Dark Mode 136kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

CDS-PP

Orçamento do Estado

Direita não deve aprovar OE cozinhado à esquerda

168
Francisco Rodrigues dos Santos diz que "um Orçamento que é cozinhado pela esquerda não pode ser servido pela direita", mas remeteu a posição do partido para depois de conhecido o documento.
CDS-PP

Alojamento de estudantes. CDS quer esclarecimentos

Os deputados centristas lembram que o Governo anunciou que hotéis, pousadas da juventude e unidades de alojamento local vão disponibilizar "mais 4.500 camas" para estudantes universitários.
Noticiário

9h. IL. Coligações com PSD e CDS? "É extemporâneo"

Líder da JSD escreveu uma carta aberta em que desafia PSD, CDS e Iniciativa liberal a apresentarem listas conjuntas às eleições autárquicas do próximo ano. Carlos Guimarães Pinto fala em "cacique".
CDS-PP

CDS. Gonçalves Pereira reeleito em Lisboa

João Gonçalves Pereira, deputado e vereador da Câmara de Lisboa foi reeleito presidente da Comissão Política Distrital do CDS-PP até 2022, afirmando no Facebook que será um mandato "exigente".
PSD

Basílio Horta acusado de agir em benefício próprio

183
Os vereadores do PSD na Câmara de Sintra acusam Basílio Horta de gerir a autarquia "ao serviço" dos seus interesses. Para os social-democratas, prova disso são as medidas anunciadas esta terça.
CDS-PP

CDS/Açores e JP apelam a união partidária

Os presidentes do CDS/Açores e da Juventude Popular querem que os centristas se unam para enfrentarem os desafios eleitorais que se avizinham.
CDS-PP

CDS vai propor 'vale farmácia' para idosos 

269
O CDS-PP vai apresentar, no âmbito da discussão do Orçamento do Estado para o próximo ano, uma proposta para a criação de um 'vale farmácia' para ajudar os idosos a adquirirem medicamentos.
CDS-PP

CDS quer subir nos Açores e nas autárquicas

166
O presidente do CDS-PP afirmou que o partido quer ganhar mais representação nas autárquicas de 2021. Rodrigues dos Santos quer CDS com novos protagonistas e sem “sombra dos equívocos do passado".
CDS-PP

Rodrigues dos Santos assinala 'rentrée' do CDS

227
O presidente do CDS-PP encerra a escola de quadros da Juventude Popular, que decorre desde sexta-feira em Oliveira do Bairro, numa iniciativa que assinala a 'rentrée' do partido no novo ano político.
CDS-PP

João Vasco Caldeira novo líder distrital do CDS-PP

João Vasco Caldeira venceu este sábado as eleições para a Comissão Política Distrital do CDS-PP de Castelo Branco. A lista por ele liderada obteve 34 votos.
CDS-PP

Nuno Melo avisa que "extremismos vão crescer"

487
Os movimentos extremistas "vão crescer" e os partidos do arco da governação "vão sofrer" com isso, disse este sábado o eurodeputado do CDS-PP. Centristas devem "resistir", acrescentou.
Açores

CDS/Faial quer requalificar de estrada transversal

O CDS/Faial exige a reabilitação "urgente" da estrada do mato que liga a Casa da Batata à Ribeira Funda e acusa o Governo Regional de "negligência para com esta via transversal da ilha do Faial".
CDS-PP

JP. "Se surge um caso, cai-nos o Carmo e Trindade"

Circuitos para entradas e saídas, álcool gel, máscara e teste à Covid-19 – a nova realidade da escola de quadros da Juventude Popular. "Se aparece um caso positivo, cai-nos o Carmo e a Trindade".
Eleições Presidenciais

Diogo Feio defende apoio do CDS a Marcelo

114
O antigo líder parlamentar do CDS-PP defende que o partido pode apoiar uma eventual recandidatura do atual Presidente da República. Nenhum dos candidatos anunciados lhe dá "tranquilidade".
CDS-PP

Líder do CDS-PP critica Pires de Lima

O líder do CDS criticou as "tentativas públicas para destabilizar" o partido e defendeu que o CDS não é "de barões", rejeitando as críticas do antigo dirigente e ministro António Pires de Lima.
Açores

Açores. CDS quer aplicação correta de fundos

Partido está "preocupado" com o futuro da região e pede "um tiro certeiro" nos fundos comunitários alocados à região, que devem ajudar as empresas e o Serviço Regional de Saúde e combater a pobreza.
CDS-PP

Açores. CDS confia em "excelente resultado"

A "marca forte" do CDS "também na governação dos Açores" foi defendida pelo presidente, Francisco Rodrigues dos Santos, que garantiu que o partido quer "fazer diferente e com caras novas".
Benfica

CDS acusa Costa de violar Código de Conduta

161
Líder do CDS invoca o seu próprio exemplo de se ter afastado de cargos no Sporting antes de se candidatar para censurar o primeiro-ministro pelo apoio dado a Luís Filipe Vieira.
CDS-PP

CDS acusa Governo de falta de preparação

O CDS acusou o governo de falta de preparação na gestão da pandemia da Covid-19, particularmente no regresso às aulas e na situação dos lares.
Escolas

Escolas. Juventude acusa Governo de falta de apoio

A Juventude Popular, estrutura que representa os jovens do CDS-PP, criticou a estratégia do Governo para o novo ano letivo, acusando-o de abandonar toda a comunidade escolar "à sua boa sorte".
CDS-PP

CDS quer disciplina de cidadania facultativa

655
O presidente do CDS-PP anunciou que o partido entregará no parlamento um projeto-lei para que a disciplina de cidadania e desenvolvimento passe a ser facultativa "segundo opção dos pais".
Eleições Presidenciais

CDS salienta que a direita "tem um Presidente"

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, disse compreender a "agitação à esquerda à procura de um candidato" presidencial, mas salientou que a direita "tem um presidente".
CDS-PP

Planeamento do regresso às aulas é um "fracasso"

O líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, classificou de "fracasso clamoroso" o planeamento para o regresso do ano escolar feito pelo governo.
CDS-PP

CDS-PP quer que Comissão debata surtos em lares

O CDS-PP pediu ao presidente da Assembleia da República que na reunião da Comissão Permanente do parlamento seja discutido o tema dos "surtos de Covid-19 registados em lares de idosos".
Açores

CDS-PP quer "primavera democrática" nos Açores

242
O líder do CDS-PP defendeu que a meta do partido para a ilha de São Miguel, nas eleições legislativas dos Açores, é eleger pelo menos um deputado no âmbito de uma "primavera democrática".
CDS-PP

Aulas. Governo mais preocupado com Avante, diz CDS

O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, disse que o Governo esteve "mais preocupado" em preparar a Festa do Avante! do que em garantir um regresso às aulas em segurança.
Educação

Educação para a cidadania: JP ao lado de Cavaco

243
O presidente da organização juvenil do CDS-PP, associou-se ao manifesto também assinado por Cavaco Silva e Passos Coelho pela "objeção de consciência" face à disciplina de Educação para a Cidadania.
CDS-PP

CDS-PP acusa Governo de "silêncio irresponsável"

O presidente do CDS-PP acusou o Governo de manter um "silêncio irresponsável e sinistro" sobre as normas de segurança para o novo ano letivo e exigiu respostas com urgência.
Avante

CDS-PP quer todas as informações sobre o Avante

Os deputados do CDS-PP recordam que já questionaram formalmente o primeiro-ministro sobre este assunto a 11 de maio e a 13 de agosto, "não tendo ainda obtido qualquer resposta".
Coronavírus

CDS quer SNS com contas em dia

O CDS defendeu a publicação de uma lista de credores do Estado, para que o SNS possa acelerar os pagamentos em atraso e reforçar a sua capacidade de resposta a uma 2.ª vaga da covid-19.
Avante

JP entrega abaixo-assinado contra festa do Avante

O presidente da Juventude Popular entregou em São Bento um abaixo-assinado contra a realização da Festa do Avante com mais de cinco mil assinaturas.
Coronavírus

Desporto. CDS critica orientações da DGS

Para o CDS-PP é "inadmissível que apenas dos escalões seniores possam retomar" e defendendo que "a saúde física e mental" dos jovens "reclama a retoma do desporto".
Sata

CDS: Voos Terceira-América do Norte vão acabar

O líder do CDS-PP Açores acusou o Governo Regional e a companhia aérea SATA de prejudicarem a ilha Terceira, alegando que a ilha deixará de ter ligações diretas à América do Norte.
CDS-PP

CDS: Governo não vai distribuir computadores 

182
O CDS-PP questionou o primeiro-ministro relativamente à distribuição de computadores a alunos no próximo ano letivo, tendo considerado que o Governo não vai cumprir essa medida em setembro.
CDS-PP

JP desafia Marcelo a não ir a final da Champions

174
No desafio de Francisco Mota a Marcelo, no dia da final da Liga dos Campeões em Lisboa, o líder dos jovens centristas diz o Presidente “não pode ser um privilegiado”.
Política

Esta Direita não chega

119
A Direita necessita urgentemente de um projecto e de uma estratégia para o país consubstanciados numa proposta política atraente.
Tribunal Constitucional

Contas dos partidos: multas, restaurantes e livros /premium

134
O CDS comprou 96 livros de Nuno Melo por 1320 euros, o PSD gastou 8 mil devido à movimentação de Luís Montenegro e o PCP gastou 638 euros no "Manel da Gaita". As faturas dos partidos vistas à lupa
CDS-PP

CDS acusa Costa de "má convivência com os médicos"

461
Francisco Rodrigues dos Santos diz que PM quer aplicar a 'lei da rolha' à Ordem dos Médicos, desvalorizando e atacando os factos constantes no seu relatório sobre o lar em Reguengos de Monsaraz.
CDS-PP

CDS. Taxa de desemprego não pode ser relativizada

O líder do CDS afirma que "aumento do desemprego, apesar de não ser uma surpresa, não pode ser relativizado" e considera que "há uma grande diferença entre o país de Costa e o país que encosta."
CDS-PP

CDS acusa Governo de desistir do turismo

O presidente do CDS-PP acusou o primeiro-ministro de "desistir de ajudar" o setor do turismo a reerguer-se, e de preferir "complicar e votar ao abandono os profissionais do setor e suas famílias".
CDS-PP

Costa deve meter "na ordem o seu Governo"

O líder do CDS desafiou o primeiro-ministro a colocar o seu Governo e o PS "na ordem", considerando que António Costa "deve explicações ao país" sobre o surto em Reguengos de Monsaraz.
Festa do Avante

Presidente da JP alvo de insultos e ameaças

347
Insultos terão começado depois de a Juventude Popular ter lançado um abaixo-assinado contra a realização da Festa do Avante! "nos moldes em que esta se encontra anunciada".
CDS-PP

CDS: acesso à saúde cada vez mais comprometido

O CDS-PP questionou o Governo relativamente aos tempos de espera para cirurgias em hospitais públicos e defendeu que o acesso atempado aos cuidados de saúde está "cada vez mais comprometido".
Política

Sr. Presidente, não há cheques em branco!

867
Se o líder do CDS-PP tiver de fazer entendimentos com outros partidos do espectro político do centro à direita (sejam estes quais forem), com vista ao superior interesse nacional, não deverá hesitar!
Coronavírus

CDS quer "ministra da Insensibilidade Social" fora

362
Presidente do CDS acusa a ministra da Solidariedade Social de total "inabilidade para o cargo", após Ana Mendes Godinho revelar que não leu relatório sobre lar de Reguengos. Pede que dê lugar a outro.
Jogo Online

CDS quer que Estado reporte jogo online ilegal

O deputado João Gonçalves Pereira destacou que o CDS pretende fazer "uma benfeitoria e um melhoramento" à legislação existente e dar mais um passo para "travar o jogo online ilegal".
CDS-PP

CDS coloca 11 questões à ministra da Cultura

O CDS refere que, apesar do Programa de Estabilização Económica e Social, o setor da cultura continua a sofrer com a falta de medidas e apoios concretos em várias áreas.
CDS-PP

Assinaturas. Veto foi apenas "entradas", diz CDS

Marcelo vetou o diploma que aumentava para mais de dez mil número de assinaturas exigidas para que uma petição pública seja debatida em plenário. CDS fala em "entradas".
Coronavírus

Idosos morreram "abandonados". CDS exige respostas

594
Francisco Rodrigues dos Santos pede ao Governo respostas "com urgência" para surtos em lares de idosos para "evitar novos crimes humanitários". E sugere que Estado se preocupa mais com animais.
CDS-PP

CDS saúda veto à redução de debates europeus

106
Telmo Correio, do CDS-PP, disse que o veto presidencial ao diploma que prevê a redução do número de debates em plenário sobre o processo europeu foi uma "decisão no sentido correto".
CDS-PP

Líder de corrente "CDS XXI" adere ao  Chega

130
Pedro Borges de Lemos era militante de base do CDS-PP, não integrando qualquer órgão dirigente, mas liderava desde 2017 uma corrente que defendia um "partido conservador e assumidamente de direita".
CDS-PP

CDS acusa Governo de abandonar agricultores

O líder do CDS lembrou os apelos da bancada centrista para a criação de apoios "como linhas de crédito com garantias do Estado" para atenuar os prejuízos dos agricultores afetados pelo mau tempo.
Coronavírus

CDS-PP questiona quebra de consultas

De entre um conjunto de 14 perguntas, o CDS pretende saber como estão os Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiar a responder às necessidades dos cidadãos sem Covid-19.
CDS-PP

Açores. CDS critica Governo Regional

Segundo o líder parlamentar do CDS na Assembleia Regional, "o governo recusa persistentemente valorizar, após reuniões e promessas que se arrastam" as carreiras dos técnicos de saúde.
CDS-PP

CDS questiona Governo sobre cuidados paliativos

108
O CDS-PP lembra que o Governo deveria apresentar até 31 de julho um cronograma onde identifica prazos e montantes para a concretização das medidas para o reforço dos cuidados paliativos.
Partido Chega

Ventura convida Rui Rio para manifestação

278
"Disse o dr. Rui Rio que admitia conversar para futuras pontes. Domingo é o dia para concretizar esses passos. Poderemos estar juntos na praça do Município", lê-se na missiva que Ventura enviou a Rio.
CDS-PP

Quebra do PIB é "trambolhão significativo"

O líder do CDS-PP vê a quebra do PIB como "um trambolhão muito significativo" e defendeu, por isso, que o Governo deve aproveitar para "falar menos de obras públicas e mais de investimento privado"
CDS-PP

Ovar. CDS entrega dossiê de mudanças a Marcelo

Fernando de Almeida e Daniel Malícia entregaram informação detalhada sobre a realidade do concelho que, "mais de quatro meses após o início da pandemia, está numa situação económica muito difícil".
CDS-PP

JP pede demissão da ministra da Cultura

161
A Juventude Popular pede a demissão de Graça Fonseca e alude ao episódio em que a ministra se recusou a responder a pergunta de jornalistas sobre dificuldades no setor e de os convidar para um drink.
Coronavírus

Ensino Superior. CDS reivindica planos de saúde

Francisco Rodrigues dos Santos salientou que as universidades terão de implementar normas de contingência, segurança e saúde pública e criticou a DGS por ainda não ter apresentado essas regras.
Novo Banco

CDS quer saber como Novo Banco gastou o dinheiro  

O líder do CDS não entende como é que estes negócios aconteceram sem que o Governo ou o regulador, o Banco de Portugal, se tivessem dado conta. O CDS quer saber com detalhe os dados das transações.
Coronavírus

CDS. "Tolerância zero" para desrespeito das normas

220
O presidente do CDS-PP defende que é necessário reforçar as forças de segurança e agravar as leis para fiscalizar os comportamentos que tem de ser adotados" durante a pandemia da Covid-19.
CDS-PP

Lisboa. CDS quer reativar Conselho da Juventude

CDS fala em "ilegalidade" e apela para a reativação daquele órgão, presidido pelo presidente da Câmara de Lisboa, "cujo plenário deverá passar a reunir ordinariamente pelo menos quatro vezes por ano".
CDS-PP

Obras de arte desaparecidas. Ministra desvaloriza

224
Aquando o desaparecimento das obras do Estado, a ministra da Cultura desvalorizou a situação mas considera a abertura do inquérito "um passo importante". CDS questiona declarações contraditórias.
CDS-PP

Ovar. CDS apela a "bom senso" do PR

O líder nacional do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, diz respeitar a decisão da concelhia e por isso não vai estar presente no evento.
Coronavírus

Lisboa. Novo sistema de localização do passageiro

A moção do CDS aprovada pelo município de Lisboa defende que a ANA deve criar balcões de entrega do cartão de localização de passageiro nos terminais de chegada dos aeroportos portugueses.
CDS-PP

CDS quer linhas de crédito a fundo perdido

345
O líder do CDS-PP defendeu que parte dos fundos europeus destinados à recuperação económica do país deve ser aplicada em linhas de crédito empresarial com parcelas a fundo perdido.
Partidos e Movimentos

Partidos pequenos criticam "parelha" de PS e PSD

BE, CDS e PAN criticaram a "enternecedora aproximação" ou convergência do PSD e PSD, que acusaram de querer "dificultar a vida" dos pequenos partidos e cidadãos nas autárquicas.
CDS-PP

CDS: Governo tem que ter "unhas" para gerir apoios

O líder do CDS-PP afirma que Portugal "tem uma tradição muito infeliz" na aplicação de Fundos Europeus e o dinheiro de Bruxelas deve ser aplicado para salvar empresas e manter empregos.
CDS-PP

CDS pede tolerância zero a quem põe país em risco

Francisco Rodrigues dos Santos pediu "justiça atuante e mão pesada" para os "criminosos que colocam fogo" e "colocam o país em risco". Portugal parece "república das bananas", acrescenta líder do CDS.
Coronavírus

CDS quer setor privado e social a reforçar SNS

338
Para Francisco Rodrigues dos Santos, a verba de 500 milhões de euros inscritos no orçamento retificativo para a saúde "não chega", sendo "fundamental" contratualizar com o setor social e particular.
Eleições Legislativas

PS lidera intenções de voto exceto no Norte

1037
O PS continua melhor do que nas legislativas de 2019, dizem duas sondagens, mas as intenções de voto caíram nos últimos dois meses. Costa é o líder partidário com melhor avaliação de desempenho.
CDS-PP

Petim vence eleições no CDS de Coimbra

Histórico do CDS de Coimbra venceu na noite de sexta-feira as eleições para a comissão política concelhia local, ao derrotar Helena Mendes por sete votos.
CDS-PP

CDS-PP quer rigidez no combate à corrupção

288
Francisco Rodrigues dos Santos disse que é preciso adotar uma "nova atitude ética na política" e criar "leis mais apertadas" e implementar uma "fiscalização implacável" no combate à corrupção.
CDS-PP

CDS. Isabel Menéres reeleita na concelhia do Porto

A presidente da concelhia do Porto do CDS-PP, Isabel Menéres Campos, foi reeleita, tendo obtido 50 votos num ato eleitoral em que participaram 55 militantes.
CDS-PP

CDS/Açores critica atrasos na ilha de Flores

Artur Lima criticou esta quarta-feira o atraso de "mais de uma década" de investimentos na ilha das Flores, alegando que a Covid-19 não pode servir de desculpa.
CDS-PP

CDS-PP diz que há "gangues arruaceiros" a mais

202
CDS defendeu que em Portugal "há casos de criminalidade a mais e autoridade das polícias a menos" e acusou Governo de assistir a estas situações "sem nada fazer". CDS referiu ainda brigas nas praias.
CDS-PP

Ensino Superior. JP quer orientações

A JP, estrutura que representa os jovens do CDS-PP, instou o Governo a agilizar as orientações decorrentes da Covid-19 para o ensino superior. JP também alertou para questão das residências estudantis
CDS-PP

CDS-PP quer "tolerância zero à marginalidade"

Francisco Rodrigues dos Santos pediu ao Governo "tolerância zero à marginalidade", num comentário ao desacato de sábado na praia do Tamariz, defendendo "mais autoridade" para as forças de segurança.
Política

O futuro pregresso da Direita

399
Nunca, desde Abril de 1974, tivemos um partido de direita ideológica, popular, conservador e liberal, que soubesse o que fazer do Estado, quando e no momento em que o tivesse de governar.
CDS-PP

CDS diz que apoios à agricultura são insulto

Francisco Rodrigues dos Santos disse que apoios que Governo tem disponibilizado para agricultores afetados por intempéries são "irrisórios, insignificantes e até insultuosos". Há perdas de 100%.
Coronavírus

CDS quer diplomacia a promover turismo em Portugal

O presidente do CDS pede à diplomacia portuguesa que "arregace as mangas", ajudando a promover o turismo em zonas seguras do país.
Autarquias

PSD quer alterar lei eleitoral autárquica

CDS-PP e PAN acusaram o PSD de querer alterar a lei eleitoral autárquica com um destinatário específico, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.
Eleições Presidenciais

Sondagem. Marcelo seria reeleito com 65% dos votos

4022
Ana Gomes, com 13%, e André Ventura, com 7%, ficam a grande distância do Presidente da República na sondagem da Aximage para o Jornal Económico.
CDS-PP

CDS-PP defende alargamento dos acordos de saúde

204
Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, defende que a "qualidade e eficiência" do SNS não deve "obrigar o Estado a ser sempre o único prestador desses serviços".
Coronavírus

Fim de ciclo: as reações à última reunião /premium

Depois do último encontro entre Governo, partidos e peritos de saúde no Infarmed, houve lamentos por as reuniões não continuarem e um alerta de que esta crise de saúde "não acabou". Índice R baixou.
Coronavírus

CDS-PP defende "choque de tesouraria" 

Presidente do CDS-PP defende que o Governo tem de "injetar liquidez" e fazer "um choque de tesouraria" na economia para evitar ter de gastar mais dinheiro mais tarde e destruir o setor dos serviços.
Ensino Superior

CDS quer mais transparência no acesso ao superior

O presidente do CDS propôs um contrato de transparência entre estudantes, Governo e instituições do ensino superior, para que opções dos alunos tenham por base "critérios de realidade".
Coronavírus

CDS. Reuniões no Infarmed "são muito importantes"

O presidente do CDS defende que as reuniões no Infarmed sobre a pandemia de Covid-19 "são muito importantes". Francisco Rodrigues dos Santos culpabilizou ainda o Governo pela decisão do Reino Unido.
CDS-PP

CDS elege PSD como "parceiro preferencial"

473
Num discurso de mais de 40 minutos no Conselho Nacional da Juventude Centrista, o líder do CDS disse ainda que os adversários do CDS são a esquerda e todos os extremismos, de direita ou esquerda.
CDS-PP

JP critica Movijovem por "inoperância e desleixo"

A Juventude Popular, estrutura que representa os jovens do CDS-PP, criticou o atraso na abertura das pousadas da juventude geridas pela Movijovem, e acusou a entidade de "inoperância e desleixo".
CDS-PP

Efacec. CDS critica nacionalização

O presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou que o partido não vê com bons olhos a nacionalização da EFACEC e disse esperar que o Estado venda a empresa em breve.
CDS-PP

CDS exige suspensão de recolha de manuais 

O parlamento aprovou na terça-feira a proposta do CDS-PP que suspende a devolução dos manuais escolares entregues aos alunos para o ano letivo de 2019-2020.
CDS-PP

CDS sozinho nas penas para crimes contra polícias

Vários partidos criticaram projetos do CDS para agravar as molduras penais para crimes contra agentes da polícia, e acusam centristas de enveredarem por caminhos populistas, repressivos e autoritários
CDS-PP

Pelo regresso ao humanismo personalista

227
Hoje, por vontade dos seus militantes, o CDS tem à sua frente um jovem idealista, já notado em múltiplos fora pela sua capacidade de ação e afirmação.
CDS-PP

CDS pede para ouvir Medina e Duarte Cordeiro

CDS anuncia requerimento para ouvir Medina e o coordenador da região LVT, Duarte Cordeiro, criticando "descontrolo na coordenação política" e urge "organização, competência e responsabilidade".
Parlamento

CDS quer agravar penas a quem não dispersar

378
Centristas querem criar figura de crime de ofensa à integridade das forças de segurança. Penas para quem agredir autoridades podem ir até 15 anos. Quem não dispersar em ajuntamentos também será punido
Orçamento Retificativo

Como se cose a despesa dos partidos no suplementar /premium

O orçamento a que Centeno chamou de "suplementar", e que deve atingir 6,3% de défice, vai acomodar a partir desta terça-feira as propostas de alteração. Só que algumas já têm os dias contados.
Escolas

CDS. Liberdade de escolha para "diluir" alunos 

Francisco Rodrigues dos Santos defendeu que seja dada liberdade às famílias na escolha do modelo de ensino e escolha de escola. CDS também apresentou duas propostas de apoio às famílias.
CDS-PP

As Cavernas de Isabel Moreira

435
Pretendem dividir a sociedade em duas: a pseudo-progressista e a ultraconservadora e estão focadas em criar um conflito que sirva de terra fértil à agenda de desconstrução social.
CDS-PP

CDS-PP. Aprovadas contas "preocupantes" de 2019

O ponto da ordem de trabalhos que teve maior discussão foi o da análise e votação das contas do ano passado, da responsabilidade da anterior direção liderada por Assunção Cristas, alvo de críticas.
Touradas

CDS critica "política de gosto" contra touradas

1551
 Francisco Rodrigues dos Santos denuncia tratamento discriminatório do Governo por aplicar taxa de IVA máxima e impor uma lotação de apenas 25% nos espetáculos tauromáquicos.
Banco de Portugal

BdP. CDS quer audição de Centeno depois de regras

O CDS-PP requereu que a audição parlamentar obrigatória de Mário Centeno só decorra após o final do processo legislativo sobre as novas regras para o banco central.
Mário Centeno

CDS acusa Governo de "viciar o sistema" 

986
O presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, acusou esta sexta-feira, o Governo de viciar o sistema no processo de nomeação de Mário Centeno para governador do Banco de Portugal.
Coronavírus

CDS: ministra do Trabalho devia preparar-se melhor

Ministra do Trabalho afirma que a curva da evolução do desemprego é descendente. O líder do CDS alerta-a para o alargamento do layoff simplificado em vez de fazer "afirmações irresponsáveis".
CDS-PP

CDS convoca Conselho Nacional para domingo

O CDS-PP vai reunir no domingo o Conselho Nacional, no Centro de Exposições de Ourém, distrito de Santarém. Esta é a primeira reunião desde a eleição da nova liderança.
Coronavírus

Apoio a sócios-gerentes será aprovado outra vez

CDS, PAN, BE e PSD já disseram que iam a jogo. Marcelo fez de propósito: veto ao apoio aos sócios-gerentes serviu para evitar que Governo travasse medida no Constitucional. Assim, será aprovada.
Coronavírus

CDS critica "vazio" sobre próximo ano letivo

303
A deputada do CDS Ana Rita Bessa diz que o tempo está a "escassear" e que escolas e famílias não sabem como organizar o próximo ano letivo. Este "vazio", critica, é "incompreensível".
CDS-PP

CDS-PP recusa manifestação "esdrúxula" do Chega

1565
Presidente do CDS-PPrecusa aderir a "manifestações esdrúxulas" como a do Chega, porque Portugal "não é um país racista". André Ventura caiu "numa armadilha provocada pela extrema-esquerda", diz.
Coronavírus

CDS propõe comparticipação social nos medicamentos

247
O CDS vai propor no parlamento a comparticipação social nos medicamentos para idosos carenciados, "uma faixa etária altamente vulnerável, quer pela idade, quer pelo nível de letalidade da Covid-19".
Coronavírus

CDS preocupado com Hospital Amadora-Sintra

"É preocupante", disse Francisco Rodrigues dos Santos, referindo-se ao facto de o Hospital Amadora-Sintra ter atingido o limite da sua capacidade no atendimento a casos de Covid-19.
PSD

Sondagem. PS bate PSD, BE e PCP juntos

914
Duas sondagens mantêm vantagem confortável do PS sobre o PSD. Chega à frente do PCP, enquanto que o CDS pode estar em apuros — numa das sondagens cai para 1,2% e só está acima do Livre.
CDS-PP

CDS quer agravar penas para agressores de polícias

1466
Francisco Rodrigues dos Santos diz que partido está a preparar proposta para incluir as ofensas corporais contra agentes da autoridade como crime autónomo no Código Penal — e com penas agravadas.
CDS-PP

CDS prepara programa de emergência social

1789
O CDS quer "oferecer um plano para a retoma da atividade económica após a pandemia de Covid-19". Para isso, contará com a ajuda de oito personalidades, incluindo alguns ex-dirigentes.
Orçamento do Estado

OE2020. CDS critica orçamento alheado da realidade

CDS considera que o Orçamento Suplementar apresentado pelo governo está "alheado da realidade" e que "não foi construído com base numa ampla acessão de preocupações que o CDS tem vindo a testemunhar".
Política

Há uma linha que nos separa

Importa, pois, mais do que nunca, esclarecer as pessoas sobre aquilo que distingue a direita moderada, humanista e personalista, da direita populista, segregadora e reacionária.
CDS-PP

CDS defende que pandemia se vence com patriotismo

202
O presidente do CDS defendeu que a atual "maré pandémica" se vence com patriotismo e agradeceu a quem tem estado "na linha da frente", aproveitando para rejeitar "discursos de ódio" contra as forças.
Lisboa

Arroios. CDS-PP acusa vereador do BE

Manuel Grilo "não só veio defender uma ocupação selvagem de um edifício privado" como "tomou partido contra a própria Câmara", acusaram os vereadores do CDS-PP na Câmara de Lisboa.
Coronavírus

CDS critica manifestações que não cumpriram regras

 O presidente do CDS-PP afirmou que existem "dois pesos e duas medidas", explicando que as manifestações que foram autorizadas não cumpriram regras, mas ginásios têm de obedecer escrupulosamente.
Eleições Presidenciais

Mesquita Nunes fora da corrida às presidenciais

234
Era desejado na direita que não se identifica com Ventura e não quer Marcelo. Mas Adolfo Mesquita Nunes desfez as dúvidas: “Não seria candidato contra alguém ou para ocupar espaço contra alguém".
SIC

O Eixo Soez

Como são todos amigos, os inteligentes suportam as nulidades e as ditas engolem os outros, quiçá obrigadas por alguém, para que o programa não caia definitivamente na sargeta.
Coronavírus

Patriotismo. 'Chicão' rejeita associação a Le Pen

357
Críticos acusam líder do CDS de defender o mesmo conceito de Le Pen em 2017. Rodrigues do Santos diz que o que defende é o mesmo que Le Maire e o que constava do programa eleitoral do CDS em 2011
Coronavírus

CDS defende "patriotismo económico" 

631
O presidente do CDS recordou que a indústria do calçado, "com um forte pendor exportador", tem sido um setor "particularmente afetado" em que metade das empresas tiveram de estar encerradas.
Coronavírus

CDS-PP. PEES é "pouco ambicioso" e vago

O CDS-PP considerou que o Programa de Estabilização Económica e Social fica "aquém do esperado" em matérias essenciais e "pouco ou nada diz" sobre retoma económica.
Governo

Olhos postos no amanhã com uma perninha no passado /premium

Em breve, muito em breve haverá medidas para a economia e apoios sociais. É já amanhã, o que permitiu a Costa ir ao Parlamento com pequenos anúncios. Já o PSD apareceu a preparar-se para o futuro.
Emissão Especial

"Vai trabalhar para governo pago por tailandeses"

Telmo Correia, do CDS quis saber se governo “não tinha já um ministro do Planeamento?" Costa provoca: "se tivesse sido ministro mais tempo, saberia que é importante contar com especialistas".
Emissão Especial

App de rastreio estará disponível "brevemente"

Telmo Correia, do CDS, quis saber "o que é que aconteceu à tal aplicação". Sobre a situação em Lisboa, António Costa diz que não se trata de "descontrolo nem é uma situação generalizada".
CDS-PP

CDS exige criação de lista de credores do Estado

210
O CDS-PP exige que seja criada uma "lista pública" para que o Estado seja "rápido a pagar o que deve aos portugueses" e que, dessa forma, "possa colocar dinheiro a circular na economia".
Política

A direita kunami e a direita nêspera

102
Na vida dos cidadãos, quem faz a defesa da mobilidade social ascendente – o tal elevador social – para todos, independentemente dos seus lugares de origem? Quem defende a Economia Social de Mercado?
CDS-PP

A última oportunidade do CDS (talvez até do país)

162
Urge lançar uma candidatura que, resolvendo os anseios desta Direita desamparada, a impeça de contribuir para o sucesso de Ventura, sendo que como “sucesso” deve ler-se qualquer resultado acima de 10%
Noticiário

9h. Sondagem. Chega é terceira força política

341
Partido Socialista ficar perto da maioria absoluta, mais de 20 pontos acima do PSD. A seguir ao Chega surgem Bloco de Esquerda e PCP. PAN fica à frente do CDS de Francisco Rodrigues dos Santos.
PSD

Autárquicas. Rio não descarta coligações com o PAN /premium

327
Rio foi questionado por distritais sobre coligações com o PAN nas autárquicas e disse não ter, a priori, nada contra. Apelou a que haja critério nas coligações com o CDS e só quer candidatos em 2021.
Coronavírus

Portas elogia ação de Rio durante pandemia /premium

225
Na semana em que Francisco Rodrigues dos Santos admitiu coligações com o Chega, Paulo Portas lembrou que tinha um princípio: "Não deixar que houvesse nada de relevante à direita do CDS".
Política

A direita é a revolução? /premium

A agenda da "mudança de regime" e não da mudança do regime, que agrada muito mais ao eleitorado de direita do que aquilo que se pensa, carrega riscos que os seus promotores menosprezam.
Parlamento

CDS acusa Governo de "fazer política" com a TAP

115
CDS acusa Governo de fazer política com a TAP em vez de agir no apoio à empresa. BE aponta contradição: ou CDS defende privados, ou defende apoio do Estado.
CDS-PP

Líder do CDS não descarta coligações com o Chega

738
Francisco Rodrigues dos Santos diz que "partidos à direita do PS" devem ter as mesmas ferramentas que a 'geringonça'. Relativamente a presidenciais recusa-se a dizer se Mesquita Nunes é bom candidato.
CDS-PP

O fado da Direita

191
Jerónimos e Mortáguas já perceberam a diferença? Já vislumbram as diferenças? Ou a demagogia vai continuar e agora uns serão muito fascistas e outros menos, mas todos fascistas?
CDS-PP

"Perdeu-se a vergonha e a decência na política" /premium

169
Manuel Monteiro está de volta à política mas garante que não é hipótese para presidenciais. Quer devolver a decência à política, e diz que o CDS tem mais espaço do que nunca para se afirmar.
CDS-PP

"Não sou hipótese". Monteiro fora de presidenciais

101
Em entrevista à Vichyssoise, da Rádio Observador, Manuel Monteiro põe-se de fora da corrida presidencial. Admite que CDS possa apoiar Marcelo, mas sem medo de o criticar. Adolfo? Também não é hipótese
Eleições

Líder do CDS não apoia discussão de presidenciais

Francisco Rodrigues dos Santos considera que discutir agora as eleições presidenciais é "extemporâneo e até insultuoso", e recusou apontar um calendário para o partido debater o assunto.
CDS-PP

CDS quer lei que barra saída de Centeno para BdP

255
Proposta do CDS não é novidade, mas exemplo de Centeno parece ter reavivado intenção do CDS . Presidentes dos reguladores devem ser nomeados pelo PR depois do aval da AR e proposta do Governo.
CDS-PP

Manuel Monteiro já voltou oficialmente ao CDS

178
O regresso anunciado só foi oficializado nesta segunda-feira devido à pandemia. Foi o próprio presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, quem entregou o cartão de militante a Manuel Monteiro.
Coronavírus

TAP. CDS recomenda "sentido de Estado"

O partido pede ao ministro das infraestruturas que "não olhe para os empresários como inimigos, que não desconfie da iniciativa privada porque nas funções que ocupa cabe usar de sentido de Estado".
CDS-PP

CDS quer descida de impostos com orçamento

287
Costa diz que gostava de aprovação por "unanimidade", mas sem ilusões. PSD diz que aprova mas "não está ao dispor para aprovar tudo". CDS apresenta condições para luz verde: descida de impostos.
Eleições Presidenciais

Adolfo encorajado a enfrentar Marcelo e Ventura

1506
Liberais querem promover uma candidatura presidencial que ocupe o espaço político entre Marcelo e Ventura. Ex-secretário de Estado é uma das hipóteses e já tem apoios no PSD e na Iniciativa Liberal.
Coronavírus

Nuno Melo pede investigação à China sobre vírus

5921
Eurodeputado do CDS defende que "o comportamento da própria OMS" tem de "ser tido em conta" e lembrou que nem sequer foram "os suspeitos do costume" que falharam nesta crise.
PSD/CDS

Carta aberta aos líderes dos partidos de direita

601
Quero viver num país em que a população volte a sentir que quer fazer parte da política ativa, mas para isso é preciso também que a política – e quem a faz – queira fazer parte da vida da população.
Novo Banco

CDS: Não cabe a Marcelo "coordenar o Governo"

348
Numa nota enviada às redações, Francisco Rodrigues dos Santos diz que a falta de coordenação "é culpa de António Costa", que deve esclarecer se mantém confiança em Mário Centeno.
Coronavírus

Portas: "Gestos partidários" podem não ser aceites

538
Antigo líder do CDS falou num evento da distrital de Braga e alertou para gestos que possam ser "um contraste" nas normas de combate à Covid-19, referindo-se a eventos como a Festa do Avante.
CDS-PP

CDS: Centeno tenta "explicar o inexplicável"

200
A deputada centrista Cecília Meireles exorta o ministro das Finanças a cumprir não só os compromissos que tem com o Novo Banco, mas também "cumprir outros contratos e anúncios que faz".
Resposta Pronta

Avante. Costa está a beneficiar "partidos amigos"

1841
Para o líder parlamentar do CDS, "Avante é um festival de música" e, por isso, Costa está a tratar a lei de forma desigual. "Se PCP não fosse aliado do Governo, nem havia discussão", acusa centrista. 
Coronavírus

CDS-PP pressiona Governo sobre Festa do Avante

2046
O líder parlamentar Telmo Correia questiona primeiro-ministro sobre a realização a "título excecional" da Festa do Avante e classifica a autorização da mesma como "um privilégio" dado ao PCP.
PSD

Onde está a direita? E a defesa do sector privado? /premium

780
O PSD deixou de ser a voz dos empresários, dos grupos económicos e do investimento externo, tudo o que a economia portuguesa precisa. Rui Rio assiste de modo passivo aos ataques à iniciativa privada.
Coronavírus

Líder do CDS: UE tem uma "prova de vida"

O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu este sábado, Dia da Europa, que a crise sanitária e económica da Covid-19 deve ser respondida com "resposta comum".
CDS-PP

Líder do CDS não se sente "ameaçado por ninguém"

Francisco Rodrigues dos Santos afirma não se sentir "ameaçado por ninguém", desvaloriza as sondagens e prefere medir forças nas urnas.
Coronavírus

CDS-PP/Lisboa pede reforço do policiamento

1032
O presidente da Concelhia de Lisboa do CDS-PP pediu o reforço do policiamento de proximidade. Em causa estão os relatos de assaltos e vandalismo, nomeadamente nas freguesias de Arroios e Areeiro. 
Impostos

CDS propõe mecanismo de acerto de contas

1781
Mecanismo de acerto de contas entre o Estado e os contribuintes proposto prevê que "qualquer pessoa ou empresa a quem o Estado se atrasa a pagar" possa descontar o valor das faturas vencidas.
Emissão Especial

Telmo Correia: " O Governo não é dono do Estado"

216
Telmo Correia, líder da bancada parlamentar do CDS, questiona o primeiro-ministro sobre o regime de lay-off, uma vez que há empresas que ainda não receberam os apoios extraordinários desse mecanismo.
Coronavírus

CDS abre primeiro debate quinzenal 

106
Medidas para fazer face à crise voltarão a ser tema dominante no primeiro debate quinzenal depois de o país passar do estado de emergência para situação de calamidade, que será aberto pelo CDS-PP.
Parlamento

Põe máscara, tira máscara e críticas a quem quiser /premium

205
Foi o primeiro plenário sob a obrigação de usar máscara até no plenário, exceto para falar. Foi um tira e põe da proteção individual que não roubou ímpeto aos ataques nos oito temas em debate.
A página está a demorar muito tempo.