O tempo mais frio já chegou a Portugal continental. Na última madrugada nevou na Serra da Estrela, a primeira vez que tal acontece no país desde o início deste outono. “Houve neve durante a madrugada nos pontos mais altos da Serra da Estrela”, confirmou à Rádio Observador Paula Leitão, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Nas redes sociais, há fotografias e vídeos a circular que dão conta desta primeira queda de neve do ano no ponto mais alto de Portugal continental durante a noite desta terça-feira.
Houve uma grande descida das temperaturas (no distrito da Guarda as temperaturas não irão acima dos oito graus esta quarta-feira), mas o IPMA aponta que é natural para esta época do ano.
Já há neve na Serra da Estrela. Temperaturas voltam a descer
Tudo se explica pela passagem de uma massa de ar frio de um anticiclone que está a passar pelo continente português. “É uma situação perfeitamente normal, estamos na entrada do outono e é normal que as temperaturas desçam”, resumiu a metereologista Paula Leitão. À Rádio Observador, Leitão acrescentou que vai continuar a nevar nas terras mais altas nos próximos dias.
Guarda e Castelo Branco estão sob aviso amarelo por causa da queda de neve. O interior norte tem mínimas de três graus previstas para esta quarta-feira, um cenário que se prevê semelhante nas próximas semanas. A chuva deve desaparecer no final da semana.
O tempo frio deverá permanecer em Portugal continental. De acordo com o IPMA, na Guarda as temperaturas máximas deverão nos próximos dez dias, mas não deverá nevar.