313kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

CDS-PP

Autárquicas 2021

Líder do CDS diz que não tem "dom da ubiquidade"

Líder do CDS não terá sido convidado para campanhas de opositores internos como Adolfo Mesquita Nunes ou Nuno Melo. Em resposta, diz não ter "dom da ubiquidade", mas garante que partido está "unido".
Autárquicas 2021

CDS a favor de deslocalização do TC para Coimbra

Em Beja, Francisco Rodrigues dos Santos indicou que o CDS vai votar a favor da proposta do PSD para a deslocalização do TC para Coimbra, alegando ter "um simbolismo importante" para o Interior.
Direto à Campanha

Medina, o "alvo" do debate "sem sombra de dúvidas"

Depois do embate, Fernando Medina prepara-se para um dia de "grande peso político" e recebe António Costa. Na Amadora, o PSD promete uma "super esquadra". 
Autárquicas 2021

CDS quer criar um serviço de babysitting em Viseu

O candidato à Câmara de Viseu pelo CDS-PP quer criar um serviço de apoio à maternidade, que consiste no apoio às famílias quando uma criança está doente e tem de ficar em casa.
Jorge Sampaio

Partidos à direita elogiam o exemplo de Sampaio

Os partidos à direita fizeram elogios ao percurso e modo de estar na política de Jorge Sampaio, mas ressalvaram as suas diferenças políticas. "Curvo-me perante a sua memória", afirmou o Chega.
Autárquicas 2021

Guarda. CDS propõe agência que capte investimento 

O candidato do CDS-PP à presidência da Câmara da Guarda defendeu criar uma agência que "procure ativamente o investimento a região" e diz que o concelho necessita de uma especialização tecnológica.
Autárquicas 2021

Vila Real. PSD critica qualidade de transportes

O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP à Câmara de Vila Real alertar para as dificultades sentidas pelos utentes nos transportes públicos, defendendo a gratuitidade deste serviço.
Autárquicas 2021

Matosinhos. PSD/CDS querem metro subterrâneo

Elegendo a mobilidade como "principal problema" de Matosinhos, a coligação PSD/CDS candidata no concelho defendeu o metro subterrâneo em locais "fulcrais". Quer ainda requalificar a Circunvalação.
Autárquicas 2021

Figueira da Foz. CDS quer aumentar emprego

O cabeça de lista do CDS-PP à Câmara da Figueira da Foz disse espera conquistar eleitorado indeciso nestas eleições. Para isso, apresenta medidas para aumentar a população e para haver mais emprego.
Autárquicas 2021

CDS alerta para problemas habitacionais em Leiria

O cabeça de lista da coligação "Leiria pode Mais" encabeçada pelo CDS à Câmara de Leiria alertou para os problemas da habitação social. "Existem mais de 200 famílias em lista de espera ", sinaliza.
Autárquicas 2021

Vale de Cambra. Portas junta-se à campanha do CDS

O ex-vice-primeiro-ministro Paulo Portas visitou Vale de Cambra em apoio à recandidatura de José Pinheiro pelo CDS, sentindo-se "agradecido" ao município. "Tive sempre o apoio desta boa gente".
Autárquicas 2021

CDS acusa Governo de "manobra eleitoralista"

Francisco Rodrigues dos Santos acusou o Governo de eleitoralismo por ocultar contas das autarquias. "A tradição autárquica do PS gera endividamento atrás de endividamento e sobrecarga" no futuro, diz.
Autárquicas 2021

CDS quer alunos a optar entre público ou privado

Francisco Rodrigues dos Santos anunciou que o CDS vai avançar com uma proposta que visa dar a possibilidade aos alunos de optarem entre o ensino público e o privado através de um cheque ensino.
Direto à Campanha

Esquerda "calma". Barbosa Ribeiro, o estratega

Em Lisboa, o Bloco de Esquerda em "dificuldade de gestão" e com aposta forte na habitação. No Porto, a estratégia de Tiago Barbosa Ribeiro é "aguerrida" e contra Rui Moreira. 
Autárquicas 2021

Moedas atira-se a Medina e à arrogância socialista

Apelar ao voto útil, tentar provar o caráter excecional da candidatura e fazer de Lisboa um cartão amarelo ao socialismo. Moedas aproveitou o primeiro dia de campanha para reforçar o ataque a Medina.
Autárquicas 2021

PSD quer aumento de orçamento das freguesias

O candidato apoiado pela coligação Juntos Somos Coimbra quer triplicar orçamentos das freguesias, acusando o PS de as desprezar. José Manuel Silva propõe ainda reuniões fora dos Paços do Concelho.
CDS-PP

CDS-PP acusa Governo de "miopia na saúde"

"O SNS será sobrecarregado com listas de espera acrescidas e todos perderemos", referiu a deputada Ana Rita Bessa, do CDS-PP, alertando para a "miopia" do Governo relativamente ao setor da saúde.
Orçamento do Estado

CDS apela a Costa para "não brincar" com a Saúde

O presidente do CDS-PP apelou esta quarta-feira ao primeiro-ministro, António Costa, para que "não brinque mais com a saúde dos portugueses".
CDS-PP

CDS-PP questiona Governo sobre Orquestra Geração

O CDS entende ser urgente uma decisão do Ministério da Educação sobre o futuro da Orquestra Geração, que mesmo em confinamento nunca deixou de acompanhar os seus alunos e manter a sua atividade".
Autárquicas 2021

Líder do CDS fará "meditação" se não atingir metas

Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS, acredita que o partido vai superar os resultados de 2017, e diz que retirará conclusões e "fará uma meditação" se não atingir este objetivo.
CDS-PP

CDS considera "elementar" fim do uso da máscara

Para presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, parece "elementar" que as pessoas possam ter algumas "benesses para circular livremente e não ter de usara mascara em espaços públicos".
Orçamento do Estado

Escalões IRS. CDS alerta para efeito "contrário" 

Desdobramento dos escalões do IRS irá "aumentar a capacidade tributária do Estado", disse esta terça-feira Francisco Rodrigues dos Santos, que defende uma redução destes escalões.
Presidente da República

Marcelo saúda Adriano Moreira no 99º aniversário

O Presidente da República saudou Adriano Moreira no dia em que completa 99 anos, onde afirma que este se destaca pelo "excecional brilhantismo e constante dedicação ao serviço público".
Autárquicas 2021

CDS acusa Costa de estar "a brincar com saúde"

Em Viana do Castelo, o líder do CDS atirou a Marta Temido e disse que "ao contrário da ministra da Saúde, "os portugueses doentes certamente que não querem ser socialistas".
CDS-PP

CDS considera "miserável" subsídio de 100 euros

Francisco Rodrigues dos Santos considera que foi perdida uma "oportunidade de repor o respeito" por aqueles profissionais.
Autárquicas 2021

Martim Moniz, o palco das diferenças à direita  /premium

Ventura e Graciano primeiro, Moedas, Rio e Rodrigues dos Santos depois. A Almirante Reis foi esta sexta-feira um desfile de duas direitas diferentes, que discordam em tudo na imigração.
CDS-PP

CDS-PP: valor do subsídio de risco é "miserável"

O presidente do CDS-PP considera o valor do subsídio de risco para as forças de segurança "miserável" — 100 euros — num país em o Governo dá "subsídios inclusivamente a quem não precisa deles".
CDS-PP

CDS pede plano de recuperação para saúde primária

O CDS defende um plano de recuperação dos cuidados de saúde, uma vez que "o problema" de menos consultas e exames se mantém.
CDS-PP

Líder do CDS-PP quer "resgatar país do socialismo"

"Seremos a espinha entalada na garganta de António Costa", disse o líder do CDS-PP, que sublinhou ainda a vontade de que o centro-direita resgate o país do socialismo e da corrupção.
CDS-PP

CDS desafia Costa a afastar-se das esquerdas

"A esquerda e a extrema-esquerda estão a obrigá-lo [Costa] a tomar escolhas completamente erradas", sublinhou o líder do CDS-PP, referindo-se às medidas de natalidade do Orçamento de Estado.
CDS-PP

CDS. "Governo deve 900 milhões a agricultores"

"A ministra da Agricultura não percebe nada da poda", disse Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, sublinhando que o Governo deve mais de 900 milhões de euros aos agricultores.
CDS-PP

Costa vive "no país das maravilhas"

O presidente do CDS-PP diz que o primeiro-ministro demonstrou, no congresso do PS, estar sozinho "num país das maravilhas", enquanto o povo vive num cenário "bem negro" após seis anos de "retórica".
CDS-PP

CDS. Figuras da esquerda são "ignorantes radicais"

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, acusou várias personalidades da esquerda da autoria moral dos crimes contra o património que têm ocorrido em Portugal.
CDS-PP

CDS-PP assinala rentrée no sábado em Mirandela

O CDS-PP agendou para sábado a rentrée política com um discurso do presidente do partido, Francisco Rodrigues dos Santos. Decorrerá em Mirandela com uma iniciativa focada nas eleições autárquicas.
Coronavírus

CDS questiona Governo sobre normas nas escolas

O CDS justifica que, "desconhecendo-se quaisquer orientações da parte do Ministério da Educação a menos de um mês do início do ano letivo, o que é preocupante", é "necessário obter esclarecimentos".
Autárquicas 2021

As dez batalhas que vão marcar as autárquicas /premium

Lisboa e Porto, claro, mas também Coimbra, Amadora, Almada, Sintra, Moura, Vila Viçosa, Funchal e Figueira. E as metas e consequências para os partidos. Ensaio de Jorge Fernandes e Mafalda Pratas.
Fundos Comunitários

Líder do CDS critica fundos à habitação

O presidente do CDS disse que o ministro das Infraestruturas prometeu ao presidente da Associação de Municípios que a "bazuca" serviria para financiar a 100% e a fundo perdido projetos de habitação.
Coronavírus

CDS quer vacinação de nadadores-salvadores

O CDS-PP lembrou ao Governo que os nadadores salvadores "são um grupo que está sujeito a um contacto de grande proximidade, o que agrava o risco de contágio".
Política

O porta-estandarte de uma direita radical

A Direita moderada terá, independentemente do custo em relevância eleitoral, que afastar-se do Chega. Só assim continuará a ser uma alternativa credível para governar o País.
CDS-PP

Falha na vigilância de incêndios é "incompetência"

Francisco Rodrigues dos Santos volta a apontar o dedo ao ministro da Administração Interna, desta vez por haver torres de videovigilância de incêndios sem funcionar.
Património Cultural

CDS-PP quer videovigilância a proteger património

O CDS-PP defende que ""Em Portugal são cada vez mais recorrentes os atos de vandalismo para com património monumental e cultural" e que devem ser protegidos com videovigilância "sempre que possível".
CDS-PP

Quem é o adversário do CDS?

No entender da direcção anterior do CDS, o melhor para a direita era livrar-se do PSD. No entender desta direcção, o melhor para a direita é livrar-se do PS.
Autárquicas 2021

Está na hora de termos uma conversa sobre Odivelas

Odivelas continua a ser um dormitório de Lisboa, continua a não ter uma agenda atractiva, apesar das condições endógenas de excelência, continua a não ser exigente com o lixo e com o espaço público.
Férias

Políticos mantêm férias "cá dentro"

Costa deverá rumar alguns dias a Sul, Rui Rio vai de férias para Viana do Castelo, e Ferro Rodrigues dividirá o período entre Algarve e Sintra. Sobre o descanso de Marcelo, para já, não há certezas.
CDS-PP

Meu caro Francisco

Escrevo-te publicamente para deixar claro que não sou teu opositor. O balanço far-se-á no próximo congresso. Penso ser maior prova de lealdade uma crítica frontal e aberta do que calar a minha opinião
CDS-PP

Gonçalves Pereira de fora por "decisão da direção"

Vereador que fica de fora diz que "falará depois das eleições, preferencialmente em Congresso" e que teve conhecimento da decisão da direção do partido pela imprensa.
Resposta Pronta

"Ainda falta o mais lento, que é a DGS"

Ana Rita Bessa elogia medidas anunciadas pelo Governo. Mas a deputada centrista critica o silêncio da DGS sobre as regras do isolamento profilático e a vacinação dos menores de 16 anos.
Noticiário

9h. CDS quer decisão sobre vacinas dos mais jovens

Ana Rita Bessa pede diretrizes claras para vacinação dos mais jovens e isolamento de vacinados. Bloco de Esquerde pede responsabilidade do governo e reforço da saúde pública
CDS-PP

Força Nuno Melo!

Durante a presidência de FRS tenho escrito mais vezes pelas mesmas razões (e também não sou da direcção). A razão é que o “fogo amigo” é sempre perigoso, sobretudo para quem está na linha da frente.
CDS-PP

Nuno Magalhães corta com direção do CDS

Antigo líder parlamentar do CDS acusa direção de patrocinar ataques a ex-dirigentes do partido. "Assim, CDS dificilmente terá futuro." Magalhães não esconde apoio a Melo. "Será um grande presidente."
Autárquicas 2021

CDS. Adolfo, Almeida e Mota Soares atacam direção

Aumenta as críticas à direção do CDS depois da exclusão de Gonçalves Pereira como candidato a vereador em Lisboa. Adolfo, João Almeida e Pedro Mota Soares falam em "saneamento" e "vingança cobarde".
Comentário

"Mais um episódio da pré-candidatura de Nuno Melo"

Eurodeputado criticou a liderança do CDS-PP na reunião da Comissão Política do partido. "Vamos ter meses animados nos centristas". A análise do Editor-Adjunto de Política, Miguel Santos Carrapatoso. 
Autárquicas 2021

Melo ataca direção do CDS por acordo com Moedas /premium

O eurodeputado e previsível challenger aproveitou reunião interna para acusar a direção do CDS de perseguir os melhores. Apoiantes de Rodrigues dos Santos devolveram e acusaram Melo de cinismo.
Autárquicas 2021

Moedas fecha lista para a Câmara de Lisboa

Candidato apostou em três independentes (Joana Castro Almeida, Laurinda Alves e Pedro Simas) para a corrida a Lisboa. PSD representado por Filipa Roseta e Ângelo Pereira. Gonçalves Pereira fora.
Autárquicas 2021

PSD/CDS apresenta queixa contra autarca de Paredes

A coligação PSD/CDS apresentou uma queixa na CNE contra o presidente da Câmara de Paredes, no distrito do Porto, por ter usado meios da autarquia na campanha do PS: veículos, som e material diverso.
CDS-PP

Irrelevância do CDS ou Irrelevantes no CDS?

O problema de uma certa “elite” está num enorme pequeno detalhe: há uma grande diferença entre narrativa e realidade.
Coronavírus

CDS exige acelerar o processo de desconfinamento

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, diz que vai exigir a António Costa um "acelerador de desconfinamento" para que os portugueses voltem rapidamente à sua vida normal.
Açores

CDS quer esclarecer alegada acumulação de funções

CDS-PP Açores requisita uma listagem dos médicos que exercem funções no Hospital do Divino Espírito Santo com acumulação em entidade privada hospitalar.
Política

PSD foi o partido com mais projetos-lei aprovados

PSD contou com 19 projetos-lei aprovados, contra 16 do BE, 15 do PAN, 14 do PCP e 13 do PS. Seguiram-se o CDS-PP, o PEV e a Iniciativa Liberal. O Chega não viu nenhuma das suas iniciativas aprovadas.
CDS-PP

CDS diz que Cabrita é o "ministro sempre em pé"

O líder do CDS acusou Eduardo Cabrita de ter mentido no Parlamento quando "não assumiu que tinha sido por sua responsabilidade" que os festejos do Sporting tinham ocorrido.
Óbito

CDS. António Norton de Matos morre aos 86 anos

Um dos fundadores do CDS-PP, António Norton de Matos, morreu aos 86 anos. Partido recorda-o como um homem de "fortes convicções". Formado em engenharia química, foi administrador de várias empresas.
Assunção Cristas

CDS. Nuno Melo tem "todas as condições" para líder

A ex-líder do partido considera que é ao seu antigo vice-presidente que "compete analisar e avaliar essas circunstâncias" e defendeu que, quem fala em Melo, fala em Cecília Meireles ou Mesquita Nunes.
Fact Check

Verdades e mentiras no Estado da Nação /premium

Menos médicos de família que em 2015? Dois milhões em pobreza energética? Governo deixou cair 60% do tecido empresarial? E foi o pior nos apoios à economia? O certo e o errado do debate.
Emissão Especial

Sporting. CDS pede esclarecimentos sobre despacho

Cecília Meireles pede “esclarecimento” sobre o despacho que validava os festejos do Sporting e acusa o Governo de achar que executar o PRR é “passar cheques a vários setores da Administração Pública".
Sporting

Aprovada audição sobre festejos do Sporting

Audição urgente da inspetora-geral da Administração Interna tinha sido pedida pelo CDS-PP e só o PS se absteve. Foi agora aprovada e será ouvida a entidade responsável pelo relatório.
Ministério Administração Interna

CDS quer ouvir Cabrita sobre festejos do Sporting

No requerimento endereçado à AR, o CDS afirma que o ministro da Administração Interna "declarou que a decisão do modelo dos festejos foi do Sporting Clube de Portugal e da Câmara Municipal de Lisboa".
Nuno Melo

CDS. Como Melo está a ser empurrado para candidato /premium

Do Golden Tulip à Vichyssoise: como os herdeiros do portismo veem em Melo a (última) oportunidade para salvar o CDS. Os motores já estão a aquecer, mas tiro de partida será só depois das autárquicas.
CDS-PP

O CDS às voltas com a Democracia-Cristã

No dia de aniversário do CDS, José Ribeiro e Castro escreve um ensaio sobre a relação entre o partido e a democracia-cristã. Como é que tudo começou e como chegámos até aqui?
Estado da Nação

PSD critica Governo "gasto" e estado "muito mau"

Já PCP vê o país com "grandes problemas" adensados por dependência externa, CDS diz que o estado da governação "é particularmente grave" e PAN critica a ausência de planeamento na gestão da pandemia.
Vichyssoise

Melo: "Vou apresentar moção ao Congresso do CDS" /premium

Em entrevista à Vichyssoise, Nuno Melo anuncia que vai apresentar moção ao Congresso, diz que decisão de ser candidato não depende das autárquicas e desconfia que direção quer antecipar congresso.
Política

Carta de Direitos prevê testamento digital 

O diploma tem 21 artigos, onde se inclui o direito ao testamento digital. CDS e IL querem revogar artigo 6.º da Carta, que diz direito à proteção contra a desinformação.
Autárquicas 2021

Publicidade. CDS Lisboa denuncia autarquia à CNE

As queixas entregues denunciam a colocação de cartazes sobre a construção de uma Unidade de Saúde Familiar, o programa Renda Acessível, a creche Ilha dos Amores e o novo Pavilhão Desportivo.
Sob Escuta

"Sinto que não há um remar para o mesmo lado"

Telmo Coreia reconhece que "há dificuldade em passar a mensagem" entre a direcção e os deputados do CDS. O Lider da bancada diz ainda que o pós-autárquicas é o momento para um exame à liderança.
CDS-PP

"O CDS devia tratar melhor herança do passado" /premium

Em entrevista, líder parlamentar é duro com a direção do partido, pede que os quadros do portismo sejam aproveitados e mais "interação" com deputados. Sobre Vieira, sentiu "surpresa" e "consternação".
Política

CDS. Uma sala tensa e o exemplo de Ayuso /premium

Líder apostou em discurso conciliador horas depois de Nuno Melo ter arrasado a direção. Perante uma sala gelada, pediu mobilização contra o PS e saiu rapidamente, sem fazer declarações.
E o vencedor é...

Vítor Fernandes "agarrado ao lugar"

Vítor Fernandes, o "homem que nunca devia ter entrado na lista de nomes" para o Banco de Fomento. Francisco Rodrigues dos Santos, "o jovem rebelde do CDS". Portugal, "um país só de esplanadas"?
CDS-PP

Nuno Melo arrasa direção do CDS /premium

Foram 45 minutos em que Melo atacou as cúpulas por fazerem "ajustes de contas", "purgas", defendeu Cristas e lamentou a "depressão do partido". Saiu com aplausos de pé. Será alternativa?
CDS-PP

Jornadas CDS: farpas e um desafio para Marcelo /premium

CDS abriu jornadas parlamentares com muitos reparos internos e uma intenção de "melhorar a oposição" que faz. Alvos: o caso SEF e Eduardo Cabrita, mas também Costa "Dupond" e Marcelo "Dupont".
CDS-PP

Jornadas sobre "soberania e recuperação" do país 

As jornadas arrancam com uma visita a uma fábrica de lápis e um almoço-debate sobre "Jornalismo e política na era das redes sociais", apresentado pela deputada Ana Rita Bessa.
CDS-PP

Poderosos não estão acima da lei, diz líder do CDS

Referindo-se à detenção do presidente do Benfica, o líder do CDS referiu que o país foi assolado "por mais um caso de justiça" que "está a fazer correr muita tinta e a dar muitas capas aos jornais".
Coronavírus

Novas medidas são "mais uma lotaria", afirma CDS

O responsável perguntou porque é que o Governo proibiu, na semana passada, o setor da restauração de trabalhar aos fins de semana até às 22h30, "com todos os prejuízos acumulados que têm".
Autárquicas 2021

Oeiras. Direita não se entende, CDS avança sozinho

Desentendimentos por causa de lugares e demora nas decisões condenaram acordo em Oeiras. CDS aposta no líder da concelhia e aponta para números fracos: "Não faz sentido o PSD não querer coligação".
CDS-PP

CDS: Duas correntes, duas políticas

O que separa a anterior e a nova direcção do CDS são dois posicionamentos, dois conjuntos de ideias que uma e a outra estão dispostas a aceitar; são na verdade duas políticas.
Cidadania

CDS pede a ministro que deixe "alunos em paz"

"A escola não serve para doutrinar, nem para perseguir alunos à luz de uma ideologia oficial que o Governo socialista decidiu impor nas salas de aula", diz Rodrigues dos Santos.
CDS-PP

Governo "está a decompor-se", diz o líder do CDS

Para o presidente do CDS-PP "esta remodelação urge fazer num Governo que trata o Estado como a sua casa, que vai fazendo da impunidade a regra e a irresponsabilidade política uma forma de gestão".
Autárquicas 2021

Cancela Moura lidera coligação PSD/CDS/PPM a Gaia

O PSD descreve Cancela Moura como um "homem de causas e profundo conhecedor do concelho, um exemplo de proximidade com as instituições e com as pessoas, com provas de trabalho dadas".
Ministério Administração Interna

CDS e Chega questionam Cabrita sobre acidente

A velocidade a que o carro oficial de Eduardo Cabrita seguia na A6, quando regressava de uma visita a Portalegre e atropelou um homem, é uma das questões que os partidos pretendem ver respondidas.
CDS-PP

Luís Marreiros desfilia-se do CDS-PP

Para o ex-dirigente, a liderança de Assunção Cristas e a atual, de Francisco Rodrigues dos Santos, "não correspondiam de maneira nenhuma ao que o eleitorado esperava de uma direita moderna".
Ministério Administração Interna

CDS exige explicações a Cabrita após atropelamento

O CDS diz que se se provar que carro que transportava Cabrita circulava em excesso de velocidade, o ministro não tem condições para continuar no cargo. Chega abre crowdfunding para ajudar viúva.
Política

Ideias para a Direita mudar de vida (II) /premium

Um projeto reformador tem de apostar na liberdade de escolha para o cidadão ter acesso a uma melhor educação, a uma saúde efetiva e a uma reforma justa. E numa política de integridade na vida pública.
CDS-PP

CDS quer cartão vermelho a Costa nas autárquicas

Presidente do CDS criticou nomeação da adjunta da ministra da Justiça para o DCIAP, apelando ao fim da "promiscuidade entre a política e a justiça". Manuel Monteiro também discursou.
Coronavírus

Líder do CDS quer reavaliação da matriz de risco

"Está na hora de levar a matriz de risco de novo aos especialistas, para que seja afinada" e possa incorporar os dados da vacinação, explica Francisco Rodrigues dos Santos.
Autárquicas 2021

CDS defende autárquicas dia 10 de outubro

Segundo o vice-presidente do CDS, Pedro Melo, "dentro da janela temporal possível, 10 de outubro é a data mais adequada. Nessa altura, a probabilidade de termos imunidade de grupo é maior".
CDS-PP

Francisco Mendes da Silva deixa o CDS

O advogado e comentador decidiu entregar o cartão de militante por entender que o CDS já não representa os princípios que defende. Nem o cenário de eleições internas a curto prazo travou a decisão.
Ministério Da Justiça

PSD e CDS querem revogar regime de perdão de penas

PSD e CDS-PP entregaram um projeto-lei que pretende revogar o regime excecional de libertação de presos, após a discussão do diploma no Parlamento com a ministra da Justiça.
CDS-PP

PRR será "tiro de bazuca no pé dos portugueses"

O PRR é "um plano que está centrado em atirar dinheiro para cima do Estado, para fomentar as clientelas do Partido Socialista", acusa Francisco Rodrigues dos Santos.
CDS-PP

CDS quer facilitar amortização de dívidas 

CDS defende que "devia haver uma negociação em Bruxelas para permitir que houvesse um comando centrado de modo a facilitar a amortização dessas dívidas de forma gradual, suave e sem juros".
Política

Ideias para a Direita mudar de vida (I) /premium

Em oposição à crescente estatização da sociedade promovida pelo Governo do PS, a direita tem de promover a liberdade individual e o empreendedorismo das empresas para alcançar o progresso económico.
CDS-PP

Magistratura. CDS pede fim da promiscuidade 

Presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defende o fim da "promiscuidade" entre "a magistratura e a política" e deu como exemplo "a colocação" de adjunta da ministra da Justiça no DCIAP.
CDS-PP

CDS pede fim do "assalto fiscal" nos combustíveis

Francisco Rodrigues dos Santos apela a que o Governo desça a carga fiscal sobre os combustíveis, os "mais caros da Europa", e indicou que "60% do valor que é cobrado" corresponde a impostos.
CDS-PP

CDS critica "enorme infelicidade" de Marcelo

Telmo Correia considera "absurdo" o jogo de "ping pong" que se deu entre o Presidente da República e o primeiro-ministro "do tipo quem manda sou eu, quem manda és tu".
Coronavírus

CDS interpela Governo sobre gestão pandémica

Segundo o líder parlamentar do CDS-PP, o parlamento discutiu e votou durante meses as declarações de estado de emergência, mas há "uma avaliação que tem de ser feita" no pós-estado de emergência.
Câmara Municipal Lisboa

Rússia: vereadores do CDS pedem auditoria externa

Existe neste momento a dúvida se outros serviços da CML aplicam procedimentos que violem a legislação europeia e nacional sobre proteção de dados pessoais, escrevem os centristas.
CDS-PP

O CDS que o regime não quer ouvir

O CDS sabe que destituir o PS é em si próprio um programa político a submeter ao país. Começar a arrancar o PS do aparelho de Estado é o maior serviço que a direita pode fazer a Portugal.
Câmara Municipal Lisboa

Câmara desmente envolvimento de militante do CDS

Autorização da manifestação foi tratada entre promotores e gabinete de apoio à presidência. Ao contrário do que foi sugerido, Alberto Laplaine, secretário geral da Câmara, não teve envolvimento.
Câmara Municipal Lisboa

JSD e JP manifestam-se contra partilha de dados

A manifestação 'pela Democracia e pela Liberdade' realiza-se sexta-feira, às 18h00, em frente à Câmara de Lisboa, nos Paços do Concelho e é destinada a "todos os jovens que acreditam na democracia".
CDS-PP

CDS-PP quer punir enriquecimento ilícito

A direção e os deputados do CDS acordaram uma proposta para punir o enriquecimento ilícito, deixa de se basear na exclusividade dos titulares de cargos, disse esta quarta-feira vice presidente do CDS.
25 de Abril

CDS. Escolha de Adão e Silva "insulta portugueses"

O líder do CDS afirmou que a escolha de "Pedro Adão e Silva para comissário executivo das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril insulta os portugueses" e "exige" que Costa escolha outra pessoa.
Autárquicas 2021

Porto. Seis candidatos e apoios a Moreira /premium

O movimento independente "Porto, O Nosso Movimento", liderado por Moreira, aprovou por aclamação, em 2020, uma moção de apelo para que o autarca se recandidate. PS já tem candidato.
TAP

CDS exige pedido de desculpa por nacionalização

"Parece-me da mais elementar justiça exigir a Pedro Nuno Santos e a António Costa que peçam desculpas aos trabalhadores da TAP pela nacionalização desastrosa que fizeram", afirma o líder do CDS.
Política

O sonho federalista num pesadelo sem ideias

A direita encontra-se verdadeiramente órfã, não só de um líder mas também de ideias. É neste mesmo vazio ideológico que se vive a verdadeira crise da direita tradicional.
Morte

Marcelo e CDS lamentam morte de João Serpa Oliva

O Presidente da República e o CDS-PP lamentaram esta sexta-feira a morte do ex-deputado e médico João Serpa Oliva, aos 72 anos, e Telmo Correia recorda o ex-parlamentar como "um grande e leal amigo".
Política

O teste do MEL não engana

Francisco Rodrigues dos Santos reafirmou a mensagem da direita portuguesa: liberal na economia e conservadora nos costumes. Mas se a mensagem está certa, por que razão não passa a dita?
Política

Pacificação no CDS

A direcção de Francisco Rodrigues dos Santos fez uma excelente gestão das contas do partido e obteve resultados positivos nos dois actos eleitorais que decorreram. O que é que se pode pedir mais?
Política

A direita vegetariana não gosta de MEL

O relógio não pára, os milhares de milhões da bazuca em breve chegarão e poderão empolar ainda mais o PS. Até que ponto precisaremos de ver materializada a energia deste imaterial vazio?
CDS-PP

Cristas. Direita precisa "dar corda aos sapatos"

Assunção Cristas assegura ainda que existem "alternativas a uma governação à esquerda", mas que as respostas "têm de ser encontradas num espaço diferente dos radicalismos".
PSD/CDS

O desgaste do governo e o desgaste do país /premium

Era fácil fazer oposição com a perspectiva de uma catástrofe iminente. É muito mais difícil num país em declínio, porque os declínios são graduais e ferem sobretudo as gerações futuras.
CDS-PP

Conselho do CDS aprova contas de 2020 

Os conselheiros nacionais estiveram reunidos por videoconferência desde as 19h00 até depois das 5h00, à porta fechada, para votar como contas relativas a 2020 devem ocorrer no final do verão.
CDS-PP

Líder do CDS visa críticos: "Eu não falo em off" /premium

Rodrigues dos Santos disse que frases sobre o estado do partido na comissão política foram "descontextualizadas" e diz que quer pacificar o partido. Contas aprovadas com 25 abstenções e 2 votos contra
Madeira

CDS vai pedir fiscalização do programa Regressar

O CDS vai pedir a fiscalização do programa Regressar, que dá benefícios fiscais a emigrantes que chegam ao continente, alegando que "os que chegam à Madeira são discriminados".
Política

A direita portuguesa e a tensão das cordas

A direita não está em crise, mas os seus partidos históricos sim. Se PSD e CDS-PP voltarem a ser uma casa para todas as sensibilidades que historicamente os constituem, então terão algo a dizer.
CDS-PP

CDS. A "maior parte" da corrupção é legal

Francisco Rodrigues dos Santos lembrou o caso José Sócrates, criticou a promiscuidade entre a política e negócios e diz que a "estagnação" no combate à corrupção tem a ver com o poder do PS.
Política

Uma direita rica em princípios e pobre nos fins /premium

Não quero saber se um partido se diz ou não se diz de “direita”. Quero um partido que se oponha à esquerda na matéria que mais conta e que a esquerda mais ameaça: a liberdade. Esse partido não existe.
Autarquias

O regresso da família Gonçalves em Lisboa /premium

Afastado por Passos, clã Gonçalves recuperou o poder na concelhia e na distrital e agora volta a concorrer à junta da freguesia onde vive Medina. Influência estende-se a Alvalade e zona de Benfica.
Política

A direita em busca de um discurso e um líder /premium

A direita tem de sair do divã e começar a discutir o país? Sem dúvida. Mas que ninguém tenha ilusões: o futuro próximo da direita decidir-se-á em Janeiro de 2022 — nas eleições internas do PSD.
Política

Direita suspira por líder, Rio suspira pelo centro /premium

Líderes de CDS, IL e Chega atacaram estratégia de Rio e pediram direita forte. Rio rejeitou direita e falou para o centro. Todos criticaram Costa, mas a união fez-se em torno de Passos, centro do MEL.
Política

Rio no MEL: "O PSD não é um partido de direita"

O líder social-democrata aceitou o convite para participar pela primeira vez no congresso do Movimento Europa e Liberdade (MEL), mas deixou mais uma vez claro não vê o PSD como um partido de direita.
Comentário

MEL. "André Ventura é o epicentro deste debate"

Análise do editor-adjunto de Política, Miguel Santos Carrapatoso, ao último dia do MEL. Passos Coelho, o discurso de Ventura e o que virá de Rio: "Este Congresso não traz grandes novidades à direita".
Política

"Politicamente correto é uma ameaça à liberdade"

No congresso das direitas, Sérgio Sousa Pinto, deputado do PS, insurgiu-se contra os tiques "totalitários" de uma parte da esquerda, que pretende controlar as narrativas do passado, presente e futuro.
Autárquicas 2021

Vice-provedor da Misericórdia é candidato do CDS

O objetivo de Romeu Bispo passa por "relançar o concelho em termos políticos, económicos e sociais" e por "dar significado a uma nova força política no concelho", explica.
Política

Ventura acusa Rio de falhar na oposição 

O líder do Chega acredita que a direita tem de se unir para derrotar Costa, diz estar disposto a fazer cedências, mas recusa ser parte da "direita fofinha". Ventura aumenta pressão sobre Rio.
Política

É o regresso de Passos? "Nada disso"

“Não tenho intenção disso”, respondeu Passos quando foi questionado sobre ter sido o protagonista dos encontros à direita. E sobre um possível regresso à vida política, foi taxativo: “Nada disso".
Política

"A democracia está transformada numa gritaria" /premium

No arranque do segundo dia de trabalhos da 'Aula Magna da Direita', com Passos novamente na plateia, Paulo Portas alertou para os riscos dos populismos de esquerda e de direita.
CDS-PP

MEL. CDS quer direita "sem fretes ao PS" /premium

Líder do CDS encerrou primeiro dia do MEL com cumprimento especial a Passos, recados para Rio e um apelo: direita deve conversar entre si. Ayuso, em Madrid, serve de exemplo.
Política

Cotrim: "Há sensação de que o PS em tudo manda" /premium

O presidente da IL centrou discurso no congresso do MEL com denúncias dos erros de António Costa e com avisos a Rio e Ventura. Passos marcou presença e prometeu ouvir discurso do líder do PSD.
Explicador

MEL. "André Ventura é uma voz como outra qualquer"

MEL junta líderes dos partidos da direita parlamentar. Álvaro Beleza também vai para pedir "entendimentos entre PS e PSD". Combate à extrema-direita é prioridade? "Prioridade é crescimento económico"
Iniciativa Liberal

MEL. Dirigente da IL decide não participar /premium

Maria Castello Branco, militante que integra a comissão executiva da Iniciativa Liberal, ia falar no "encontro das direitas" mas já não irá. E critica convite a Ventura para falar sem contraditório.
Política

A direita à procura do MEL /premium

Rio quer mostrar ser alternativa. Rodrigues dos Santos tenta provar ser útil. Cotrim quer crescer para lá do ruído. E Ventura fazer do ruído a força. Objetivos e riscos dos líderes da direita no MEL.
Autárquicas 2021

Carlos Moedas junta mais de 50 independentes /premium

Moreira Rato e Raul Galamba (CTT), Diogo da Silveira (GALP Distribuição), Pedro Rebelo de Sousa, Maria do Céu Machado (ex-Infarmed), Sir Paul Dujardin e Marcelino Sambé. Os independentes com Moedas.
Autárquicas 2021

Uma nova AD em Odivelas contra o socialismo

Estamos certos que o nosso projeto político é uma verdadeira alternativa política ao socialismo enraizado em Odivelas ao longo dos últimos 22 anos, mas ao qual não estamos inexoravelmente sujeitos.
Fact Check

Costa prometeu médico de família para todos?

Líder do CDS recorda garantias do primeiro-ministro. Dados mais recentes mostram que Francisco Rodrigues dos Santos tem razão.
Explicador

Novo Banco. "Objetivo conseguido. Com que custo?"

PS, PSD, PCP e CDS discutem as conclusões da comissão parlamentar de inquérito ao Novo Banco. "Resolução e alienação tinham objetivo de estabilidade e isso foi conseguido. Mas com que custo?"
Espanha

CDS exige a Bruxelas "posição concertada"

Francisco Rodrigues dos Santos considera que "o Governo de Marrocos instrumentalizou vidas humanas numa retaliação diplomática que originou um fluxo de imigração ilegal sem precedentes".
Comentário

"Caso Selminho vai ser uma arma da oposição"

Tribunal decidiu que Rui Moreira vai a julgamento. "Caso Selminho já tinha sido falado na campanha anterior e ganhou", lembra Rui Pedro Antunes. O editor de Política salienta ainda o apoio do CDS-PP.
Autárquicas 2021

CDS mantém apoio a Moreira, Mayan solidário

Decisão do tribunal em nada belisca apoio do CDS a Rui Moreira. Francisco Rodrigues dos Santos mantém confiança política no atual presidente da Câmara do Porto, já Tiago Mayan mostra-se "solidário".
Política

Plano de recuperação para a oposição /premium

Fazer como o cábula tradicional, assobiar para o lado, esperar que um estudo rápido no fim do ano seja suficiente, são soluções que só podem conduzir a um desfecho. Chumbo pela certa.
CDS-PP

CDS diz que Costa está "em modo avestruz"

Referência feita por Francisco Rodrigues dos Santos é sobre o caso João Galamba e a RTP perante o qual acusa Costa de "encolher os ombros". Líder do CDS também atacou Eduardo Cabrita.
CDS-PP

Líder do CDS ataca "negociatas" do PS

Francisco Rodrigues dos Santos fa secretária de Estado do Ambiente que foi adjunta do ministro, enquanto era sócia de uma empresa que contratualizava com o Ministério do Ambiente.
João Galamba

CDS quer Galamba a explicar "ódio ao jornalismo"

O CDS desafiou João Galamba "a sair de onde está escondido" e explicar o seu ódio ao jornalismo. Para o partido, o secretário de Estado é "um cowboy do teclado, que destila ódio contra tudo e todos".
CDS-PP

CDS exige respeito pelos ex-chefes militares

"Não me revejo nessa troca de galhardetes e exijo ao ministro da Defesa que tenha o respeito institucional e a cordialidade no tratamento de altos ex-representantes das FA", disse o líder do CDS.
CDS-PP

O náufrago

Nenhuma das forças de direita tem tido o suficiente impulso mobilizador para retirar a sua putativa base eleitoral do mutismo de outros tempos que lhe deram o epíteto de “maioria silenciosa”.
Açores

PSD e PPM elogiam reeleição de Artur Lima no CDS

Parceiros de coligação confiantes que a reeleição do líder do CDS vai reforçar coesão do Governo Regional dos Açores. Artur Lima defende aprofundamento da autonomia e repudia centralismos.
CDS-PP

CDS-PP pede demissão de Cabrita e de Galamba

Francisco Rodrigues dos Santos insistiu na demissão do ministro Eduardo Cabrita e estendeu o pedido ao secretário de Estado João Galamba, acusando-os de "indignidade institucional".
CDS-PP

Líder do CDS-PP/Açores reeleito com 87,8% de votos

O presidente do CDS-PP/Açores e único candidato à liderança da estrutura regional do partido, Artur Lima, foi reeleito com 87,8% dos votos, no X Congresso Regional.
Autárquicas 2021

Presidente de São Vicente recandidata-se à câmara

José António Garcês foi eleito nas autárquicas de 2013 pelo movimento de cidadãos Unidos Por São Vicente (UPSV) e volta agora a ser candidato numa coligação PSD/CDS.
CDS-PP

Líder do CDS/Açores acusa Assunção Cristas

 O presidente do CDS-PP/Açores, Artur Lima, que se recandidata ao cargo, acusou a ex-líder nacional do partido Assunção Cristas de ter tentado destruir a sua liderança.
Coronavírus

Zmar. CDS quer demissão de Cabrita

O partido considera que o caso dos imigrantes em Odemira "demonstra total falta de sensibilidade social" e exige a demissão do ministro. Cabrita diz que CDS é um "náufrago", partido já respondeu.
Novo Banco

PCP responsabiliza PSD, CDS e PS por Novo Banco

O PCP considera que confirma o que "tem denunciado": tanto a resolução do BES (governo PSD/CDS) como a privatização do Novo Banco (governo PS) "não acautelaram o interesse público".
Imigrantes

Vergonha /premium

O Primeiro-Ministro que vem agora falar em violação de direitos humanos, foi o mesmo que em 2019 aprovou uma resolução que permitiu o alojamento destes imigrantes “empilhados” em contentores.
A página está a demorar muito tempo.