Francisco Rodrigues dos Santos deve anunciar esta sexta-feira a recandidatura à liderança do partido. O presidente do CDS agendou uma conferência de imprensa onde se espera que convoque o Conselho Nacional e anuncie a vontade de ir novamente a votos.

Em teoria, e de acordo com o calendário normal, as eleições só deveriam ocorrer em janeiro. Mas o Observador sabe que a intenção do líder do CDS é antecipar o congresso do partido e forçar eleições ainda no final de novembro ou, no limite, no início de dezembro.

Francisco Rodrigues dos Santos joga assim com uma vantagem teórica: o presidente do CDS entende que as autárquicas foram uma prova da vitalidade do partido e uma prova de força da atual direção. Neste contexto, acredita o líder democrata-cristão, a oposição interna terá menos margem para ganhar o congresso.

Na quinta-feira, já depois das 23 horas, a comunicação social recebeu uma nota convocatória para estar presente na sede do partido, em Lisboa, para uma conferência de imprensa de Rodrigues dos Santos. No Facebook, sensivelmente à mesma hora, o líder do CDS já deixava antever o que vai anunciar esta tarde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Ao longo destes dias ouvi os militantes e simpatizantes do CDS-PP, e estive hoje [quinta-feira] reunido com a minha Direção. Amanhã, pelas 14h, farei uma declaração sobre o futuro do nosso partido neste novo ciclo político que inaugurámos”, escreveu.

Nesta conferência de imprensa, espera-se, por isso, que Francisco Rodrigues dos Santos peça a convocação do Conselho Nacional — competência do presidente da Mesa e aliado, Filipe Anacoreta Correia — e a enuncie as razões pelas quais será recandidato.

Um desfecho natural e que o Observador já antecipava aqui: apesar dos sinais dados pelos críticos internos nos últimos dias, o líder do CDS acredita que não há qualquer adversário em condições de o derrotar, nem mesmo Nuno Melo, que prepara uma ofensiva. “Vai ser limpinho”, dizia então fonte da direção.

Rodrigues dos Santos pronto para o embate. Melo (ainda) em silêncio