CDS-PP

Moção de Censura

Em direto/ Moção de censura não passa. Esquerda salva Costa

188
A esquerda uniu-se nas críticas à moção de censura e fala de "um xeque ao Rio". Costa citou o fantasma "socratista" ao PSD e diz a Cristas "já vimos o que é capaz de fazer aqui"
Governo

CDS apresenta moção contra Governo

Esta será a 8.ª moção apresentada pelo CDS e a 30.ª a ser discutida na Assembleia da República desde o 25 de Abril de 1974. A moção já tem o voto contra garantido da maioria parlamentar de esquerda.
CDS-PP

O governo merece uma censura /premium

299
Se o Presidente, o PM e os partidos parlamentares fossem responsáveis e se preocupassem com o estado do país, as eleições legislativas seriam no mesmo dia das eleições europeias, no fim de Maio.
Assembleia Da República

AR: o uso e desuso do tempo parlamentar /premium

A expetativa do CDS é que aparecendo mais, falando mais, se possa vir a tornar o líder da oposição, quando não é por os políticos falarem mais tempo que as pessoas ouvem mais.
António Costa

Costa: Moção do CDS é "um nado-morto"

222
À chegada à Convenção Europeia do PS, António Costa lembrou que não há maioria parlamentar para aprovar a moção de censura, e que a iniciativa do CDS faz parte de uma "disputa" à direita
Política

BE e PCP votam contra moção de censura

803
Bloco de Esquerda e PCP anunciaram esta sexta-feira que vão votar contra a moção de censura ao Governo anunciada pelo CDS. PS endurece discurso e fala de "radicalização" dos centristas.
Moção de Censura

Cristas: "Ilusionismo socialista chegou ao fim"

1.187
É a segunda moção de censura do CDS contra António Costa. Para Assunção Cristas, "o Governo está esgotado e o primeiro-ministro perdido". Parte das críticas da líder centrista foram apontadas à saúde.
CDS-PP

CDS na moção de censura: "Governo está esgotado"

1.340
Centristas denunciam serviços públicos "depauperados", o "primeiro-ministro está perdido" e a paz social "minada", como comprovam as greves. CDS fala em "governo impotente" na moção de censura
CDS-PP

CDS avança com moção de censura ao Governo

269
É a segunda moção de censura do CDS contra António Costa. As explicações e os argumentos do partido serão dados esta sexta-feira à tarde numa conferência de imprensa de Assunção Cristas
Caixa Geral de Depósitos

CGD. À terceira é de vez, assim "Deus queira"

PSD e CDS querem apurar responsabilidade do BdP, mas não vão permitir tiro-ao-governador no inquérito à CGD. Bloco quer cabeça de Carlos Costa e PS culpa Passos por auditoria não ter sido mais cedo.
Banco de Portugal

CDS quer governador nomeado pelo Presidente

Cristas afirma que o partido defende que o governador "deve ser nomeado de uma forma muitíssimo diferente" e admite avançar "ainda nesta legislatura" com uma revisão constitucional nesse sentido.
CDS-PP

CDS quer miradouro na antiga torre da Expo

A recomendação dos centristas pretende que a autarquia da capital "promova a instalação nos espaços existentes na base de espaços de apoio", como bilheteira, cafetaria e instalações sanitárias.
Caixa Geral de Depósitos

PSD. Proposta do BE, para já, é "desproporcionada"

PSD quer apurar responsabilidades "rapidamente" mas "de forma tranquila". Também à direita, o CDS admite alinhar-se com pedido de exoneração mas, primeiro, quer ouvir Carlos Costa no parlamento.
Eleições Europeias

CDS contra abstenção (e PSD) pede votos anti-Costa

328
CDS deu o tiro de partida para europeias. Com painéis temáticos em modo relâmpago, Cristas e Nuno Melo encerraram convenção a pedir votos anti-Costa e a criticar adversários (incluindo Paulo Rangel).
CDS-PP

Cristas: esquerda já apoiou greves sem escrutínio

208
A presidente do CDS-PP afirma que os partidos da esquerda também apoiaram no passado greves e manifestações sem qualquer preocupação de escrutínio, como acontece agora com os enfermeiros.
Saúde

Enfermeiros: Cristas apela à intervenção de PR

250
A líder do CDS pede que o Presidente da República intervenha no conflito entre Governo e enfermeiros. Marcelo já respondeu, dizendo que é preciso "acatar a requisição civil e aguardar pela decisão".
CDS-PP

ADSE e privados. CDS exige ao Governo solução

Os centristas exigem que o executivo encontre "um mecanismo negocial, definindo tabelas de preços" para que a rutura entre os prestadores de serviços médicos privados e a ADSE não aconteça.
CDS-PP

Mudar a bem

Temos de pensar nas pessoas e nos seus problemas mais sérios, da liberdade de escolhas até à vitalização do sistema político e ao futuro económico e institucional da União Europeia.
Assunção Cristas

Cristas admite ir ao Jamaica apesar das críticas 

339
Para Assunção Cristas, é preciso valorizar as polícias, reconhecer a sua autoridade e explicar que "não faz sentido" haver territórios onde a polícia não pode estar para restabelecer a segurança.
CDS-PP

Cristas quer Nuno Melo com "companhia" em Bruxelas

426
CDS já tem cabeça de lista, já tem lista e agora também já tem cartazes. Assunção Cristas e Nuno Melo deram hoje o primeiro passo para a campanha. E já têm lema: "Não queremos ser a voz de Juncker"
Política

CDS responsabiliza Governo pela "desgraça" no SNS

358
Num discurso em Penafiel, a presidente do CDS disse que o Governo impôs uma "carga fiscal máxima" e "serviços públicos mínimos", sobretudo na saúde.
CDS-PP

CDS pede audição urgente a Centeno sobre impostos 

Os centristas acusam o Governo de "estar a formatar a posição do Estado português" relativamente à criação de impostos a nível europeu e dizem que o executivo não pode tomar esta decisão sem a AR.
Fact Check

Foi a esquerda que bloqueou a lista de devedores? /premium

374
A líder do CDS, Assunção Cristas, acusou diretamente PS, Bloco de Esquerda e PCP, de serem os responsáveis pela não divulgação da lista de devedores da CGD. Mas foi mesmo isto que aconteceu?
Comissão de Inquérito

CDS avança com nova comissão de inquérito à CGD

O CDS vai avançar com proposta de constituição de nova comissão de inquérito à Caixa Geral Depósitos para apurar as responsabilidades pelas imparidades registadas no banco público.
CDS-PP

"Esquerda bloqueou acesso aos devedores da Caixa"

667
Não sabe se "ainda há tempo" para mais uma comissão de inquérito à CGD até ao verão, mas Cristas lembra que, "há dois anos", foi o BE, PCP e PS que "bloquearam" o acesso à lista dos devedores.
Caixa Geral de Depósitos

PS admite novo inquérito parlamentar à CGD

325
As condições exigidas prendem-se com a entrega aos deputados da auditoria feita à gestão da Caixa entre 2000 e 2015 e com a promulgação do diploma que o parlamento aprovou há três semanas.
CDS-PP

A "cor de pele" do PM. "Vítima? É um privilegiado"

1.027
Cristas promete "ano histórico" para o CDS e ataca o PSD de cinco maneiras diferentes (sem dizer o nome). Telmo e Nuno Melo respondem à "cor de pele" de Costa: "Vítima? Sempre foi um privilegiado".
CDS-PP

Justiça. CDS desafia partidos a "irem a jogo"

Lembrando que Marcelo pediu um pacto para a justiça há "ano e meio" centristas dizem que não vão esperar mais: marque-se o debate. E em resposta indireta a Rio, dizem que sim a um novo inquérito à CGD
CDS-PP

Cristas (já) apoia recandidatura de Marcelo

800
Marcelo ainda não assumiu que se recandidata em 2021, mas Assunção Cristas já lhe garantiu o seu apoio. "Quem apoia à primeira, apoia à segunda", disse durante o arranque das jornadas parlamentares.
CDS-PP

"Polícia desmotivada é mais suscetível a abusos" /premium

327
CDS está ao lado da polícia e não vê problemas de violência racista. Defende controlo de fronteiras, quer ocupar o espaço do anti-politicamente correto — diz que é assim que se combatem os populistas.
António Costa

E um pedido de desculpas Dr. António Costa? /premium

5.995
Foi um momento vulgar e ordinário, muito difícil de aceitar num PM. António Costa deveria ter pedido desculpa a Assunção Cristas, aos deputados e aos portugueses. Foi indigno do cargo que ocupa.
PCP

PCP critica "máscara de hipocrisia" de PSD e CDS

350
Jerónimo de Sousa afirma que se tem assistido "a uma frenética e escandalosa operação de retoque e limpeza de fachada" da parte do PSD e CDS, referindo os casos da saúde e dos CTT.
Parlamento

PS junta-se à direita na condenação da violência

141
PSD e o CDS levaram um voto de condenação da violência na grande Lisboa à plenário e o PS aprovou-o. A esquerda, o PAN, a socialista Isabel Moreira e o não inscrito Paulo Trigo Pereira abstiveram-se.
Assunção Cristas

O CDS deve olhar para o estado do PSD /premium

171
O CDS não deve cometer com Cristas o erro que o PSD cometeu com Passos: valorizá-la somente no dia em que já lá não estiver. Aí também o CDS, como o PSD de hoje, perderia o respeito dos portugueses.
Caixa Geral de Depósitos

Centeno ataca: "O vosso sonho era vender a Caixa"

1.413
Troca de argumentos aqueceu rapidamente no debate na AR. O CDS acusou a esquerda de impedir acesso a auditoria sobre falhas de gestão no banco. Centeno acusou PSD e CDS de "sonhar" com privatização.
Saúde

Governo entre a "foice e martelo" e o grupo Mello

Rima e é a dicotomia que reinou no Parlamento quando se debateram as propostas da Lei de bases da Saúde. PS não quer "estatizar" nem "privatizar". Quer "equilíbrio virtuoso". Ministra não diz como.
Saúde

Saúde: o que quer cada um (e onde podem chegar) /premium

É o último grande teste da "geringonça" e chega em cima de clima eleitoral. O debate da lei de bases da saúde arranca agora e vai centrar o debate nos próximos meses. De quem mais se aproxima o PS?
CDS-PP

Jamaica. CDS critica silêncio do ministro

639
O CDS-PP acusou Eduardo Cabrita de ter deixado os polícias serem "queimados em lume brando" das críticas e avisou que se tiver havido excesso de violência o caso deve ser investigado.
CDS-PP

Cristas "não mexe um milímetro" na estratégia 

144
A líder centrista apelou a uma conjugação de votos nos partidos do centro de direita para que nas próximas eleições legislativas, a 6 de outubro, não vença a atual solução governativa de esquerda.
CDS-PP

Cristas: Costa "quer pintar o país de cor de rosa"

874
Presidente do CDS-PP faz críticas ao Governo, sobretudo na área da saúde que, diz, está em "rutura". Cristas afirma que austeridade continua, só que "escondida".
Assunção Cristas

Assunção Cristas cozinha para Cristina (e família)

3.997
Depois de Marcelo, agora foi a líder do CDS a entrar no programa de Cristina Ferreira. De avental, cozinhou para a apresentadora (e para o marido e filha). Falou sobre o seu catolicismo e as rotinas.
Política

A direita deve unir-se num só partido /premium

197
Perante a bipolarização escamoteada da política portuguesa uma coligação pré-eleitoral, de preferência uma fusão do PSD, CDS e Aliança num só partido de direita não só se torna necessária como natural
CDS-PP

Morreu Francisco Oliveira Dias, ex-líder da AR

593
Antigo presidente da Assembleia da República, ex-deputado e fundador do CDS-PP, Francisco Oliveira Dias faleceu esta segunda-feira aos 88 anos.
CDS-PP

Cristas: CDS quer "rejuvenescer parlamento"

249
O CDS-PP deverá aprovar a 30 de março as listas às eleições legislativas de outubro, disse a presidente do partido, com o objetivo de "rejuvenescer o parlamento" com "algum perfil mais independente".
CDS-PP

CDS discute critérios para listas de deputados

Tanto Raul Almeida como Matos Santos desaconselham Cristas a impor decisões, sem ter em conta a opinião das estruturas distritais.
CDS-PP

CDS disponível para diálogos sobre maioria 

221
Assunção Cristas diz estar convencida de que "não se vai lá com as esquerdas unidas", mostrando-se disponível para dialogar no sentido de uma maioria parlamentar.
Debate Quinzenal

O socratismo que não veio e a saúde (do PSD)

110
Sociais-democratas eram poucos no primeiro debate quinzenal do ano onde acusaram Costa de pouco investir na saúde e não só. PM diz que fez mais do que Governo anterior e que o socratismo não voltou.
CDS-PP

Portugal 2019

As eleições ganham-se com trabalho. Na medida da preparação, do empenho e do esforço de todos os protagonistas. Mas não basta. O outro lado da receita tem nome: convicções fortes e boas ideias.
Parlamento

Costa provoca PSD: "Estão tão nervosos hoje" - como aconteceu

158
Com o PSD em ebulição interna como pano de fundo, no primeiro quinzenal do ano discutiu-se o Programa Nacional de Investimentos do Governo. Saúde, ferrovia e aeroporto foram os temas mais badalados.
Saúde

PSD quer acordo com PS e CDS em lei de bases

Os sociais-democratas apresentaram esta terça-feira a sua proposta para a nova lei de bases da saúde. PSD espera conseguir chegar a acordo com PS e CDS. CDS não promete nada.
Serviço Nacional de Saúde

Saúde. CDS recupera proposta de Maria de Belém

110
CDS critica "apagão" do Governo à proposta de lei de bases saída da comissão de Maria de Belém, e recupera-a. Privados são mesmo para concorrer com público: "SNS é pilar fundamental, mas não o único".
CDS-PP

CDS insiste: PSD é "partido de colaboração" do PS

126
A líder centrista continua a tentar cativar eleitorado à direita e a colocar o concorrente PSD na mira: é um "partido de colaboração", diz Cristas. Só o CDS se opõe veementemente a Costa, garante.
Parlamento

Habitação. Debate morno para inaugurar 2019

O Parlamento entrou no novo ano a falar de habitação. PS, BE e PCP aproximaram-se, mas não se comprometeram. À direita houve em críticas o que faltou em propostas.
Rui Rio

A Aula Magna das direitas reúne-se (sem Rio)

566
Movimento quer juntar forças políticas que não se revejam na atual "geringonça". Convenção contará com Cristas, Santana, críticos de Rio, e até alguns socialistas. Seguro cancelou. Rio não respondeu.
Política

Partidos reagem à mensagem do PR

PS, PSD e CDS partilham as preocupações da mensagem de ano novo do Presidente. BE criticou o encorajamento de Marcelo à "integração europeia" e o PCP sublinhou necessidade de "melhores salários".
Parlamento

2019: O fim da geringonça e o que falta resolver /premium

210
Vêm aí 9 meses de campanha eleitoral contínua. E, pelo meio, pontos delicados para António Costa que quer voltar a ocupar o cargo de primeiro-ministro. Que pedras terá de sacudir do sapato até lá?
CDS-PP

Cristas critica governo pelos problemas na saúde

1.639
Após a polémica da falta de anestesistas na Maternidade Alfredo da Costa durante o Natal, Assunção Cristas visitou a maternidade e responsabilizou o Governo pelos "problemas estruturais" na saúde.
Assunção Cristas

Cristas vai pedir votos com um “colete amarelo”? /premium

341
Ao colar-se aos coletes amarelos, Cristas quis mostrar que tem a capacidade de sair da bolha e ouvir o povo. Terá tudo isso. Só não tem o bem mais precioso de um político: um filtro para o disparate
António Costa

Reações dos partidos à mensagem de Natal de Costa

189
PCP considera que há uma "contradição inequívoca" entre o que Costa diz ser o caminho e a intervenção do Governo. PS caracteriza como uma "mensagem realista". PSD diz que é um conjunto de fantasias.
CDS-PP

Cristas distribui comida aos mais carenciados

3.194
Líder do CDS esteve com voluntários da Refood na Lapa a distribuir refeições. Sem-abrigo são parte da população que mais recorre a este apoio, "mesmo em freguesias abastadas", destaca Cristas.
CDS-PP

Governo acusa CDS de manipular e mentir

1.474
O Governo acusou o CDS-PP de manipular e mentir para tentar criar na população "um sentimento de medo e insegurança" sobre o estado de conservação das estradas, pontes e ferrovias do país.
CDS-PP

CDS mostra "país preso por arames" 

699
Até ao final do ano, o CDS vai fazer, "de norte a sul do país", a sinalização de "estradas, ferrovias e pontes" sinalizadas como pontos críticos. A Ponte 25 de Abril é uma das preocupações.
CDS-PP

"PSD e Aliança são partidos da colaboração" com PS

707
No jantar de Natal do CDS, Cristas pediu votos. Atirando ao PSD e ao Aliança, deixou claro que o voto no CDS é o único que não viabiliza um governo de António Costa. Está lançado o mote para 2019.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)