786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

A disputa com uma princesa, o Caravaggio no tecto e a estátua de Miguel Ângelo. Villa Aurora vai a leilão por quase 500 milhões

Este artigo tem mais de 2 anos

A Villa Aurora em Roma vai a leilão na próxima terça-feira, com uma licitação inicial a rondar os 470 milhões. Pode vir a ser a casa mais cara alguma vez vendida. Obra de Caravaggio pesa na conta.

O palácio de 40 quartos no coração de Roma é a casa da princesa Rita Boncompagni Ludovisi
i

O palácio de 40 quartos no coração de Roma é a casa da princesa Rita Boncompagni Ludovisi

© Lalupa, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O palácio de 40 quartos no coração de Roma é a casa da princesa Rita Boncompagni Ludovisi

© Lalupa, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Uma villa do século XVI cheia de história no interior, incluindo o único mural no teto conhecido pintado por Caravaggio, corre o risco de fechar ao público, com o leilão marcado para daqui a dois dias, conta o britânico The Times. O palácio de 40 quartos no coração de Roma é a casa da princesa Rita Boncompagni Ludovisi, mas o edifício histórico que há séculos dá guarida a uma das famílias mais ilustres de Itália pode ter um novo proprietário já na terça-feira por 471 milhões de euros — esse é, pelo menos, o valor da licitação inicial.

A atual moradora, que passou as últimas duas décadas a restaurar aquela que pode vir a ser a casa mais cara alguma vez vendida, tem um currículo extenso: foi atriz, jornalista e agente imobiliária, escreveu três livros e posou duas vezes para a Playboy. Atualmente com 72 anos, encontrou o amor ao lado do príncipe Nicolò Boncompagni Ludovisi, que morreu em 2018. Mas antes, a viúva originária do estado do Texas foi casada com o democrata da Carolina do Sul John Jenrette, condenado por suborno na década de 80, numa operação conduzida pelo FBI que ficou conhecida como Abscam.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A perspetiva de deixar a Villa Aurora e os seus muitos tesouros deve-se a uma disputa com os três filhos do falecido marido, fruto do primeiro casamento. A relação entre pai e filhos começou a deteriorar-se quando Nicolò Boncompagni Ludovis ainda era vivo e piorou significativamente quando este decidiu reduzir a herança da prole por causa de uma dívida — dois dos filhos não compareceram no funeral do pai, numa altura em que o mais velho, Francesco, estava atrás das grades. A princesa (nasceu Rita Carpenter) diz que o imbróglio familiar faz com que a série “Succession” pareça “uma brincadeira de crianças”.

Aurora

Teto trabalhado pelo pintor italiano Guercino (1591-1666)

De Agostini via Getty Images

Uma estátua atribuída a Miguel Ângelo, uma escadaria de Carlo Maderno, arquiteto italiano e um dos responsáveis pela Basílica de São Pedro, várias esculturas dos tempos romanos e retratos dos papas Gregório XIII e Gregório XV, nascido Alessandro Ludovisi, fazem parte do recheio da casa. O ex-líbris é, no entanto, o mural de 2,75 metros de largura assinado por Caravaggio, pintado pelo artista em 1597, onde os deuses Júpiter, Neptuno e Plutão estão representados.

Durante séculos muitos terão sido os ilustres visitantes, desde o astrónomo italiano Galileo ao escritor norte-americano Henry James. Depois de algum abandono no início dos anos 2000, seguiram-se anos de restauros e muitos milhões em investimento, ainda que a atual moradora considere que ainda sejam precisos mais 5 milhões de euros.

Para financiar o custo das obras, o casal orquestrou visitas particulares para nomes como Woody Allen, Bette Midler ou Annie Leibovitz, e chegou a preparar um jantar romântico servido debaixo da obra de Caravaggio para um influente — e anónimo — casal político norte-americano. Por ordem do tribunal, essas visitas (bem como possibilidade de rentabilizar a propriedade através de filmagens no local) foram interrompidas no período que antecede o leilão.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora