Tem acesso livre a todos os artigos do Observador por ser nosso assinante.

Se passou os últimos dias nas redes sociais deverá ter batido de frente com uma campanha digital agressiva, por parte de influencers, que deixavam a questão: “Who the fuck is About You?”. A resposta chegou na segunda-feira à noite com o lançamento da plataforma de e-tailer, que reúne mais de duas mil marcas, e que aterra agora por cá com domínio próprio português, numa estratégia clara de expansão de mercado por verem “um grande potencial” em Portugal.

A plataforma foi lançada na Alemanha como parte do projeto de e-commerce Collins, integrada no Grupo Otto, em 2014 e, ao longo dos últimos sete anos, a empresa expandiu para 24 mercados e conta com mais de mil funcionários de mais de 65 nacionalidades. Portugal assume-me assim como o 25º. “Para nós, o mercado português oferece um enorme potencial. Esperamos vir a crescer muito rapidamente aqui, com o objetivo de nos tornarmos o líder do mercado também”, explica Tarek Müller, um dos fundadores da marca, que esteve em Lisboa para o lançamento da About You em Portugal e falou com o Observador.

Um ano depois do lançamento, em 2015, Müller contava ao Handelsblatt que as vendas tinham triplicado e dizia: “quando se trata de moda, somos melhores que Zalando ou Amazon”.  Não está inserida numa vertente de luxo das plataformas de e-tailer, até porque “o objetivo sempre foi oferecer aos clientes o produto mais relevante e não ser mais caro do que a concorrência”, explicava Tarek ainda em 2018. O público alvo, porém, toca em todos os géneros, mas começa nos mais jovens de 18 anos e estende-se até aos 45 anos.

“A About You digitaliza o passeio de compras clássico e cria uma experiência de compras inspiradora e personalizada no smartphone, por exemplo”, explica Tarek, quando questionado sobre as diferenças em relação a outras plataformas de moda digitais. “O foco está nos clientes, que são apoiados na sua expressão individual através da moda.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Zadig & Voltaire, Zabaione, Wrangler, Young Poets Society, Weekend Max Mara, Valentino Bags, Uggs, Ted Baker, Tiger of Sweden, Tommy Hilfiger, Traffic People, Superga, Swarovski, Superdry, Stutterheim, Scotch & Soda, Rag & Bone, Michael Kors, Lacoste, Levi’s, Karl Lagerfeld, Kendall + Kylie, Hofmann Copenhagen, Garment Project, Free People, Emporio Armani, Coach, Calvin Klein, Banana Republic ou American Vintage são algumas das marcas disponíveis no site. As entregas e devoluções são gratuitas — sem valor mínimo de encomenda — e se algum artigo não servir é possível devolver dentro de 100 dias.

A arma do marketing de influência e da personalização

A personalização dos perfis de clientes é um dos aspetos que a marca quer ver realçados sempre que “alguém pensa em About You”. “Criámos um destino que oferece aos clientes a possibilidade de percorrer a nossa variedade de produtos, inspirarem-se nas tendências mais recentes nas quais vamos estando em cima e criamos estilos diferentes para que os clientes se identifiquem e adaptem ao seu estilo e preferências”, diz Muller. “A cada clique conseguimos perceber e conhecer melhor o cliente e, de certa forma, otimizamos ainda mais a nossa oferta para a adaptar 100% às necessidades de quem nos visita.”

A personalização é um ativo de referência da empresa, isto porque, segundo Tarek, um dos pilares passa por mostrar às pessoas que “podem exprimir a sua personalidade através da moda”, diz. “Damos poder aos nossos clientes para usarem a moda como expressão, inspirando-os com uma gama diversificada de marcas e estilos.”

Na onda da exclusividade e da necessidade de apresentar produtos distintos de outras plataformas, Tarek assume que a plataforma quis apostar em força nas colaborações com outras marcas ou personalidades para criar coleções limitadas.

“Estamos de facto a colaborar com muitas celebridades nacionais e internacionais com as quais criamos coleções cápsula”, refere o co-fundador. A mais recente foi selada com Leni Klum, a filha da supermodelo Heidi Klum, com uma coleção de outono/inverno de 44 peças de easy-to-wear.  “Estes são produtos que podem ser comprados única e exclusivamente na About You. A nível internacional, por exemplo, temos trabalhado em conjunto com a Kendall Jenner. Mas também trabalhamos com celebridades nacionais, por isso claro que também planeamos fazê-lo em Portugal”, remata.

Criar empresas na adolescência e tornar-se líder mundial

Tarek Müller começou cedo nestas andanças. Aos 13 anos construiu o seu primeiro site e, dois anos depois, registou a sua primeira empresa uma vez que estava a começar a tirar lucro de publicidade investida no seu site. Foi aos 16 que começou a sua primeira loja online e agora, aos 33 o objetivo é continuar a crescer e a levar a About You. “Posso dizer com orgulho que já estou a construir e a fazer crescer empresas de comércio eletrónico durante mais de metade da minha vida”, disse.

Quando lançaram em 2014 a About You o objetivo era claro: “digitalizar o passeio de compras offline”. A About You é uma das empresas de comércio eletrónico de crescimento mais rápido na Europa e foi também o primeiro unicórnio de Hamburgo, distinção que ganhou em 2018. No ano fiscal de 2020/21 gerou vendas superiores a 1,17 mil milhões de euros e tornou-se num dos maiores retalhistas digitais de moda na Alemanha.

O crescimento rápido da plataforma deveu-se, para o fundador, a uma combinação de muitos fatores que “acabam por fazer o cliente feliz”, diz. “É o caso da personalização, dos preços acessíveis, das entregas convenientes, do envio e devolução gratuitos, do excelente serviço ao cliente, dos produtos exclusivos…Se tudo se juntar, ganha-se o coração de um cliente.”

Na cabeça dos fundadores está uma meta muito clara: “tornarem-se a plataforma de moda líder mundial”, revela Tarek. Para o conseguirmos, precisamos de nos internacionalizar ainda mais, aumentar o número de categorias, por exemplo, introduzirmos também beleza, e aumentarmos a escala do nosso negócio de software. Sentimo-nos muito bem encaminhados para esse objetivo e estamos ansiosos pela viagem que temos pela frente”, conclui.