A Bolt, uma das plataformas de TVDE (transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados) a operar em Portugal, lançou esta sexta-feira uma nova funcionalidade para detetar se os utilizadores estão aptos para usar o seu serviço de trotinetes partilhadas. Através de um teste, a empresa quer saber o “tempo de reação” de cada condutor. Se for muito lento, fica impedido de alugar o transporte.

As perguntas surgem na app num horário específico

O teste só vai ser feito aos utilizadores todos os sábados e domingos entre a meia-noite e as seis da manhã. Ou seja, o objetivo é evitar que quem saia à noite na sexta-feira ou sábado e tenha bebido demasiado não utilize as trotinetes da empresa, explica a Bolt.

Se o utilizador não tiver o tempo de reação que a empresa considera adequado, não vai poder alugar os transportes

Como é possível ver nas imagens acima, neste horário passa a aparecer uma nova pergunta aos utilizadores da app. Ao acionar o jogo, o condutor vai ter de carregar na imagem da pessoa sempre que o capacete aparecer. Se for lento, pode repetir o jogo, mas a empresa incentivará a que se use o serviço de TVDE que também disponibiliza. E caso acabe por utilizar, a velocidade máxima da trotinete também é automaticamente reduzida (algo que a plataforma já implementou para utilizadores que usam o serviço pela primeira vez).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Como explicou esta sexta-feira Santiago Páramo, responsável da micromobilidade da Bolt em Portugal e Espanha, a empresa está lançar esta funcionalidade só nestes dias porque são os mais propícios a que quem esteja embriagado utilize estes transportes. Mesmo assim, Páramo assume que pode ser “expandida a mais dias”.

Diversos estudos demonstraram que o álcool afeta a velocidade de processamento de informação e o tempo de reação”, refere a Bolt.

O responsável da Bolt reconhece que este mecanismo pode não ser completamente eficaz para evitar que alguém bêbado guie uma trotineta. “Com esta funcionalidade simbolizamos e reduzimos um problema”, afirmou Santiago Páramo”, adiantando: [No futuro] Vamos lançar novas funcionalidade para garantir a segurança nos transportes”.

Bolt lança projeto piloto de partilha de carros na Estónia

Já quanto a uma eventual responsabilização da empresa no caso de alguém embriagado passar no teste e ter um acidente, Santiago Páramo refere que a Bolt “tem seguros”, reiterando que o objetivo desta medida é tentar reduzir o problema, não o colmantando completamente.

Portugal é o primeiro país onde esta funcionalidade é lançada a nível nacional — as trotinetes da Bolt estão em Lisboa, Cascais, Coimbra, Setúbal, Braga e Barcelos. Contudo, a mesma função já foi disponibilizada em Tallinn, na Estónia, e em Berlim, na Alemanha.

Em comunicado, a Bolt explicado que, no futuro, que vai “dar mais ênfase à análise de temas como: utilização de veículos por várias pessoas em simultâneo, não utilização de capacetes e na deteção de outros casos relacionados com a segurança”.

A Bolt foi criada na Estónia em 2013. Atualmente, tem mais de 75 milhões de utilizadores em mais de 45 países, segundo dados fornecidos pela startup. A empresa está em Portugal desde janeiro de 2018 e concorre, além dos táxis, com empresas como a Uber, tendo também um serviço de entrega de comida, o Bolt Food.