acrescida. Não a deixem para outros.
CDS-PP

Santos em virtudes e em esperança

184
A última liderança do CDS cobiçou os votos do PSD e trouxe a gula, na tentativa de conquistar votos não apenas à direita, mas também à esquerda, recorrendo à estratégia do politicamente correcto.
Entrevista

Adolfo Mesquita Nunes: "Apoio João Almeida" /premium

494
O ex-vice-presidente reflete sobre o que correu mal nas legislativas e anuncia o apoio a João Almeida, o candidato que não quer "fazer o debate das correntes ideológicas do CDS".
CDS-PP

O CDS-PP e a Política Externa

115
A política externa portuguesa lucrará com uma direita conservadora renovada e liderada por Francisco Rodrigues dos Santos, um candidato que conhece a lógica com que se tecem as relações internacionais
CDS-PP

Filipe Lobo d'Ávila: CDS-PP tem de "mudar de vida"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d'Ávila disse que o partido tem de "mudar de vida", apontando ser necessário reconhecer erros cometidos nos últimos anos e ter um posicionamento claro.
CDS-PP

Eu, Conservador

183
Não sou conservador porque sou católico, ou porque sou avesso à mudança, ou porque antigamente é que era bom. E por isso sou do CDS e creio que é o João Almeida a escolha de que o partido necessita.
Política

Os irrelevantes /premium

434
A sua opinião não conta. Os seus lĩderes trocaram a política pelo economês e eles, os eleitores de direita, tornaram-se irrelevantes. A despolitização da direita revelou-se uma armadilha.
CDS-PP

O CDS no seu labirinto

262
O CDS não precisa de refundações, de revoluções, de messias. Precisa sim de alguma humildade para se reconciliar com o seu eleitorado – humildade que tem transparecido nas intervenções de João Almeida
PSD

Centro-direita: ideais e convicções precisam-se

O nervo da perda de alma do centro-direita está na debandada nos debates das chamadas questões fracturantes: a oposição às propostas radicais é débil e as concessões vão-se somando.
CDS-PP

CDS: menos aparência, mais substância.

185
Aquilo que o CDS precisa é de apresentar um projecto claro ao país. Retomar o ímpeto fundador, de ser não apenas oposição, mas uma alternativa real ao socialismo. É a proposta de Filipe Lobo d’Ávila.
CDS-PP

“Sozinho em Casa” outra vez? Prefiro o Chicão!

179
Aos militantes do CDS deve ser perguntado se querem ser actores num filme a estrear, ou se, pelo contrário, querem ser figurantes numa versão requentada de uma película que já passou nos cinemas.
CDS-PP

CDS. Continuidade, lixívia e boatos em 5-7 minutos

Quatro dos cinco candidatos do CDS querem romper com Cristas. João Almeida recusa entrar no campeonato dos pequeninos e 'Chicão' atacou Costa. Lobo d'Ávila desmentiu "boatos".
Orçamento do Estado

Orçamento do Estado para 2020 aprovado pelo PS - como aconteceu

953
Depois de cerca de 11 horas de debate, Governo sai do Parlamento com luz verde para proposta de Orçamento do Estado. Partidos que se abstiveram avisam que querem ver alterações na especialidade.
A página está a demorar muito tempo.