Se durante largos meses a questão da Covid-19 foi passando quase por completo ao lado do futebol, depois das muitas ausências por infeção entre os meses de dezembro e janeiro, os últimos dias continuam a alterar por completo esse cenário e agora há mais um plantel a lidar com a situação: Pepê, que esteve ausente do último treino dos dragões antes da receção ao Atl. Madrid, teve este domingo um teste positivo. A notícia foi avançada pelo Record e confirmada por Sérgio Conceição na conferência (que perante uma pergunta da publicação disse que antes de falar com o departamento médico a informação já tinha saído).
“O Pepê está positivo à Covid-19, infelizmente para nós é uma situação no fundo incontrolável, faz parte do que se está a passar na nossa sociedade e vai ficar de fora por esse motivo”, começou por referir o técnico dos azuis e brancos, antes de falar de Grujic e deixar uma mensagem para dentro. “Grujic não é por isso, há dois dias atrás num treino, devido à fraca qualidade dos relvados que nós temos, fez uma entorse e está difícil até ao final. Vamos ver como será a sua utilização. É importante alertar todos os profissionais do FC Porto, dos diferentes departamentos, que temos de andar todos à mesma velocidade, e andar todos à mesma velocidade é andar a uma velocidade de alto nível, não se compadece andarem uns a uma velocidade e outros a outra. E é isto…”, atirou, sem explicar os destinatários concretos da afirmação.
De referir que este é o primeiro caso na temporada 2021/22 nos dragões, que sofrem assim mais uma baixa além dos lesionados Pepe, Marcano, João Mário e Francisco Conceição, todos ausências confirmadas para a partida que irá decidir a passagem aos oitavos da Liga dos Campeões. Além do extremo brasileiro, também Grujic não foi visto no relvado do Olival durante os 15 minutos iniciais do treino abertos à imprensa.
Recorde-se que, no passado dia 22, a Liga Portugal fez uma atualização a este respeito dizendo que 96,4% dos jogadores das competições profissionais estavam vacinados contra a Covid-19 e que 98,7% dos agentes desportivos também com a vacinação completa. Em paralelo, anunciou que no último mês apenas seis atletas tinham acusado positivo ou estado em isolamento profilático. Duas semanas depois, o cenário mudou de forma radical, com vários casos a surgirem em diversas equipas da Primeira Liga.
- Belenenses SAD: 19 infetados, entre 12 jogadores, dois elementos do departamento médico, três técnicos da equipa principal e um dos Sub-23 e duas pessoas do staff, e 79 pessoas em isolamento;
- Tondela: pelo menos seis infetados, entre cinco jogadores (Salvador Agra, Manu Hernando, Niasse, Ricardo Alves e Pedro Trigueira) e o técnico Pako Ayestarán, que colocou todo o plantel e restante estrutura mais próxima do conjunto principal em isolamento por decisão das autoridades da Saúde;
- Sporting: Coates acusou positivo na passada quarta-feira, viu esse resultado confirmado no dia seguinte mas foi o único elemento infetado de todo o plantel verde e branco;
- Santa Clara: Morita teve um resultado positivo à Covid-19 depois da receção dos açorianos ao Estoril e entrou desde logo num período de isolamento de dez dias, sem que se registassem mais casos.