CDS-PP

CDS-PP

Vai lamber sabão

525
Exaltamos os espíritos mais irrequietos a agregarem, a renovarem votos de amor à pátria, ao próximo e ao bem-comum, porque só assim nos reergueremos das cinzas das sondagens e do desnorte.
PSD

Vice da bancada do PSD em risco de perder mandato /premium

2.637
Uma empresa detida pelos irmãos de Leitão Amaro fez contratos com o Estado. A lei prevê a perda do mandato para estes casos. O deputado reage: "Não vou dizer que a lei não é para cumprir. Lei é lei".
CDS-PP

Eleições. CDS fecha listas de deputados 

As quotas distritais de candidatos a deputados nas legislativas foram aprovadas com 103 votos a favor, 15 contra a seis votos brancos. O CDS terá duas mulheres a liderar nos dois maiores círculos.
CDS-PP

Oposição responsabiliza Cristas por resultado

463
Críticos internos faltam ao Conselho Nacional de aprovação de listas. Mas porta-voz de corrente de oposição interna queixa-se de não conhecer programa eleitoral que vai a votos. E fala em "desnorte".
Governo

CDS exige a Costa explicações sobre contratos  

1.592
Cecília Meireles acusa o PS de se comportar como “se fosse dono do Estado”. A deputada pede a Costa para parar de se esconder e que dê explicações sobre o caso dos contratos com o Estado.
CDS-PP

Excluídos entram na universidade a pagar, diz CDS

551
Cristas quer que os alunos que não entrarem nas universidades públicas devido ao numerus clausus possam ingressar em vagas adicionais, pagando propinas ao preço do mercado.
Governo

"Secretário de Estado tem de ser demitido. É lei."

357
O presidente da Associação Integridade e Transparência diz que a lei é clara e o secretário de Estado tem de ser demitido. O CDS quer explicações do ministro sobre a questão de incompatibilidade.
CDS-PP

CDS-PP quer licença de parentalidade de 1 ano

321
Medida vai ser incluída no programa eleitoral para as legislativas. Além do alargamento para 210 dias, o CDS-PP propõe que os avós possam "gozar uma parte da licença".
PSD

Vitorino e Mesquita Nunes na universidade do PSD

479
O ex-ministro socialista e o coordenador do programa eleitoral do CDS fazem parte dos oradores da edição deste ano da Universidade de Verão. PSD puxa por cabeças de lista às legislativas.
Justiça

Cristas: estatuto do arrependido "é suficiente"

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, defendeu que um reforço do estatuto do arrependido, algo "que já existe" na justiça portuguesa, é suficiente para ter "bons resultados".
Política

A República vai precisar de conservadores /premium

É muito irónico que a conversa sobre o fim da III República venha, essencialmente, da direita. O dr. Rio pode apregoar um “novo 25 de Abril” à vontade, que não se fazem revoluções com 22% em urna.
CDS-PP

CDS. Oposição interna acusa Cristas de autismo

O porta-voz da Tendência Esperança em Movimento-CDS fala em "pouca democraticidade interna". Abel Matos Santos diz que Cristas "revela autoritarismo e desconsideração pelo órgão máximo do CDS".
CDS-PP

PSD questiona Cristas sobre centristas acusados

139
PSD de Oliveira do Bairro diz que silêncio de Cristas sobre acusação de 17 centristas de violação da lei do Orçamento é "inadmissível". PSD quer que Cristas diga se concorda ou não com acusação.
PSD/CDS

A beira do precipício

1.250
A visão da beira do precipício serve para despertar. Se não querem deixar Portugal totalmente submetido à esquerda, PSD e CDS têm de fazer mais no tempo que falta. Sobretudo fazer melhor. E desde já.
CDS-PP

Corrupção. CDS abre caminho para delação premiada

131
CDS quer avançar com o estatuto do denunciante (excluindo os hackers) e reforçar o estatuto do arrependido, de forma a que as autoridades tenham um instrumento próximo da delação premiada.
CDS-PP

CDS desafia PS a apresentar contas

692
“Não é possível nem é maduro discutir programas eleitorais sem apresentar contas”, aponta o coordenador do programa eleitoral do CDS-PP, Adolfo Mesquita Nunes.
Política

Bem-vindo Donald Trump, António Costa merece!

357
A direita em Portugal, e o PSD muito em particular, nunca foram capazes de afirmar um discurso sociológico autónomo. CDS-PP e PSD insistem em nem sequer o tentar, mesmo quando se aproximam eleições.
Parlamento

Saúde salva pela geringonça e trabalho à direita

O último plenário da legislatura durou mais de oito horas, com muitas votações e até protestos. A Lei de Bases da Saúde foi aprovada à esquerda, a lei do trabalho à direita e a lei do lóbi caiu.
CDS-PP

CDS quer travessia do Tejo aberta a privados 

500
É a sétima medida do programa eleitoral do CDS: abrir travessia do Tejo aos privados, em que os passes sociais podem vigorar, admitindo empresas de táxis fluviais.
Sondagens

PSD 14 pontos atrás do PS. CDS a um ponto do PAN

844
Sociais-democratas até conseguiram subir meio ponto percentual nas intenções de voto, em comparação com a sondagem anterior da mesma Aximage, mas o PS conseguiu avançar dois pontos percentuais.
Assembleia Da República

Hélder e os afrodescendentes: direita vs esquerda

514
Eis a grande diferença entre eles e o CDS: para o CDS o que importa não é a etnia ou o sexo, mas a pessoa em si. Por isso não há notícia “CDS apresenta afrodescendente como cabeça de lista por Viseu".
PSD/CDS

35 horas: outro vazio de representação /premium

124
PSD e CDS já não defendem a convergência dos sectores público e privado (40 horas de trabalho semanais). Quem representa, então, os eleitores que compreenderam a sua medida em 2013? Ninguém.
Política

PSD admite votar contra Lei do lóbi

Consenso entre todos os grupos parlamentares permite que a lei do lóbi seja reapreciada já na sexta-feira, último dia de plenário antes das férias de verão, mas PSD deverá alterar sentido de voto.
PSD/CDS

Sem tecto, entre ruínas: o destino de PSD e CDS /premium

1.224
Como sonâmbulos a caminho de um abismo, PSD e CDS parecem não entender que nenhum eleitoralismo substituirá o património político que desbarataram e a alternativa política que não souberam construir
Assunção Cristas

Quer ajudar Cristas a mudar de corte de cabelo?

4.989
Assunção Cristas partilhou uma fotografia com quatro versões de penteados, feita através da aplicação FaceApp. "Como não consigo escolher, peço a sua ajuda: de qual gosta mais?", escreveu a deputada.
CDS-PP

Cristas, empresários e o PS: "Quem se mete leva"

463
O CDS esteve "muitas vezes" sozinho na oposição, porque "ainda toda a gente tem medo do PREC", disse a líder aos empresários. Depois, na TVI, defendeu a abertura da travessia do Tejo a privados.
CDS-PP

Caminha o homem quando sabe bem para onde deve ir

Está visto pelo resultado das eleições europeias que a pulverização à direita de mini-movimentos mini-grupos, mini-partidos e mini-coligações não serve e não resolve o problema.
Eleições Europeias

Ursula passa? Ex-eurodeputados estão pessimistas

Entre o "pessimismo" confessado por Diogo Feio e a esperança de Rui Tavares de um chumbo ao nome de Ursula von der Leyen, na próxima semana, ex-eurodeputados estão preocupados com o futuro da UE.
CDS-PP

CDS quer reduzir IRS para todos os escalões

964
É mais uma proposta do CDS para as legislativas: reduzir em 15% a taxa efetiva média de IRS nos próximos quatro anos, o que significa uma redução em todos os escalões. Medida custa 3,2 mil milhões.
Estado da Nação

Os episódios mais peculiares do "Estado da Nação"

No calor do debate que mede o país, Manuel Pinho não se conteve e caiu. Anos depois, o termo "geringonça" passou de pejorativo a emblema acarinhado. São alguns momentos que marcam o "Estado da Nação".
CDS-PP

CDS quer dívidas do Estado abatidas em impostos

595
"Se o Estado nos deve dinheiro, essa dívida deve servir para pagar impostos". É este o mote da quinta medida do programa do CDS. Ideia é criar mecanismo de acerto de contas entre Estado e empresas.
CDS-PP

Cristas: CDS quer baixar carga fiscal no interior

305
A presidente do CDS disse querer uma redução da carga fiscal no interior de Portugal para que não haja "um país a duas velocidades". Assunção Cristas este em Ponte de Lima este sábado.
Política

É hora de dizer chega, antes que venha aí o Chega /premium

826
Entre politiquices e manobras de bastidores, os dois líderes desagradam aos seus partidos e revelam-se incapazes de fazer verdadeira política. Contudo o problema da Direita em Portugal é mais profundo
Vichyssoise

Mota Soares rejeita liderança do CDS pós-Cristas

Quando confrontado com um dilema no programa "Vichyssoise" da rádio Observador, o ainda deputado rejeitou mais do que uma vez a hipótese de assumir a liderança do CDS.
Habitação e Urbanismo

Aprovada primeira Lei de Bases da Habitação 

Entre as medidas que compõem a Lei de Bases, destaca-se a criação do Programa Nacional de Habitação e da Carta Municipal de Habitação, assim como a proteção no despejo.
Democracia

A segunda parte do 25 de Abril  /premium

420
Há 40 anos, a Aliança Democrática salvou a democracia em Portugal. Como vai agora evoluir o regime, sem uma direita democrática reformista como a que em 1979 fundou a AD?
Assunção Cristas

Posição do CDS sobre professores foi "um erro"

189
Assunção Cristas admite, em entrevista à Visão, que a posição assumida pelo CDS sobre a devolução do tempo de serviço aos professores prejudicou resultado das eleições europeias
Pedro Mota Soares

Mota Soares despede-se da AR com críticas 

107
Pedro Mota Soares despediu-se esta terça-feira do hemicilio, mas prometeu "não desistir". Deixou críticas à agenda mediática, e ao "vento soporífero" que sopra não só em Portugal, mas na Europa.
CDS-PP

CDS quer formação profissional ajustada à procura

793
É a quarta medida do programa do CDS: ajustar a formação profissional às necessidades das empresas e à economia digital, pondo inclusive os centros de formação em concorrência uns com os outros.
CDS-PP

Cristas quer CDS a "crescer" nas legislativas

230
A presidente do CDS-PP diz que o objetivo do partido para as legislativas de outubro é "crescer o mais" possível para ir além dos atuais 18 deputados, para que o centro-direita volte a governar.
Parlamento

Aprovada a lei de Infraestruturas Militares

A Lei que visa rentabilizar imóveis militares devolutos ou sem uso, por exemplo, através de arrendamento ou modernização, foi aprovada pelo pelo PS, PSD e CDS. BE foi o único partido a votar contra.
CDS-PP

"Isto é o que eu sou". A vida da otimista Cristas

273
Cristas apresentou o livro "Confiança" sem Portas, mas com Passos e Maria Luís. Chorou ao falar dos pais e da sua história. Lembrou que é professora e a política a resposta a um "desassossego".
Assunção Cristas

Cristas regressa como mulher-mãe-política /premium

473
Novo livro de Assunção Cristas mistura política com vida familiar e faz até algumas propostas polémicas como substituir o PIB para medir a riqueza do país
CDS-PP

CDS quer ouvir Observatório do Pinhal do Rei

No requerimento, o CDS recorda as críticas de Ricardo Vicente aquando da sua demissão, em que referiu haver falta de coordenação no Observatório do Pinhal do Rei e ausência de vontade política.
PCP

Jerónimo acusa CDS de querer um SNS para ricos

405
Jerónimo de Sousa acusa o CDS de querer dividir o Serviço Nacional de Saúde num sistema para ricos e outro para pobres com proposta de alargamento de ADSE para todos.
CDS-PP

CDS: É "injusto" englobar mais rendimento no IRS

175
João Almeida diz que é “uma injustiça e um erro” a proposta do PS, apresentada no projeto de programa eleitoral à legislativas, para englobar mais rendimentos no IRS. Isso é aumentar impostos, diz.
Urgências

Urgências de grávidas: CDS-PP pede solução rápida

Para a deputada do CDS-PP, Ana Rita Bessa, a solução de encerramento rotativo das urgências de obstetrícia “é inaceitável” e exorta o Governo a dar uma resposta rápida definitiva a este problema.
CDS-PP

CDS quer alargar ADSE aos trabalhadores do privado

4.300
É a terceira medida do programa eleitoral do CDS: alargar a ADSE para todos os trabalhadores, sejam funcionários do Estado ou não. E igualar o tratamento em sede de IRS dos vários seguros de saúde.
Saúde

Lei de Bases da Saúde fica sem referências às PPP

103
O grupo de trabalho que discute a nova lei de bases da Saúde chumbou todas as propostas relativas às PPP. Resultado: o texto final não terá quaisquer referências às PPP, permitindo-as por omissão.
Debate Quinzenal

Períodos de céu muito nublado. Clima da despedida

319
Esta geringonça está a acabar, com o fim da legislatura. E no último debate quinzenal antes das eleições, o mau tempo à esquerda sentiu-se. Costa até apontou diretamente o dedo a Catarina Martins.
Assalto em Tancos

Tancos. Detetada "falha" de 80 lança-granadas

CDS sugere uma nova conclusão no relatório da comissão de inquérito. PJ diz que entre a lista de material furtado e a lista de material recuperado, há uma diferença de 44 para 124 lança-granadas.
CDS-PP

CDS prefere baixa de impostos a aumentos na FP

1.086
O CDS-PP ataca a “opção errada” do PS ao admitir aumentar os salários dos trabalhadores da função pública. Para os democratas-cristãos a opção devia ser o aumento para todos os portugueses.
Política

A direita está em crise?

A crise da direita é conjuntural e resolver-se-á com a lógica darwiniana de adaptar-se para sobreviver. O primeiro problema a resolver é pois adaptar-se às circunstâncias sem que isso a descaracterize
SIRESP

CDS quer explicações sobre compra do SIRESP

143
CDS-PP pediu que o Governo vá à Assembleia da República explicar o negócio da compra, por sete milhões de euros, da totalidade do capital do SIRESP.
Parlamento

PSD junta-se a "geringonça" nas taxas moderadoras

474
O Parlamento aprovou o fim da cobrança de taxas moderadoras nos centros de saúde. Foi também aprovado o diploma do PAN que regula as multas para quem atirar beatas de cigarros para o chão.
CDS-PP

CDS lança proposta para evitar abusos do fisco

274
É a segunda proposta do CDS para as legislativas: depois da Saúde, o fisco. Em tempos "partido do contribuinte", o CDS quer alterar lei para proibir penhoras enquanto decorrerem prazos de reclamação.
Ministério da Saúde

Ministra da Saúde "tem má vontade" com Viseu

263
O presidente do CDS Viseu disse que a atual situação da oncologia em Viseu, que os médicos dizem estar em rutura, não acontece por falta de dinheiro, mas sim por má vontade da ministra da Saúde.
CDS-PP

O rei vai nu ou tempo para outras escolhas

O bom trabalho de toda uma legislatura do CDS não pode ser confundido com dois falsos temas, a saber, o da reposição do tempo de serviço dos professores e o da malfadada passadeira lgbt de Arroios.
Política

A alternativa conservadora

A verdadeira alternativa está entre o socialismo/social-democracia e o conservadorismo, não na dicotomia esquerda-direita, e é aqui que as verdadeiras escolhas políticas se deveriam situar.
CDS-PP

CDS quer círculo eleitoral para países lusófonos

342
O anúncio foi feito no Brasil, onde a presidente do CDS propôs mais um circulo eleitoral fora do território português. Cristas quer dar mais atenção a países que partilham "raíz cultural comum".
CDS-PP

CDS-PP anuncia primeiro núcleo no Brasil

480
Assunção Cristas anunciou que o CDS o primeiro núcleo do CDS no Brasil vai funcionar em Santos. Cidade foi escolhida porque tem uma comunidade portuguesa muito antiga, ligada a Ilha da Madeira.
Política

A direita perdida no labirinto /premium

265
O Presidente da República teve razão quando decretou a crise da Direita? E como se pode sair dela? O passado talvez nos possa ensinar uma ou duas coisas sobre isso. Ensaio de José Miguel Júdice
Debate Quinzenal

Um debate pós-europeias a pensar nas legislativas

Sem uma palavra sobre eleições que passaram, não faltaram referências às que se seguem. Bloco fez voz grossa sobre PPP, Costa pediu que se evitasse "conflito" com Belém. Nova Cristas apareceu moderada

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)