CDS-PP
Saúde

Doentes vão ter cartão prioritário para WC

PSD, CDS e PCP deram entrada de projetos de resolução que recomendam atribuição de um cartão para acesso prioritário a casas de banho para cidadãos com Doenças Inflamatórias do Intestino.
CDS-PP

O novo líder do CDS? Bassânio, claro!

O CDS precisa de um líder que agregue e não divida, que se centre no essencial e no útil, que seja moderado, aberto aos desafios do futuro e prudente nas decisões, e depois tenha a coragem de decidir.
Parlamento Europeu

Polémica Mediterrâneo. O que está em causa?

A votação de quatro propostas no Parlamento Europeu sobre busca e salvamento no Mediterrâneo deu azo a uma acesa troca de acusações entre a esquerda e a direita. Mas quem tem razão?
CDS-PP

Líder da JP apresenta moção "em nome próprio"

168
O presidente da Juventude Popular (JP) vai apresentar "um projeto ambicioso que construa a raiz da alternativa de direita ao socialismo" e que "renove e reposicione o CDS".
Política

A direita que nos é permitido ser

686
A esquerda não pode ser o bastião da moralidade, nem tão pouco usar isso como um ataque à direita. Peço às pessoas que acreditem naquilo que defendem. E que defendam aquilo em que acreditam.
CDS-PP

Tendência pede a Cristas para por "ordem na casa"

A TEM pediu a Assunção Cristas para intervir no impasse na refiliação de Manuel Monteiro. "Era bom que pusesse ordem na casa e resolvesse estas coisas que estão a acontecer no partido".
CDS-PP

Refiliação de Manuel Monteiro no CDS adiada

677
A direção de Assunção Cristas não vai decidir a refiliação no CDS de Manuel Monteiro. "Essa é uma decisão que ficará na pasta de transição" para próxima liderança, afirmou o secretário-geral do CDS.
Programa de Governo

IL desafia PSD e CDS a apresentarem moção

"A IL não pode colocar o programa a votação, mas PSD e CDS podem", afirmou o deputado João Cotrim Figueiredo, desafiando o PSD e o CDS a apresentarem uma moção de rejeição ao Governo.
CDS-PP

Um líder para o CDS

106
Falhada a abrangência, e a ideia que um partido que nunca foi catch all, deveria passar a sê-lo, há que clarificar. Definir um rumo. Lutar por valores. Ser dogmático nas matérias em que se o deve ser.
CDS-PP

Lobo d'Ávila pede relatório sobre contas do CDS

244
O grupo "Juntos pelo futuro", de Filipe Lobo d'Ávila, que está "em reflexão" sobre uma candidatura ao CDS, vai pedir à direção um relatório "legível, verdadeiro e transparente" acerca das contas.
Parlamento

Parlamento dia 1: "Desculpe, como é que se entra?"

468
Corrupio nos corredores e muitos passos hesitantes num Parlamento onde abundam caloiros. Do comando inédito de Mariana Mortágua, às memórias de Rio, passando pelo beijinho de Roseta, a mãe.
CDS-PP

CDS-PP rescinde contratos e pode reduzir sedes

411
Com dificuldades financeiras (fruto da redução da subvenção estatal e das comparticipações financeiras), partido está a dispensar pessoas e há o risco de encerramento de várias sedes.
CDS-PP

Cecília Meireles candidata a líder parlamentar

Cecília Meireles, vice-presidente do CDS, vai candidatar-se à liderança da bancada do CDS na eleição que decorre no dia da instalação da nova Assembleia da República.
Parlamento

Deputados tomam posse esta sexta-feira

A nova composição da Assembleia da República, que saiu das eleições de 6 de outubro, toma posse no final desta semana. Na primeira sessão será eleito o presidente. PS volta a indicar Ferro Rodrigues.
CDS-PP

Parlamento admite abrir nova porta para o Chega

9868
O Presidente da Assembleia da República admite obras no acesso à lateral direita do Parlamento, onde se vai sentar André Ventura, depois de queixa do CDS. Partido diz que "não é questão política".
CDS-PP

Liberdade para ser de direita: democracia cristã

784
O CDS é uma federação de sensibilidades, não podendo ser sectário ao ponto de democratas cristãos se reverem noutras propostas. Os futuros dirigentes deverão ter bem claro que um partido é um percurso
Política

E agora direita portuguesa?

251
A crise da direita em 74-75 gerou a sua crise de identidade quando se albergou em partidos que não eram de direita, mas do centro (CDS) ou centro-esquerda (PPD). Essa crise identitária durou até hoje.
CDS-PP

Cristas sai do Parlamento depois do Congresso

572
Assunção Cristas fica como deputada só até ao Congresso. Depois sai e mantém-se apenas na câmara de Lisboa. Francisco Rodrigues dos Santos chegou ao Conselho Nacional do CDS a admitir candidatura.
CDS-PP

CDS. Críticos atribuem culpas a toda a direção /premium

João Almeida é o único rosto da continuidade em ponderação. Entre os críticos, estratégia é colar toda a direção à derrota e defender que líder não tem de ser deputado. Congresso a 25 e 26 de janeiro.
CDS-PP

"CDS está no triângulo das Bermudas"

264
O antigo presidente do CDS disse esta quinta-feira em entrevista à Rádio Observador que o CDS ficou no meio da Iniciativa Liberal, do Chega e do PSD. E atacou ainda a "estupidez das direções".
Madeira

Governo PSD/CDS tomou posse na Madeira

É a primeira vez em 43 anos que a maioria parlamentar na Madeira é composta por dois grupos parlamentares e o governo regional integra membros de dois partidos.
CDS-PP

CDS. Telmo Correia fora da corrida pela liderança

118
"Não sou, nem vou ser, candidato", disse Telmo Correia sobre candidatura à liderança do CDS-PP, acrescentando que a nova bancada parlamentar do partido passou a uma espécie de montra "de esquina".
CDS-PP

Mesquita Nunes: "Não serei candidato a líder"

320
Depois de António Pires de Lima deixar o desafio a Adolfo Mesquita Nunes numa entrevista, o antigo dirigente do CDS-PP esclareceu no Facebook que não vai candidatar-se para suceder a Assunção Cristas.
CDS-PP

Nuno Melo exclui-se da corrida a líder do CDS

129
O eurodeputado Nuno Melo excluiu-se esta sexta-feira da corrida à liderança do CDS, admitindo que há potenciais candidatos com muito peso e "capacidade política" para liderar os centristas.
Presidente da República

Marcelo fez maratona de audiências. O que fica?

O Presidente da República recebeu os dez partidos com assento parlamentar ao longo do dia. No fim, indigitou António Costa como primeiro-ministro. Mas que recados deixaram os partidos?
CDS-PP

E agora? Um líder-deputado ou uma maçã sumarenta?

Líder da JP diz que renovação do partido vai passar pelas "maçãs sumarentas" que foram semeadas. João Almeida, o últimos dos deputados, pondera avançar e Filipe Lobo d'Ávila, o crítico, também.
CDS-PP

CDS. Lobo d'Ávila "em reflexão" sobre candidatura

Filipe Lobo d'Ávila afirmou-se "em estado de choque" com os resultados do CDS-PP nas legislativas, mas não esclarece eventual candidatura à liderança do partido.
CDS-PP

CDS-PP mais forte onde houve mais área ardida

438
Os concelhos onde o CDS-PP obteve resultados mais altos registam menos divórcios e filhos fora do casamento face à média nacional. E mais área ardida nos fogos.
CDS-PP

Hélder Amaral abandona cargos políticos no CDS

1198
Na sequência dos resultados eleitorais deste domingo, Hélder Amaral, cabeça de lista do CDS-PP pelo distrito de Viseu, decidiu abandonar todos os cargos políticos a nível nacional e distrital.
Legislativas 2019

Cristas de saída. Quem se segue no CDS?

122
Ainda não se sabia se seria um táxi ou uma van, mas Cristas nem quis esperar pela hora da ceia. Uma hora e pouco depois do fecho das urnas abandonou a sede. Quem são os potenciais sucessores?
Freitas do Amaral

Angola lamenta "perda irreparável" de Freitas

O ministro das Relações Exteriores lamentou com "profunda consternação" a morte de Freitas do Amara e sublinhou o seu "enorme e indelével contributo à luta pela libertação dos povos africanos".
Legislativas 2019

Por dentro da máquina. Como se fez esta campanha? /premium

102
O Observador teve acesso privilegiado aos bastidores das 6 principais campanhas. As rotinas, as estratégias, os momentos de tensão e os desabafos dos líderes e do seu staff mais próximo
Legislativas 2019

Fim da campanha marcado pelo incidente com Costa - como aconteceu

3759
É o tudo por tudo nas últimas horas até ao encerramento da campanha. Acompanhe aqui em direto durante todo o dia as principais ações e discursos dos seis principais partidos
Freitas do Amaral

Freitas do Amaral. "Viajei por todas as estradas"

171
Freitas do Amaral foi várias vezes ministro e protagonizou as disputadas eleições de 1986. Deixa um percurso que marca a história da política nacional. Morreu esta quinta-feira, aos 78 anos.
CDS-PP

Como Freitas do Amaral perdeu as eleições de 1986 /premium

O Observador publica um excerto do terceiro volume das Memórias Políticas de Diogo Freitas do Amaral, uma análise aos resultados das presidenciais de 1986. O fundador do CDS morreu aos 78 anos.
Freitas do Amaral

Marcelo. "Último" pai da democracia "a deixar-nos"

440
O Presidente da República agradeceu, "em nome de todos os portugueses", o "serviço" de Diogo Freitas do Amaral "a Portugal". Governo decretou luto nacional para o dia do funeral. As reações.
CDS-PP

Morreu Freitas do Amaral, fundador do CDS

23185
Diogo Freitas do Amaral, fundador do CDS e várias vezes ministro, estava internado desde meados de setembro. O governo decretou luto nacional no sábado, dia em que se realiza o funeral.
Legislativas 2019

Cristas antecipa fim da campanha em luto 

1048
Campanha do CDS será cancelada sexta-feira às 15h00, com Cristas a abdicar de duas grandes ações: a descida do Chiado e o comício no Largo do Caldas. Partido em luto pelo fundador.
CDS-PP

Cristas reage a agressão de mulher no Porto

1101
Depois de ter sido agredida enquanto percorria a Baixa do Porto, Assunção Cristas reage numa nota no Facebook: "Não posso aceitar este tipo de abordagem". Cristas volta a sair à rua esta quinta-feira.
Legislativas 2019

O dia em que a geringonça voltou a mexer /premium

Houve ameaças de agressões, amuos e trocas de mimos entre candidatos e altas figuras do Estado. Mas quando um dos pontos altos do dia foi uma manhã no Parlamento, é porque a campanha anda morna.
Legislativas 2019

CDS. Impostos, menos Estado, coesão territorial

628
Desafiámos os partidos a eleger prioridades. Acrescentámos animações para ilustrar as propostas. CDS quer atacar os impostos, o peso do Estado e aumentar a coesão territorial.
Legislativas 2019

Mulher tenta agredir Cristas na Baixa do Porto 

1772
Mulher tentou agredir Cristas no Porto e chegou a existir contacto físico, que podia ter sido pior se membro da comitiva não a tivesse afastado. Rui Moreira retirou apoio que disse que nunca deu.
Legislativas 2019

Trabalho para pré-reformados. Proposta é do CDS?

191
O projeto de lei para que os trabalhadores pudessem trabalhar a tempo parcial quando estivessem a um ano da idade da reforma foi apresentado pelos centristas e já constava no programa da PAF.
PSD

TC avisa PSD e CDS para corrigirem assinaturas

O TC notificou o PSD e o CDS a corrigirem as listas de deputados que pedem a fiscalização da lei que nacionaliza a Casa do Douro. Deputados do PSD dizem ter nome inserido na lista sem autorização.
Legislativas 2019

Líder do CDS dança o vira para "virar isto"

Líder do CDS encontrou a rainha na desfolhada e só lamentou que fosse vermelha. Dançou o vira para "virar isto". Evitou Tancos e foi uma estrela, mesmo lhe tenham chamado "Conceição Cristas".
Madeira

Já há acordo para governo PSD-CDS na Madeira

579
O PSD e CDS definiram "linhas orientadoras e estratégicas para um acordo político para 2019-2023", avançou o vice-presidente do Governo Regional. CDS fala em "maioria parlamentar estável para 4 anos".
CDS-PP

Este país não é para Tancos. Tarde foi dos idosos

271
Cristas guardou o antídoto anti-Costa para o final da visita matinal, onde revelou que vai pressionar Ferro a dizer se já enviou declarações para o MP. À tarde só quis falar no âmbito do Dia do Idoso.
Legislativas 2019

Segunda temporada da Guerra dos Centenos /premium

Tancos chegou para ficar mas os socialistas querem combate em terreno menos hostil e reavivaram Guerra dos Centenos. Rio voltou a morder o isco, mas está a conquistar terreno na guerra das sondagens.
Legislativas 2019

Em Coimbra, Cristas ouviu fado (e alguns insultos)

1588
Cristas teve o seu fado numa noite que era para ser de festa, mas em que acabou por ouvir insultos no Quebra-Costas, em Coimbra. A líder do CDS diz que não enfia a carapuça das ofensas de "fascista".
PSD

PSD. Deputados não autorizaram assinaturas

374
Em causa, um documento sobre a lei que altera o estatuto de associação pública da Casa do Douro. Deputados dizem não ter sido pedido consentimento para o uso da sua assinatura. Negrão pediu desculpa.
Assunção Cristas

Na economia do mar, Sócrates deu o sal a Cristas

Assunção Cristas contou com Sócrates sobre Tancos para dar sal à campanha. Na saúde, o antigo primeiro-ministro voltou a ser visado. No pomar, líder confessou gostar de laranjas, mas "espremidinhas".
Eleições

A última linha de defesa da vida

545
Porquê a omissão expressa, ou talvez mesmo propositada, dos temas aborto e eutanásia nos últimos debates televisivos a que temos assistido em plena campanha eleitoral?
Sondagens

Sondagem: PSD continua a subir

2335
A sondagem diária da Pitagórica indicia um crescimento ao centro. O PS, mesmo com o caso Tancos, também sobe, mais ligeiramente. CDS sobe mas continua sem chegar sequer aos 5%. BE desce.
Legislativas 2019

Legislativas. O melhor e o pior da primeira semana /premium

140
Com um escândalo político a marcar (ainda) a primeira semana da campanha, há vencedores antecipados a perder terreno e derrotados à partida a levantarem-se do chão. Quem disse que ia ser morno?
Legislativas 2019

Cristas na 'Volta a Tancos' reage a Santos Silva

102
Em mais uma etapa da 'Volta a Tancos', a líder do CDS explicou que os recados que recebeu para não falar de Tancos são "mensagens que andam por aí". Foi atacada e respondeu a Santos Silva.
Legislativas 2019

As dores de uma campanha que já vai a meio /premium

Costa saiu da rua, Rio foi a todas as que pôde. O caso Tancos mantém-se na agenda, com Cristas a denunciar pressões, César a pedir "maioria de valor reforçado" e Rio a sonhar o com taco-a-taco
Legislativas 2019

Cristas recebeu "recados" para não falar de Tancos

805
Cristas acusa PS de recuperar "tese da cabala" e diz que recebeu "mensagens" e "recados" a avisar que o CDS não devia falar do caso de Tancos. Cristas avisa que o papel do CDS não é "agradar a Costa".
Legislativas 2019

Dança de Cristas numa tarde "morna" pela segurança

Depois de Tancos, Cristas dedicou tarde aos problemas de segurança. Soprou as velas dos 45 e, além da valorização das forças de segurança, pediu dois desejos: chegar aos 90 e um "grande resultado".
CDS-PP

Tancos. CDS quer nova CPI e MP a investigar Costa

669
Líder do CDS propõe nova comissão de inquérito a Tancos, vai viabilizar a comissão permanente antes das eleições e exige a Ferro que envie declarações de Costa na AR para Ministério Público analisar.
Legislativas 2019

Houve campanha para além de Tancos? /premium

145
Pouca gente terá dado por isso, mas foi um dia onde André Silva, quase sem fazer nada, dominou a agenda mediática alternativa. A greve do clima ajudou. Os outros partidos também.
Legislativas 2019

Tancos: encenações e teorias da conspiração /premium

716
PS acredita que nem Marcelo nem Ministério Público estão inocentes na forma como o caso Tancos entrou na campanha. Direita promete não largar assunto, esquerda quer seguir em frente
Legislativas 2019

Tancos. Cristas reúne de urgência direção do CDS 

318
Cristas convocou de urgência cúpula do CDS para reagir a caso Tancos. Pelo meio houve património e contratos de associação. E recebeu um lápis do PSD: "Não está afiado".
Legislativas 2019

Tancos "série da Netflix" e a ausência de elogios

O ex-líder Paulo ainda chegou, ao contrário do ex-líder "Zé" (Ribeiro e Castro) que disse que se votasse em Leiria votava CDS por causa de Raquel Abecassis. Para Assunção nem um elogio.
Legislativas 2019

A nova sede da PJ foi tratada por PSD/CDS?

Cristas afirmou que a nova sede da PJ foi obra de um governo PSD/CDS. O início e o fim do processo sim, mas foram ministros socialistas que retomaram o atual projeto e o adjudicaram.
Legislativas 2019

PPP no Hospital de Braga poupou 80 milhões?

Num comício em Famalicão, Assunção Cristas alegou que a Parceria Público-Privada no Hospital de Braga poupou 80 milhões de euros ao Estado. Mas os valores anuais ou totais do contrato são diferentes.
Legislativas 2019

Na feira para pôr "a ciganada toda a votar no CDS"

429
Cristas voltou ao local onde já foi feliz (Lamego) a pedir votos no CDS. Na feira, acusou o governo de "ilibar criminosos". Mais tarde, nas caves da Murganheira, levou um banho de espumante
CDS-PP

CDS. Um pouco de fé para interromper "telenovela"

Cristas quer acabar com "telenovela" em que se transformou o país, Mota Soares avisa que "parece um PREC" e que a esquerda quer fagilizar o Presidente e torná-lo “numa espécie de Rainha de Inglaterra”
Legislativas 2019

Cristas justifica movimentos no interior (do CDS)

Já percorreu 1000 quilómetros em dois dias, não desiste, mas nem a agenda de Portas ajuda. Porque esteve o ex-líder com João Almeida e ainda não teve tempo para a presidente? Cristas desvaloriza
Legislativas 2019

Melo: está em jogo "ar puro" e "democracia livre"

116
Na terra de Melo, o eurodeputado disse que está em causa se se vai respirar "ar puro" na democracia portuguesa e que há "imprensa que não é livre". CDS fez a festa em Famalicão. E houve confetis.
Legislativas 2019

O dia em que ninguém quis atravessar a ponte /premium

PS e BE passaram o dia em clima de guerra fria, a CDU pôs-se ao fresco e o CDS tentou a sorte em território hostil (não teve muita). Já o PSD insiste em provar que tem um Centeno melhor que o de Costa
Legislativas 2019

Portas e a rua na ajuda ao sonho de Cristas

Cristas fez cerca de 500 quilómetros em poucas horas, esteve com Melo e divulgou palavras e apoio a Portas. Após ação pouco conseguida no Barreiro, inventou uma arruada fora do programa em Braga.
Legislativas 2019

Só Catarina e Cristas levaram Costa às cordas /premium

208
Não foi um K.O, mas Costa foi encostado às cordas. Catarina fez ajuste de contas, Cristas atacou em toda a linha. Rio assistiu "com gosto" a arrufo no canto esquerdo do ringue. Jerónimo discreto.
Legislativas 2019

Tensão no debate: "Não me estique o dedinho" - como aconteceu

254
Costa comparou Cristas a Trump e disse-lhe que "isto não é o país das herdades no Alentejo". Quanto a Rio, criticou as contas e a promessa de descida de impostos: "O meu amigo é ultra-otimista!"
CDS-PP

Cristas e as classes "mais esquecidas"

615
Líder do CDS considera que classe média e classe média-alta pagam impostos e ainda cuidados de saúde e educação do seu bolso, por falta de qualidade no Estado. Solução, afirma, é baixar carga fiscal.
Madeira

A noite mais difícil do PSD acabou com uma vitória /premium

O PSD perdeu a maioria absoluta mas encontrou-a no CDS. O PS foi o único a crescer, à custa da queda do JPP, da CDU e do BE, que sai do parlamento regional. Assim foi a noite eleitoral na Madeira.
Eleições

Interior. Cristas defende descontos nas portagens 

Líder do CDS-PP referiu que "uma das propostas muito fortes" do seu partido é "a criação de um verdadeiro estatuto de benefício fiscal para o interior" do país.
Legislativas 2019

Assunção Cristas diz que o “voto seguro” é no CDS

286
Líder dos centristas considera que é preciso lembrar os indecisos que é a "verdadeira alternativa" à governação do país. "Um voto no CDS é um voto seguro", defendeu.
CDS-PP

CDS. Com maioria de esquerda PR é "irrelevante"

Dando como exemplo o veto da procriação medicamente assistida, Assunção Cristas alertou este sábado para os riscos de uma maioria à esquerda: "O papel do Presidente torna-se irrelevante".
CDS-PP

CDS-PP/Açores. "Não se deixem embarcar em modas"

Na abertura Universidade de Verão da Juventude Popular dos Açores, na Terceira, Artur Lima recordou os jovens centristas que o partido já fala em alterações climáticas desde 2013.
CDS-PP

Manuel Monteiro volta ao CDS, 16 anos depois

2819
Manuel Monteiro foi líder do CDS entre 1992 e 1998 e deixou o partido em 2003, em divergência com Paulo Portas. A proposta de filiação foi entregue esta quinta-feira, na concelhia da Póvoa de Varzim.
Legislativas 2019

Cristas garante "combate feroz" contra a corrupção

265
A líder do CDS afirmou que uma das prioridades do partido é o "combate feroz" contra a corrupção, na sequência da homologação do parecer sobre incompatibilidades e impedimentos de políticos por Costa.
Madeira

Madeira. As contas do "day after"

PS ou PSD: um deles deve liderar o próximo governo regional da Madeira. Nenhum o deverá fazer sozinho. Há mais peões em jogo e neste difícil tabuleiro todas as peças contam.
CDS-PP

CDS. Banir carne de vaca é "ilegítimo"

3701
Sobre a decisão da Universidade de Coimbra em banir a carne de vaca das cantinas, Assunção Cristas referiu que o CDS-PP não aceita que seja imposta "uma agenda radical que não tem sentido".
Legislativas 2019

Cristas: "É preciso insistir e persistir"

216
Cristas cita "avanços e recuos", e diz que a natalidade continua a ser um problema para o país, com cada vez menos nascimentos comparativamente com 1976. Portugal não consegue "acertar na receita".
Legislativas 2019

Quem atacou quem no primeiro debate a seis? /premium

No primeiro debate a seis, Rui Rio foi quem sofreu mais ataques. Catarina Martins foi quem mais atacou, mas Costa e Cristas protagonizaram as discussões mais acesas. Jerónimo passou incólume.
Legislativas 2019

Debate Rio-Costa mais visto, longe de Passos-Costa

O debate entre Rio e Costa captou a atenção de 2,7 milhões de portugueses, o mais visto desta pré-campanha, mas ainda bem longe dos números de 2015 no debate que opôs António Costa a Passos Coelho.
Serviço Nacional de Saúde

Assunção Cristas: "Uma ADSE aberta para todos"

188
A líder do CDS quer que os habitantes do interior, que não consigam ter consultas de especialidade em tempo útil, possam aceder a qualquer outro hospital do país.
Eleições Legislativas

TVI. Debate de Costa e Cristas visto por 935 mil

O frente a frente televisivo entre o líder do PS, António Costa, e a presidente do CDS, Assunção Cristas, foi o terceiro mais visto. O mais visto foi o debate entre Costa e Jerónimo de Sousa (PCP).
Legislativas 2019

Um "ditador", uma "demagoga" e o lombo a 15 euros

1040
Cristas acusou André Silva de desonestidade intelectual e perguntou-lhe: "Como explica a uma mãe que o lombo de porco passa a custar 15 euros?". Já o líder do PAN diz que CDS "lida mal com a evolução".
Manuais Escolares

CDS quer repensar modelo de manuais para 1º ciclo

Assunção Cristas propõe que seja revisto ou repensado este modelo no 1º e 2º anos do 1º ciclo, apesar de o CDS ser favorável à reutilização dos manuais nos anos mais avançados.
Dinheiro

Jerónimo Martins recusa-se a pagar 20,7 milhões

738
O dono do Pingo Doce e do Recheio recusa-se a pagar ao Estado uma dívida de 20,7 milhões que acumulou nos últimos sete anos, relativamente à Taxa de Segurança Alimentar Mais e fez queixa a Bruxelas.
Parlamento

Parlamento condena criação do museu Salazar 

1738
O Parlamento condenou a criação de um museu dedicado a Salazar em Santa Comba Dão, terra natal do ditador, Viseu, aprovando um voto do PCP por considerar ser uma “afronta à democracia”.
CDS-PP

Cristas encontrou-se com UGT e notou convergência

456
A líder do CDS reuniu-se com a UGT e entregou-lhe uma cópia do seu programa eleitoral. Falou de ideias convergentes, elogiou a concertação social e pediu "competitividade fiscal e crescimento".
Eleições Legislativas

Cristas ataca PS por atrasos nos fundos agrícolas

129
A presidente do CDS-PP considera "inaceitável que o Governo tenha 22.000 candidaturas aos fundos para a agricultura à espera de serem aprovadas".
Greve

Cristas defende nova lei para os serviços mínimos

A líder do CDS defendeu que a lei dos serviços mínimos deve ser atualizada para evitar que "um grupo pequenino pare um país", referindo-se à greve dos camionistas, que acabou por ser desconvocada.
Assunção Cristas

Cristas: "Estado Social de parceria" em setores

"Connosco, todos os setores são convocados - o setor público, o setor social, o setor privado", garantiu a líder do CDS-PP. E "seja na saúde, creches, lares de idosos, ou na educação", acrescentou.
Assunção Cristas

Cristas reitera que não fará acordo com o PS

220
Assunção Cristas voltou a afirmar que não fará acordo pós-eleitoral com o Partido Socialista. O CDS-PP apresenta-se como uma alternativa de centro direita para evitar "maiorias de esquerda".
Eleições

Quem não for socialista, vota em quem?

179
O campo da direita moderada está fragmentado, sem identidade nem liderança apelativa, mas certo é que optar pela abstenção é validar as duplicidades de Costa e essencialmente o mesmo que votar no PS.
Eleições Legislativas

Rio/Cristas. Quem dá mais na baixa de impostos?

203
No duelo da direita, Rio e Cristas concordaram em baixar impostos mas disputam quem é mais ambicioso. Cristas recusou defender líder da JP sobre identidade de género. E Rio "não errou" nos professores
Agricultura

PS, PSD e CDS rejeitam cortes na agricultura

Portugal precisa de investimento na agricultura “como de pão para a boca”, disse Lima Costa no debate "A Agricultura e as Legislativas de 2019", onde também estiveram representantes do PS e CDS.
Assunção Cristas

Interior: Cristas quer "discriminação positiva" 

Assunção Cristas quer "uma verdadeira rede de cuidados para todos os idosos" e defende que ninguém pode ficar sozinho em casa. Nestas zonas, Cristas quer baixar "ainda mais" a carga fiscal.
Eleições Legislativas

Cristas e Catarina concordaram em discordar

214
Catarina Martins quer mais investimento público, Cristas quer privado como motor da economia. A centrista quer baixar IRS e IRC para níveis irlandeses, a bloquista só admite mexer nos escalões do IRS.
Eleições Legislativas

Impostos dividem Catarina e Cristas

342
Foi a primeira vez que Assunção Cristas e Catarina Martins estiveram frente-a-frente num debate. Impostos marcaram início do confronto e colocaram as líderes em polos opostos. Não mais se aproximaram.
CDS-PP

CDS: fundo de solidariedade vai ser ativado?

O CDS-PP questionou o Governo sobre se o Estado português quer ativar o Fundo de Solidariedade da UE "para auxiliar os países mais afetados pelas consequências de uma saída sem acordo do Reino Unido".
Eleições Legislativas

Cristas quer apoiar "maioria de centro direita"

Dizendo-se “vacinada” contra os maus números das sondagens, Assunção Cristas deixa de lado a possibilidade de deixar de ser líder do CDS já que acredita num "bom resultado".
CDS-PP

Cristas admite geringonça à direita na Madeira

A líder do CDS acredita que "a receita que funcionou para o continente em 2015, pode acontecer agora na Madeira em 2019".
Assunção Cristas

Clima. Cristas defende apoios para agricultores

181
A líder do CDS defendeu estratégia de adaptação às alterações climáticas na agricultura, com apoio aos agricultores e produtores pecuários em investimentos para armazenamento de água.
CDS-PP

Cristas responde: CDS é dos que "menos gasta"

140
A presidente do CDS-PP respondeu ao alerta do Presidente da República sobre os gastos nas campanhas eleitorais, afirmando que é, "há muitos anos", dos partidos que "menos gasta".
CDS-PP

"Impasse espanhol". Cristas recusa ameaça de Costa

148
A líder do CDS-PP afirmou que o partido não aceita "ameaças" nem "chantagens", numa resposta a António Costa que pediu "um PS forte" para evitar que o país caia num "impasse à espanhola".
CDS-PP

Assunção Cristas diz ter “vacina contra sondagens”

237
Rentrée do CDS foi na Madeira, no mesmo dia em que saiu uma nova sondagem que prevê um mau resultado para o partido. Assunção Cristas desvalorizou dizendo que tem "vacina contra sondagens".
CDS-PP

"O PS já exerce o poder de forma absoluta"

786
Numa aula dedicada aos desafios da democracia, Adolfo Mesquita Nunes, ex-vice do CDS, acusou o PS de já exercer o poder de forma absoluta mesmo sem maioria. Até a “má memória” de Sócrates foi lembrada
Assunção Cristas

Cristas critica descentralização "sem clareza"

Assunção cristas afirma que o Governo "falhou na descentralização que ele próprio quis fazer" e mostrou-se contra uma "regionalização que trará mais impostos, cargos políticos e burocracia".
Sondagens

Catarina é mais rosto da oposição do que Assunção

638
Rui Rio continua a ser o principal líder da oposição, aos olhos dos portugueses, mas está em queda. Também Assunção Cristas está a perder protagonismo e foi ultrapassada pela líder do BE.
Eleições Legislativas

CDS quer deixar de ser "poucochinho"

117
Cristas não quantifica, mas tem ambição de sair do clube dos "pequeninos". Acredita ter programa eleitoral para isso. Apresentou-o quinta-feira numa sessão ao ar livre em que o único atacado foi o PS.
Assunção Cristas

Se vem aí crise é melhor despachar já o governo PS /premium

425
Não quer o diabo (nem André Ventura) e, se for preciso, corta na despesa para baixar impostos. Em entrevista ao Observador, Cristas assumiu erros do CDS mas garante que a estratégia não mudou.
Assunção Cristas

Cristas. Da redução de impostos à recusa do Basta

Para a líder do CDS, baixar os impostos é "prioridade número um". Em entrevista ao Observador, assume que o partido passou mal a mensagem nas últimas eleições e afastou uma coligação com o Basta.
Rádio Observador

O comentário à entrevista de Assunção Cristas

Luís Rosa e Judite França comentam as novidades da entrevista a Assunção Cristas na Rádio Observador.
Assunção Cristas

"Passámos mal uma mensagem, isso é evidente"

252
Cristas em direto no Observador. Rejeitou colagem ao Basta, mas confundiu frase de Ventura com frase de Melo. Prioridade é reduzir impostos, mesmo se vier o "diabo". "Não podemos é estar à espera".
Assunção Cristas

Votar CDS é "não apoiar Costa", diz Cristas

457
Assunção Cristas garante que votar no CDS "servirá para termos uma alternativa de centro-direita em Portugal". E não deixa de lado uma possível coligação com o PSD.
Rádio Observador

Assunção Cristas na Rádio Observador

183
Assunção Cristas vem à Rádio Observador. A líder do CDS vai ser entrevistada numa edição especial do "Sob Escuta" esta quinta-feira, às 8h30 da manhã.
Eleições Legislativas

Conheça o calendário dos debates das legislativas

A cinco semanas das eleições legislativas e a cinco dias do primeiro debate entre os partidos candidatos à Assembleia da República, o Observador explica-lhe onde e quando pode assistir aos debates.
Assunção Cristas

CDS quer baixar IRS em 15%, diz Cristas

297
Para o CDS, apostar na redução do IRS e do IRC significa "mais receita, mais investimento e mais postos de trabalho". Cristas ambiciona ainda ter "um IRC tão competitivo como o da Irlanda: 12,5%."
Transportes Públicos

CDS quer explicações sobre dívidas de transportes

111
O CDS quer conhecer “qual o motivo pelo qual não estão a ser reembolsados os operadores de transportes de Lisboa” e também quando serão pagas as verbas em falta
CDS-PP

CDS "rejeita em absoluto" despacho sobre género

2281
A líder do CDS-PP criticou parte da esquerda por "não suportar a diversidade de opiniões" e classificou o despacho sobre identidade de género como "errado". "Rejeitamos em absoluto este despacho".
Igualdade de Género

O CDS fecha-se na casa de banho /premium

1427
À esquerda, há muitos devaneios relativos à igualdade de género que o CDS podia criticar. Mas, neste caso, preferiu criar um mundo de fantasia para poder ficcionar uma guerra cultural que não existe.
Escolas

CDS. Despacho de género não respeita liberdade

1893
O deputado João Almeida considera que o despacho obriga as escolas a prosseguir um caminho limitando a possibilidade de ter o seu próprio projeto educativo.
Eleições

Eleições na Madeira. Partidos rejeitam coligações

Partidos pedem o fim da maioria absoluta na região, no entanto não olham coligações com bons olhos. Se o CDS "não quer ir para um governo a qualquer custo" para a CDU “não basta que mudem as moscas”.
Jerónimo De Sousa

Jerónimo acusa partidos de querer falsificar votos

O líder comunista adiantou que a revisão das leis eleitorais "é sempre pensada pelos partidos da política de direita para eternizar o seu mando".
CDS-PP

CDS questiona Governo sobre SIRESP, Altice e SEF

O CDS entregou cinco questões à tutela para esclarecer temas que mostram a "desorientação do Governo". Nuno Magalhães pediu, ainda, que a greve dos motoristas "não vá para a frente".
Política

JP: "Escola não é acampamento de verão do BE"

4521
Líder da Juventude do CDS ameaça recorrer a tribunal se o Governo não suspender um despacho publicado há dias sobre a aplicação de medidas sobre a identidade de género nas escolas.
CDS-PP

Vai lamber sabão

525
Exaltamos os espíritos mais irrequietos a agregarem, a renovarem votos de amor à pátria, ao próximo e ao bem-comum, porque só assim nos reergueremos das cinzas das sondagens e do desnorte.
PSD

Vice da bancada do PSD em risco de perder mandato /premium

2637
Uma empresa detida pelos irmãos de Leitão Amaro fez contratos com o Estado. A lei prevê a perda do mandato para estes casos. O deputado reage: "Não vou dizer que a lei não é para cumprir. Lei é lei".
CDS-PP

Eleições. CDS fecha listas de deputados 

As quotas distritais de candidatos a deputados nas legislativas foram aprovadas com 103 votos a favor, 15 contra a seis votos brancos. O CDS terá duas mulheres a liderar nos dois maiores círculos.
CDS-PP

Oposição responsabiliza Cristas por resultado

463
Críticos internos faltam ao Conselho Nacional de aprovação de listas. Mas porta-voz de corrente de oposição interna queixa-se de não conhecer programa eleitoral que vai a votos. E fala em "desnorte".
Governo

CDS exige a Costa explicações sobre contratos  

1592
Cecília Meireles acusa o PS de se comportar como “se fosse dono do Estado”. A deputada pede a Costa para parar de se esconder e que dê explicações sobre o caso dos contratos com o Estado.
CDS-PP

Excluídos entram na universidade a pagar, diz CDS

551
Cristas quer que os alunos que não entrarem nas universidades públicas devido ao numerus clausus possam ingressar em vagas adicionais, pagando propinas ao preço do mercado.
Governo

"Secretário de Estado tem de ser demitido. É lei."

357
O presidente da Associação Integridade e Transparência diz que a lei é clara e o secretário de Estado tem de ser demitido. O CDS quer explicações do ministro sobre a questão de incompatibilidade.
CDS-PP

CDS-PP quer licença de parentalidade de 1 ano

321
Medida vai ser incluída no programa eleitoral para as legislativas. Além do alargamento para 210 dias, o CDS-PP propõe que os avós possam "gozar uma parte da licença".
PSD

Vitorino e Mesquita Nunes na universidade do PSD

479
O ex-ministro socialista e o coordenador do programa eleitoral do CDS fazem parte dos oradores da edição deste ano da Universidade de Verão. PSD puxa por cabeças de lista às legislativas.
Justiça

Cristas: estatuto do arrependido "é suficiente"

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, defendeu que um reforço do estatuto do arrependido, algo "que já existe" na justiça portuguesa, é suficiente para ter "bons resultados".
Política

A República vai precisar de conservadores /premium

É muito irónico que a conversa sobre o fim da III República venha, essencialmente, da direita. O dr. Rio pode apregoar um “novo 25 de Abril” à vontade, que não se fazem revoluções com 22% em urna.
CDS-PP

CDS. Oposição interna acusa Cristas de autismo

O porta-voz da Tendência Esperança em Movimento-CDS fala em "pouca democraticidade interna". Abel Matos Santos diz que Cristas "revela autoritarismo e desconsideração pelo órgão máximo do CDS".
CDS-PP

PSD questiona Cristas sobre centristas acusados

139
PSD de Oliveira do Bairro diz que silêncio de Cristas sobre acusação de 17 centristas de violação da lei do Orçamento é "inadmissível". PSD quer que Cristas diga se concorda ou não com acusação.
PSD/CDS

A beira do precipício

1250
A visão da beira do precipício serve para despertar. Se não querem deixar Portugal totalmente submetido à esquerda, PSD e CDS têm de fazer mais no tempo que falta. Sobretudo fazer melhor. E desde já.
CDS-PP

Corrupção. CDS abre caminho para delação premiada

131
CDS quer avançar com o estatuto do denunciante (excluindo os hackers) e reforçar o estatuto do arrependido, de forma a que as autoridades tenham um instrumento próximo da delação premiada.
CDS-PP

CDS desafia PS a apresentar contas

692
“Não é possível nem é maduro discutir programas eleitorais sem apresentar contas”, aponta o coordenador do programa eleitoral do CDS-PP, Adolfo Mesquita Nunes.
Política

Bem-vindo Donald Trump, António Costa merece!

357
A direita em Portugal, e o PSD muito em particular, nunca foram capazes de afirmar um discurso sociológico autónomo. CDS-PP e PSD insistem em nem sequer o tentar, mesmo quando se aproximam eleições.
Parlamento

Saúde salva pela geringonça e trabalho à direita

O último plenário da legislatura durou mais de oito horas, com muitas votações e até protestos. A Lei de Bases da Saúde foi aprovada à esquerda, a lei do trabalho à direita e a lei do lóbi caiu.
CDS-PP

CDS quer travessia do Tejo aberta a privados 

500
É a sétima medida do programa eleitoral do CDS: abrir travessia do Tejo aos privados, em que os passes sociais podem vigorar, admitindo empresas de táxis fluviais.
Sondagens

PSD 14 pontos atrás do PS. CDS a um ponto do PAN

844
Sociais-democratas até conseguiram subir meio ponto percentual nas intenções de voto, em comparação com a sondagem anterior da mesma Aximage, mas o PS conseguiu avançar dois pontos percentuais.
Assembleia Da República

Hélder e os afrodescendentes: direita vs esquerda

514
Eis a grande diferença entre eles e o CDS: para o CDS o que importa não é a etnia ou o sexo, mas a pessoa em si. Por isso não há notícia “CDS apresenta afrodescendente como cabeça de lista por Viseu".
PSD/CDS

35 horas: outro vazio de representação /premium

124
PSD e CDS já não defendem a convergência dos sectores público e privado (40 horas de trabalho semanais). Quem representa, então, os eleitores que compreenderam a sua medida em 2013? Ninguém.
Política

PSD admite votar contra Lei do lóbi

Consenso entre todos os grupos parlamentares permite que a lei do lóbi seja reapreciada já na sexta-feira, último dia de plenário antes das férias de verão, mas PSD deverá alterar sentido de voto.
PSD/CDS

Sem tecto, entre ruínas: o destino de PSD e CDS /premium

1224
Como sonâmbulos a caminho de um abismo, PSD e CDS parecem não entender que nenhum eleitoralismo substituirá o património político que desbarataram e a alternativa política que não souberam construir
Assunção Cristas

Quer ajudar Cristas a mudar de corte de cabelo?

4989
Assunção Cristas partilhou uma fotografia com quatro versões de penteados, feita através da aplicação FaceApp. "Como não consigo escolher, peço a sua ajuda: de qual gosta mais?", escreveu a deputada.
CDS-PP

Cristas, empresários e o PS: "Quem se mete leva"

463
O CDS esteve "muitas vezes" sozinho na oposição, porque "ainda toda a gente tem medo do PREC", disse a líder aos empresários. Depois, na TVI, defendeu a abertura da travessia do Tejo a privados.
CDS-PP

Caminha o homem quando sabe bem para onde deve ir

Está visto pelo resultado das eleições europeias que a pulverização à direita de mini-movimentos mini-grupos, mini-partidos e mini-coligações não serve e não resolve o problema.
Eleições Europeias

Ursula passa? Ex-eurodeputados estão pessimistas

Entre o "pessimismo" confessado por Diogo Feio e a esperança de Rui Tavares de um chumbo ao nome de Ursula von der Leyen, na próxima semana, ex-eurodeputados estão preocupados com o futuro da UE.
CDS-PP

CDS quer reduzir IRS para todos os escalões

964
É mais uma proposta do CDS para as legislativas: reduzir em 15% a taxa efetiva média de IRS nos próximos quatro anos, o que significa uma redução em todos os escalões. Medida custa 3,2 mil milhões.
Estado da Nação

Os episódios mais peculiares do "Estado da Nação"

No calor do debate que mede o país, Manuel Pinho não se conteve e caiu. Anos depois, o termo "geringonça" passou de pejorativo a emblema acarinhado. São alguns momentos que marcam o "Estado da Nação".
A página está a demorar muito tempo.