CDS-PP

Igreja Católica

A Europa e a Páscoa dos Cristãos no Mundo

341
Ao celebrar a Páscoa e a sua compaixão devíamos reflectir sobre os sacrifícios dos cristãos que vivem longe e fazer a pergunta difícil e dolorosa: conseguiríamos manter a Fé e de seguir o seu exemplo?
CDS-PP

Reconstrução /premium

298
Hoje, em Portugal, há um Estado que falha a quem deveria servir e que cumpre com quem se serve dele. E é preciso reconstruir esse Estado. Devolver-lhe dignidade, restituir-lhe confiança.
Saúde

Limpeza nas listas de espera: CDS critica ministra

774
Isabel Galriça Neto afirmou que a ministra da Saúde, Marta Temido, "está com condições fragilizadas para desempenhar este cargo", na sequência do relatório que mostra a "limpeza" em listas de espera.
Debate Quinzenal

Gasolina caiu sobre o fogo da Segurança Social 

Foi o tema levado pelo primeiro-ministro que acabou por marcar mais o debate quinzenal. Sobre os combustíveis não houve quem não perguntasse, mas Costa só se mostrou preparado para falar de resultados
Debate Quinzenal

Combustíveis: PM admite alargar serviços mínimos - como aconteceu

510
Ao PSD, Costa admitiu alargar serviços mínimos. Mais tarde, pressionado pelo CDS, não se comprometeu e ficou-se por uma garantia: "O governo tudo fará para que o conflito seja ultrapassado".
Política

A direita está com mais saúde do que a esquerda /premium

1.893
As esquerdas são hoje apenas máquinas de poder. O seu facciosismo mal disfarça a falta de vigor intelectual. A direita pode em breve ser a única a oferecer algo mais do que conformismo e dependência.
Fundos Comunitários

Cristas acusa Governo de "pior execução" de fundos

185
A líder do CDS, Assunção Cristas, responsabiliza o Governo pelo "pior quadro de execução dos fundos comunitários", nomeadamente quanto ao investimento produtivo.
CDS-PP

O partido da liberdade

Falta agora ao CDS apresentar rapidamente o programa eleitoral. Que tem de ser denso, criativo, desassombrado e ao mesmo tempo simples e articulado. Atraente e eficiente.
Parlamento

PS forçado a levar deputados-advogados a plenário

165
O CDS não aceita nova ronda de votações na Comissão da Transparência sobre os advogados-deputados e força o PS a levar o tema a plenário.
CDS-PP

Familygate. Cristas quer "censura forte" ao PS

2.418
A presidente do CDS-PP disse que a melhor forma de acabar com "as práticas" de nomeações familiares do Executivo socialista é com o sentido de voto nas eleições europeias e não com leis.
Eleições Europeias

Lobo Xavier é mandatário do CDS para as europeias

492
António Lobo Xavier foi o nome escolhido pelo CDS para ser mandatário do partido para as europeias. O advogado e comentador vai assim apoiar a lista de Nuno Melo e Mota Soares na campanha de maio.
SIRESP

Bloco de Esquerda quer nacionalização do SIRESP

Ministro da Administração Interna diz que rede falhou durante nove mil horas, mas números apontam para menos de metade. PSD, CDS e BE pediram informações a Eduardo Cabrita, que diz ter entregue tudo.
CDS-PP

Nuno Magalhães deixa liderança da bancada do CDS

159
Ao fim de 8 anos como líder da bancada do CDS, Nuno Magalhães tem feito saber que não se vai recandidatar. Sucessores só depois de outubro, mas quem hoje se senta na linha da frente vai com vantagem.
CDS-PP

Cristas: "Não vamos estar aqui a marcar passo"

1.139
Assunção Cristas não estabelece metas para as legislativas, mas continua com ambição máxima. "Quero crescer", diz ao Observador. Para já, contudo, o mínimo são os atuais 18 deputados.
CDS-PP

Paridade, jornalistas e críticos na lista do CDS

562
Líder da Jota e secretário-geral do CDS estão dentro. Lisboa e Porto encabeçados por mulheres. Porto mete dirigentes locais. E as novidades? Sebastião Bugalho, Raquel Abecasis e Rui Lopes da Silva.
CDS-PP

Cristas já tem candidatos para as legislativas

108
Sai Teresa Caeiro, entra líder da Jota, mantêm-se os do costume. Listas de deputados vão ser apresentadas já para campanha ser uma espécie de dois em um. Conselho Nacional vota nomes esta sexta-feira.
Debate Quinzenal

Costa quer critérios para nomeações de família - como aconteceu

212
O Governo chega ao debate quinzenal debaixo de fogo. O "familygate" fez as primeiras baixas no Executivo e a direita já levou o assunto à conversa com António Costa. A esquerda ficará em silêncio?
Corrupção

"Centeno manifestou incómodo com a minha presença"

2.140
Santos Pereira foi ouvido no Parlamento a propósito do relatório da OCDE sobre Portugal. E garantiu que o governo "quis expurgar a palavra corrupção" do documento
Livros

Pré-publicação. Sanches Osório, Spínola e a AD /premium

O conturbado período de exílio ou a passagem pela Assembleia da República eleito pela Aliança Democrática são alguns dos episódios recordados na biografia do capitão de abril, Sanches Osório.
CDS-PP

Cristas. PS usa Estado como casa para a família

360
Em Lisboa, uma espécie de "estados gerais", a líder centrista voltou ao tema das relações familiares dentro do Governo. Disse que, para o PS, o Estado "é uma grande casa para acomodar a família".
Assunção Cristas

Cristas pede desculpa a Isabel Moreira

989
Dirigente do CDS/PP insultou a Isabel Moreira no Facebook: ""És uma vergonha, fufa de merda, mata-te". Assunção Cristas repudiou comentários do militante e pediu desculpa à deputada.
PSD/CDS

Refundação da Direita: PSD vs CDS

170
“Refundar” toda a área não socialista talvez seja mais eficiente e eficaz com a mudança de eixo do CDS do que do PSD. Se o CDS alterar a sua abordagem, o PSD vem por arrasto. O inverso é mais difícil.
CDS-PP

Horta Osório encerra "Ted Talks" do CDS

Grupo de independentes mandatado pelo CDS organizou conferências no último ano e agora apresenta 120 propostas a Adolfo Mesquita Nunes. Sessão de encerramento é este sábado e conta com Horta Osório.
Assunção Cristas

Cristas: défice deveu-se a "carga fiscal máxima"

935
"Saudamos sempre um défice que melhora as contas públicas. O nosso problema e a nossa discordância tem a ver com a forma como se alcança este resultado", afirmou a presidente do CDS-PP.
CDS-PP

CDS quer preços fixos para táxis do aeroporto

545
A proposta dos centristas tem como objetivo combater as fraudes associadas ao transporte de passageiros de e para o aeroporto. Medida conta com contributos da ANTRAL e da Federação Portuguesa do Táxi.
Política

A reconstrução da direita  /premium

365
A refundação da direita alargará o leque de escolhas dos eleitores. Optar entre socialistas e social-democratas não é verdadeiramente uma opção porque são duas faces do mesmo disco do rotativismo
Política

"Precisamos de sociais-democratas não socialistas"

719
No lançamento do Movimento 5.7, falou-se de direita e do "espaço não socialista". Conservadores e liberais uniram as suas vozes num encontro que não podia terminar sem uma indireta a Rui Rio.
Assunção Cristas

Cristas insta Governo a salvar ilhota do Tejo

121
Assunção Cristas criticou a "escassa utilização" de fundos comunitários para preservação dos recursos marítimos, exemplificando com a demora na reabilitação de uma pequena ilhota do Estuário do Tejo.
Política

M5.7. Como o CDS juntou a sua voz à voz deles

171
O movimento de Miguel Morgado apresenta-se este sábado em Lisboa. O CDS vai estar representado por figuras de peso numa plataforma que quer "refundar a direita". Estratégia ou acaso?
CDS-PP

O peso das escolhas

O único, exclusivo e fundamental ponto é este sinal imensamente negativo dado à sociedade: é que, afinal, parece que o cargo não executivo na Galp é mais importante do que ser vice-presidente do CDS.
CDS-PP

Mesquita Nunes diz porque trocou política por Galp

447
Na última participação no 'Esquerda/Direita', o político do CDS/PP defendeu a saída da vice-presidência do partido para a Galp por ser uma "escolha pessoal". "Tem a ver com a minha felicidade".
Política

A Direita, a Galp e também o Brexit  /premium

Adolfo Mesquita Nunes interrompeu a sua carreira política. É pena porque poderia vir a ser um bom candidato presidencial contra Marcelo.
Ministério das Finanças

Centeno acusa CDS de "aproveitamento político"

260
Através de uma carta enviada ao Parlamento, o Ministro das Finanças respondeu ao pedido de audição do CDS a propósito dos impostos europeus. Centeno aproveitou oportunidade para atacar os centristas.
Debate Quinzenal

Pingue-pongue, propaganda e um amuo parlamentar

397
Primeiro-ministro trazia economia para brilhar no debate quinzenal, mas a oposição foi direta às canelas eleitorais da redução dos passes. Temas multiplicaram-se e houve até um pequeno amuo de Costa.
Debate Quinzenal

PSD protesta e Costa interrompe resposta a meio - como aconteceu

219
O primeiro-ministro está no Parlamento para fazer o “balanço e perspetivas” das políticas económicas. Mas em semana quente de críticas sobre eleitoralismo, já houve acusações, protestos e um amuo.
CDS-PP

CDS. Mesquita Nunes demite-se

805
A decisão foi tomada em conjunto com Assunção Cristas. O centrista deixa o cargo depois de ter aceitado o convite para ser administrador não executivo da Galp.
CDS-PP

Cristas e o lado C do SNS: C de Costa, C de caos

1.394
Enquanto Costa andou a fazer roteiro a "pintar a realidade em tons de rosa", Cristas visitou hospitais para mostrar o "lado C" do SNS: c de Costa, c de caos. E quer autonomia à contratação de médicos.
CDS-PP

O Adolfo, a Direita e os negócios /premium

284
Muitos políticos gostam de ter uma vida dupla entre o exercício da política e a defesa dos interesse privados das empresas que os contratam. Mesquita Nunes não conseguiu resistir a esse apelo.
CDS-PP

CDS apresentou queixa contra o Governo

312
Assunção Cristas revelou que o CDS apresentou uma queixa na Comissão Nacional de Eleições contra o Governo. Diz que o executivo está "a violar a lei ao fazer campanha com a agenda do Governo".
Galp

Adolfo Mesquita Nunes na administração da Galp

472
Dirigente do CDS-PP é um dos novos nomes propostos pela Amorim Energia para integrar o conselho de administração da petrolífera, a par de Sofia Tenreiro, Cristina Fonseca e Susana Quintana-Plaza.
Política

Movimento "não-socialista" já tem nome: "5.7"

612
Movimento "cívico" cujo rosto é o deputado Miguel Morgado junta dirigentes do PSD, CDS, Aliança e independentes. Nome é alusivo ao dia em que foi assinada a Aliança Democrática, a 5 de julho de 1979.
Assunção Cristas

Saúde. Cristas acusa Costa de não ver a realidade 

A líder dos centristas disse que enquanto o primeiro-ministro "anda a fazer uma volta para mostrar o lado A [da saúde], a centrista quer mostrar o lado C, "o lado das cativações".
Assunção Cristas

Cristas acusa Costa de pintar situação da saúde

A visita de Assunção Cristas ao hospital de São José foi a primeira de várias que o CDS vai fazer a hospitais do país. Centristas acusam o Governo de ter andado a "enganar os profissionais de saúde".
Luís Marques Mendes

Marcelo tem "tiques de populismo bom"

673
"Melhor era impossível", diz o comentador político sobre visita de Marcelo a Angola. As "relações pessoais ajudam muito às relações políticas" e Marcelo melhorou-as sendo Marcelo. "Não é postiço".
Assunção Cristas

Cristas lança "O Podcast da Assunção"

234
Chama-se "O Podcast da Assunção", é publicado todos os sábados de manhã e o objetivo assumido pelo CDS é o de criar uma nova plataforma para a líder partilhar "na primeira pessoa" opiniões e ideias
CDS-PP

Sondagem da rua está muito animadora para o CDS

256
Assunção Cristas, afirmou que a "sondagem da rua" para as eleições legislativas de 6 de outubro está "muito animadora" e sublinhou que o partido só ganha se estiver "aberto a ouvir todos".
Ovar

Euro 2016. CDS/Ovar exige explicações a Malheiro

459
Depois de o Observador revelar que o vice-presidente do PSD e presidente da CM de Ovar viajou a convite de um construtor a quem a autarquia adjudicou contratos, dirigente do CDS exige respostas.
Sondagens

Legislativas: PS à frente mas sem maioria absoluta

1.562
Uma sondagem SIC/Expresso com ISC/ISCTE coloca o PS como o partido mais votado, com 37%, mas sem maioria absoluta. PSD fica com apenas 25%, BE cai e Aliança surge com 2% atrás do PAN.
Assunção Cristas

Cristas mostra sucesso de gerações de mulheres

A líder do CDS-PP celebrou o Dia da Mulher com uma visita à Casa Ermelinda Freitas. Cristas quis realçar a "história de sucesso de grandes mulheres", nomeadamente no setor agrícola.
Debate Quinzenal

"Maria Albertina" e outras variações do quinzenal

Garantia dada pelo Estado ao Novo Banco foi rebaptizada por Catarina Martins. Costa está curioso com auditorias do Banco de Portugal. E os outros temas que fizeram este debate quinzenal.
Debate Quinzenal

Costa "curioso" sobre auditorias internas do BdP - como aconteceu

Debate Quinzenal começou com Novo Banco. António Costa diz-se "curioso" com auditorias internas do Banco de Portugal que nunca foram publicadas. Governo confirma que vai clarificar lei das idoneidades
Novo Banco

Comissão sobre Novo Banco? "Faça favor", diz CDS

O CDS-PP não vai propor uma comissão de inquérito ao Novo Banco, mas se primeiro-ministro quiser avançar, "faça favor", que os centristas apoiarão a proposta, disse a deputada Cecília Meireles.
Assunção Cristas

Cristas considera preocupante emigração de médicos

Na bolsa de emprego da Ordem dos Médicos há anúncios a procurar médicos para países como a Irlanda, a Inglaterra ou a França. Cristas vê esta situação "com uma grande preocupação".
Assunção Cristas

CDS quer investigação à Câmara de Pedrógão

657
Assunção Cristas exige esclarecimentos relativamente a notícias sobre donativos para Pedrógão Grande, que estavam guardados num armazém, assunto sobre o qual diz estar preocupada e indignada.
CDS-PP

CDS pede suspensão do partido de Orban do PPE

523
CDS reconhece "deriva" do partido conservador húngaro e quer obrigá-lo a reafirmar valores do PPE. Sob pena de ser expulso da família europeia. Melo desafia PS a fazer o mesmo com Roménia e Malta.
Parlamento

CDS quer Centeno na AR e pede intervenção de Ferro

305
Os centristas pediram uma audição ao Ministro das Finanças sobre a criação de impostos europeus. Centeno ainda não compareceu e Nuno Magalhães pede agora a intervenção direta de Ferro Rodrigues.
Política

"Costa é o travão, Centeno é um operacional" /premium

425
Em plena guerra institucional entre Governo e enfermeiros, Eduardo Vítor Rodrigues diz que a decisão de negociar é do primeiro-ministro. Dirigente do PS pressiona Costa com listas para europeias.
Moção de Censura

O jogo do galo de Cristas

520
Assunção Cristas não saiu ilesa do debate da moção de censura contra o governo. Mas também não saiu derrotada. Houve quem tivesse ficado com as orelhas mais quentes. A crónica do editor de Política
Moção de Censura

Moção de censura chumba com os votos da esquerda - como aconteceu

667
Votos a favor apenas do CDS e PSD. Tal como se esperava, a esquerda uniu-se para rejeitar a moção do CDS. PSD esteve em serviços mínimos para desvalorizar debate, esquerda ensaiou discurso eleitoral.
Governo

CDS apresenta moção contra Governo

Esta será a 8.ª moção apresentada pelo CDS e a 30.ª a ser discutida na Assembleia da República desde o 25 de Abril de 1974. A moção já tem o voto contra garantido da maioria parlamentar de esquerda.
CDS-PP

O governo merece uma censura /premium

301
Se o Presidente, o PM e os partidos parlamentares fossem responsáveis e se preocupassem com o estado do país, as eleições legislativas seriam no mesmo dia das eleições europeias, no fim de Maio.
Assembleia Da República

AR: o uso e desuso do tempo parlamentar /premium

A expetativa do CDS é que aparecendo mais, falando mais, se possa vir a tornar o líder da oposição, quando não é por os políticos falarem mais tempo que as pessoas ouvem mais.
António Costa

Costa: Moção do CDS é "um nado-morto"

222
À chegada à Convenção Europeia do PS, António Costa lembrou que não há maioria parlamentar para aprovar a moção de censura, e que a iniciativa do CDS faz parte de uma "disputa" à direita

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)