Reconhecido jornalista e editor de moda e parceiro do designer Tom Ford ao longo de 35 anos. Foi através dos representantes do criador, aliás, que chegou a notícia da morte de Richard Buckley, aos 72 anos. Segundo o comunicado, citado pela WWD (um dos títulos com o qual colaborou), Buckley “morreu de causas naturais na sequência de uma longa doença”, na noite de domingo.

“É com grande tristeza que Tom Ford anuncia a morte do seu amado marido”, lê-se no documento, que revela ainda que o antigo jornalista se despediu da vida de forma tranquila, na sua casa de Los Angeles, acompanhado por Tom e pelo filho de ambos, Alexander John Buckley Ford.

Natural de Binghamton, Nova Iorque, Buckley nasceu em 1948, no seio de uma família de militares, tendo crescido entre os EUA, França e Alemanha. Licenciado em Munique, começou a procurar uma carreira no jornalismo em 1979, na New York Magazine. Em 1982, seguia para Paris na condição de editor europeu da Daily News Record, da Fairchild Publications.

Nova Iorque. O regresso à moda presencial com um desfile no Empire State Building e uma chuva de brilho para voltar à cidade

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi num desfile de moda, em 1986, que conheceu Tom Ford, com quem haveria de formalizar a união em 2014, em território norte-americano. “Tivemos três encontros. Quatro semanas depois estávamos a viver juntos. Ele deu-me as chaves do seu apartamento e estamos juntos desde então”, recordou o designer em 2020, quando casualmente partilhou com o público que se haviam casado, durante uma entrevista na Apple store.

Naquele mesmo ano de oitentas, o diretor editorial John B. Fairchild convidava Richard para assumir o cargo de editor chefe da recém criada Scene, que teria vida breve. Dois anos mais tarde, Buckley juntar-se-ia a Tina Brown na Vanity Fair.

A década de 90 marcaria a transição do casal para solo italiano. Em Milão, Buckey tornar-se-ia editor na revista Mirabella e colaborador da edição italiana da Vogue, enquanto Tom Ford se juntava à equipa de design da Gucci. Paris seria a próxima paragem na vida da dupla, com Richard a tornar-se editor chefe da Vogue Hommes International, colaboração que manteve mesmo depois de o casal se mudar para Londres. Entre Los Angeles, Nova Iorque e Santa Fe, os EUA eram a morada atual de Buckley e Ford.