O eurodeputado belga Guy Verhofstadt abriu, esta sexta-feira, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, o primeiro plenário de cidadãos que vão refletir sobre o futuro da União Europeia, considerando “histórica” a experiência.

Vocês estão a escrever história, é a primeira vez que a política europeia será elaborada não para os cidadãos, mas com os cidadãos, numa experiência democrática nunca realizada anteriormente”, disse aos cerca de 200 cidadãos presentes o eurodeputado do grupo Liberal e que é, simultaneamente, vice-presidente da Conferência sobre o Futuro da Europa (CoFoE, no acrónimo europeu).

“É a primeira vez que as três instituições europeias [Parlamento, Conselho e Comissão Europeia] estão a fazer um trabalho conjunto”, acrescentou Guy Verhofstadt.

Os 200 cidadãos são os primeiros de um grupo total de 800 pessoas, oriundas dos 27 países, entre os 16 e 85 anos, com diferentes níveis de ensino, estratos sociais e profissões.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre eles, há seis portugueses, de um total de 24, que participarão nas quatro sessões previstas até março do próximo ano, quando se realizar a Conferência sobre a Europa.

“As pessoas gostam da Europa, mas ela não corresponde aos seus anseios”, disse Verhofstadt, salientando que “queremos começar por ouvir os vossos anseios, desejos, receios e esperança sobre o futuro da Europa”.

Para o vice-presidente da CoFoE, depois desta Conferência, “nenhum político poderá negar as suas conclusões”, independentemente das suas convicções e origem.

“O objetivo é conduzir a Europa no sentido em que os cidadãos querem, ultrapassando os obstáculos”, afirmou ainda o antigo primeiro-ministro belga.

Nesta primeira sessão, que durará três dias, os participantes serão repartidos por vários painéis, onde serão discutidos temas tão diversos como economia, ambiente ou vida democrática.

Em cada dia, haverá uma sessão plenária, que ouvirá as conclusões dos grupos e, no domingo, serão eleitos os primeiros 20 “embaixadores”, de um total de 80, que representarão os cidadãos na CoFoE.

Os painéis de cidadãos terão como base de discussão as propostas já formuladas na plataforma sobre a Conferência sobre o Futuro da Europa (www.futureu.europa.eu).

Desde o seu lançamento, na primavera, a plataforma, onde se pode organizar ou participar num evento, ou partilhar ideias, já registou três milhões de visitantes, dos quais 25 mil participaram ativamente, segundo informou o vice-presidente Verhofstadt.

De acordo com o primeiro relatório oficial, publicado em agosto passado, entre 19 de abril (data de lançamento da plataforma) e 2 de agosto, tinha havido 19679 contribuições, com 6115 ideias, 11879 comentários e 1685 eventos, cobrindo os 10 tópicos dos debates (ambiente, saúde, economia, politica externa, estado de direito, transformação digital, democracia europeia, migrações, educação e cultura e “outros”).