Dark Mode 94,3 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

CDS-PP

CDS-PP

CDS elege PSD como "parceiro preferencial"

294
Num discurso de mais de 40 minutos no Conselho Nacional da Juventude Centrista, o líder do CDS disse ainda que os adversários do CDS são a esquerda e todos os extremismos, de direita ou esquerda.
CDS-PP

JP critica Movijovem por "inoperância e desleixo"

A Juventude Popular, estrutura que representa os jovens do CDS-PP, criticou o atraso na abertura das pousadas da juventude geridas pela Movijovem, e acusou a entidade de "inoperância e desleixo".
CDS-PP

Efacec. CDS critica nacionalização

O presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, afirmou que o partido não vê com bons olhos a nacionalização da EFACEC e disse esperar que o Estado venda a empresa em breve.
CDS-PP

CDS exige suspensão de recolha de manuais 

O parlamento aprovou na terça-feira a proposta do CDS-PP que suspende a devolução dos manuais escolares entregues aos alunos para o ano letivo de 2019-2020.
CDS-PP

CDS sozinho nas penas para crimes contra polícias

Vários partidos criticaram projetos do CDS para agravar as molduras penais para crimes contra agentes da polícia, e acusam centristas de enveredarem por caminhos populistas, repressivos e autoritários
CDS-PP

Pelo regresso ao humanismo personalista

226
Hoje, por vontade dos seus militantes, o CDS tem à sua frente um jovem idealista, já notado em múltiplos fora pela sua capacidade de ação e afirmação.
CDS-PP

CDS pede para ouvir Medina e Duarte Cordeiro

CDS anuncia requerimento para ouvir Medina e o coordenador da região LVT, Duarte Cordeiro, criticando "descontrolo na coordenação política" e urge "organização, competência e responsabilidade".
Parlamento

CDS quer agravar penas a quem não dispersar

378
Centristas querem criar figura de crime de ofensa à integridade das forças de segurança. Penas para quem agredir autoridades podem ir até 15 anos. Quem não dispersar em ajuntamentos também será punido
Orçamento Retificativo

Como se cose a despesa dos partidos no suplementar /premium

O orçamento a que Centeno chamou de "suplementar", e que deve atingir 6,3% de défice, vai acomodar a partir desta terça-feira as propostas de alteração. Só que algumas já têm os dias contados.
Escolas

CDS. Liberdade de escolha para "diluir" alunos 

Francisco Rodrigues dos Santos defendeu que seja dada liberdade às famílias na escolha do modelo de ensino e escolha de escola. CDS também apresentou duas propostas de apoio às famílias.
CDS-PP

As Cavernas de Isabel Moreira

435
Pretendem dividir a sociedade em duas: a pseudo-progressista e a ultraconservadora e estão focadas em criar um conflito que sirva de terra fértil à agenda de desconstrução social.
CDS-PP

CDS-PP. Aprovadas contas "preocupantes" de 2019

O ponto da ordem de trabalhos que teve maior discussão foi o da análise e votação das contas do ano passado, da responsabilidade da anterior direção liderada por Assunção Cristas, alvo de críticas.
Touradas

CDS critica "política de gosto" contra touradas

1551
 Francisco Rodrigues dos Santos denuncia tratamento discriminatório do Governo por aplicar taxa de IVA máxima e impor uma lotação de apenas 25% nos espetáculos tauromáquicos.
Banco de Portugal

BdP. CDS quer audição de Centeno depois de regras

O CDS-PP requereu que a audição parlamentar obrigatória de Mário Centeno só decorra após o final do processo legislativo sobre as novas regras para o banco central.
Mário Centeno

CDS acusa Governo de "viciar o sistema" 

986
O presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, acusou esta sexta-feira, o Governo de viciar o sistema no processo de nomeação de Mário Centeno para governador do Banco de Portugal.
Coronavírus

CDS: ministra do Trabalho devia preparar-se melhor

Ministra do Trabalho afirma que a curva da evolução do desemprego é descendente. O líder do CDS alerta-a para o alargamento do layoff simplificado em vez de fazer "afirmações irresponsáveis".
CDS-PP

CDS convoca Conselho Nacional para domingo

O CDS-PP vai reunir no domingo o Conselho Nacional, no Centro de Exposições de Ourém, distrito de Santarém. Esta é a primeira reunião desde a eleição da nova liderança.
Coronavírus

Apoio a sócios-gerentes será aprovado outra vez

CDS, PAN, BE e PSD já disseram que iam a jogo. Marcelo fez de propósito: veto ao apoio aos sócios-gerentes serviu para evitar que Governo travasse medida no Constitucional. Assim, será aprovada.
Coronavírus

CDS critica "vazio" sobre próximo ano letivo

303
A deputada do CDS Ana Rita Bessa diz que o tempo está a "escassear" e que escolas e famílias não sabem como organizar o próximo ano letivo. Este "vazio", critica, é "incompreensível".
CDS-PP

CDS-PP recusa manifestação "esdrúxula" do Chega

1565
Presidente do CDS-PPrecusa aderir a "manifestações esdrúxulas" como a do Chega, porque Portugal "não é um país racista". André Ventura caiu "numa armadilha provocada pela extrema-esquerda", diz.
Coronavírus

CDS propõe comparticipação social nos medicamentos

247
O CDS vai propor no parlamento a comparticipação social nos medicamentos para idosos carenciados, "uma faixa etária altamente vulnerável, quer pela idade, quer pelo nível de letalidade da Covid-19".
Coronavírus

CDS preocupado com Hospital Amadora-Sintra

"É preocupante", disse Francisco Rodrigues dos Santos, referindo-se ao facto de o Hospital Amadora-Sintra ter atingido o limite da sua capacidade no atendimento a casos de Covid-19.
PSD

Sondagem. PS bate PSD, BE e PCP juntos

914
Duas sondagens mantêm vantagem confortável do PS sobre o PSD. Chega à frente do PCP, enquanto que o CDS pode estar em apuros — numa das sondagens cai para 1,2% e só está acima do Livre.
CDS-PP

CDS quer agravar penas para agressores de polícias

1466
Francisco Rodrigues dos Santos diz que partido está a preparar proposta para incluir as ofensas corporais contra agentes da autoridade como crime autónomo no Código Penal — e com penas agravadas.
CDS-PP

CDS prepara programa de emergência social

1789
O CDS quer "oferecer um plano para a retoma da atividade económica após a pandemia de Covid-19". Para isso, contará com a ajuda de oito personalidades, incluindo alguns ex-dirigentes.
Orçamento do Estado

OE2020. CDS critica orçamento alheado da realidade

CDS considera que o Orçamento Suplementar apresentado pelo governo está "alheado da realidade" e que "não foi construído com base numa ampla acessão de preocupações que o CDS tem vindo a testemunhar".
Política

Há uma linha que nos separa

Importa, pois, mais do que nunca, esclarecer as pessoas sobre aquilo que distingue a direita moderada, humanista e personalista, da direita populista, segregadora e reacionária.
CDS-PP

CDS defende que pandemia se vence com patriotismo

202
O presidente do CDS defendeu que a atual "maré pandémica" se vence com patriotismo e agradeceu a quem tem estado "na linha da frente", aproveitando para rejeitar "discursos de ódio" contra as forças.
Lisboa

Arroios. CDS-PP acusa vereador do BE

Manuel Grilo "não só veio defender uma ocupação selvagem de um edifício privado" como "tomou partido contra a própria Câmara", acusaram os vereadores do CDS-PP na Câmara de Lisboa.
Coronavírus

CDS critica manifestações que não cumpriram regras

 O presidente do CDS-PP afirmou que existem "dois pesos e duas medidas", explicando que as manifestações que foram autorizadas não cumpriram regras, mas ginásios têm de obedecer escrupulosamente.
Eleições Presidenciais

Mesquita Nunes fora da corrida às presidenciais

234
Era desejado na direita que não se identifica com Ventura e não quer Marcelo. Mas Adolfo Mesquita Nunes desfez as dúvidas: “Não seria candidato contra alguém ou para ocupar espaço contra alguém".
SIC

O Eixo Soez

Como são todos amigos, os inteligentes suportam as nulidades e as ditas engolem os outros, quiçá obrigadas por alguém, para que o programa não caia definitivamente na sargeta.
Coronavírus

Patriotismo. 'Chicão' rejeita associação a Le Pen

357
Críticos acusam líder do CDS de defender o mesmo conceito de Le Pen em 2017. Rodrigues do Santos diz que o que defende é o mesmo que Le Maire e o que constava do programa eleitoral do CDS em 2011
Coronavírus

CDS defende "patriotismo económico" 

631
O presidente do CDS recordou que a indústria do calçado, "com um forte pendor exportador", tem sido um setor "particularmente afetado" em que metade das empresas tiveram de estar encerradas.
Coronavírus

CDS-PP. PEES é "pouco ambicioso" e vago

O CDS-PP considerou que o Programa de Estabilização Económica e Social fica "aquém do esperado" em matérias essenciais e "pouco ou nada diz" sobre retoma económica.
Governo

Olhos postos no amanhã com uma perninha no passado /premium

Em breve, muito em breve haverá medidas para a economia e apoios sociais. É já amanhã, o que permitiu a Costa ir ao Parlamento com pequenos anúncios. Já o PSD apareceu a preparar-se para o futuro.
Emissão Especial

"Vai trabalhar para governo pago por tailandeses"

Telmo Correia, do CDS quis saber se governo “não tinha já um ministro do Planeamento?" Costa provoca: "se tivesse sido ministro mais tempo, saberia que é importante contar com especialistas".
Emissão Especial

App de rastreio estará disponível "brevemente"

Telmo Correia, do CDS, quis saber "o que é que aconteceu à tal aplicação". Sobre a situação em Lisboa, António Costa diz que não se trata de "descontrolo nem é uma situação generalizada".
CDS-PP

CDS exige criação de lista de credores do Estado

210
O CDS-PP exige que seja criada uma "lista pública" para que o Estado seja "rápido a pagar o que deve aos portugueses" e que, dessa forma, "possa colocar dinheiro a circular na economia".
Política

A direita kunami e a direita nêspera

102
Na vida dos cidadãos, quem faz a defesa da mobilidade social ascendente – o tal elevador social – para todos, independentemente dos seus lugares de origem? Quem defende a Economia Social de Mercado?
CDS-PP

A última oportunidade do CDS (talvez até do país)

162
Urge lançar uma candidatura que, resolvendo os anseios desta Direita desamparada, a impeça de contribuir para o sucesso de Ventura, sendo que como “sucesso” deve ler-se qualquer resultado acima de 10%
Noticiário

9h. Sondagem. Chega é terceira força política

341
Partido Socialista ficar perto da maioria absoluta, mais de 20 pontos acima do PSD. A seguir ao Chega surgem Bloco de Esquerda e PCP. PAN fica à frente do CDS de Francisco Rodrigues dos Santos.
PSD

Autárquicas. Rio não descarta coligações com o PAN /premium

327
Rio foi questionado por distritais sobre coligações com o PAN nas autárquicas e disse não ter, a priori, nada contra. Apelou a que haja critério nas coligações com o CDS e só quer candidatos em 2021.
Coronavírus

Portas elogia ação de Rio durante pandemia /premium

225
Na semana em que Francisco Rodrigues dos Santos admitiu coligações com o Chega, Paulo Portas lembrou que tinha um princípio: "Não deixar que houvesse nada de relevante à direita do CDS".
Política

A direita é a revolução? /premium

A agenda da "mudança de regime" e não da mudança do regime, que agrada muito mais ao eleitorado de direita do que aquilo que se pensa, carrega riscos que os seus promotores menosprezam.
Parlamento

CDS acusa Governo de "fazer política" com a TAP

115
CDS acusa Governo de fazer política com a TAP em vez de agir no apoio à empresa. BE aponta contradição: ou CDS defende privados, ou defende apoio do Estado.
CDS-PP

Líder do CDS não descarta coligações com o Chega

738
Francisco Rodrigues dos Santos diz que "partidos à direita do PS" devem ter as mesmas ferramentas que a 'geringonça'. Relativamente a presidenciais recusa-se a dizer se Mesquita Nunes é bom candidato.
CDS-PP

O fado da Direita

191
Jerónimos e Mortáguas já perceberam a diferença? Já vislumbram as diferenças? Ou a demagogia vai continuar e agora uns serão muito fascistas e outros menos, mas todos fascistas?
CDS-PP

"Perdeu-se a vergonha e a decência na política" /premium

169
Manuel Monteiro está de volta à política mas garante que não é hipótese para presidenciais. Quer devolver a decência à política, e diz que o CDS tem mais espaço do que nunca para se afirmar.
CDS-PP

"Não sou hipótese". Monteiro fora de presidenciais

101
Em entrevista à Vichyssoise, da Rádio Observador, Manuel Monteiro põe-se de fora da corrida presidencial. Admite que CDS possa apoiar Marcelo, mas sem medo de o criticar. Adolfo? Também não é hipótese
Eleições

Líder do CDS não apoia discussão de presidenciais

Francisco Rodrigues dos Santos considera que discutir agora as eleições presidenciais é "extemporâneo e até insultuoso", e recusou apontar um calendário para o partido debater o assunto.
CDS-PP

CDS quer lei que barra saída de Centeno para BdP

255
Proposta do CDS não é novidade, mas exemplo de Centeno parece ter reavivado intenção do CDS . Presidentes dos reguladores devem ser nomeados pelo PR depois do aval da AR e proposta do Governo.
CDS-PP

Manuel Monteiro já voltou oficialmente ao CDS

178
O regresso anunciado só foi oficializado nesta segunda-feira devido à pandemia. Foi o próprio presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, quem entregou o cartão de militante a Manuel Monteiro.
Coronavírus

TAP. CDS recomenda "sentido de Estado"

O partido pede ao ministro das infraestruturas que "não olhe para os empresários como inimigos, que não desconfie da iniciativa privada porque nas funções que ocupa cabe usar de sentido de Estado".
CDS-PP

CDS quer descida de impostos com orçamento

287
Costa diz que gostava de aprovação por "unanimidade", mas sem ilusões. PSD diz que aprova mas "não está ao dispor para aprovar tudo". CDS apresenta condições para luz verde: descida de impostos.
Eleições Presidenciais

Adolfo encorajado a enfrentar Marcelo e Ventura

1506
Liberais querem promover uma candidatura presidencial que ocupe o espaço político entre Marcelo e Ventura. Ex-secretário de Estado é uma das hipóteses e já tem apoios no PSD e na Iniciativa Liberal.
Coronavírus

Nuno Melo pede investigação à China sobre vírus

5921
Eurodeputado do CDS defende que "o comportamento da própria OMS" tem de "ser tido em conta" e lembrou que nem sequer foram "os suspeitos do costume" que falharam nesta crise.
PSD/CDS

Carta aberta aos líderes dos partidos de direita

601
Quero viver num país em que a população volte a sentir que quer fazer parte da política ativa, mas para isso é preciso também que a política – e quem a faz – queira fazer parte da vida da população.
Novo Banco

CDS: Não cabe a Marcelo "coordenar o Governo"

348
Numa nota enviada às redações, Francisco Rodrigues dos Santos diz que a falta de coordenação "é culpa de António Costa", que deve esclarecer se mantém confiança em Mário Centeno.
Coronavírus

Portas: "Gestos partidários" podem não ser aceites

538
Antigo líder do CDS falou num evento da distrital de Braga e alertou para gestos que possam ser "um contraste" nas normas de combate à Covid-19, referindo-se a eventos como a Festa do Avante.
CDS-PP

CDS: Centeno tenta "explicar o inexplicável"

200
A deputada centrista Cecília Meireles exorta o ministro das Finanças a cumprir não só os compromissos que tem com o Novo Banco, mas também "cumprir outros contratos e anúncios que faz".
Resposta Pronta

Avante. Costa está a beneficiar "partidos amigos"

1841
Para o líder parlamentar do CDS, "Avante é um festival de música" e, por isso, Costa está a tratar a lei de forma desigual. "Se PCP não fosse aliado do Governo, nem havia discussão", acusa centrista. 
Coronavírus

CDS-PP pressiona Governo sobre Festa do Avante

2046
O líder parlamentar Telmo Correia questiona primeiro-ministro sobre a realização a "título excecional" da Festa do Avante e classifica a autorização da mesma como "um privilégio" dado ao PCP.
PSD

Onde está a direita? E a defesa do sector privado? /premium

780
O PSD deixou de ser a voz dos empresários, dos grupos económicos e do investimento externo, tudo o que a economia portuguesa precisa. Rui Rio assiste de modo passivo aos ataques à iniciativa privada.
Coronavírus

Líder do CDS: UE tem uma "prova de vida"

O líder do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu este sábado, Dia da Europa, que a crise sanitária e económica da Covid-19 deve ser respondida com "resposta comum".
CDS-PP

Líder do CDS não se sente "ameaçado por ninguém"

Francisco Rodrigues dos Santos afirma não se sentir "ameaçado por ninguém", desvaloriza as sondagens e prefere medir forças nas urnas.
Coronavírus

CDS-PP/Lisboa pede reforço do policiamento

1032
O presidente da Concelhia de Lisboa do CDS-PP pediu o reforço do policiamento de proximidade. Em causa estão os relatos de assaltos e vandalismo, nomeadamente nas freguesias de Arroios e Areeiro. 
Impostos

CDS propõe mecanismo de acerto de contas

1781
Mecanismo de acerto de contas entre o Estado e os contribuintes proposto prevê que "qualquer pessoa ou empresa a quem o Estado se atrasa a pagar" possa descontar o valor das faturas vencidas.
Emissão Especial

Telmo Correia: " O Governo não é dono do Estado"

216
Telmo Correia, líder da bancada parlamentar do CDS, questiona o primeiro-ministro sobre o regime de lay-off, uma vez que há empresas que ainda não receberam os apoios extraordinários desse mecanismo.
Coronavírus

CDS abre primeiro debate quinzenal 

106
Medidas para fazer face à crise voltarão a ser tema dominante no primeiro debate quinzenal depois de o país passar do estado de emergência para situação de calamidade, que será aberto pelo CDS-PP.
Parlamento

Põe máscara, tira máscara e críticas a quem quiser /premium

205
Foi o primeiro plenário sob a obrigação de usar máscara até no plenário, exceto para falar. Foi um tira e põe da proteção individual que não roubou ímpeto aos ataques nos oito temas em debate.
Coronavírus

Rui Tavares, do Livre, é professor na telescola?

Professoras de História mostraram programa de 2018 na RTP em que Rui Tavares explicou a Exposição do Mundo Português. Página disse que conteúdo era uma aula. Mas historiador não dá aulas na telescola.
Política

CDS questiona aula (que não o era) de Rui Tavares /premium

579
CDS quer explicações sobre a escolha de Rui Tavares para ser professor na telescola. Mas fundador do Livre não deu qualquer aula. Professoras transmitiram programa de 2018.
Coronavírus

CDS. "Momento infeliz" de Marta Temido na SIC

469
A crítica é relativa à parte da entrevista em que Marta Temido defendeu as condições em que se realizaram as concentrações da CGTP-IN, durante o 1.º de Maio.
TAP

TAP. CDS vê contradições entre Costa e Pedro Nuno

206
O CDS considerou que existem "contradições" entre as posições do primeiro-ministro e as do seu ministro Pedro Nuno Santos, sobre a TAP, e exigiu conhecer qual o caminho do Governo para esta empresa.
1 de maio

CDS ao Governo: "Pague o que deve" a trabalhadores

814
Líder do CDS diz que o partido está "ao lado de quem trabalha e entende que a melhor forma de celebrar o Dia do Trabalhador é exigir ao Governo que pague o que deve a todos os trabalhadores".
Coronavírus

CDS propõe linha de emergência para microempresas

Proposta de linha de emergência engloba empresários em nome individual e sócios gerentes de micro e pequenas empresas para apoiar quem está "completamente desprotegido" e "segurar postos de trabalho".
Coronavírus

CDS rejeita aumento de impostos e pede mais apoios

214
O presidente do CDS-PP rejeitou esta terça-feira, em entrevista à CMTV, um futuro aumento de impostos ou cortes nas pensões e voltou a pedir mais apoios às empresas face à pandemia de Covid-19.
Emissão Especial

Telmo Correia: "Não ofende quem quer"

1451
"Não ofende quem quer”, disse Telmo Correia, em resposta aos ataques ao CDS. “Enquanto aqui celebramos, muitas são as famílias que não puderam, sequer, despedir-se dos seus mortos".
Jovens

Geração À Rasca (outra vez)

320
Estão à rasca os que tiraram o mestrado e agora são os primeiros a ser dispensados. Estão à rasca os que foram para fora do país em busca de uma vida melhor. Estão à rasca os que criaram empresas.
PSD

Rio criticado à direita e contrariado por vice

104
Vice do PSD David Justino não resistiu e criticou o Governo. Rui Rio tinha escrito aos militante a dizer que não era patriótico atacar Costa neste momento de pandemia. Direita discorda desta posição.
Coronavírus

PPE pede "consequências" a Órban e Fidesz 

Não é um pedido de expulsão, mas é mais uma pressão a ser exercida pelo Partido Popular Europeu - família política europeia de PSD e CDS - sobre a violação de princípios democráticos na Hungria.
Coronavírus

Unir ou dividir

601
Este é o tempo favorável para perceber que há, sim, um Serviço Nacional de Saúde, mas que há também um Sistema Nacional de Saúde que o alarga, completa e densifica. E que o sector privado é parte dele
Coronavírus

CDS cede outdoors para sensibilização sobre surto

1191
CDS decidiu ceder às autarquias que assim o solicitem os vários outdoors que tem com mensagens políticas espalhados pelo país. Presidente centrista enviou carta a autarcas a oferecer estruturas.
CDS-PP

CDS critica opção por "endividamento" das empresas

927
Adiar impostos e financiar empresas endividando-as é insuficiente, diz o CDS. Partido quer "choque de tesouraria", lembra "profissionais liberais" e recibos verdes e diz que vai apresentar propostas.
CDS-PP

Político pode ser voluntário nas Forças Armadas?

191
Lei dos Partidos e Lei da Defesa Militar são claras: não pode haver relações partidárias. Constitucionalista diz que "não há incompatibilidade" porque "os voluntários não são militares".
Coronavírus

'Chicão' alista-se voluntário nas Forças Armadas

2060
Presidente do CDS anunciou que se alistou como voluntário nas Forças Armadas para estar na "primeira linha da resistência ao novo Coronavírus". Chicão estudou 8 anos no Colégio Militar.
Coronavírus

Partidos admitem aprovar estado de emergência  /premium

276
PSD incentiva mesmo Presidente a avançar para estado de emergência. PS faz saber que não se vai opor, PCP admite viabilizar na AR, tal como o CDS. Bloco diz que hipótese tem de "estar em cima da mesa"
Coronavírus

Cristas abandona reunião e fica em quarentena

431
Assunção Cristas soube durante uma reunião da câmara de Lisboa que um amigo com quem tinha estado no fim de semana está infetado. João Gonçalves Pereira também vai ficar em isolamento preventivo.
PSD

Um líder para a aliança que Chega e IL rejeitam /premium

1626
Miguel Morgado insistiu na necessidade da direita ter uma liderança "intransigente" com o socialismo. Mas no seu apelo para que a grande família não-socialista se una, ouviu negas de Chega e IL.
Coronavírus

CDS pressiona Governo a antecipar férias escolares

205
CDS já forçou Parlamento a debater esta quinta-feira o novo coronavírus. Agora põe pressão no Governo para antecipar férias da Páscoa. Mas com ressalvas para os pais: crianças devem ficar em casa.
Paulo Portas

Portas critica moda de "governar para os likes"

853
Passos Coelho apareceu na sala no início da intervenção de Portas no encontro das direitas e foi aplaudido. Antigo líder do CDS não resistiu a atirar farpa à moda de "governar para os likes".
CDS-PP

“Chicão” pede "líder agregador" para a direita

239
Líder do CDS quer um "líder agregador" para o espaço político de que faz parte e apresenta um plano para a direita voltar ao poder. Pelo caminho opõe-se à ida de Centeno para o Banco de Portugal.
CDS-PP

Direitas já aceitam Ventura e levam nega de Rio /premium

320
Quando não foi convidado, Ventura disse que era "uma vergonha" líderes partidários de direita irem à convenção, mas este ano estará presente. Rui Rio é o único líder à direita do PS a faltar ao evento
Telecomunicações

CDS-PP pede conferência sobre 5G no Parlamento

O CDS-PP vai propor à Comissão Parlamentar de Economia e Inovação a realização de uma conferência sobre o 5G e "os desafios de Portugal no futuro digital".
CDS-PP

CDS terá projeto de revisão constitucional

"Sim, o CDS não se demitirá desse debate e a breve trecho vamos apresentar as nossas propostas", revelou o presidente do CDS-PP, após o deputado do Chega ter apresentado uma proposta.
CDS-PP

Pires de Lima elogia aproximação de "Chicão" ao PS

253
Pires de Lima elogia mudança de posição do líder do CDS sobre Montijo, mas diz que só com tempo "se vai ver" se tem mais "cultura democrática". Garante estar ao lado de Portas, se um dia quiser Belém.
CDS-PP

Cecília Anacoreta Correia, a nova porta-voz do CDS

448
A advogada e mulher do dirigente Anacoreta Correia será nomeada porta-voz do CDS. Após ser acusado de não ter mulheres na direção, Francisco Rodrigues dos Santos escolhe mulher para lugar de topo.
Política

À direita dos socialistas

A recriação política à direita do PS terá de ser também um passo decisivo para a inversão do ciclo da indiferença, de fragmentação do sistema e do crescendo da desconfiança da maioria dos portugueses.
Debate Quinzenal

Costa sobre caso Ana Leal: "É men-ti-ra!" - como aconteceu

340
Com o tema do Covid-19 a marcar o debate quinzenal, a discussão passou pelas PPP, incompatibilidades no Governo, governador do Banco de Portugal, e o novo aeroporto no Montijo.
CDS-PP

Montijo. Conversa mudou posição do CDS em 35 dias

4798
Moção do presidente aprovada no Congresso do CDS defendia Alverca como localização do novo aeroporto — mas, 35 dias depois, defende Montijo. Líder justifica mudança com conversa com Pires de Lima.
CDS-PP

CDS fará tudo para que Montijo não seja chumbado

1398
O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, disse que o partido "tudo fará" para que o projeto do aeroporto do Montijo não seja chumbado, infraestrutura que "serve o interesse nacional".
Eutanásia

CDS garante luta contra eutanásia e pede referendo

534
O presidente do CDS diz que "falta legitimidade política" aos partidos que propuseram a despenalização da eutanásia e defende a realização de um referendo.
Eutanásia

Eutanásia. As pistas para o que se segue /premium

133
Despenalização da eutanásia foi aprovada -- mas foi só o primeiro passo. Até nova lei entrar em vigor ainda há um longo caminho. E Marcelo pode ser decisivo. Veja aqui quem votou como.
CDS-PP

Presidente do CDS elogia eleição de Telmo Correia

Telmo Correia foi eleito como presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, um resultado que, segundo o presidente do CDS, vai ajudar a “recuperar o estatuto e o peso político” do partido.
CDS-PP

Telmo Correia eleito, vice de Chicão afastado

Cai Cecília Meireles, sobe Telmo Correia, que está pronto para "momento difícil". Vice de Chicão, que João Almeida acusou de "mentir", também sai do grupo parlamentar, onde era chefe de gabinete.
CDS-PP

Líder do CDS apoia "qualquer escolha" para liderar

Francisco Rodrigues dos Santos afirmou que "qualquer escolha" para líder parlamentar terá o apoio da direção do partido e espera que mantenha os níveis de lealdade e cooperação institucional.
Política

PS saúda "retoma" do diálogo cordial com o CDS-PP

686
Carlos César saudou a retoma de um relacionamento cordial com a nova direção do CDS-PP, liderada por Francisco Rodrigues dos Santos, após reunião na sede nacional do PS, em Lisboa.
FC Porto

Governo: "Os insultos a Marega envergonham todos"

1893
Secretário de Estado da Juventude e Desporto diz que o que aconteceu é "inaceitável e intolerável" e garante que autoridades já estão a trabalhar para "identificar responsáveis e punir exemplarmente".
CDS-PP

CDS. Nuno Melo reeleito para a distrital de Braga

165
Nuno Melo vai cumprir o segundo mandato consecutivo na liderança da Distrital de Braga, cargo que também já tinha desempenhado entre 2000 e 2011.
Eutanásia

Cristas e eutanásia: "Cuidem de mim, não me matem"

1391
A ex-líder do CDS-PP quebrou o silêncio para se pronunciar sobre a morte medicamente assistida. Cristas diz-se "perplexa" com a pressa em decidir sobre o assunto e quer referendo.
PSD

"Simpática e solta". A nova aliança Rio-Chicão 

Se Portas e Passos cantavam Amigos para Siempre, Rio e Chicão aparecem em versão Anitta com nova aliança livre, leve e "solta" com vista a dança nas autárquicas. O mau tango já lá vai.
CDS-PP

Quando ser de direita é chocante

546
Francisco representa o que o CDS sempre foi – um partido de ideias personalistas, conservador nos costumes, liberal na economia, moderno na forma de comunicar e com capacidade para governar Portugal.
CDS-PP

Chicão diz que CDS não anda "às ordens do PSD"

247
Francisco Rodrigues dos Santos respondeu este sábado às críticas de Rui Rio, ainda com ecos da contribuição do partido para a viabilização de algumas medidas no Orçamento do Governo Socialista.
CDS-PP

A minha defesa

1075
Para não haver dúvidas: sou um democrata e defensor acérrimo da liberdade. Sempre fui. Não defendo regimes ditatoriais de nenhum tipo nem polícias do pensamento, que agem exactamente como certos media
CDS-PP

CDS: Matos Santos acusa "derrotados do Congresso"

201
Num artigo de opinião enviado ao Observador, Abel Matos Santos acusa os "derrotados do Congresso" de atacarem o seu caráter porque não "aceitaram perder em jogo limpo".
CDS-PP

Anti-semitismo em Portugal em 7 anedotas judaicas

231
Mas o que raio entenderá o “Chicão” por «ética judaico-cristã» para pôr este chavão à cabeça do fundamento religioso e moral do programa do seu partido? Motivo para ter promovido Abel Matos Santos?
CDS-PP

CDS. Depois de Abel, há mais duas saídas

161
Membro fundador da TEM e membro fundador do CDS anunciam desfiliação do partido depois de saída de Abel Matos Santos. Centristas falam em "campanha indecente" e avisam Francisco: o alvo és tu.
CDS-PP

Abel Matos Santos demite-se da direção do CDS

1528
Vogal da comissão executiva Abel Matos Santos não resiste à polémica de ter elogiado Salazar e diz que sai para não permitir que “as suas afirmações passadas” prejudiquem a imagem do CDS.
Lisboa

PSD e CDS contra condicionamento de trânsito

CDS defende os compromissos ambientais, afirmando que não devem ser atingidos por imposições aos cidadãos. PSD considera a proposta injusta e segregadora, "porque serve apenas uma minoria".
CDS-PP

Honrar a memória de um grande homem

1401
Como todos os partidos, o CDS é mais do que qualquer liderança. Aqueles que elogiam a PIDE e a Frente Nacional não têm lugar em nenhum partido democrático, e muito menos na liderança do CDS.
CDS-PP

O desafio para o novo CDS de Rodrigues dos Santos

O CDS terá de superar a oposição entre os liberais e conservadores do partido, os que defendem a liberdade e os direitos individuais e os que defendem a moral e as instituições nucleares da sociedade
Partido Chega

A direita castradora contra a direita castrada /premium

318
Nas “presidenciais” do ano que vem, além de dois ou três exotismos leninistas, é provável que a direita-capacho, ou castrada, enfrente a direita-carrasco, ou sedenta de castrar.
CDS-PP

CDS mantém dirigente que elogiou Salazar e PIDE

399
Pires de Lima pediu a saída de dirigente polémico da direção, CDS recusa. Diz que declarações de Abel Matos Santos foram usadas para "prejudicar todo o CDS" e que lhe "quiseram colar rótulo ignóbil".
CDS-PP

Pires Lima quer Abel Matos Santos fora da direção

904
O ex-vice-presidente do CDS afirmou que os elogios de Abel Matos Santos a Salazar e à PIDE "ofendem a memória democrática do partido" e pede que "deixe de fazer parte do órgão da direção do partido".
CDS-PP

Três divórcios e um funeral /premium

Por ser o partido do arco do poder mais à direita, recebia o voto de quem estava mais à direita no eleitorado. Em 2019 essa circunstância acabou. A identidade futura do CDS dependerá da forma como lidar com isso
Pop Up

A Billie, a política e o basket: isto é tudo pop?

A jovem-prodígio de 18 anos, os congressos na TV e os ídolos do desporto: tudo isto no Pop Up desta semana, com Bruno Vieira Amaral, Maria Ramos Silva, Pedro Boucherie Mendes e Tiago Pereira.
CDS-PP

CDS: Dirigente elogiou Salazar e Pide

10535
Elogios a Salazar e à PIDE ou críticas a Aristides Sousa Mendes. Abel Matos Santos, que integra a nova direção do CDS, diz que publicações tiveram “o seu contexto”.
CDS-PP

Quando a febre aumenta, nem todos são intolerantes

165
Para um partido como o CDS, defensor e fundador da Democracia Liberal, esta deriva, que é democrata na medida em que é populista, mas é iliberal na medida em que é intolerante, preocupa. Muito.
Partido Chega

CDS-PP "não se revê" em declarações de Ventura

230
CDS-PP assegurou que estará sempre "ao lado da dignidade do parlamento", não adiantando qual o sentido de voto do partido em relação à iniciativa do PS, que afirmam ainda não conhecer.
CDS-PP

Não há quem me represente? /premium

161
Rio diz-se do centro e o CDS da direita dos costumes. Não há quem fale das liberdades individuais? Que defenda a poupança e o capital? São todos defensores do poder público e esqueceram as pessoas?
CDS-PP

O meu punho e o meu rosto

141
Tenho pena, mas hoje já não é cedo para dizer que não tenho razões para acreditar neste Presidente. Admito mudar de opinião no dia em que ouvir uma frase genuinamente sua. Até lá, não juro lealdade.
CDS-PP

Rodrigues dos Santos: "No CDS não há Joacines" 

123
Em Belém, o líder centrista fez-se acompanhar por Cecília Meireles e três vice-presidentes. À saída da audiência, revelou que Marcelo mostrou "grande entusiasmo" por esta nova configuração do CDS.
CDS-PP

António Pires de Lima confessou que é fascista? /premium

321
Vamos certamente assistir à multiplicação de “fascistas” e de “populistas”, não porque haja mais “fascistas” e “populistas”, mas porque os que mandam há muito tempo estão com medo de deixar de mandar.
CDS-PP

Chicão conduzirá o CDS à unidade? /premium

Cheira-me que Francisco Rodrigues dos Santos quer tornar o CDS num partido vintage. Para já, foi a uma loja de antiguidades e trouxe de lá um Manuel Monteiro em 2ª mão, para restaurar.
Assunção Cristas

Assunção assume /premium

172
Cristas teve uma atitude original na política nacional. O reverso desta singularidade foi uma via por vezes mais difícil, um caminho percorrido em solidão e incompreensão. Fez o que achava que estava certo.
CDS-PP

Chicão: "Não me pretendo eternizar no CDS"

145
O líder do CDS considera que "à medida que as pessoas se vão eternizando nos lugares, começam a confundir o interesse público com o interesse particular". E diz que saberá quando sair do cargo.
CDS-PP

CDS apresenta 42 propostas de alteração ao OE2020

São quase menos 100 propostas de alteração em relação ao OE do ano anterior, mas o CDS mantém a intenção de "marcar um caminho diferente do do PS" focando-se nas famílias e iniciativa privada.
CDS-PP

CDS. Liderança da bancada resolve-se depois do OE

Francisco Rodrigues dos Santos esteve esta tarde no Parlamento em reunião com líder parlamentar. Para já só se falou de OE. Mas Cecília Meireles mantém que vai marcar eleições na bancada
Parcerias Público Privadas

Marques Mendes: Governo vai lançar duas novas PPP 

156
Comentador da SIC revelou este domingo que o Governo vai lançar concursos para criar duas novas parcerias público-privadas (PPP), nos Hospitais de Cascais e de Loures.
Emissão Especial

As frases insólitas do congresso em 85 segundos

"Dar um pão a quem tem fome é importante". "Quem está disponível para discursar quando dizem olha a hora". "Com esta letargia Portugal falece". "Temos pena". Ouça aqui.
Atualidade

Maçãs, capotes e a ostra. O 'Lado B' do Congresso

Há quem tenha vindo direto do hospital e quem se recuse a despir a capota, quem se demore entre macieiras e quem veja no CDS "uma ostra". Entre apupos e instantes caricatos, o outro lado do congresso.
Emissão Especial

Justiça forte com os fracos? "Um lapso. É cansaço"

124
"Não vamos erguer muros com ninguém", disse o novo líder do CDS após o discurso. Assegurou que o grupo parlamentar também foi escolhido por ele, por o ter votado favoralmente. E corrigiu uma gaffe.
Emissão Especial

João Almeida: "Aplaudi como os outros"

O candidato derrotado à liderança do CDS rebateu a ideia de ter sido pouco efusivo nos aplausos ao discurso do líder. E não quis voltar ao caso da "mentira" do seu apoiante que vai ser vice.
Atualidade

CDS. O discurso do novo líder na íntegra

149
Francisco Rodrigues dos Santos fez o primeiro discurso como novo líder do CDS, depois de vencer o Congresso em Aveiro. "À direita lidera o CDS, não lidera nenhum outro partido", afirmou.
Comentário

"Mais importante do que temas é o fogo novo"

Provocações, baixa política, nuances retóricas. Rui Ramos e Miguel Pinheiro comentam o CDS que sai do congresso: "A juventude do líder vai ser uma vantagem". "CDS sozinho não consegue fazer a festa"
Congresso do CDS

Entrelinhas (e pistas) do discurso do novo líder

Análise. Da unidade do partido, a uma maioria de direita em 2023, passando pelo regresso de Manuel Monteiro e por ataques ao Chega e à IL. O que disse e o que realmente queria dizer o novo líder?
Atualidade

O primeiro discurso de "Chicão" como líder

252
Francisco Rodrigues dos Santos discursou pela primeira vez enquanto líder do CDS. Quer "combater as esquerdas", distancia-se dos "partidos emergentes" e reclama a liderança da direita.
Congresso do CDS

7 opiniões rápidas sobre a nova liderança do CDS /premium

José Manuel Fernandes, Helena Matos, Miguel Pinheiro, Filomena Martins, Alexandre Homem Cristo, André Azevedo Alves e André Abrantes Amaral analisam a nova liderança do CDS e o futuro do partido.
Congresso do CDS

O 'Rato' do Colégio Militar que vai liderar o CDS

2526
Contra o aborto, contra a expressão casamento gay, contra a sexualização da educação. Idolatrado pelos jotinhas. Ex-dirigente do Sporting. Quem é Francisco Rodrigues dos Santos, novo líder do CDS.
Congresso do CDS

Os vencedores, os vencidos e o ausente /premium

128
Francisco Rodrigues dos Santos impõe-se. Lobo D’Ávila aproxima-se. Manuel Monteiro vinga-se. João Almeida esvazia-se. Pires de Lima indigna-se. Nuno Melo afasta-se. Assunção Cristas some-se. E Portas?
Congresso do CDS

Congresso. Os nossos prémios "Estrelas da Rádio" /premium

Este foi o primeiro Congresso partidário onde esteve a Rádio Observador. Por isso, decidimos perceber que personagens do CDS se adequam a alguns dos nossos programas. E não é que bate certo?
CDS-PP

Polémicas, poucas mulheres e acusação de homofobia

124
Na nova direção de Francisco Rodrigues dos Santos, as tentativas de união já deram polémica. E há outras, como o curto número de mulheres e uma acusação antiga de homofobia.
Emissão Especial

"É mentira". João Almeida acusa futuro vice

O candidato derrotado à liderança do CDS desmentiu declarações do seu apoiante António Carlos Monteiro, que aceitou ser vice do novo líder. Ouça aqui a troca de palavras entre ambos.
Emissão Especial

Sílvio Cervan: “É imperioso que a direita fale”

Sílvio Cervan regressa à política ativa como vice de Chicão. Em entrevista à Rádio Observador, defendeu que o CDS deve dialogar à direita, incluindo com o Chega.
Emissão Especial

“Avaliamos mal determinados momentos"

Filipe Anacoreta Correia reconheceu erros na liderança de Assunção Cristas. Em entrevista à Rádio Observador, disse que a ex-líder não mereceu a derrota que teve e falou sobre o futuro de Chicão.
Noticiário

9h. Lobo d'Ávila vai ser vice de 'Chicão'

Filipe Lobo d’Ávila foi convidado para ser vice-presidente de Francisco Rodrigues dos Santos, segundo fonte da candidatura de Rodrigues dos Santos. Lobo d’Ávila aceitou o convite.
Atualidade

O momento em que Chicão soube que ganhou

223
Francisco Rodrigues dos Santos vai ser eleito este domingo novo líder do CDS. Veja o momento em que Francisco Rodrigues dos Santos ouviu a confirmação da vitória da sua moção.
Comentário

CDS. "O partido queria uma mudança radical"

"Todas as pessoas que estiveram à frente do partido nos últimos 20 anos estavam com João Almeida. Vamos ver como consegue integrar os críticos". O comentário de Miguel Pinheiro à vitória de Chicão.
Emissão Especial

Chicão: "CDS será o braço direito dos portugueses"

645
Promete estar "diariamente em contacto com os portugueses" e "um CDS que não está centralizado em Lisboa". As primeiras palavras de Francisco Rodrigues dos Santos depois de saber que tinha vencido.  
Congresso do CDS

'Chicão' é o novo líder do CDS

Francisco Rodrigues dos Santos vai tornar-se este domingo o oitavo líder do CDS: a sua moção teve 46,4% dos votos contra 38,9% de João Almeida e 14,5% de Filipe Lobo d'Ávila.
Emissão Especial

Nuno Melo. O apoio tabu e combates internos do CDS

À Rádio Observador, o eurodeputado avaliou os três principais candidatos à liderança do CDS. Nuno Melo apontou o dedo a quem criticou Cristas, que considerou "aliados do PS e do PSD".
CDS-PP

Quem ganha no CDS?

Hoje ou ganha o CDS e a direita portuguesa ou ganha o Chega e, na espuma da sua fragilidade, a prevalência de uma duradoura hegemonia da esquerda em Portugal.
A página está a demorar muito tempo.