CDS-PP

CDS-PP

CDS prefere baixa de impostos a aumentos na FP

618
O CDS-PP ataca a “opção errada” do PS ao admitir aumentar os salários dos trabalhadores da função pública. Para os democratas-cristãos a opção devia ser o aumento para todos os portugueses.
Política

A direita está em crise?

A crise da direita é conjuntural e resolver-se-á com a lógica darwiniana de adaptar-se para sobreviver. O primeiro problema a resolver é pois adaptar-se às circunstâncias sem que isso a descaracterize
SIRESP

CDS quer explicações sobre compra do SIRESP

126
CDS-PP pediu que o Governo vá à Assembleia da República explicar o negócio da compra, por sete milhões de euros, da totalidade do capital do SIRESP.
Parlamento

PSD junta-se a "geringonça" nas taxas moderadoras

453
O Parlamento aprovou o fim da cobrança de taxas moderadoras nos centros de saúde. Foi também aprovado o diploma do PAN que regula as multas para quem atirar beatas de cigarros para o chão.
CDS-PP

CDS lança proposta para evitar abusos do fisco

270
É a segunda proposta do CDS para as legislativas: depois da Saúde, o fisco. Em tempos "partido do contribuinte", o CDS quer alterar lei para proibir penhoras enquanto decorrerem prazos de reclamação.
Ministério da Saúde

Ministra da Saúde "tem má vontade" com Viseu

258
O presidente do CDS Viseu disse que a atual situação da oncologia em Viseu, que os médicos dizem estar em rutura, não acontece por falta de dinheiro, mas sim por má vontade da ministra da Saúde.
CDS-PP

O rei vai nu ou tempo para outras escolhas

O bom trabalho de toda uma legislatura do CDS não pode ser confundido com dois falsos temas, a saber, o da reposição do tempo de serviço dos professores e o da malfadada passadeira lgbt de Arroios.
Política

A alternativa conservadora

A verdadeira alternativa está entre o socialismo/social-democracia e o conservadorismo, não na dicotomia esquerda-direita, e é aqui que as verdadeiras escolhas políticas se deveriam situar.
CDS-PP

CDS quer círculo eleitoral para países lusófonos

342
O anúncio foi feito no Brasil, onde a presidente do CDS propôs mais um circulo eleitoral fora do território português. Cristas quer dar mais atenção a países que partilham "raíz cultural comum".
CDS-PP

CDS-PP anuncia primeiro núcleo no Brasil

480
Assunção Cristas anunciou que o CDS o primeiro núcleo do CDS no Brasil vai funcionar em Santos. Cidade foi escolhida porque tem uma comunidade portuguesa muito antiga, ligada a Ilha da Madeira.
Política

A direita perdida no labirinto /premium

265
O Presidente da República teve razão quando decretou a crise da Direita? E como se pode sair dela? O passado talvez nos possa ensinar uma ou duas coisas sobre isso. Ensaio de José Miguel Júdice
Debate Quinzenal

Um debate pós-europeias a pensar nas legislativas

Sem uma palavra sobre eleições que passaram, não faltaram referências às que se seguem. Bloco fez voz grossa sobre PPP, Costa pediu que se evitasse "conflito" com Belém. Nova Cristas apareceu moderada
Polícia Judiciária

Ponte de Lima. Autarca detido por burla milionária

1.041
A PJ de Braga deteve quatro homens suspeitos de burla qualificada, associação criminosa, falsificação de documentos e abuso de confiança. Um deles será um autarca de Ponte de Lima.
PSD/CDS

Onde estamos? À direita, no pior desde 1976

418
Há muito eleitorado que não percebe que PSD e CDS pareçam defender aquilo que criticaram, para amanhã voltarem a realizar aquilo que hoje criticam, ou arruinarem o país. Tudo o mais é jogo de palavras
Assunção Cristas

Rio propõe, Cristas desvaloriza. "Foco é outro"

Rio defende uma redução de deputados através da representação dos votos brancos e nulos na Assembleia da República. Cristas recusa-se a fazer comentários e prefere concentrar-se noutras matérias.
Política

À atenção da direita /premium

152
Espantei-me que não se espantasse mais com o estado de saúde das direitas em Portugal: que país normalmente constituído e com um regime democrático sobrevive com metade da democracia a funcionar?
CDS-PP

CDS centra-se nas "pessoas", o resto é "menor"

935
Eis o CDS de cara lavada após derrota. Cristas não quer ouvir falar de ideologia e quer respostas para o mundo em mudança. "Pôr as pessoas no centro" é o lema. Tudo o resto, são questões "espúrias".
CDS-PP

CDS chama privados para resolver listas de espera

714
CDS lança a primeira pedra do programa eleitoral das legislativas. Nas jornadas dedicadas à Saúde, CDS propõe que doentes sejam reencaminhados para o privado caso a lista de espera seja longa no SNS.
CDS-PP

Saúde. CDS contra lei feita por motivos eleitorais

362
O CDS está fora da nova lei de bases da Saúde. Nuno Magalhães rejeita lei transformada em "brinquedo ideológico" com pretensões eleitoralistas. Cristas contorna Marcelo e "crise da direita": quer foco
CDS-PP

Cristas evita polémica com Marcelo

Assunção Cristas comentou as palavras de Marcelo, que alertou para o risco de uma crise no centro-direita, advertindo que o partido está "a trabalhar" para ser uma oposição forte.
Assalto em Tancos

Tancos. Onde estão as responsabilidades políticas? /premium

289
Relatório preliminar foi feito por deputado do PS, mas os partidos da oposição vão apresentar alterações. PSD, CDS e Bloco queixam-se de desequilíbrios nas conclusões.
CDS-PP

CDS. Críticos atacam mas dão “uma oportunidade”

Até Nuno Melo e Pedro Mota Soares criticaram direção na gestão de dossiês dos professores e passadeiras. Cristas assume responsabilidade. Críticos dão-lhe “uma oportunidade” até legislativas.
PSD/CDS

A direita de Groucho Marx /premium

326
A famosa frase “estes são os meus princípios, mas se não gostam deles, eu tenho outros” é uma piada de Groucho Marx. No caso da direita portuguesa, porém, não é uma piada: é como as coisas são.
CDS-PP

Liderança de Cristas leva a demissão em Ovar

274
Fernando Camelo Almeida frisa que se demitiu devido a discordar com o rumo que o partido está a tomar. O ex-presidente diz que Cristas é responsável pelo resultado negativo nas europeias.
Câmara Municipal Lisboa

Lisboa. CDS-PP contra aquisição de novos radares

101
A aquisição de novos radares vai custar 1,3 milhões de euros. PS, BE, PCP e PSD votou a favor da proposta. CDS-PP diz que proposta é "caça à multa" e que a CML deveria relocalizar os radares.
Política

Unir a direita no combate ideológico a ser feito /premium

219
Para não sermos governados por socialistas e neocomunistas, não basta à direita unir-se. É preciso que apresente um programa de governo sustentado numa mudança cultural que a coloque em 2019.
CDS-PP

O que Cristas vai mudar na estratégia do CDS

2.032
Cristas percebeu "sinal": eleitores não querem carga ideológica da direita conservadora, preferem soluções concretas. Depois da derrota, ordem é começar já a apresentar propostas. Partido reúne quinta
Eleições Europeias

António Costa vai ficar a dever muito a Rui Rio /premium

521
PSD e CDS arriscam-se a marchar para as legislativas como os perus para o Natal. E nem sequer têm o desculpa dos “populistas”, que noutros países tiram votos à direita.
Eleições Europeias

A vencedora das Europeias: a abstenção /premium

382
Em vez de assumir a maior derrota do PSD em eleições nacionais, Rio foi o exemplo perfeito de um líder autista, cismando que a sua estratégia de acordos de regime com o PS está correta.
Eleições Europeias

Vídeo. A noite eleitoral num minuto

PSD, CDS e PCP assumiram a insatisfação com os resultados. PS, BE e o estreante PAN são os grandes vencedores da noite. Num minuto, as reações dos partidos que se vão sentar no Parlamento Europeu.
Eleições Europeias

CDS. Afinal, isto foi mesmo o Titanic

1.091
As bandeiras ficaram no chão. Cristas e Melo admitiram ter ficado aquém. Sem leitura para as legislativas, CDS saiu, para já, derrotado. E profecias da campanha concretizaram-se: o barco meteu água
Eleições Europeias

Comissão Nacional de Eleições recebeu 300 queixas 

Metade das queixas foram apresentadas por cidadãos e 50 foram apresentadas pelos partidos que têm deputados em Bruxelas. O BE foi o único desses partidos que não fez nenhuma participação.
Eleições Europeias

Cristas. "Não há limites na nossa votação"

125
No último apelo, Cristas lembra experiência em Lisboa para criticar quem põe tetos ao CDS. "Ninguém nos pode impor limite", disse. Dois eurodeputados é a meta mínima. Melo insiste: CDS é a "direita".
Eleições Europeias

CDS termina em festa (mas baixa fasquia) /premium

Cristas modera entusiasmo. Meta não é ficar acima do BE e PCP, é "duplicar" mandatos (no mínimo). Depois de semanas a mostrar voz grossa para a extrema-esquerda, CDS virou costas ao PSD. Literalmente.
Eleições Europeias

CDS. "Finos" de borla e fazer tudo para evitar PSD

775
Última demonstração de força foi no Porto, num trajeto em tudo pensado para evitar o PSD. Houve "finos" de borla e turistas. Nuno Melo "mais não podia ter feito". Agora, o povo decide.
Eleições Europeias

Cristas implora: "Levem a tia mais idosa a votar"

2.036
Cristas luta contra a abstenção: "Se esquerda radical se mobiliza, porque não nos havemos de mobilizar?" Lobo Xavier elege últimos 7 anos como os melhores tempos do CDS. "Não me sinto angustiado".
Eleições Europeias

Meia-geringonça na rua, Melo fechado na FNAC /premium

No penúltimo dia de campanha, CDS esteve em contra-ciclo. Com PS e CDU a fazer barulho na arruada de Santa Catarina, Melo optou por apresentar livro na FNAC -- na mesma rua.
Eleições Europeias

Melo interrompe campanha para apresentar livro

195
PS e CDU cruzaram-se na rua, no Porto. À mesma hora, a 500 metros, Melo fez pausa para apresentar um livro. Sondagens, CDS não comenta. E a Costa, faz uma exigência: que revele dados sobre cativações
Eleições Europeias

Cristas acusa Costa de "falta de honestidade"

206
Melo responde a Eduardo Cabrita, acusando PS de ter levado extremismos para o poder. E Cristas responde a Costa, que respondeu ao caso Tancos: "Falta de honestidade política".
Eleições Europeias

Dia 10. Dia de Cristas mostrar como se faz /premium

CDS estava em Leiria de manhã e voltaria a Leiria à noite, mas antes houve tempo para dar um salto a Lisboa para Assunção Cristas mostrar como se faz. De resto, ideologia, ideologia, ideologia.
Eleições Europeias

"Não há impossíveis": Repetir Lisboa na Europa

197
A dois dias do fim, CDS mostra força numa mega-arruada em Lisboa para "inglês ver". Melo ataca "deplorável" BE (e poupa PCP), e garante que defender polícias "não é de extrema-direita".
Eleições Europeias

No dia de Portas, Melo escolheu Marisa para atacar /premium

Nono dia de estrada, cinco até às urnas. Dia de Portas aparecer num mega-comício em Cascais. CDS está animado, mas sondagens mostram que está taco a taco com PCP e BE. Ordem do dia: atacar Marisa.
Eleições Europeias

Portas chegou. E piscou olho aos "não-socialistas"

754
Portas foi dar "boost" à campanha do CDS. E apelou ao voto dos "não-socialistas" (os eleitores do PSD) no partido da moderação. Cristas acusa Costa de usar o país para chegar ao Conselho Europeu.
CDS-PP

CDS critica uso de bens públicos na campanha

O presidente da União de Freguesias de Marrancos e Arcozelo cedeu uma carrinha para transportar nove pessoas para um comício do PSD. CDS de Vila Verde fala em situação “absolutamente abusiva.”
Eleições Europeias

CDS pode ter violado lei: usou símbolo do PS

276
Em causa está uma publicação no Twitter do CDS que mostra o símbolo e sigla do PS com um conjunto de frases e expressões. A Comissão Nacional de Eleições já advertiu o CDS.
CDS-PP

80 anos e 298€ de reforma. Mais um debate com Melo

650
Marisa "mentiu" no debate (e até deixou o candidato confuso). Em Viseu, Melo trava debate com senhora de 80 anos que não o deixava falar. Sondagens animam, e se não ficar à frente de BE, "é a vida".
Eleições Europeias

Quem atacou quem no último debate das europeias /premium

106
Pedro Marques foi o candidato mais atacado, mas não o que saiu mais mal tratado. Rangel teve de jogar à defesa. Melo atacou todos. João Ferreira e Marisa praticamente ilesos. Os ataques foram assim.
Eleições Europeias

Marques usa Carlos Moedas contra Rangel - como aconteceu

Rangel acusou Pedro Marques de elogiar proposta que corta nos fundos comunitários. No debate na RTP, Pedro Marques respondeu que foi Carlos Moedas, mandatário de Rangel, a fazê-lo.
Eleições

Podcast Eurovisões. Dos gelados à cataplana

Miguel Pinheiro e Pedro Benevides fazem contas a quem ganhou ou perdeu votos na primeira semana de campanha. E Bandex faz da frase: “a mim ninguém viu a cozinhar cataplana" a canção do dia.
Eleições Europeias

"Isto parece o Titanic" (mas só no lado romântico)

1.198
Juntos num barco de pescadores, "isto parece o Titanic". "Mas só pelo lado romântico", não pela tragédia. Melo e Cristas atiram-se ao PSD: não veem "utilidade" no voto em quem "dá o braço" a Costa.
Eleições Europeias

CDS falou de Europa, agora só vai falar de Costa /premium

Uma semana de estrada e muitas críticas ao mau aproveitamento do dinheiro de Bruxelas (Europa, check). CDS quer os votos todos da direita e Cristas mantém-se por perto para chutar para as legislativas
Eleições Europeias

CDS, dia 6. E a direita é toda nossa, olé, olé /premium

Falta uma semana para as eleições e é dia de decidir o campeão de futebol. Nuno Melo já escolheu a ala para jogar: a direita. E quer ficar com ela só para si. No fim, quer o terceiro lugar da tabela.
Eleições Europeias

Alerta! PCP e BE à frente do CDS? Melo pede votos

312
Nuno Melo dispara alarme no apelo ao voto: CDS não pode ficar atrás do PCP e do BE. Já Mota Soares, que luta por um lugar, nos mercados, tem vida própria. "É que gosto mesmo disto".
Eleições Europeias

Melo quer CDS, tolerante, à frente do PCP, radical

263
Cristas subiu no ataque à "troika à portuguesa", leia-se, ao governo PS/PCP/BE. E Melo definiu nova meta eleitoral: ter mais votos do que PCP e BE. Para que "o 25 de novembro vença ao 11 de março".
Eleições Europeias

CDS. Melo e Cristas já só têm olhos para Costa /premium

121
Fim da 1ª semana de campanha e só Costa interessa. No dia em que se assinalam 5 anos da saída da troika, Melo e Cristas apelaram a "razões nacionais" para votar. A Europa, essa, está em toda a parte.
Eleições Europeias

Europeias? Tanto faz. No mercado, Cristas é trunfo

366
Num "mercado difícil", Cristas ajudou Melo. Entre insulto de "fascista" e apoio à "menina", pediu votos. Seja nas europeias, ou noutras. "É preciso sancionar" Governo. Fogos voltam a servir de exemplo
Eleições Europeias

Melo corrige erro e sugere demissão de ministra

250
Nuno Melo voltou à carga na "confusão Berardo". Corrigiu erro, pediu punição dos responsáveis e exigiu devolução do dinheiro ao Estado. Na Saúde, sugeriu demissão de ministra que ouve hino da CGTP.
Eleições Europeias

CDS. Quem quer ser melhor amigo do agricultor? /premium

Ao quarto dia, o CDS desceu abaixo do Tejo e falou de agricultura. Propôs um Erasmus para agricultores e puxou por Cristas-ministra. Caso Berardo é para manter na agenda (ainda que com uma gaffe).
Eleições Europeias

CDS na vinha a que Pedro Marques não foi

Melo, o minifundiário, e Cristas, a (ex-) ministra, puseram mãos à obra na poda de uvas sem grainha. Um trabalho a que Marques se furtou. Uma medida para a Europa? Erasmus para jovens agricultores.
Eleições Europeias

Estacionado em Lisboa, CDS tira dia para a família /premium

No dia em que a caravana do CDS estacionou em Lisboa, os centristas pouparam baterias. Tema foi a família, e acabou em... família. Com medo de não conseguir eleger dois, ordem é puxar por Mota Soares.
Eleições Europeias

Melo dá um pé de dança para ver Mota Soares eleito

Costa atacou "sujeira" de Rangel e Melo. Mas Melo "perdoa": "É dos nervos". Pires de Lima apareceu, de pazes feitas. No dia mundial da família, candidato ensaiou um pé de dança. E promoveu Mota Soares
Eleições Europeias

CDS chama reforços. Portas entra para a semana

760
Paulo Portas tinha prometido apoiar o partido nos combates eleitorais e surgirá na estrada para a semana. Lobo Xavier, Pires de Lima, Adolfo ou Nuno Magalhães também vão aparecer.
Eleições Europeias

Melo critica quem condecorou Berardo e Vara 

1.102
Uma crítica aos ex-Presidentes que condecoraram com "ligeireza" Bava, Vara e Joe Berardo; e uma defesa da honra: depois do golpe dos professores, CDS não vai largar discurso das "contas certas".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)