917kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

O inverno está a chegar. Vem aí uma onda de frio polar, com chuva, neve e vento

Este artigo tem mais de 3 anos

A partir de segunda feira as temperaturas vão começar a cair a pique, mais de 7ºC. Em Lisboa as máximas não vão passar dos 12/13ºC e as mínimas dos 7ºC. E no interior as noites já serão negativas.

Vem aí muito frio
i

Vem aí muito frio

Vem aí muito frio

O inverno está a chegar (ou “The Winter is Coming” no original). A ameaça permanente da série “Guerra dos Tronos” encaixa-se na perfeição à semana que se aproxima: vem aí uma onda de frio polar, que fará descer as temperaturas a pique e que associada a algum vento e também a chuva, fará com que a sensação térmica traga dias gelados.

O tempo ameno destas últimas semanas e o sol de S. Martinho vão mesmo despedir-se já a partir de sábado e é natural que neve nas terras mais altas a partir de segunda-feira. Para ter uma ideia, as temperaturas máximas vão cair em média 6 a 7ºC — Lisboa vai ter máximas na ordem dos 12/13ºC e mínimas que nunca passarão dos 7ºC.

Apesar de o outono só terminar oficialmente este ano às 15h59 da terça-feira 21 de dezembro, estes dias invernais devem chegar ao nosso país já sábado à tarde. Primeiro será a chuva, que começará a sul e se estenderá à região centro. Na madrugada de domingo deverá sentir-se já um acentuado arrefecimento noturno.

No domingo, mantém-se a chuva e as temperaturas máximas e mínimas começam a baixar. Mas é na segunda que a invernia se instala: o vento começa a soprar mais forte, a chuva pode ser de neve acima dos 1200 a 1400 metros nas regiões do interior e dos atuais 19/18ºC durante o dia passaremos para os 12/13ºC. E no litoral, sobretudos, cachecóis e gorros vão sair definitivamente dos armários.

Se formos para o interior do país, as noites terão temperaturas negativas em Braga, Bragança e Guarda (na Serra da Estrela as máximas também não passam do 0ºC), por exemplo. E no Ribatejo e Alentejo andarão entre os 2 e 3ºC.

Ao longo da semana a vaga de ar polar ártico vai intensificar-se arrastada pelo vento norte que ainda vai aumentar mais a sensação de frio. E uma crista atlântica formada acima das ilhas britânicas pode entretanto formar uma tempestade que atingirá a Península Ibérica em força no próximo fim de semana. O melhor é dizer mesmo: o inverno chegou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.