O avesso da pele, de Jeferson Tenório, foi uma das obras vencedoras do Prémio Jabuti de 2021, anunciadas esta quinta-feira. O autor venceu na categoria de “Romance Literário”, para a qual estavam nomeados Michel Laub, com Solução de Dois Estados, e José Falero, com Os Supridores.

Publicado no Brasil em outubro do ano passado e em Portugal em abril deste ano, pela Companhia das Letras, O avesso da pele narra a história do pai de Pedro, assassinado durante uma rusga policial. Romance que denuncia uma sociedade marcada pelo racismo e violência, O avesso da pele aborda também o impacto que estas têm nos relacionamentos humanos, que Tenório retrata com perspicácia e sensibilidade. É também um tratado sobre o luto e a procura de um filho pelo pai.

Jeferson Tenório. Uma “verdade inventada” sobre as várias matizes das relações humanas

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No ano passado, o galardão foi atribuído a Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior. O romance foi publicado primeiro em Portugal, após vencer o Prémio Leya em 2018. Vieira Júnior foi o primeiro escritor da Bahia a receber o Jabuti em 25 anos.

O grande vencedor do Jabuti deste ano foi, no entanto, Sagatrissuinorana, de João Luiz Guimarães e Nelson Cruz, que venceu nas categorias de “Melhor Livro do Ano” e “Literatura Infantil”. Publicado pela editora independente brasileira ÔZé, Sagatrissuinorana é inspirado no conto dos Três Porquinhos e conta os desastres de Mariana e Brumadinho, numa linguagem inspirada em João Guimarães Rosa, autor de Grande Sertão: Veredas, um dos grandes romances modernos do Brasil, refere a Folha de S. Paulo.

Na categoria de “Poesia”, ganhou Batendo Pasto, o mais aclamado título de Maria Lúcia Alvim, que morreu em fevereiro, vítima da Covid-19. A autora tinha 88 anos. Corpos secos, romance pós-apocalítico escrito a oito mãos por Marcelo Ferroni, Natalia Borges Polesso, Samir Machado de Machado e Luisa Geisler, venceu no “Romance de Entretenimento”.

Itamar Vieira Júnior: reclamar o romance de novo para a Bahia

Na não-ficção, A república das milícias: Dos esquadrões da morte à era Bolsonaro, de Bruno Paes Manso, sobre a evolução das milícias no Rio de Janeiro, ganhou a categoria de “Biografia, Documentário e Reportagem”; Sobreviventes e Guerreiras, de Mary Del Priore, sobre a história da mulher no Brasil, venceu nas “Ciências Humanas”; e A razão africana: breve história do pensamento africano contemporâneo, de Muryatan S. Barbosa, nas “Ciências Sociais”.

A lista completa dos premiados de 2021, distribuídos pelos eixos de Literatura, Não-Ficção, Produção Editorial e Inovação, está disponível no site do Prémio Jabuti, aqui.