CDS-PP

Parlamento

CDS quer ouvir Liga dos Bombeiros, ANPC e ministro

O CDS-PP vai pedir uma audição no parlamento para tentar esclarecer o conflito do Governo com os bombeiros. A decisão surge após um fim de semana de conflito.
Assunção Cristas

Cristas: diferendo com bombeiros é "incompetência"

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, considerou em Leiria que o diferendo entre o governo e os bombeiros é "mais um caso de incompetência" e é "muito preocupante".
PSD/CDS

A Direita não é o bem o que se lhe chama

A direita nacional tem falta da extrema-direita, pois assim não tem um comparador extremo, à sua direita, que lhe permita conquistar o centro. A extrema-direita, se existisse, recentraria a direita.
Comissão de Inquérito

Tancos. CDS pede centenas de documentos

CDS pede documentos a oito entidades diferentes. Deputados querem analisar memorando com dados sobre recuperação das armas, louvores a elementos da operação e atas de reuniões de segurança.
CDS-PP

CDS. Falsos registos são "ilegalidade gravíssima"

"Não somos todos iguais", diz Assunção Cristas, pedindo que os partidos tirem "consequências" perante a "ilegalidade gravíssima" cometida pelos deputados nos casos dos falsos registos no Parlamento.
Eleições Legislativas

PSD e PS de acordo com data para legislativas

Depois das respetivas audiências com o Presidente da República, o PS e o PSD revelaram estar de acordo que a data das eleições legislativas se realizem a 6 de outubro.
CDS-PP

CDS anuncia moção de censura no Montijo

Em causa está uma decisão do presidente da Câmara, Nuno Canta, de abrir todo o correio que entra e sai da câmara, alegadamente em nome da transparência, segundo noticiou o DN, em 23 de novembro.
Orçamento do Estado

Sete horas animadas na monotonia das castanholas

O primeiro de três dias de votações do OE para 2019 durou cerca de sete horas e acabou perto das 22h00. Houve monotonia das castanholas, bolachas integrais como ração de combate e a falha da AR TV.
Orçamento do Estado

Carreiras. Marcelo só decide depois do Orçamento

Partidos à esquerda do PS esperam promulgação de decreto do Governo para depois o alterar no Parlamento. Mas o Presidente da República só analisa diploma depois de decidir o que fazer ao Orçamento.
Orçamento do Estado

Direita acusa Governo de "inventar custos" 

Arrancou debate do Orçamento na especialidade. Direita acusa Governo de "inventar custos", Governo ataca com passado. Carreira dos professores é tema mais polémico do dia e fica nas mãos do PSD
CDS-PP

Assunção Cristas: CDP-PP é a "única alternativa"

153
Assunção Cristas defende que "é preciso haver uma alternativa de centro direita para Portugal, que explique que há outra forma de construir o futuro". O PS anda "de braço dado com a esquerda radical"
CDS-PP

CDS faz avaliação negativa dos 3 anos de Governo

548
“O Governo preocupou-se sempre muito mais em manter a sua base eleitoral do que em resolver o problema dos portugueses", disse o deputado do CDS Mota Soares num balanço dos 3 anos de Governo.
CDS-PP

Cristas foi ao "supermercado" de droga em Lisboa

2.272
Cristas, vereadora-deputada-presidente, visitou comerciantes do centro de Lisboa para provar que "há medo e insegurança" numa das zonas de maior tráfico de droga. E não há polícia que chegue.
Assunção Cristas

Cristas: OE está de "costas voltadas" para o país

A presidente do CDS-PP sublinhou que o Orçamento "mostra um profundo desconhecimento e uma grande insensibilidade àquilo que é o conjunto do nosso país e as necessidades de coesão territorial".
Greve

Cristas: juízes estão "desesperados" e "no limite"

367
A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, sublinhou que se trata "de titulares de órgãos de soberania, que não é suposto fazerem greve", ao abordar a greve geral dos magistrados judiciais.
Assalto em Tancos

Tancos. CDS acusa esquerda de dificultar inquérito

429
Telmo Correia, deputado do CDS, criticou os partidos da geringonça por defenderem a devolução dos documentos enviados pela Procuradoria, e em segredo de justiça, que estão na posse do parlamento.
PSD

Um eleitor de direita em 2019 /premium

320
Rui Rio comete um erro enorme: pretende impor uma pureza ideológica que o PSD nunca teve. Não há qualquer problema no PSD ser também social democrata. O problema é o PSD ser apenas social democrata.
Orçamento do Estado

CDS quer manuais escolares gratuitos no privado

5.645
O CDS avança com 130 propostas de alteração ao Orçamento do Estado onde inclui a eliminação do adicional do ISP, manuais escolares gratuitos para todos e retoma da reforma do IRC.
CDS-PP

Cristas chama Costa a falar de Tancos

O esclarecimento de "toda a verdade, tudo o que passou em Tancos e o hipotético encobrimento do furto" são as intenções de Assunção Cristas, que chamará António Costa a depor.
Assalto em Tancos

Tancos. Jerónimo desconfia de intenções do CDS

O secretário-geral do PCP afirma que é mais importante apurar os contornos do assalto aos paióis do que desvendar o eventual encobrimento do caso.
Eleições Europeias

PSD e PS começaram a trocar acusações de campanha

Os socialistas vão apoiar Frans Timmermans a Presidente da Comissão Europeia. PSD e CDS apoiam Manfred Weber. Os dois candidatos têm telhados de vidro em Portugal. E já há troca de acusações
Eleições Europeias

O rock, o beijo a Merkel e a invasão de Stubb

Weber subiu ao palco ao som de One Vision, dos Queen e deu um beijo a Merkel. Uma hora depois dizia ao Observador que está "ansioso" por fazer campanha em Portugal. Já Rangel sofreu invasão de Stubb.
Câmara Municipal Lisboa

Munícipe interrompe reunião de câmara e é expulso

1.774
Um munícipe pediu a palavra durante a reunião pública da Câmara de Lisboa, Fernando Medina não autorizou porque naquele momento estava a interromper a ordem de trabalhos. O homem foi retirado à força.
Eleições Europeias

O Congresso da direita europeia em seis pontos /premium

A despedida da mãe Merkel, a vergonha do tio Órban e Weber e Stubb a lutar pela sucessão a Juncker. O Congresso do maior partido europeu começa esta quarta-feira, num momento difícil para o PPE.
Agricultura

CDS-PP quer discutir seguros obrigatórios

A líder do CDS-PP defendeu uma discussão sobre um eventual seguro obrigatório para os produtores agrícolas, ressalvando que esse só poderá existir baixando o preço dos seguros.
Touradas

CDS acusa ministra de querer "proibir touradas"

666
A polémica em relação à tauromaquia parece continuar, no dia em que o orçamento para a Cultura é debatido no Parlamento. BE pretende aplicar IVA de 23%. Mariana Mortágua diz que tourada é tortura.
Assalto em Tancos

Cristas junta-se a Marcelo contra jogos de poder

A líder do CDS-PP, Assunção Cristas, afirmou a sua "concordância absoluta" com o Presidente da República a repudiar tentativas de partidarização das Forças Armadas e "jogos de poder".
Política

TC fiscaliza lei de preferência dos inquilinos

PSD e CDS pediram a fiscalização sucessiva da constitucionalidade da Lei do direito de preferência dos inquilinos. O pedido conjunto dos dois partidos já deu entrada no Tribunal Constitucional.
Assalto em Tancos

CDS volta a exigir explicações de António Costa

454
O CDS-PP quer que seja o próprio António Costa a explicar a discrepância entre a lista de material roubado e a do material recuperado. PSD quer saber qual o grau de conhecimento da Ministra da Justiça
CDS-PP

CDS espera uma boa ligação entre Portugal e Brasil

O CDS-PP saudou a eleição de Jair Bolsonaro para Presidente do Brasil e espera que continuem fortes as "relações económicas e culturais muito profundas" entre "dois Estados de Direito democráticos".
CDS-PP

CDS diz que existe ''desespero'' na função pública

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, considerou esta sexta-feira, a propósito da greve da função pública, que existe "desespero e saturação" transversal a vários setores.
Habitação e Urbanismo

Habitação. Cristas defende construção em altura

A líder do CDS-PP participou numa iniciativa do CDS "Ouvir Lisboa", inaugurada antes das autárquicas de 2017, quando concorreu à câmara de Lisboa, em que se discutiram os problemas da habitação.
CDS-PP

CDS quer desenvolver o interior

237
O CDS-PP vai desafiar os partidos a entenderem-se, no parlamento, em "algo verdadeiramente diferente", num estatuto fiscal para desenvolver o interior, nos próximos 20 ou 30 anos.
Orçamento do Estado

CDS. OE é eleitoralista porque "engana as pessoas"

948
Numa conferência no ISCSP, com deputados dos cinco maiores partidos, Cecília Meireles, do CDS-PP, diz que quando as pessoas fizerem as contas ao que perdem com este OE, "o voto já está na urna".
CDS-PP

CDS ataca orçamento da "oportunidade perdida"

A líder do CDS-PP admitiu, esta segunda-feira, que tem poucas expectativas quanto à aprovação das alternativas que o partido vai apresentar para o Orçamento do Estado de 2019.
CDS-PP

Manuel Monteiro está "de bem com o CDS"

O antigo líder dos centristas diz ter dúvidas quanto a uma eventual refiliação no antigo partido. Apesar de ter fundado o já extinto "Nova Democracia", na rua as pessoas continuam a associá-lo ao CDS.
Orçamento do Estado

Cristas. Proposta de OE "não vai no bom caminho"

159
A presidente do CDS-PP diz que a proposta do Governo PS para o Orçamento do Estado para 2019 "não vai no bom caminho" e insistiu em benefícios fiscais para empresas e cidadãos do interior de Portugal.
CDS-PP

CDS. Têndencia quer que partido acolha propostas

"Esperança em Movimento" organiza, no sábado, um encontro para debater propostas para Portugal e espera que Assunção Cristas adote algumas delas no programa eleitoral para as legislativas de 2019.
Governo

Cristas reafirma que trocas provam fim de mandato

A presidente do CDS-PP sublinhou ainda preocupação com a área da Energia, na qual admite que existam "incompatibilidades".
Exército

Tancos: Partidos dizem que caso não acaba aqui

130
Partidos reagem à demissão do chefe do Exército. CDS diz que Costa é "elo de ligação" das demissões e quer explicações dos motivos e timing. PSD sugere que César empurrou general para "apagar" caso.
CDS-PP

Cristas defende que falta remodelar António Costa

3.159
Assunção Cristas diz que remodelação "não resolve nada", pois é Costa que tem de ser remodelado. Diz que escolhas são "prata da casa" de agora e dos tempos de Sócrates.
CDS-PP

O furacão Portas foi a Peniche mas poupou Portugal

134
Antigo líder centrista falou em Peniche na Escola de Quadros do CDS onde o furacão se previa forte, mas os ventos eram de Europa e levaram-no para outras geografias. Eis Portas, o euro-desiludido.
CDS-PP

Cristas quer higiene urbana como "prioridade"

292
Os vereadores do CDS-PP na Câmara de Lisboa querem que a higiene urbana seja uma "prioridade política" e, por isso, vão apresentar um pacote de medidas.
Luís Marques Mendes

PSD e CDS vão perder se não tiverem "cabecinha"

297
O ex-líder social-democrata Luís Marques Mendes avisou sexta-feira PSD e CDS que "se não tiverem cabecinha" vão continuar na oposição por mais cinco anos.
Azeredo Lopes

Partidos dizem que demissão não retira preocupação

105
Marco António continua preocupado e alerta que "ainda não se sabe onde estão todas as armas roubadas". Bloco alerta que há "muitas perguntas sem resposta". CDS e PSD dizem que demissão é "tardia"
Orçamento do Estado

CDS prefere redução do IRS a aumentos

A presidente do CDS-PP defendeu uma redução no IRS, por abarcar mais portugueses, em vez dos anunciados aumentos de pensões e dos salários dos funcionários públicos no Orçamento.
CDS-PP

Nuno Melo. Distribuição de fundos é assimétrica

100
Cabeça-de-lista do CDS-PP às europeias de 2019, Nuno Melo, disse que distribuição dos próximos fundos europeus vai ser "assimétrica", não aceitando que Portugal perca 7% do financiamento.
Fact Check

Houve 7 alterações à lei laboral na legislatura? /premium

O coordenador do PS na Comissão do Trabalho quis rebater afirmações de Cristas com argumentos pouco rigorosos. Disse que houve sete alterações à lei laboral, mas foram só cinco. Veja os factos.
Debate Quinzenal

Tancos roubou o palco à economia e ao emprego

A direita não larga o caso de Tancos e António Costa continua a segurar o ministro da Defesa. O primeiro-ministro quis debater economia, mas só a esquerda lhe tocou... e para exigir medidas no OE.
CDS-PP

Portas e Mendes vão dar formação à escola do CDS

608
Paulo Portas, Marques Mendes e um general que pediu a passagem à reserva na sequência do caso de Tancos são alguns dos participantes da Escola de Quadros do CDS que arranca quinta-feira.
Assalto em Tancos

Tancos. CDS remete para comissão de inquérito

CDS remete para a comissão de inquérito apurar "o grau de conhecimento e envolvimento" do ministro no processo de recuperação das armas roubadas em Tancos, e insiste na demissão de Azeredo Lopes
PSD

O futuro do centro-direita /premium

651
Rui Rio não só é uma garantia de como o PS pode chegar à maioria absoluta, como uma derrota histórica do PSD em 2019 poderá representar uma oportunidade única para reconstruir o centro-direita.
CDS-PP

Ovar. Dirigente do CDS alvo de disparos

713
Líder da concelhia do CDS/Ovar alvo de "disparo de arma de fogo" na madrugada de sexta-feira, quando chegava a casa. Na queixa, Fernando Camelo de Almeida admite hipótese de "intimidação" política.
Natalidade

Esquerda chumba propostas do CDS. "Não é sério"

1.028
CDS levou a discussão pacote de medidas com benefícios fiscais para as famílias em função do número de filhos. Queria debate "sério" sem "partidarite", mas esquerda disse que era "poucochinho".
Assalto em Tancos

Tancos. CDS pede inquérito parlamentar

259
CDS quer comissão de inquérito ao caso Tancos e diz que o ministro da Defesa e o chefe do Exército "não têm condições para continuar". BE contra proposta do CDS: "É uma brincadeira política".
CDS-PP

CDS apela ao voto no pacote da natalidade

O CDS-PP desafiou hoje os partidos de esquerda a porem de lado "a partidarite" e aprovarem o pacote de incentivo à natalidade, no parlamento, por ser um desígnio e uma prioridade nacionais.
CDS-PP

CDS quer benefícios fiscais em função dos filhos

434
CDS insiste com promoção da natalidade em jeito de tiro de partida do ano eleitoral. Entre medidas de justiça fiscal em função do número de filhos e incentivos às empresas, CDS volta às farpas ao PSD.
Partido Popular

Líder do PP espanhol reúne-se com Rio e Cristas

Na agenda do primeiro encontro entre Cristas e Casado estarão as eleições europeias de 2019, a União Europeia (UE) e a situação política em Portugal e em Espanha.
PGR

Cristas desafia Marcelo a ouvir partidos sobre PGR

110
A líder do CDS é a favor da recondução de Joana Marques Vidal à frente da Procuradoria Geral da República e quer o Presidente a ouvir os partidos. Costa já disse que o fará.
CDS-PP

CDS ataca "taxa Robles versão Rio"

CDS demarca-se do PSD criticando a reinvenção da "taxa Robles" ontem anunciada por Rui Rio. Deputado centrista diz que se trata de caça ao contribuinte e de uma alternativa que é redundante.
CDS-PP

CDS quer brigada de emergência para sinalizar lixo

289
A vereação do CDS-PP na Câmara de Lisboa criticou a falta de limpeza na cidade e anunciou que vai propor um pacote de medidas nesta área.
Assunção Cristas

Assunção Cristas. Professores foram "aldrabados"

410
A líder do CDS-PP acusou esta terça-feira o Governo de ser "muito incompetente" e de estar "muito mal" na questão dos professores.
CDS-PP

CDS: Pinturas de guerra e expetativas insufladas /premium

O ano político dos centristas abriu com uma festa para mostrar união, entusiasmo e confiança. O ego do partido está insuflado e já se assume como a única alternativa. Será? A análise à rentrée do CDS.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)