Se passou os últimos dias nas redes sociais deverá ter batido de frente com uma campanha digital agressiva, por parte de influencers, que deixavam a questão: “Who the fuck is About You?”. A resposta chegou na segunda-feira à noite com o lançamento da plataforma de e-tailer, que reúne mais de duas mil marcas, e que aterra agora por cá com domínio próprio português, numa estratégia clara de expansão de mercado por verem “um grande potencial” em Portugal.

A plataforma foi lançada na Alemanha como parte do projeto de e-commerce Collins, integrada no Grupo Otto, em 2014 e, ao longo dos últimos sete anos, a empresa expandiu para 24 mercados e conta com mais de mil funcionários de mais de 65 nacionalidades. Portugal assume-me assim como o 25º. “Para nós, o mercado português oferece um enorme potencial. Esperamos vir a crescer muito rapidamente aqui, com o objetivo de nos tornarmos o líder do mercado também”, explica Tarek Müller, um dos fundadores da marca, que esteve em Lisboa para o lançamento da About You em Portugal e falou com o Observador.

Um ano depois do lançamento, em 2015, Müller contava ao Handelsblatt que as vendas tinham triplicado e dizia: “quando se trata de moda, somos melhores que Zalando ou Amazon”.  Não está inserida numa vertente de luxo das plataformas de e-tailer, até porque “o objetivo sempre foi oferecer aos clientes o produto mais relevante e não ser mais caro do que a concorrência”, explicava Tarek ainda em 2018. O público alvo, porém, toca em todos os géneros, mas começa nos mais jovens de 18 anos e estende-se até aos 45 anos.

“A About You digitaliza o passeio de compras clássico e cria uma experiência de compras inspiradora e personalizada no smartphone, por exemplo”, explica Tarek, quando questionado sobre as diferenças em relação a outras plataformas de moda digitais. “O foco está nos clientes, que são apoiados na sua expressão individual através da moda.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Zadig & Voltaire, Zabaione, Wrangler, Young Poets Society, Weekend Max Mara, Valentino Bags, Uggs, Ted Baker, Tiger of Sweden, Tommy Hilfiger, Traffic People, Superga, Swarovski, Superdry, Stutterheim, Scotch & Soda, Rag & Bone, Michael Kors, Lacoste, Levi’s, Karl Lagerfeld, Kendall + Kylie, Hofmann Copenhagen, Garment Project, Free People, Emporio Armani, Coach, Calvin Klein, Banana Republic ou American Vintage são algumas das marcas disponíveis no site. As entregas e devoluções são gratuitas — sem valor mínimo de encomenda — e se algum artigo não servir é possível devolver dentro de 100 dias.

A arma do marketing de influência e da personalização

A personalização dos perfis de clientes é um dos aspetos que a marca quer ver realçados sempre que “alguém pensa em About You”. “Criámos um destino que oferece aos clientes a possibilidade de percorrer a nossa variedade de produtos, inspirarem-se nas tendências mais recentes nas quais vamos estando em cima e criamos estilos diferentes para que os clientes se identifiquem e adaptem ao seu estilo e preferências”, diz Muller. “A cada clique conseguimos perceber e conhecer melhor o cliente e, de certa forma, otimizamos ainda mais a nossa oferta para a adaptar 100% às necessidades de quem nos visita.”

A personalização é um ativo de referência da empresa, isto porque, segundo Tarek, um dos pilares passa por mostrar às pessoas que “podem exprimir a sua personalidade através da moda”, diz. “Damos poder aos nossos clientes para usarem a moda como expressão, inspirando-os com uma gama diversificada de marcas e estilos.”

Na onda da exclusividade e da necessidade de apresentar produtos distintos de outras plataformas, Tarek assume que a plataforma quis apostar em força nas colaborações com outras marcas ou personalidades para criar coleções limitadas.

“Estamos de facto a colaborar com muitas celebridades nacionais e internacionais com as quais criamos coleções cápsula”, refere o co-fundador. A mais recente foi selada com Leni Klum, a filha da supermodelo Heidi Klum, com uma coleção de outono/inverno de 44 peças de easy-to-wear.  “Estes são produtos que podem ser comprados única e exclusivamente na About You. A nível internacional, por exemplo, temos trabalhado em conjunto com a Kendall Jenner. Mas também trabalhamos com celebridades nacionais, por isso claro que também planeamos fazê-lo em Portugal”, remata.

Criar empresas na adolescência e tornar-se líder mundial

Tarek Müller começou cedo nestas andanças. Aos 13 anos construiu o seu primeiro site e, dois anos depois, registou a sua primeira empresa uma vez que estava a começar a tirar lucro de publicidade investida no seu site. Foi aos 16 que começou a sua primeira loja online e agora, aos 33 o objetivo é continuar a crescer e a levar a About You. “Posso dizer com orgulho que já estou a construir e a fazer crescer empresas de comércio eletrónico durante mais de metade da minha vida”, disse.

Quando lançaram em 2014 a About You o objetivo era claro: “digitalizar o passeio de compras offline”. A About You é uma das empresas de comércio eletrónico de crescimento mais rápido na Europa e foi também o primeiro unicórnio de Hamburgo, distinção que ganhou em 2018. No ano fiscal de 2020/21 gerou vendas superiores a 1,17 mil milhões de euros e tornou-se num dos maiores retalhistas digitais de moda na Alemanha.

O crescimento rápido da plataforma deveu-se, para o fundador, a uma combinação de muitos fatores que “acabam por fazer o cliente feliz”, diz. “É o caso da personalização, dos preços acessíveis, das entregas convenientes, do envio e devolução gratuitos, do excelente serviço ao cliente, dos produtos exclusivos…Se tudo se juntar, ganha-se o coração de um cliente.”

Na cabeça dos fundadores está uma meta muito clara: “tornarem-se a plataforma de moda líder mundial”, revela Tarek. Para o conseguirmos, precisamos de nos internacionalizar ainda mais, aumentar o número de categorias, por exemplo, introduzirmos também beleza, e aumentarmos a escala do nosso negócio de software. Sentimo-nos muito bem encaminhados para esse objetivo e estamos ansiosos pela viagem que temos pela frente”, conclui.